Sou habilitada mas meu carro fica na garagem por causa do medo de dirigir. Me ajude?

Sou habilitada mas meu carro fica na garagem por causa do medo de dirigir. Me ajude?

Aprender a Dirigir | Por: | 9 Comentários

Olá Fabiano, o caso é o seguinte: tenho CNH há 5 anos e ganhei um carro do meu esposo há 6 meses, mas até agora não consegui pois tenho medo de dirigir. Até tiro e coloco na garagem, mas é só. Não tenho condições de pagar alguém especializado para me ajudar e meu marido por sua vez não tem paciência. O caso é que só de pensar em pegar a chave e ir até o carro, me dá taquicardia, minhas pernas ficam tremulas, até dor de barriga dá. onde eu moro tem ruas bem tranquilas que o pessoal usa para fazer aulas de autoescola, mas para chegar até elas tenho que cruzar uma rua mais movimentada, e só de pensar...desisto. Tenho muito medo do carro morrer, de não conseguir frear, além do que não tenho noção de distância nas laterais e não sei quando o carro pede marcha e quando tenho que reduzir. Agora meus filhos vão para a escola e os levo e busco a pé com o carro na garagem, pode isso?! Gostaria que me desse algumas dicas de como controlar toda essa insegurança e confiar mais em mim, afinal eu fiz as aulas e passei no teste, então eu tenho a noção, só falta a coragem! Grande abraço e parabéns pelo blog.

Ana Marques - São Paulo / SP

Olá Ana, tudo bem? Para o seu consolo não é só você que passa por essa situação. São milhares de pessoas que vivem este dilema. São habilitadas mas deixam o carro na garagem pois tem medo de dirigir. Então o que fazer para vencer este medo e ter uma vida normal no trânsito.

A primeira coisa é ter a consciência de que você é uma motorista. Talvez não tenha tanta experiência mas isso você adquire com o tempo. Mas é importante você se ver como uma motorista. Isso já vai mudar a sua visão de si própria e com certeza vai ajudar no processo.

Eu sempre aconselho as pessoas a começarem a dirigir em locais mais tranquilos. Isso é bom pois você pode cometer erros sem ficar nervosa. Mas você disse que para chegar nas ruas tranquilas perto da sua casa tem que passar por vias movimentadas e isso lhe causa medo e lhe faz desistir.

Uma solução e você pedir ao seu marido para levar o carro para você até essas vias e depois você pega a direção. Mesmo que ele não tenha paciência creio que ele pode fazer isso por você. Não ligue para as colocações negativas que ele possa lhe dar. O importante é você praticar para pegar vivência no trânsito.

A noção de distância você só irá pegar com a prática. Então você precisa começar a dirigir logo, mesmo que enfrente dificuldades, calafrios, etc. O ideal é fazer isso com um profissional que possa lhe ajudar e lhe dar dicas. Mas se você não tem como pagar você pode também pedir ao seu marido ou um parente, amigo que já seja um motorista experiente e que possa lhe dar algumas orientações ao seu lado enquanto você dirigi.

Você tem que começar. No início você vai ficar com medo mas no decorrer da prática ganhará confiança e experiência. Esse é o caminho que vai mudar a sua vida radicalmente lhe dando condições de levar os seus filhos na escola, passear com sua família e ser mais independente.

Creio que com essas dicas você já pode começar uma mudança.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. sonia Fachini
    16 de abril de 2015 às 8:06

    TENHO 52 ANOS E TIREI MINHA CNH COM 18 ANOS. MAS NUNCA DIRIGI. AGORA TENHO MUITA NECESSIDADE DE DIRIGIR PORQUE MEU MARIDO NÃO QUER ME LEVAR NOS LUGARES QUE PRECISO IR. ANTES ELE FALAVA QUE EU NÃO SERVIA PARA DIRIGIR PORQUE ISSO É DOM E EU NÃO TINHA. O TEMPO PASSOU EU ME ACOMODEI. AGORA VEJO UMA GRANDE NECESSIDADE E NÃO POSSO CONTAR COM ELE. POR OUTRO LADO EU ACHO QUE ESTOU MUITO VELHA PRA COMEÇAR. SERÁ QUE VCS PODEM ME AJUDAR? POR FAVOR ESTOU DESESPERADA.

  2. leonice
    12 de março de 2013 às 1:01

    eu passo pelo mesmo problema habilitada a 1 ano e vivo inventando desculpas pra não dirigir preciso de ajuda pra perde o medo de dirigir

  3. Amanda
    28 de janeiro de 2013 às 14:24

    Olá, eu tbm estou sofrendo um pouco com o mesmo problema da Ana, eu tenho um carro q meu esposo me deu, tenho habilitação e morro de medo de dirigir... Estou tentando criar coragem para sair com o carro,mas ta complicado...E vendo q ñ sou a única no mundo q passa por esse problema, fico feliz q todas estão assim como eu tentando lutar para vender esse medo. Vamos lá meninas vamos dominar o carro e parar de deixar q ele nos domine... BjoOsss

  4. viviane
    26 de janeiro de 2013 às 16:45

    Eu também sou habilitada a mais de 1 ano e tenho medo de dirigir agora que estou saindo com o carro. E muito frustrante ter carro e sair a pe por medo do carro.Agradeço as dicas do instrutor Fabiano que me deu coragem pra conseguir dirigir mas a luta comtinua pra vencer totalmente o medo

  5. marli
    26 de janeiro de 2013 às 14:52

    oi estou enfrentando o mesmo problema da ana,e o blg do instrutor fabiano tornou-s uma biblia para mim,pois meu marido nao dirige e meu filho nao tm paciencia qndo a gente faz algo errado ele se desepera,e passa o nervosismo pra gente,entao estou agindo assim,saio a noitinha que nao tem muito movimento nem pessoas olhando e prefiro sair so,me desespero nas esquinas quando tem outro carro atraz de mim sempre deixo morrer,mais treinando cada dia um pouco ja melhorei ,consigo tirar da garagem,e é uma boa distancia pra ir de re,creio que devagar com calma e treinando vamos conseguir a pratica que esperamos ne ana?um abraço

  6. Valceli Machado
    23 de janeiro de 2013 às 22:04

    Fabiano,
    Voce nem imagina que serviço de utilidade púlica esta prestando , danod essas dicas de como dirigir, ganhar confiança.Passo por problema parecido, não tenho tanto medo , mas a insegurança vem quando dirijo perto de meu pai, ele motorista há 62 anos então é o bom.è inevitável depois que dirijo com ele do lado, perco minha segurança, prefirindo usar o taxi, pois caro para mim é necesário .Decidi que se houver ocsião em que estivermos os dois no meu carro , prefiro deixar que ele dirija, pois estou virando piada quando ele diz que preciso treinar mais, sou consciente pois dependendo sempre vou com um co-piloto.Mas eu não vou deisitir e voce veio para corrobar minha certeza. Obrigada por mim , e pelas iguais que sentem dificuldades .
    Deus o abençõe sempre.

  7. ANDRÉA DA SILVA
    22 de janeiro de 2013 às 19:45

    NO COMEÇO É ASSIM MESMO O MARIDO GRITA FALA QUE A GENTE APRENDEU ESTÁ TUDO ERRADO.O MAIS DIFÍFIL VC JÁ TEM QUE É O CARRO E A CARTEIRA AGORA TENHA FÉ,PEÇA AJUDA E PRATIQUE POIS SÓ ENFRENTANDO O MEDO É QUE VC VAI DIRIGIR,DIGO POIS ESTOU PASSANDO PELO MESMO PROCESSO.CORAGEM QUE DEUS VAI TE AJUDAR.

  8. maria da penha
    21 de janeiro de 2013 às 19:35

    eu tenho dificuldades de mudar as marcha pois quero muito aprender a dirigir .

  9. Valéria
    21 de janeiro de 2013 às 15:43

    Olá ana! No começo também era assim, e pedi ao meu filho (pois marido não tem paciencia, quando pedia pra ele me ajudar, eu voltava sempre chorando), pra me ajudar, então ficava numa rua próxima, só treinando, anda, para na lombada, anda, freia no ponto que ele pedia, e fui treinando bastante. Depois que acostumei, só saia de casa se tirassem o carro da garagem, depois venci isso também, também tinha problemas de saber quando precisava mudar as marchas, de fazer baliza, andar de ré, subir morro, e outras coisas que não consigo lembrar. O fundamental pra mim, era quando me batia a insegurança e eu falava que não ia conseguir, meus filhos me davam apoio e falavam, "mãe eu confio em você, vai que você consegue", e assim fui avançando, avançando e hoje estou muito bem. Até hoje, mesmo meu pai que a profissão dele é motorista, falando que estou dirigindo muito bem, o meu marido não anda comigo. Vai com vontade, e creia no seu potencial, você consegue. Eu consegui!! Beijos e Fé.

Deixe o seu comentário