QUER SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR? CADASTRE-SE E BAIXE NOSSO EBOOK EXCLUSIVO

20 DICAS PARAR DIRIGIR SEM MEDO



Obrigado. Sou excelente motorista.

Quando mudar a marcha em um aclive? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Quando mudar a marcha em um aclive?

Sem categoria | Por: | 13 Comentários

Se você realmente quer DIRIGIR COM CONFIANÇA, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Boa noite,estou fazendo aulas de direção,estou na 8° aula e tenho
muitas duvidas quando devo diminuir a marcha do carro e quando devo mudar de
marcha e um aclive,estas são as minhas duvidas.
Desde ja agradeço.

Rosemary Vieira

 

Olá Rosemary, tudo bem com você? Muito obrigado pela sua participação! Vamos fala sobre a sua dúvida. Entender as marchas do carro é fundamental para o bom desenvovimento das aulas. Pode parecer difícil, mas na verdade, é muito simples.

 

Em primeiro lugar é preciso compreender que cada marcha corresponde a uma velocidade que o carro pode atingir. Diante disso, a primeira marcha terá a função de arrancar o carro. Nessa marcha o veículo andará devagar, mesmo que você acelere muito. Para passar a segunda, você terá que fazer com que o carro saia da velocidade habitual da primeira (acelerando o carro) e quando o carro atingir uma velocidade
superior, neste momento você passará para a segunda. Ou seja, quando você for passar uma marcha superior  você precisa atingir a velocidade da marcha que você vai engatar.

O contrário também ocorre. Se você vai diminuir a terceira para a segunda, a primeira coisa que tem de acontece é você diminuir a velocidade habitual da terceira para a velocidade habitual de segunda. Quando isso ocorrer então é o momento de passar para a segunda. Isso serve para todas as marchas.

Para finalizar, no aclive a passage das marchas deve ser feita com o carro ainda em movimento. Quer dizer, você não pode deixar o carro parar na hora de passar a marcha senão o carro pode perder força e morrer. Exemplo: Para passar da primeira para segunda em um aclive, você deverá acelerar mais do que aceleraria em uma reta,  isso porque o carro precisará  de mais força. E para reduzir da terceira para segunda ou da segunda para a primeira evite de pisar no freio para diminuir a velocidade. Deixe que o próprio aclive diminua a velocidade do carro.
Passe as marchas com maior rapidez no aclive. Com a prática isso se tornará automático e você perceberá a hora  certa de passar as marchas.

Espero ter lhe ajudado. Divulgue o site para os seus amigos.

Um abraço,

Instrutor Fabiano.

VOCÊ QUER DIRIGIR O SEU CARRO SEM RECEIO? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

QQUER DIRIGIR COM MAIS CONFIANÇA CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. lila
    25 de outubro de 2011 às 8:45

    oi tudo bem! quando estou fazendo o percurso na hora da prova o carro pede segunda quando coloco tiro o pé muito rapido da embrenhagem queria saber o tanto certo para tirar por favor me ajude.

  2. tati
    12 de abril de 2011 às 15:27

    ESTOU NA 10° AULA E MINHA MAIOR DIFICULDADE E TROCAR MARCHA NA SUBIDA(ACLIVE). EU SEMPRE ACHO QUE O CARRO VAI MORRER E ACABO TIRANDO O PÉ RAPIDO DA EMBREAGEM E ACELERANDO, NÃO MORRE MAS NÃO ESTOU FAZENDO CORRETO MEU PROFESSOR JA ME DISSE QUE PRECISO TIRAR O PÉ DEVAGAR DA EMBREAGEM E IR ACELERANDO MAS FICO ENSEGURA, POSSO ACELERAR COM O PÉ AINDA NA EMBREAGEM??

    • admin
      12 de abril de 2011 às 21:05

      Essa insegurança é normal, mas não fique com medo de errar. Errando é que se aprende. Com o tempo você vai ganhar confiança. Abraços. Instrutor Fabiano

  3. Eliana da Silva
    16 de junho de 2010 às 11:42

    Ainda tenho algumas dúvidas em relação a passar a 2 marcha na subida, devo dar uma acelerada antes de engatar a 2 para que o carro não morra na subida, será que vc poderia me ajudar, pois tenho medo de deixar o carro morrer.

  4. Adriana de Sá
    22 de maio de 2010 às 16:50

    Parabéns Fabiano pelo site.Sempre entro para tirar minhas dúvidas e isso tem me ajudado muito nas minhas aulas.Muita coisa que achava super difícil agora faço na mair naturalidade.O negócio é não desistir.Grande abraço!

  5. Claudia
    13 de abril de 2010 às 20:23

    Fabiano, tem sido muito, mas muito util mesmo suas dicas! Continue com esse trabalho, estou com 35 anos e na 10a. aula, tenho tirado minhas duvidas por aqui!!!! um abraço!

  6. ivoneti silva da costa
    29 de março de 2010 às 19:56

    fiz meu exame hoje, e não passei fiquei muito desanimada, agora estou vendo as videos aulas e estou tirando muitas dúvidas, será que consigo fazer balisa fácil no proximo exame????

  7. marcia
    24 de março de 2010 às 16:42

    Ola fabiano tirei minha cnh em julho de 2009 mais ainda tenho mt ensegurança para dirigir. por que na auto escola so aprendi mesmo o basico,para tira a carteira e com seu sait estou tirando muitas duvidas minhas parabens.Marcia.

  8. ruth
    17 de março de 2010 às 15:31

    adorei muinto

  9. Eliane silva
    17 de dezembro de 2009 às 21:44

    Fabiano parabens pelo seu site. Estou com 47 anos e agora meu esposo concordou que eu tirasse carta. Seja sincero comigo acha que consigo apesar da idade? Tenho muita vontade e acho que isso me ajuda um pouco. Por favor me de uma palavra de apoio pois estou precisando.Ja estudo bastante principalmente suas explicaçoés. Fica com Deus. Tudo de bom e um Feliz Natal a vc e toda sua familia......... ABRAÇOS.........................

    • Instrutor Fabiano
      18 de dezembro de 2009 às 8:07

      Nunca desista dos seus sonhos. Já tive alunas de mais de 50 anos e que tiraram carteira. Não vai ser diferente com você. Conte com minha ajuda. Abraços, Instrutor Fabiano.

  10. Patrícia
    7 de novembro de 2009 às 21:19

    Boa noite Fabiano. Eu tirei a minha CNH em agosto mas não dirigi mais. Começarei num trabalho em janeiro onde terei que dirigir o tempo todo. Quero pegar aulas mais práticas de trânsito, aprender a estacionar em locais complicados, andar em lugares com mais trânsito, etc. Vc conhece alguma auto-escola que tem mais esse foco? Vc dá aulas nesse perfil? Aguardo retorno. Um abraço. Patrícia.

    • Instrutor Fabiano
      8 de novembro de 2009 às 9:47

      De qual lugar do Brasil você é?

Deixe o seu comentário