Reduzir para a primeira marcha em aclive. Qual a forma certa de fazer sem deixar o carro morrer? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Baixar Agora Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigr

Coloque seu email ao lado e tenha acesso liberado.

Reduzir para a primeira marcha em aclive. Qual a forma certa de fazer sem deixar o carro morrer?

Aprender a Dirigir | Por: | 8 out 2012 | 25 Comentários

Bom dia Fabiano. Estou tirando minha habilitação. Tenho noções de direção e já tive algumas aulas com meu pai. Tenho dificuldades em mudar de marcha em um aclive. Certo dia estava de segunda marcha e entrei no aclive. Fui mudar para primeira e o carro começou a cantar pneu e morreu rs. A mudança de marcha deve ser feito antes de entrar no aclive ou tem alguma técnica especial ?

Thamara - São Paulo /SP

Olá Thamara, tudo bem? Essa situação de mudar de marcha de 2ª para a 1ª em aclive é um terror para quem está aprendendo a dirigir. Mas vou mostrar como isso pode ser feito com a técnica certa.

Você precisará de reduzir a marcha de 2ª para 1ª em duas situações mais comuns. Quando você for fazer um controle de embreagem ou quando o carro está fraco de 2ª. Em ambos os casos é preciso ter muita calma e técnica para fazer a coisa direito.

Para fazer essa redução você tem que ficar atenta a velocidade do carro. Se tem que fazer com que o carro fique na velocidade certa. Se for acima ou abaixo da velocidade ideal vai dar problema. Mas qual é a velocidade? Eu aconselho algo entre 15 a 20 km/h. Você também precisa soltar a embreagem devagar sem deixar o carro parar, ou seja, este processo tem de ser feito com o carro em movimento.

Você tem que saber que cada marcha possui uma velocidade específica e vice e versa. É algo em conjunto. Se você colocar uma marcha com uma velocidade que não seja a compatível certamente haverá problemas. Foi por isso que o seu carro morreu quando você foi executar a manobra. Provavelmente você deixou o carro cair muito a velocidade e não fez a tempo a troca de marchas. Ressaltando que a troca de marchas é concluída somente quando você tira o pé da embreagem, ok?

Treine isso em um aclive mais fraco e depois vá acrescentando um aclive mais forte. Com a repetição você conseguirá fazer isso tranquilamente. Tenho certeza que esse problema será apenas passado para você.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 


Baixar Agora Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigr

Coloque seu email ao lado e tenha acesso imediato

Sobre o Autor


...

Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Marcilene vieira
    18 de março de 2013 às 13:33

    Gostaria de parabenizá-lo pelo maravilhoso site, e agradecer pelas valiosas dicas nas matérias que já li.
    Estou fazendo aulas práticas p/ tirar minha habilitação, mas to muita dificuldade em associas seta c/ retrovisor, esqueço de olhar no retrovisor, principalmente o da direita. preciso saber o que faço p/ ter mais atenção.

  2. rita
    16 de março de 2013 às 20:36

    instrutor fabiano gosto muito de suas dicas dirigi 22 anos e precisei parar por causa de uma cirurgia agora depois de 10 anos voltei a dirigir e aproveito muito suas dicas porque nao fiz nenhuma aula e tem muitas coisas que nao lembro muito obrigada pelas suas dica que DEUS te abençoe

  3. Waldenir
    16 de março de 2013 às 0:32

    Fabiano, e pode reduzir para a primeira marcha estando de segunda? A 1ª não é só para o carro sair do lugar e para fazer o ponto de embreagem?

  4. eliene
    15 de março de 2013 às 19:13

    Olá Fabiano,estou recebendo seus e-mails e estou gostando muito,tirei minha habilitação ha 8 meses e tentei sair com o carro da minha irmã uma unica vez,tive dificuldade de tirar o carro do estacionamento,pois tenho dificuldade no controle de embreagem,o que devo fazer pra melhorar?
    grata ,eliene

  5. Carmen
    6 de janeiro de 2013 às 12:23

    Oi Fabiano amo receber seus emails tem me ajudado muito to na 10ª aula de rua,agora tenho um problema aprendi muito com vc mas na pratica ta difícil,sei o que fazer mas nao consigo por em pratica.Agora é comigo ***
    Mas muito obrigada pelas dicas imprimo todas e estudo o dia todo ***
    Continue mandando essas dicas maravilhosas..

  6. Aparecida Souza
    19 de dezembro de 2012 às 8:49

    instrutor Fabiano que Deus te abençoe suas dicas tem me ajudado muito valeu

  7. Barbara
    11 de outubro de 2012 às 23:21

    Ola instrutor Fabiano quero lhe agradecer muito, pois através do seu site com essas dicas maravilhosas estou conseguindo vencer meu medo de subir morro como te falei, pela primeira vez conseguir subir o morro graças as suas dicas de fazer o ponto certo da embreagem. Obrigada que deus te ilumine sempre.

    • Instrutor Fabiano
      15 de outubro de 2012 às 8:26

      Parabéns Barbara.

  8. Barbara
    11 de outubro de 2012 às 11:35

    Pela primeira vez conseuir subir um morro depois de um mes de carta mas ainda fico comedo, me ajude fabiano a ficar mais segura ao parar no morro quando tem sinal uma vez que subi nao foi no sinal mas fico comedo ainda.

    • Instrutor Fabiano
      11 de outubro de 2012 às 14:31

      Só o fato de conseguir arrancar sem deixar morrer já é um baita avanço. Continue praticando que a insegurança vai acabar.

  9. KATIA
    10 de outubro de 2012 às 21:28

    Fabiano,

    parabéns pelas dicas...estou tentando a habilitação de carro e espero conseguir de primeira...

    Tenho uma duvida quanto ao uso da embregem: Meu instrutor diz que ao parar no semáforo devo fazer a freada total e já deixar o carro engatado na 1ª marcha e ficar com pé na embreagem para facilitar a saida na abertura do semáforo. Meu marido disse que está errado pois isto é "queimar embreagem" e que devo deixar o carro em ponto morto e só engatar a 1ª quando o sinal abrir.
    Afinal qual a maneira certa? E oque é queimar embreagem nesse caso?

    • Instrutor Fabiano
      11 de outubro de 2012 às 8:23

      Olá Kátia. Os dois estão certos. Rs. Veja bem, o seu instrutor lhe disse para você ficar de primeira e com o pé na embreagem para sair rápido quando o sinal abrir. Isso é certo. Se você ficar com o pé todo na embreagem não tem problema. Mas se você ficar fazendo o ponto o tempo que você espera você está gastando a embreagem sim, e neste caso o seu marido tem razão. Então fique já de primeira mas com o pé no fundo da embreagem e quando o sinal abrir é só fazer o ponto e sair em seguida.

    • celia simoes dos santos
      21 de março de 2013 às 20:31

      tenho duvida, quando parar o carro no semaforo, devo engatar a primeira marcha e ficar com o pé na embreagem?

  10. Lidiane - Fortaleza-CE
    9 de outubro de 2012 às 17:44

    Parabéns Fabiano,suas dicas são maravilhosas.
    Preciso da sua ajuda, estou tirando minha habilitação já estou na 21ª aula pratica,já fiz aulas com 04 instrutores diferentes, o ultimo agora me falou que estou bem só preciso me sentir mais segura. O que acontece é que esqueço as vezes algumas coisas. Minha maior dificuldade ao meu ver é balisa e estacionamento, e também as não consigo entender bem a questão dos retrovisores.

    • Instrutor Fabiano
      10 de outubro de 2012 às 8:17

      Olá Lidiane!

      Sua dúvida se tornou o próximo post do blog, ok? Aguarde!

  11. ninonrose
    9 de outubro de 2012 às 13:08

    soltar a embleagm devagar,passando para a primeira de uma forma bem tranquila

    • Instrutor Fabiano
      11 de outubro de 2012 às 8:29

      Isso mesmo ninorose.

  12. Instrutor Fabiano
    9 de outubro de 2012 às 9:52

    O que acharam desta matéria?

    • Gicely
      9 de outubro de 2012 às 13:22

      Excelete matéria. Aliás gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site que realmente ajuda muito as pessoas. Ontem fiz minha primeira prova prática de Habilitação e fui Aprovada. Estou mega feliz e alem de agradecer ao meu instrutor que me transmitiu muita tranquilidade para a prova tbm gostaria de agradecer as suas dicas que sempre nos ajudam.
      Abraços,
      Gicely
      Rio Grande do Sul

      • Instrutor Fabiano
        10 de outubro de 2012 às 8:19

        Olá Gicely. O mais importante é essa sua atitude diante da reprovação. Pode ter certeza que sua habilitação está muito próxima. Quando passar deixa um alô aqui pra gente.

        • Gicely
          24 de outubro de 2012 às 9:39

          Olá Instrutor, acho q vc não entendeu o que escrevi rsrsr... Coloquei que fui aprovada no exame de direção, a duas semana estou com minha CNH em mãos e já sai diversas vezes de carro. Confesso que da um medinho no inicio em sair sozinha mas só assim conseguimos vencer esse medo... Agradeço muito as dicas que nos ajudam sempre a cada dia. E aos que ainda não passaram na prova vai a dica de manterem a calma, é só fingir que o Examinador nçao está ao seu lado.
          Grande abraço a todos e sucessoooo!!!!!!!!!

          • Instrutor Fabiano
            5 de novembro de 2012 às 9:56

            Parabéns Gicely!

    • Barbara
      10 de outubro de 2012 às 0:41

      sim gostei me ajudou pois fiz um mês de carta e tenho medo de subir morro principalmente quando tem que parar no sinal, pois tenho medo do carro morrer e as pessoas ficarem buzinando

      • Instrutor Fabiano
        10 de outubro de 2012 às 8:16

        Olá Barbara. Não se deixe influenciar pelos motoristas impacientes. Se ficarem buzinando atrás de você, respire fundo, faça o que tem de ser feito e continue. Aplique estas dicas no seu dia a dia que dará tudo certo.

    • Sonia
      15 de março de 2013 às 10:45

      Vou relatar um pouquinho meu drama que tem tudo a ver com a matéria. Fiz 21 aulas e nesse meio tempo, estou com o segundo instrutor, pois o primeiro era um "cavalo" de tão estúpido. Bem, estou dando um tempo da auto escola a partir dessa semana exatamente porque não consigo executar essa manobra no aclive. O pneu canta, o carro morre, enfim, tudo de ruim... e o instrutor do lado completamente irritado... muito ruim essa situação. Não sei o que fazer, pois sei a teoria, mas na hora de executar simplesmente não funciona. É uma sensação de incapacidade sem tamanho. Mas vou treinar com meu marido em um local tranquilo sem movimento e tenho certeza que vou conseguir e quando tiver bem tranquila volto para a auto-escola e finalizar o processo.

Deixe o seu comentário