Quando se deve usar a primeira marcha?

Quando se deve usar a primeira marcha?

Aprender a Dirigir | Por: | 0 Comentário

Quando usar a primeira marcha

Se você realmente quer PASSAR NA PROVA DO DETRAN, faça agora um teste especial online. [FAZER O TESTE].

Olá Instrutor Fabiano. Tenho uma dúvida sobre a primeira marcha. E verdade que não podemos engatar a primeira marcha com o carro em movimento, ou seja, só com carro parado?

Rogério

Olá Rogério, tudo bem?

Obrigado pela sua pergunta enviada pra mim. Vou tentar responder dando também algumas dicas para você em relação a primeira marcha, ok?

Bom, a primeira marcha é aquela usada para dar uma força no primeiro movimento do carro. É a marcha mais forte junto com a marcha ré. Sempre ao arrancar, começar a andar com o carro que está parado deve-se usar a primeira marcha.

Mas a primeira marcha é usada somente quando o carro está parado? A resposta é não.

Normalmente usamos também a primeira marcha quando é necessário fazer a redução em um aclive, em um engarrafamento, etc. Em determinados momentos em que a segunda marcha não está sendo suficiente para repassar a força do motor para as rodas precisamos passar para a primeira marcha com o carro em movimento. Na verdade quando isso ocorre o carro está quase parando, mas ainda sim está em movimento.

Usamos a primeira marcha em diversas situações:

  • Ao entrar em uma garagem
  • Ao entrar em um shopping
  • Ao passar em um lugar muito apertado

E aí poderíamos descrever diversas outras situações em que a primeira marcha é usada e a maioria delas é com o carro em movimento.

Não importa se está em movimento ou parado. Usar a primeira marcha nesses dois casos é correto e o que vai depender é o que o momento pedir.

Para quem está fazendo auto escola podemos dar um exemplo de colocar a primeira marcha com o carro em movimento. Em algum momento do exame os examinadores poderão pedir o controle de embreagem no aclive. Nessa manobra tem que colocar a primeira marcha com o carro em movimento. A dica é deixar o próprio aclive reduzir a velocidade do carro até quase parar e então nesse momento colocar a primeira marcha. Só tem que lembrar de soltar a embreagem devagar para não deixar o carro dar aquele solavanco. Coisa que comprometeria o exame.

Bom, é isso. Acho que deu pra lhe explicar que usamos a primeira marcha em diversas situações com o carro em movimento e não só parado.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Se você gostou desse artigo e quer PASSAR NA PROVA DO DETRAN, clique aqui e faça um teste especial online.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


Deixe o seu comentário