Qual a hora certa de passar para a segunda marcha em morro?

Olá, tudo bom? Fiz minha prova prática e não passei. Fiquei com cinco pontos, primeiro porque quando fui realizar a conversão para esquerda fiquei do lado direito da pista e depois quando fui arrancar no morro o giro foi muito alto até eu trocar para segunda marcha. Tenho muita dificuldade de arrancar em morro, o carro não volta pra trás, o problema é que não sei a hora certa de trocar para segunda marcha. Me ajude? Desde já, obrigada!

Tuani.

Olá Tuani, tudo bem? Mesmo que não tenha passado fique tranquila. Normalmente a chance de você passar da próxima vez aumenta, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. A grande maioria acha que ao ser reprovado a próxima prova será tão difícil quanto a anterior. Isso não é verdade pois você vai com uma bagagem para evitar os mesmo erros. Com isso sua chance aumenta e muito.

Realmente você perdeu pontos na conversão como falou. Para realizar uma conversão corretamente você precisa colocar o carro na posição certa para fazer a manobra. Se vai para esquerda deve levar o carro para a divisão da pista (em caso de pista de mão dupla) ou totalmente para a esquerda em caso de pista de mão única. Se for para a direita, deve levar o carro para o bordo da pista a direita antes de fazer a manobra.

Sobre a troca de marchas para a segunda em um morro, vou lhe dar algumas dicas para te ajudar a resolver este problema. Vale lembrar que cada marcha possui uma velocidade específica. Em uma situação de reta é mais tranquilo pois você tem o impulso do carro que ajuda a velocidade se manter durante a passagem de marchas. No caso de morro isso não acontece. O carro perde a velocidade muito rápido.

Neste caso você precisa acelerar um pouco mais que o normal. Realmente não pode ser além da medida mas somente o suficiente para o carro manter a velocidade necessária para receber a segunda marcha.

A dica que lhe dou e que você treine a troca para a segunda nessa situação em aclives (morros) mais fracos. E procure trocar  para a segunda o mais rápido que conseguir. Sempre lembrando de soltar a embreagem devagar. Mas tudo isso tem que ser feito de modo que o carro não perca tanta velocidade. Se perder, o carro ficará fraco e apagará. Treine isso em morros mais fracos e vá aumentando a dificuldade na medida que ganha mais confiança.

Como lhe falei a sua carteira de motorista está mais próxima do que imagina. Tenha fé, acredite em você que dará tudo certo.

Um grande abraço e sucesso.

Instrutor Fabiano

Leia estas outras matérias!

  • Qual a forma certa de reduzir para a 2ª marcha sem dar solavancos?
  • Como saber qual a hora certa para trocar de instrutor?
  • Reduzir para a primeira marcha em aclive. Qual a forma certa de fazer sem deixar o carro morrer?
  • Tenho dificuldades para passar a marcha, principalmente em aclives. Como saber se é para diminuir ou aumentar a marcha nessa situação?
  • Qual a hora certa de fazer um retorno ou conversão com segurança?
  • Qual é a hora certa de trocar de marchas?
  • Por que o carro dá um tranco ao passar para a terceira marcha?
  • Como passar para a terceira marcha sem cair na primeira?
  • Com reduzir de terceira para a segunda em uma subida sem deixar o carro morrer?
  • Como passar as marchas de forma certa e perder o medo de dirigir? Me ajude!
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field