Tirei carteira de motorista. E agora? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Tirei carteira de motorista. E agora?

Aprender a Dirigir | Por: | 6 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano, gostei muito do seu site. Suas dicas são fáceis e você é objetivo. Gostaria de uma sugestão de roteiro para treino. Tirei a carteira há mais de seis anos e como não tinha carro, não andava. Agora posso praticar e gostaria de uma sugestão de treino, algum roteiro observando as habilidades mais usadas, como controle de embreagem, baliza, essas coisas. Desde já obrigada!

Amanda - Porto Alegre / RS

Olá Amanda, tudo bem? Sua história lembra quando eu comecei a dirigir. Quando tirei minha habilitação também não tinha carro e me aconteceu exatamente como você. Não praticava e com isso adquiri uma certa insegurança para dirigir. O que eu fiz então? Comprei um carro velhinho, um chevete 79. Foi com ele que aprendi a dirigir e começou a minha carreira de instrutor.

Bom, mas o que você poderia fazer para ter mais confiança na hora de dirigir? A resposta é: Praticar! Mas praticar como? Vou lhe dar algumas sugestões:

1 - Dirija perto de casa: Vá a padaria, a farmácia, onde tenha pouco trânsito. Dessa forma você pratica sem ter o estress do trânsito do dia a dia.

2 - Faça mais algumas aulas com um instrutor. Combine com ele para lhe levar para um local com uma distância longa, pegando vias com um volume maior de trânsito.

3 - Faça manobras de controle em vias não muito inclinadas. O segredo é você fazer tais manobras onde sente confiança que pode executar sem ter medo.

4 - Não faça uma baliza em um espaço onde você acha que não irá dar conta de fazer. Procure um lugar com um espaço que se sinta confortável para colocar o carro. Mas aí muita gente pode perguntar "A gente não tira carteira não é para colocar o carro em qualquer lugar?". A minha resposta é: "Quem disse que tem que ser assim?". Cada pessa tem o seu ritmo, sua noção de espaço.

Quanto mais você praticar, mais confiança vai ter. Não tenha vergonha quando não conseguir fazer uma manobra. Lembre-se que o aprendizado é contínuo. É super normal tirar a carteira e não saber tudo de uma vez.

Fica aí a minha dica.

Abraços,

Instrutor Fabiano

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Janaina Moreira
    31 de janeiro de 2012 às 1:27

    Oi fabiano, acabei de descobrir esse site, parabéns de verdade.
    Bom, eu tirei minha carteira faz um mês categoria AB, consegui passar tudo de primeira sem nenhuma dificuldade ou nervosismo, meu instrutor foi ótimo e me ensinou muito bem. Porém, depois de uma semana com a carteira resolvi sair com o carro da minha irmã com ela junto, não fiquei nervosa nem nada, andei com ela no centro da cidade, porém na rua de casa bati o carro. Fiquei muito chateada de verdade, e peguei um medo enorme que nunca tive, porém minha mãe me incentiva a pegar o carro, porém como elas duas (minha mãe e minha irmã) dirigem muitoooo bem fico muito nervosa dirigindo perto delas e acabo errando tudo. Senti muita diferença na direção pois o carro da auto-escola a direção era hidráulica e o da minha mãe e da minha irmã não é.
    Elas falam q é tudo igual, e acabem me desanimando mais ainda...
    Por favor me ajude, quero muito voltar a ter confiança ao dirigir...
    desde já grata.
    Janaína

  2. Heloisa Batista de Oliveira
    24 de janeiro de 2012 às 12:47

    Professor Fabiano, Boa Tarde, tirei minha carteira fazem 02 meses e agora estou pegando o meu carro, está sendo uma dificuldade muito grande para mim porque a embreagem tudo do carro é diferente, estou com grande problema, sei que não posso parar de dirigir senão tudo fica mais difícil do que já está, estou muito chateada, porque depois que tirei a carteira paguei mais aulas, será que tenho que continuar pagando as aulas, sendo que tenho carro? Me ajude.
    Eu aconpanho o seu trabalho desde janeiro de 2011, todos os dias eu entro no site, parabéns pelo seu trabalho. Só quem enfrenta o trânsito sabe que para dirigir nele, tem que ter experiência. Eu não tenho medo só não consigo dirigir o meu carro. Vou te confessar gostaria de ser uma instrutora também o que tenho que fazer????
    A idéia que eu te dou é ensinar as pessoas a dirigir no próprio carro, dando orientações. Tem gente que tira a carteira e quer dirigir em BR sem experiência. Sou muito cuidadosa, dirijo ainda só no meu bairro, não tenho o domínio total do meu carro ainda. Me responda por favor. E parabéns, aprendi a fazer baliza com o seu vídeo e passei na auto escola.

  3. Bruna Ryliane
    29 de dezembro de 2011 às 18:37

    olá, tenho 18 anos, fui aprovada de primeira no DETRAN, só que infelizmente a insegurança continua e o pior: tem meu pai, meus parentes a torcida do flamengo em peso "tirando onda" comigo dizendo que não sei dirigir, que acabei a auto escola e não sei de nada, etc... Só que não é bem assim, faço tudo bem, cometo alguns delizes ( aqueles de iniciantes) mas meu maior problema é a insegurança... COmo sempre penso muito antes de fazer alguma coisa, fico receosa em fazer e acontecer algo de errado! o que tenho que fazer para melhorar isso??
    obs.: " meu pai tem carro, então posso treinar".

    • admin
      29 de dezembro de 2011 às 20:10

      Olá Bruna,
      Quero lhe dizer que é normal essa insegurança. Antes de ser instrutor, quando tirei minha carteira passei pela mesma situação e olha onde eu estou hoje: Ensinando pessoas de todo o Brasil a dirigir! Quero lhe incentivar e respeitar o seu tempo. Você tirou a carteira de motorista e isto é uma grande conquista. Agora você passará por uma nova etapa que é aprender a dirigir no trânsito e com certeza você irá conseguir com a prática. Um grande abraço.

  4. maria de assenção da rocha castro
    23 de novembro de 2011 às 17:13

    tenho meu carro e não sei dirigirt perfeitamente, e gostaria de receber a minha carteira . obrigado

  5. zila viana
    26 de outubro de 2011 às 17:05

    olá eu tenho 40 anos e resolvi tirá a minha carteira agora,fiz todas as aulas na auto escola,passei em todas e agora dia 20/10/11 fiz minha prova de trânsito e no dia chuveu o dia todo fiquei nervosa,mas graças a deus e a meu instrutor que me deu muito apoio eu consegui de primeira passei,por isso quero falar para essas pessoas que estão com medo que tenha fé em deus e em elas mesmas,só se consegui as coisas com muito esforço......bjsssssssss

Deixe o seu comentário