Qual é a hora certa de trocar de marchas? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Qual é a hora certa de trocar de marchas?

Sem categoria | Por: | 26 out 2009 | 25 Comentários

Estou aprendendo a dirigir e minha maior dificuldade é saber o momento certo de trocar de marcha.Tanto para aumentar quanto diminuir. Gostaria de saber se tem alguma coisa haver com a velocidade ou contagiros do carro?

Otávio Neri

Olá Otávio! Obrigado pela sua participação! Esta dúvida não é só sua. Muitas pessoas tem a mesma dificuldade. Qual é a hora certa de trocar de marchas? Bom, em primeiro lugar é preciso compreender qual a função das marchas no carro. Entendendo isso, fica fácil compreender qual é a hora de trocá-las.

As marchas do veículo são engrenagens que passam a força do motor para as rodas. Cada engrenagem fará com que o carro tenha uma velocidade diferente, maior ou menor. Diante disso podemos dizer que cada marcha tem a sua velocidade própria. Quer dizer, quando eu vou arrancar o carro tenho que sempre colocar a primeira marcha. O carro vai andar em uma velocidade limitada daquela marcha. Para eu colocar a segunda, vou ter que almentar a velocidade acelerando o veículo. Não é um aumento grande de demais, mesmo porque o carro de primeira marcha não vai correr muito. Então eu acelero, aumentando a velocidade. Quando o carro supera a velocidade que é habitual da primeiro, neste momento eu coloco a segunda marcha. O carro de segunda aumentará a velocidade. Vale lembrar que a segunda também tem uma velocidade limite. Então eu acelero novamente aumentando a velocidade. Saio da velocidade que é habitual da segunda e entro na velocidade que é da terceira. Neste momento eu coloco a terceira e assim sucessivamente.

O mesmo se usa na redução de marchas. Se o carro está de terceira, mas a velocidade cai seja para passar em uma lombada ou fazer uma conversão, devo então colocar a marcha daquela velocidade. Se estou de terceira marhca, na velocidade de terceira mas por causa de uma situação tenho que diminuir a velocidade, a marcha tem que acompanhar aquela velocidade, ou seja, tenho que colocar a segunda por causa da redução da velocidade.

Com a prática na auto escola isso vai se tornar automático. Espero ter lhe ajudado e lhe peço que divulgue o site para os seus amigos.

Um abraço,

Instrutor Fabiano.


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Andrea
    24 de novembro de 2009 às 18:43

    Nossa nunca ninguem me explicou de forma tão clara como a sua. Parabéns!!!!

  2. Eliete
    13 de dezembro de 2009 às 20:08

    Parabéns instrutor Fabiano.
    eu também sinto muita dificuldade ainda nas passagens de marchas, principalmente na redução, mais sua explicação está 10 valeu.

  3. Nana Guimarães
    22 de fevereiro de 2010 às 20:25

    Parabéns!!
    Suas explicaçoes são muito claras e proveitosas, melhor até q na auto escola onde fiz minhas aulas rsrrrs.
    Deus te abençoe sempre!!

  4. Ana Paula
    12 de março de 2010 às 17:43

    Muito útil sua explicação. Pois tinha dúvida exatamente na redução de marchas. Valeu!!!

  5. Elisberto
    19 de abril de 2010 às 20:43

    Caro amigo, eu estou com dificuldade de trocar de marcha, da 1ª para a 2ª marcha, não percebo qual o momento correto e quando percebo, acelero um pouco e piso na embreagem até o fim, paso para a 2ª, mas quando vou tirando o pé, ou o carro trepida muito ou morre, o que fazer me ajude por favor na troca de marcha da 1ª para a 2ª, o que tenho que fazer?

    • Instrutor Fabiano
      19 de abril de 2010 às 23:30

      Olá Elisberto,

      Aqui no site tem uma matéria explicando isso detalhadamente. Dê uma olhada e depois me fala

  6. joelma
    28 de junho de 2010 às 10:51

    Bom dia fabiano ,gostaria de saber como eu posso esta perdendo o medo d dirigir ,tenho muita vontade de aprender mas o medo ñ deixa eu ir para a estrada.

    • Instrutor Fabiano
      29 de junho de 2010 às 7:30

      Aqui no site tem uma matéria sobre o medo de dirigir. Dê uma olhada.

  7. Fatima
    30 de junho de 2010 às 10:30

    Olá Fabiano, já tentei fazer o teste prático do Detran por umas cinco vezes, mais não consigo sair da baliza, o interessante é que faço tudo certinho com meu instrutor ele não entende porque isso acontece. Gostaria de saber se existe outro método de ser aprovado pelo detran a não ser esse. E se a auto escola não tem como mi ajudar diante do detran dizendo que isso que acontece comigo já é um problema psicológico?

    aguarado sua resposta

    obrigada

    • Instrutor Fabiano
      1 de julho de 2010 às 7:35

      Não existe outro método. Dê uma lida no site pois tem vários artigos falando sobre o nervosismo e a ansiedade. Depois você me fala. Abraços.

  8. ANA MARIA REIS
    4 de julho de 2010 às 23:32

    Gostaria de dar os parabens a vç por ter criado este belissimo site,onde posso esclarecer tantas duvidas.Duvidas quais vç nos esclareçe com tanto carinho.Espero que continue sempre assim e ti desejo que os seus objetivos sejem alcansados.

  9. landa Santos
    15 de julho de 2010 às 19:36

    Olá professor, hoje foi meu 2ºtreino,estou com muita dificuldade em dominar o volante: tem como me ajudar?
    Deus te ilumine.

  10. valdinete
    8 de outubro de 2010 às 12:10

    Gostaria de dar meus parabéns pelo site,onde eu posso esclareser minhas duvidas,estou fazendo auto escolar e estou com dificudade.qual a velosidade permitida de cada macha,pois a primeira eu sei que e macha de saida,e logo de pois passo a segunda e fico sei saber a velocidade da macha.

  11. suelayne
    27 de abril de 2011 às 13:33

    Oi estol na minha 11 aulas praticas e toda vez que vol sair carro da um branco.como fazer para mi concentrar mais?
    E morro de medo quando parro o carro na ladeira para depois sair de novo,e tenho diculdade no alinhamento também.
    estol pensando em ate desistir.
    desde ja agradeço

    • lucimar
      11 de janeiro de 2012 às 14:56

      suelayne.eu tambem tive essa dificuldade.eu aprendi que existe a regra de 3(banco,retrovisor e cinto)pra sair com o carro tem uma regrinha(seta.marcha,freio de mao) vc fazendo isso ja fica mais facil.e procurar controlar o nervosismo

  12. Maira clemente
    7 de maio de 2011 às 20:40

    ola pessoas,realmente me sinto em duvidas na hora de trocar as marchas,mas agora com essa explicaçao do fabiano me sinto mais segura,um grande abraço e boa sorte pra todos !!!!!

  13. MARISTELA
    8 de maio de 2011 às 17:10

    Ganhei meu carro está semana, e faz um mês que tirei minha carta, estou apanhando um pouco para dirigir, trocar as marchas....Mais vou conseguir...

  14. alexandra
    15 de setembro de 2011 às 10:18

    sempre tive essa duvida mais ninguem nunca conseguiu me explicar certo por falta de vontade e achar q sou burra pora não saber isso ja q me ensinaram varias vezes, mais ninguem nunca me explicou dessa forma tão clara. Caraca se eu tivesse lido essa materia antes ja estaria dirigindo porq meu medo sempre foi este e desejava q o carro viesse sem cambio. AGORA CONSIGO

  15. luciana
    22 de setembro de 2011 às 14:34

    estou adorando seu carinho com as pessoas de dedicar o que voce aprendeu para nos ajudar ,valeu amigo ,pensei que nunca ia gostar de pegar numa direçao mais estou quase la ,obrigada pela coragem e a força que esta me passando

  16. Douglas Berteloni
    1 de novembro de 2011 às 5:58

    "Então eu acelero novamente aumentando a velocidade. Saio da velocidade que é habitual da segunda e entro na velocidade que é da terceira. Neste momento eu coloco a terceira e assim sucessivamente."

    Discordo do texto acima, pois se você está no perímetro urbano aonde a velocidade é de até 60Km. ou 80Km. por exemplo, ninguém fica obrigado a dirigir de tal maneira utilizando a terceira e quarta marcha, suavemente pode-se intercalar acelerar em primeira, passar para a segunda e saltar para a 5a. marcha, acelerando o mínimo e de forma suave retirando o pé da embreagem bem devagar evitando solavancos e a destruição de sua caixa de marcha.

  17. ana
    1 de fevereiro de 2012 às 22:26

    ADOREI AS DICAS

  18. eva de sousa nascismento
    30 de outubro de 2012 às 21:57

    eu tenho muita dificudade de reduzir da terceira para seguanda sem contar que tenho muito medo de dirigir mas agora que emcomtrei esti saite esto aprendedo com a suas aulas ê tudo que eu queria obrigado gostaria de receber mas informação .

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:41

      Olá Eva! Que bom que tem gostado. Pode deixar que sempre trarei novidades para vocês!

  19. anselmo
    12 de novembro de 2012 às 16:52

    Olá Fabiano,

    Gostaria que me informasse o seguinte:
    Sempre que estou dirigindo com velocidade acima de 60 km/h, havendo a necessidade de reduzir a marcha, por exemplo em uma lombada, nunca consigo aplicar uma marcha menor, por exemplo a 2ª, apesar de estar com veleocidade própria para esse evento (20 km/h). Percebo que o cãmbio fica muito rigido(duro), será que o problema está em mim ou no câmbio, mesmo o carro sendo novo?

  20. Damaris Eunice
    4 de março de 2013 às 15:35

    Nossa !!! ficou muito claro !!! MUITO OBRIGADA !!! DIVUUULGANDO O SITE.. PARABÉNS !

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações