Quantas aulas é necessário para ficar ótima no dia do exame?

Olá, estou adorando esse site, está me ajudando muito. Olha estou na minha 10º aula e ainda sinto que não estou boa, deixo o carro apagar e ainda tenho muita dificuldade com a embreagem! Gostaria de saber quantas aulas seria suficiente para que eu realmente fique boa e me sinta segura na hora de fazer o exame?

Estarei aguardando.

ATT,

Daiane Lobo / Uberlândia – MG

Olá Daiane, tudo bem? Muito obrigado pela sua pergunta. Aproveito para mandar um grande abraço para a cidade de Uberlândia e para todos os mineiros!

Esta dúvida é muito comum de quem está fazendo as aulas de direção. “Quantas aulas são suficientes? Será que o meu instrutor está sendo honesto comigo? Já fiz muitas aulas e ainda tenho medo, por que isso acontece?”. Estas e outras dúvidas passam pela cabeça de muita gente. Passaram inclusive na minha quando estava tirando minha carteira de motorista.

Bom, na verdade não existe um número de aulas ideal pois cada pessoa é de um jeito e tem o seu próprio ritmo. Por outro lado sou totalmente contra o número de aulas fixadas pelo Contran, que são vinte aulas atualmente. Creio que é muito pouco para quem está aprendendo a dirigir.

Mas também podemos ter uma projeção. Na minha opinião, o candidato à carteira de habilitação deveria fazer de 30 a 50 aulas, podendo ser mais ou menos, como falei, dependendo de cada pessoa. Isso porque dará mais confiança ao aluno na hora do exame quando o examinador cobrar as manobras aprendidas nas aulas.

Vejo também que sua preocupação não deve ficar em um número de aulas mas sim em aprender a dirigir. Não é a quantidade mas sim a qualidade do ensino e do seu aprendizado. Você deve entender o porque de cada coisa que é ensinada para que tudo o que fizer no trânsito seja feito com consciência.

Uma dica que lhe dou é observar outros motoristas dirigindo. Você aprende o que é certo e o que for errado você evita. Eu por exemplo aprendi muito vendo os motoristas de ônibus quando ia trabalhar. Ficava lá na freite só para observar como o motorista conduzia. Isso me ajudou muito. Outra coisa é tirar suas dúvidas com motoristas conhecidos. Dessa forma você pega uma visão diferente que vai enriquecer o seu conhecimento.

Então quando você for fazer as suas aulas perceberá que o seu aproveitamento terá melhorado muito. Tente aplicar estas dicas e depois você nos conta como se saiu.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Vamos fazer do Brasil o país com o melhor trânsito do mundo!

Leia estas outras matérias!

  • Quantas aulas são suficientes para aprender a dirigir?
  • Como lidar com um examinador estressado no dia do exame?
  • Como ficar calmo no exame de direção.
  • É permitido usar o retrovisor para fazer a baliza na hora do exame?
  • Como ficar calmo no exame de direção – parte II
  • Dicas para se sair bem no exame do Detran!
  • Devo fazer umas aulas por fora antes de entrar na auto escola?
  • Carro estacionado deve ficar engatado na primeira marcha ou no neutro?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    15 Comments

    • Bárbara

      Reply Reply 7 de setembro de 2011

      Já fiz 20 aulas e ainda deixo o carro morrer em aclives, esqueço de olhar retrovisores em troca de marchas, esqueço em que marcha o carro está. Ás vezes faço um bom controle de embreagem e às vezes não consigo fazer. Quando erro, fico nervosa e penso que nunca vou aprender. Oscilo entre aulas medianas e péssimas. Estou com auto-estima muito abalada por isso. Já até mudei de auto-escola e nada se resolve. Também não estou feliz em dar satisfações à sociedade sobre meu desempenho e quantas aulas já fiz. Estava fazendo 2 aulas por dia e agora vou fazer uma por dia e até mudar o horário das aulas de 15:00h para 7:00h da manhã. Preciso de um conselho seu, prezado instrutor Fabiano, pois estou prestes a desistir. Abços!

    • lourdes

      Reply Reply 10 de setembro de 2011

      ola fabiano ja passei nos exames piscologicos e no de vista.devo agora ir a o auto escola tudo que sei aprendi.no seu sit.estou com muitos poblemas, pesoais.serar quer isso vai mim atrapalhar. devo esperar,estou com muita vontade de começar.e ao mesmo tempo com muito medo de nao conseguir.oque eu faço……………muito obrigado pelos seus videos aprendi arrancar com o carro com o seu video.assim quer poder mim responda.ficarei muito grata.un abraço de lourdes de alagoinha pe.

    • Bárbara

      Reply Reply 12 de setembro de 2011

      Prezado instrutor Fabiano,

      Na 23 aula, ainda esqueço de olhar retrovisores, mas melhorei quanto ao desenvolvimento do carro. Ainda deixo o carro morrer em parada sem freio no aclive, pois ele me ensinou a colocar 1 e depois pisar totalmente na embreagem para depois soltar. Não estou sabendo a medida certa de soltar, uma vez que, dependendo da inclinação isso varia. Às vezes deixo de acelerar e aí o carro morre, às vezes acelero demais com medo do carro “morrer”.
      O meu problema é que ao pensar no que já aprendi, acho que não vou conseguir fazer na próxima aula, pois fico pensando demais na maneira que executei. Meu instrutor diz que não devo pensar demais, simplesmente executar o que já sei. E penso que ele está certo. Seu site é ótimo e valioso, espero que, apesar das minhas inseguranças, conquistarei a tão sonhada habilitação. Abços!

    • Jéssica

      Reply Reply 17 de setembro de 2011

      Boa Noite,
      Bom, o meu caso é bem semelhante ao da pessoa que realizou o 1° comentário! Estou na 8° aula, e sinto que estou regredindo cada vez mais… Fico muito triste e cabisbaixa por isso… pois faço de tudo para conseguir executar no trânsito, tudo o que aprendi! Dentro dos bairros, onde não tenho acesso ao trânsito pesado, faço tudo direitinho, mas quando vou pro trânsito, deixo o carro morrer, não consigo controlar freio/embregem para parar totalmente o carro… e isso meu deixa com uma sensação péssima de que eu não vou conseguir! Percebo que as minhas aulas ja estão na metade, e eu não consigo dirigir bem! =/ – Isso é normal?

    • Deborah

      Reply Reply 21 de outubro de 2011

      Oi! Prestes ao exame e com mais de 40 aulas, fiz o favor de bater o retrovisor do carro da auto-escola na lixeira em uma ré. Também, pudera, tendo que olhar para trás o tempo todo..não vi a lixeira direito. Resumo: meu exame está próximo e estou sem coragem de voltar a treinar. É o fim do meu exame????

    • Deborah

      Reply Reply 25 de dezembro de 2011

      Oi, aqui é a Deborah do último depoimento. Após inúmeras dificuldades, três trocas de auto-escola e pouco mais de 60 aulas, consegui finalmente tirar a carteira, no dia 08/12/2011, na 2ª tentativa. Havia comprado meu carro há 3 meses, antes até de fazer o 1º exame, como incentivo, mas estou aguardando a PPD para estreiá-lo (acreditem).
      Por isso, caros leitores, digo a vocês para não desistirem nunca, porque esse processo de habilitação é um teste de paciência. Não se sintam envergonhados se precisarem de fazer muitas aulas, porque cada um tem seu ritmo. E se for necessário mudar de auto-escola, mudem, porque é um direito seu e vc está pagando caro por um serviço que precisa ser de qualidade.
      Desejo uma boa sorte a todos!
      Gostaria de agradecer ao instrutor Fabiano pelas inúmeras dicas valiosas, continuarei acompanhando (e recomendando) seu site.
      Feliz Natal e próspero ano novo!!!!!!!
      Sete Lagoas, MG

      • CRISTINA

        Reply Reply 27 de janeiro de 2012

        DEBORAH, ADOREI SEU DEPOIMENTO POIS ME DEU UMA ESPERANÇA, JÁ ESTOU NA 16° AULA E NÃO EVOLUI E O QUE MEU INSTRUTOR DIZ, NUNCA HAVIA DIRIGIDO ANTES, ELE FALOU PARA QUE EU DE UM TEMPO NAS AULAS E DEPOIS RECOMECE, ESTOU MUITO TRISTE POIS ACABO DE SAIR DE UMA DEPRESSÃO PÓS PARTO E TEM DIFICULDADE PARA ME CONCENTRAR MAS ESTOU ME ESFORÇANDO MUITO, TRABALHO EM DOIS LUGARES, É DIFÍCIL ME DESLOCAR A PÉ DE UM LADO PARA O OUTRO, MEU INSTRUTOR FICA FALANDO QUE O ALUNO NA 4° AULA JÁ SE DESENVOLVE EU FICO CONSTRANGIDA PRO NÃO ESTA EVOLUINDO, TENHO MEDO DE MUDAR DE INSTRUTOR E SAIR PREJUDICADA POIS TODOS SÃO COLEGAS. NÃO SEI O QUE FAZER.

      • marcia resende

        Reply Reply 7 de março de 2012

        Estou na minha décima aula e as vezes penso em desistir, principalmente quando erro, mas quando vejo estes exemplos de superações fico mais confiante e creio que vou char lá…

    • Sheila Fernandes

      Reply Reply 5 de janeiro de 2012

      Déborah fiquei muito feliz com a sua conquista, estava lendo os seus comentários e me vendo com todos os seus medos já fiz algumas, muitas aulas e sinceramente me dá vontade de desistir. Mas não vou. Vou me espelhar em vc e fazer quatas aulas for necessário e com certeza minha hora vai chegar. Beijos e parabéns!
      Sheila Belo Horizonte, MG

    • Silvana

      Reply Reply 6 de janeiro de 2012

      Oi boa tarde!!!! Pela quinta e ultima vez vou fazer meu exame de direção sábado 07/01. Falo ultima vez porque já não aguento mais essa pressão. Faço tudo direitinho, até meu instrutor não entende, mas na hora sempre dou uma “manota”; a ultima: na segunda baliza encostei no cone; sendo que no dia anterior fiz 8 balizas, uma atrás da outra, sem errar nada. Não sei mais o q faço !!!!!!!!!!!! Minha pauta vai vencer dia 25/01. Affffffffff……..

    • Deborah

      Reply Reply 24 de janeiro de 2012

      Sheila, muito obrigada! Pode ter certeza que a sua hora vai chegar. E quanto mais treino, melhor, infelizmente se gasta muito, mais é um investimento para a vida toda.
      Na hora do exame não acontece milagre, eu fiquei bastante tensa. E se houver algo que não dominou certamente é isso que vc vai errar no exame, fato.
      Ao final, meu instrutor falou que eu tava ficando ótima. Se eu não passasse era o emocional. Mas graças a Deus passei. Desejo a vc muita perseverança e paciência.

      Abraços e boa sorte!!!

    • joenilda

      Reply Reply 27 de janeiro de 2012

      OLA DEBORAH,QUE BOM VC COMPARTILHAR A SUA CONQUISTA CONOSCO,GOSTEI MUITO DO SEU DEPOIMENTO DE 25 DE DEZEMBRO, POIS EU JA ESTAVA ME SENTINDO PESSIMA, ACHANDO QUE EU SERIA UMA PESSOA BURRA,E JA TODA DESANIMADA,MAS GRAÇAS A DEUS,ESTOU PEDINDO A CADA DIA SABEDORIA,E PACIENCIA,E QUANDO VI SEU DEPOIMENTO AGORA ISSO ME DEU UMA INJEÇÃO DE ANIMO”””””””””””””” AGRADEÇO A DEUS PELA SUA VIDA, CONTINUE ASSIM ESTIMULANDO AS PESSOAS, FAZENDO ELAS ACREDITAREM QUE PODEM CHEGAR AO SEU OBJETIVO!!!!!!!!!!!!! QUE O SENHOR JESUS ABENCOE VC E SUA FAMILIA

    • joenilda

      Reply Reply 27 de janeiro de 2012

      OLA PROFESSOR FABIANO,PRIMEIRO QUERO LHE PARABENIZAR PELO TRABALHO QUEO SENHOR REALIZA, TIRANDO DUVIDAS DE MUITA GENTE, E AJUDANDO DA MELHOR FORMA POSSIVEL!

      BEM A MINHA DIFICULDADE MAIOR ESTA SENDO NAS AULAS DE BALIZA, QUANDO CHEGO NO MEIO DA BALIZA ME DA UM BRANCO E AI NAO SAI MAIS NADA! O QUE DEVO FAZER NESTA SITUAÇÃO, ISSO E NORMAL ACONTECER?
      AGUARDO RESPOSTA! QUE DEUS O ABENCOE MUITO OBRIGADO

    • raquieli

      Reply Reply 2 de fevereiro de 2012

      ola tudo bem intao meu problema é quando estou fazendo aula consigo fazer a baliza eo percurso de boa mais quando chega a hora de fazer o exame fico muito nervosa minha perna treme esqueço tudo ate de embrear de trocr de marcha fico muito nervosa o que faço meu tempo esta vencendo e nem de carro nem de moto tirei ,ja reprovei 2 vezes me ajuda por favor

    • luly

      Reply Reply 1 de outubro de 2013

      ola estou feliz com o site .mas muito infeliz comigo hoje vou pra minha 7 aula e nao sei bem oque fazer quando entro no carro .eu nao sei quando mudar as marchas tenho didiculdade de trocar as marchas e minha instrutora nao me deixa sair dos 20 km por hora e si qr que eu de volta pelo Quarteiraõ acabo nao aprendendo nada e nem passo marcha e nen pro transito eu fui ainda oque devo fazer estou muito desapontada

    Leave A Response

    * Denotes Required Field