Qual a forma certa de reduzir para a 2ª marcha sem dar solavancos?

Bom dia, Instrutor Fabiano. Tirei minha carta no dia 16 de dezembro de 2011. Somente anteontem, dia 26 de maio de 2012, é que fui pegar num carro novamente, pois finalmente eu e meu marido conseguimos comprar um carro zero. O carro do meu marido era velho e cheio de “macetes” para dirigir. Bem, com o carro novinho eu não tive dificuldades em dar partida e andar em lugares planos. O problema é que o começo do caminho que terei que fazer todos os dias é assim: uma descida bem grande e, logo em seguida, uma subidona com uma lombada lá no topo antes de uma curva que tenho que fazer. Saio de casa em primeira, passo a segunda, paro, primeira marcha de novo e entro na descida, coloco segunda marcha e meu marido falou que eu já posso passar a terceira, o problema é que quando chego no topo da subida, na lombada, eu tenho que reduzir para segunda novamente. Como faço isso com tranquilidade, sem que o carro dê socos? Aliás, como faço para reduzir marcha tranquilamente? É tão complicado para mim… quando reduzo deixo morrer… Aguardo suas dicas ansiosamente. Obrigada

Jordana – São Carlos / SP

Olá Jordana. Quero lhe dar os parabéns pela sua conquista da CNH e por que não por seu novo carro também. O caminho é esse. A gente tira a carteira e logo o próximo passo é comprar o nosso tão sonhado carrinho.

Essa sua dificuldade na redução de marchas é muito simples de resolver. Primeiro você precisa entender que cada marcha tem sua hora certa de passar e se você não respeitar isso acontecerá os “socos” que você relatou.

Cada marcha é compatível com uma velocidade específica. A primeira tem a sua, a segunda também e assim por diante. Então quando for reduzir a marcha para a 2ª você precisa reduzir a velocidade antes. Precisa preparar o carro para receber esta marcha. Os socos ocorrem por que você coloca a 2ª com a velocidade ainda alta para ela. Por isso ocorrem os solavancos.

Normalmente, eu ensino meus alunos na auto escola a reduzir a velocidade do carro primeiro para abaixo de 20 km/h e só depois colocar a segunda. Dessa forma a velocidade estará compatível com a marcha que você deseja colocar e não ocorrerá solavancos.

Vale lembrar que quando estiver em um aclive, basta parar de acelerar que a velocidade já irá diminuir. Espere a hora certa e então coloque a 2ª marcha. Se você reduzir com o freio a velocidade irá cair muito e a 2ª não será a marcha adequada e sim a primeira. Então em aclives, ao reduzir basta parar de acelerar que o próprio aclive reduzirá a velocidade do carro para você.

Treine com estas dicas pois tenho certeza que você irá superar esta dificuldade.

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • Como faço para reduzir a marcha com o carro em movimento?
  • Qual é a hora certa de trocar de marchas?
  • Tenho dificuldades para passar a marcha, principalmente em aclives. Como saber se é para diminuir ou aumentar a marcha nessa situação?
  • Quando mudar a marcha em um aclive?
  • Por que o carro dá um tranco ao passar para a terceira marcha?
  • Como parar o carro sem dar aquela parada brusca?
  • Passar as marchas da 4ª para a 1ª é correto?
  • Qual a hora certa de fazer um retorno ou conversão com segurança?
  • Qual a maneira certa de olhar os retrovisores no exame de direção?
  • Qual o limite de idade para aprender a dirigir?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    8 Comments

    • Fabiane

      Reply Reply 18 de setembro de 2012

      Olá.
      Pessoal no exame que eu fiz existe uma faixa de pedestre em cima de um quebra mola, e tinha pedestre querendo passar na hr do exame logo tive que parar o carro, porem parei proximo e nao tive como desenvolver a 2 macha, perco pt por isso?

    • gisele

      Reply Reply 21 de janeiro de 2013

      como reduzir fazer a reduçao das marcha, sem que o carro fique solavancando

    • Celsio Guambe

      Reply Reply 29 de janeiro de 2013

      Bom dia, Instrutor Fabiano. , Tirei minha carta a um mes atrás ,contudo ainda persiste uma duvida , é assim instrutor,ja percebi que cada marcha possui um intervalo de velocidades específicas , será que é permitido colocar a primeira marcha enquanto o carro ta em movimento? dado que a primeira marcha serve essencialmente para por o carro em movimento? obrigado..

    • Marcos

      Reply Reply 29 de janeiro de 2013

      Parabéns pela resposta! Tenho a carta a apenas 3 meses. Acho muito foda ver dicas!

    • Elizabeth

      Reply Reply 29 de janeiro de 2013

      Espero continuar estudando suas instruções. Estou gostando.

    • paula

      Reply Reply 25 de abril de 2013

      o instrutor fabiano depois de muito luta, consegui tira minha carteira de motorista, mais o grande problema e que eu aprendi dirigir de um jeito na auto-escola e desse jeito que acho mais seguro para mim, mais meu irmao diz que estou fazendo errado quando vou fazer as trocas das marchas, ele disse que sempre que eu for fazer uma troca de marcha eu tenho que colocar em ponto morto e fazer troca, e nao levar direto como eu faço” ELE DISSE QUE ASSIM ESTA ERRADO”. Sera que meu instrutor me ensinou errado? E porisso fico muito insegura no transito e nao pegou carro tanta frenquencia pois meu irmao meu botou medo.

      Espero por sua resposta.

    • Tainá

      Reply Reply 3 de julho de 2013

      Olá..

      Meu carro está com o velocímetro parado e tenho medo de pegar o carro para começar a aprender a dirigir e trocar as marchas, pois não sei em que velocidade estou para poder fazer a troca de marcha, já que toda troca tem sua velocidade adequada. No momento não tenho como leva-lo para arrumar e como meu marido usa muito o carro pra ir trabalhar eu noto que ele consegue trocar, mais eu como não tenho noçao gostaria de saber como faço pra saber a hora ideal de passar as marchas sendo que o painel está parado e eu não tenho como saber a quantos por hora eu estarei andando…

      MUITO OBRIGADO DESDE JÁ .

      NO AGUARDO…

      • Instrutor Fabiano

        Reply Reply 10 de julho de 2013

        Olá Tainá,

        Tente ver isso em uma oficina. Outra dica é você tentar sentir a velocidade intuitivamente.

        Abraços.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field