Quais os tipos de parada em um exame de direção?

Quais os tipos de parada em um exame de direção?

Aprender a Dirigir | Por: | 2 Comentários

Estou dendo dificuldades em saber separar paradas irregular, paralela, fila dupla, lateral, sem o uso dos freios. Na questão de diferençar o que fazer, quando colocar qual macha. Estou misturando nessa ora. Me ajude?

Elaine - Pratinha / MG

Olá Elaine, tudo bem? Vou lhe explicar como são essas paradas no exame de direção e como executar cada uma delas.

A parada irregular é uma parada fora dos padrões normais. Por exemplo, quando você for fazer uma baliza você terá que parar o seu carro ao lado de um veículo já estacionado. Essa parada é feita na pista de rolamento, muitas vezes no meio da rua. Essa parada não é permitida com excessão na hora da baliza. Por isso ela é chamada de parada irregular. Para fazê-la corretamente você precisa sinalizar com a seta para a direita, fazer o sinal do condutor (braço esquerdo abanando de cima abaixo do lado de fora da janela) e parar o veículo lado a lado ao veículo já estacionado.

Essa parada é a mesma que fila dupla ou lateral. Vale lembrar que só é permitida para fazer baliza. Se for para embarque e desembarque somente parada regulamentar que é a parada junto ao meio fio.

Para as paradas junto ao meio fio (regulamentar) ou irregular você pode parar com a segunda marcha. Procure reduzir a velocidade do carro com antecedência para realizar uma manobra com precisão.

Parada sem o uso dos freios é o controle de embreagem. Normalmente os examinadores do detran usam vários termos e um deles é a parada sem o uso dos freios para o controle. Essa parada é feita em rua com inclinação e também junto ao meio fio. Para fazê-la você deve sinalizar para direita, diminuir a velocidade do carro, colocar a primeira marcha e alinhar o carro junto ao meio fio. Depois de tudo isso com o carro ainda em movimento você deve começar a pisar gradativamente na embreagem até sentir que o carro irá parar. Você deve pisar aos poucos para achar o ponto certo. Quando o carro parar você deve acelerar um pouco para dar uma sustentação ao controle. Se o carro descer, solte um pouco a embreagem.

Procure entender esses tipos de parada e na sua aula tente aplicar os conceitos aprendidos acima. Você verá que não é nada complicado. Treine e se errar não desanime. Somente com a prática você irá ter condições de executar essas manobras sem problemas.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

 

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. antoniaalves
    8 de janeiro de 2013 às 20:50

    Obrigada pela dicas da embreagem.

  2. vanderson
    7 de janeiro de 2013 às 12:41

    boa tarde fabiano hoje comesei minha 1 aula e comum assim quem nao tem nocao de carro fica esquecendo de coloca o pe na imbreagem quando passa a macha ? Quando vo passa as machas nao lembro de colocar o pe na imbreagem isso e questao de tempo ? quando pega mas aulas vai pega mas o geito ^^ obrigado

Deixe o seu comentário