Porque cometo muitos erros nas minhas aulas? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Porque cometo muitos erros nas minhas aulas?

Sem categoria | Por: | 33 Comentários

Fabiano, eu estou com um problema que não sei se é normal. Estou na 12ª aula e vario entre aulas excelentes e regulares. Eu estou dirigindo bem, mas cometo erros como: Esquecer de reduzir a marcha antes de conversões, e tenho dificuldade quanto ao método utilizado pelo meu instrutor de fazer baliza. Todo mundo que converso acha estranho e por mais que eu estou aprendendo tenho certeza que esse método dele não está funcionando. A única vez que consegui fazer sem ajuda, foi pelo seu vídeo. Como lidar com esse tipo de situação. Ele é experiente mas acho que das vezes em que me corrige, algumas eu discordo.

Marcel.


Olá Marcel,

Obrigado pela sua pergunta aqui no site. A situação que você enfrenta muitas pessoas também enfrentam e por isso quero falar algumas coisas.

Sobre aulas excelente e regulares, isso é perfeitamente normal. Depende muito de como está o seu dia. Isso influência muito no desempenho da aula. Não se preocupe com isso. Tenha o foco no seu aprendizado a nas correções que o seu instrutor vai fazendo no decorrer das suas aulas.

Esquecer de reduzir  a marcha antes da conversões também é algo muito comum com os candidatos a habilitação. Entenda o seguinte: Cada velocidade tem uma marcha específica. Você não pode fazer conversão com uma velocidade de terceira marcha. Você precisa diminuir a velocidade para realizar a manobra de conversão. Se diminui a velocidade você deve colocar a marcha daquela velocidade, que no caso é a 2ª. Pense dessa forma e você vai melhorar muito nesta situação.

Sobre  o método de ensino do seu instrutor, procure ser claro com ele que a forma que ele lhe passou como fazer a baliza você não entendeu. Ele com certeza irá procurar uma forma melhor de lhe passar a manobra, mas se você não falar nada ele vai entender que você não tem dificuldades.

É mais ou menos por aí,

Um abraço,

Instrutor Fabiano

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Karina
    4 de junho de 2015 às 9:53

    Bom dia Fabiano!
    Primeiramente quero te parabenizar pelo trabalho, ajuda demais. Eu faço aula moto, estou na sexta aula, não tenho carteira. Sinto que tenho medo, o que normal. Piloto sozinha as vezes claro ocorre um desiquilibrio, a moto morre. Mas ainda não estou fazendo o percurso cobrado no dia do exame no detran. Estou desanimada parece qu enão estou evoluindo. Dizem que e assim mesmo. Mas gostaria de sua opinião.

  2. Cristiane Eugenia de Oliveira
    28 de fevereiro de 2013 às 18:25

    Ola Fabiano! Estou na décima aula prática de direção e meu instrutor fala que se eu continuar do jeito que estou vou ter que fazer aulas adicionais, disse que estou ruim. Eu sei que tenho que melhorar mas ouvir isso assim me deixa magoada e nervosa por isso não consigo fazer nada certo. Como faço pra conseguir ficar mais calma e confiante, além de rezar e fazer promessa pra todos os santos?

  3. maysa
    16 de novembro de 2012 às 10:04

    Estou com duvidas na hora de passar as marchas, fico confusa na hora de reduzir,pé no freio de leve ,embreagem até o fim e passar a marcha,meu cérebro não assimilou direito, estou na terceira aula hoje e o grosso do instrutor acha que eu deveria saber de tudo isso na 1° aula
    estou chateada com ele e isto esta me prejudicando.Ele fica falando ao celular e para o carro para falar com outras pessoas.Me ajude pois, se trocar de instrutor farei aula só em janeiro ou fevereiro.Já ouvi as mesmas reclamações sobre ele,mas infelizmente a auto escola não fez nada.

    • Instrutor Fabiano
      20 de novembro de 2012 às 13:12

      Maysa, se você não está satisfeita com seu instrutor lhe aconselho a trocar de professor, custe o que custar. Não adianta ficar protelando isso.

  4. francelina
    5 de novembro de 2012 às 14:23

    gostei muito guando proucurei ajuda estou na10 aula as vezes esguesso de dar setas e de parar no controle de embreage sera gue posso ter capasida de tirar carteira com 20 aulas obrigado pelas dicas

  5. fabiola
    13 de janeiro de 2012 às 23:45

    nao se preocupe fiz 75 e 8 exame e minha pauta ja venceu fazer de novo nao desista

  6. Maria Francisca Pinto
    7 de setembro de 2011 às 17:04

    Olá. prof Fabiano Gostaria de saaber de vc tem cds sobre aulas de direçao(completo) e o preço. Estou com algumas dificuldades e estou precisando de ajuda. Grata Abço

  7. Jacqueline Nieman
    19 de agosto de 2011 às 19:15

    OLÁ FABIANO, ADORO ESSE ESPAÇO,POIS ESCLAREÇO MINHAS DUVIDAS E CURIOSIDADES A RESPEITO DE REGRAS DE DIREÇÃO.O MEU PROBLEMA É QUE JÁ FIZ 64 AULAS E 2 TENTATIVAS DE PROVAS PRÁTICAS,SEM SUCESSO, NEM CHEGUEI A IR PRA BALIZA;TO PENSANDO EM COMPRAR MAIS 10 AULAS ANTES DE MARCAR NOVAMENTE O EXAME.MAS JÁ TO FICANDO COM VERGONHA DE MEUS FAMILIARES, VIZINHOS E ATE DO MEU INSTRUTOR MESMO,SERÃO 74 AULAS AO TODO (SE EU PASSAR...)OU SERÁ MELHOR MARCAR DIRETO E CONTAR COM O QUE EU JÁ SEI E TAMBÉM COM A SORTE É CLARO! "ABRAÇOS"

  8. ELISANGELA SILVA DIAS
    12 de maio de 2011 às 22:20

    Gostaria de saber se é normal depois que terminar a prova teorica,ficar 3 meses esperando a auto escola ter carro prá começar á pratica,já que a mesma não me informou na matricula,onde resolvo isso,existe alguma forma?...obigado por favor me ajudem como proceder...

  9. Graça
    11 de maio de 2011 às 20:51

    Olá Fabiano!
    sou do RJ e, como muitos aqui, andava atrás de dicas para quem está aprendendo a dirigir e me deparei com seu site. Que bom! fiquie mais tranquila sabendo que outras pessoas tem as mesmas dificuldades que eu.Já fiz 13 aulas, só faltam 7 para terminar. ainda não treine a baliza, pois somente nesta última aula que fiz, a 12ª, me senti um puco mais segura na direção. Meu instrutor é bem paciente, mas quando erro ele briga comigo, mas sei que não é por mau. Achava que só eu tinha esse problema da noção de espaço, mas que bom!!! não sou a única!Nas curvas também tenho a impressão que vou bater com o carro, me dá uma aflição... amnhã farei minha primeira aula noturna, aqui no Rio incluir no pacote 20% de aulas noturnas, não sei se em outros estados também é assim. Acho que vou precisar de pelo menos mais 10 aulas para me sentir pronta não só para a prova, mas para encarar o trânsito. Um abraço instrutor Fabiano e obrigasa pelas valiosíssimas dicas. Ah, ia me esquecendo, uma amiga me disse que existe uma fórmula matemática para se fazer uma baliza sem erros, isso é verdade?

  10. dalva
    5 de fevereiro de 2011 às 20:27

    Como faço para ter noção de espaço.
    Tenho a impreção sempre que o carro vai pegar no meio fio

  11. Regina
    28 de dezembro de 2010 às 17:46

    Cleby, fiquei feliz por saber que passou.
    Este site é ótimo, pois o Fabiano é uma pessoa generosa e paciente.Também ajuda a nos animar porque descobrimos que não somos as únicas pessoas com problemas. Acabei de mudar de auto-escola (era bem desorganizada e cheguei a levar 3 meses para fazer 15 tempos de aula) e agora já marquei novos treinos. Minha dificuldade é não deixar o carro "morrer" e também a noção de espaço.Espero no futuro poder dizer que também fui aprovada.

  12. lucia
    20 de novembro de 2010 às 22:01

    Olá Fabiano boa noite, parabéns por este site q está tirando mtas duvidas e ajudando a muitos ingressantes na direção.Nunca tinha pegado em carro aagora estou na quarta aula prática confesso que tenho encontrado dificuldades no volante na hora de virar e não tenho noção de espaço. Penso que as vezes o carro ta mto perto da lateral de outro e meu instrutor me reclama disto e nas curvas fechadas não estou conseguindo girar rápido o volante o que devo fazer????Pois quero mto passar na prova e não repetir.....moro em são paulo-capital.

  13. cleby
    23 de outubro de 2010 às 23:39

    Fiz minha prova prática recentemente,depois de ter feito mais 40 aulas,graças a Deus fui aprovada, já estava ficando desanimada , pois meu instrutor sempre dizia que era muito insegura e esquecida, que era por isso que eu cometia tantos erros.
    Não desista, mesmo que muitos não acreditem em você, tenha fé e treine muito que você perceberá que dirigir não é tão complicado como você achava no começo.

  14. Cleby
    30 de setembro de 2010 às 13:55

    Gente, to ficando preocupada, já peguei 30 aulas e meu instrutor disse que não estou pronta para o teste pratico, nem durmo mais direito de tanta aflição.
    Não sei mais o que fazer.

  15. Deise
    20 de julho de 2010 às 22:11

    Nunca freio direito ao passar uma lombada o que fazer

  16. NIVIA F.G
    11 de julho de 2010 às 0:55

    ola, parabéns, pela sua atitude, em ajudar varias pessoas, que Jesus continui iluminando você, estou na minha 9 aula, e tenho varias dificuldades, pois nunca tinha pego em um carro antes, tenho dificuldades com volante, na hora de virar e desvirar rapido, preciso de um conselho seu, o instrutor outro dia, me colocou pela 1ºvez para passar em um sinal, e eu deixei o carro morrer ele, ficou bravo não me ajudou, e disse que eu tinha que me virar, outro dia me disse que eu não tenho controle do carro, e que se eu quisser poço trocar de instrutor, o que devo fazer já estou ficando com trauma, eu fui boba fis um pacote na auto escola de 30aulas, e agora o que faço? Morro em bh, vc conhece alguma auto escola c/ instrutor bom?

  17. claudia de souza
    27 de junho de 2010 às 14:19

    estou começando as minhas aula praticas eu queria saber mais sobre regras de preferençia claudia obrigada.
    .

    • Instrutor Fabiano
      27 de junho de 2010 às 23:03

      Estarei preparando materiais sobre a preferência.

  18. Julia
    26 de junho de 2010 às 18:23

    é preciso reduzir a marcha pra fazer curvas ? eu apenas freio o carro e continuo depois normalmente com a 3 marcha... perde pontos?

    • Instrutor Fabiano
      27 de junho de 2010 às 23:06

      Isso Depende. Se for uma curva fechada, você terá que reduzir a velocidade. Teoricamente, a marcha deverá ser reduzida. Se a curva for aberta, dependendo do caso, você pode continuar de 3ª marcha, mesmo reduzindo a velocidade. Se for nessa situação não perde ponto.

  19. LUCIANA
    26 de junho de 2010 às 15:03

    Ola Fabiano, estou aprendendo muito com suas dicas continue assim, nos tranquilizando e nos ajudando.

    obrigada Luciana - Araucaria/Pr

    • Instrutor Fabiano
      27 de junho de 2010 às 23:10

      ok Luciana! Obrigado.

  20. Everton
    22 de junho de 2010 às 14:01

    Olá Instrutor Fabiano. Acabei descobrindo este seu site por acaso porque estou buscando dicas de direção (também estou na auto escola e prestes a fazer a prova do Detran). Vejo que este site é muito útil e já vi nele dicas que irão me ajudar ao longo das aulas que restam.
    Acabei de esclarecer algumas dúvidas aqui e recomendarei seu site para meus amigos. Abraços!

  21. josy manetta
    5 de junho de 2010 às 21:25

    estou adorando tudo isto mas por favor me ajude eu estou indo muito mal nas aulas praticas já estou na sexta aula e nada de aprender meu estrutor me falou que eu estou muito mal fiquei muito chateada com ele.pois sei que estou mal mas a obrigação dele é me ajudar ñ é.me ajuda me dá alguma dica.bjs adoro esses comentarios está me ajudando muito.

  22. Michely
    1 de junho de 2010 às 14:03

    Muito obrigada pela força!

  23. Michely
    31 de maio de 2010 às 14:18

    Outra coisa q esqueci,a marcha ré do carro do meu instrutor é daquelas q vc levanta e puxa pra trás ( desculpa, nome me fugiu da mente ) eu acho muito difícil e muito dura, tem alguma dica pra fazer ficar mais suave a troca de marcha?

  24. Michely
    31 de maio de 2010 às 14:14

    Olá Fabiano.
    Aprecio muito a sua iniciativa em ajudar pessoas que estão nesse processo que muitas vezes é estressante.
    Digo isso por q no meu caso, minha pauta venceu e estou fazendo tudo de novo. Estudei sozinha pra fazer a prova teórica.
    Já estou na minha 6ª aula de direção e um pouco desanimada, pois muitas vezes esqueço as regras de preferência e circulação e tenho uma péssima noção de distância. O retrovisor está quase batendo no carro ao lado e pra mim nada está acontecendo, eu simplesmente não acho q esteja tão perto. E se vem um outro veículo, principalmente os de grande porte – ônibus e etc – no sentido contrário eu acho q dá pra ir, mas simplesmente não tem espaço e meu instrutor freia pra mim. Eu fico muitas vezes sem reação em muitas situações e em cruzamentos não sei parar sem dar freada brusca quando vem um carro ... e volta de novo as minhas dúvidas nas regras de preferência, pois nem sempre eu devo parar.
    Eu já fiz dois exames antes da minha pauta vencer e fiquei tão nervosa em parte com a grosseria dos examinadores que simplesmente paralisei e não consegui fazer nada no exame, mal saí do lugar.
    Me ajude.. eu um dia conseguirei tirar essa carteira??

    • Instrutor Fabiano
      1 de junho de 2010 às 7:15

      Fique tranquila. É assim mesmo. Todo mundo que está aprendendo passa por alguma dificuldade. A sua, pelo que vi, é a noção de espaço. A dica que lhe dou é quando estiver chegando em uma área com pouco espaço, diminua a velocidade com antecedência e vá devagar. Você vai ver que sua percepção do espaço ficará mais evidente. Abraços.

  25. Marilei
    1 de maio de 2010 às 17:28

    Ola instrutor Fabiano
    tenho muita dificuldade em arrancar o carro em aclive!
    Ja li e vi o teu video, mas ainda não consegui assimilar direito isso de "controle de embreagem". Ainda estou fazendo aulas práticas, mas quando tenho que tirar o carro do estacionamento em aclive,é um horror!!
    Por favor me ajude!!
    Marilei

  26. Ana Cristina
    23 de abril de 2010 às 8:00

    Bom dia Fabiano, obrigado por me responder que deus te abençoe.
    Vc ajuda muito com suas orientaçoes nao vou desaminar vou fazer mais aulas e pedir a deus tranquilidade.Valeu mesmo sua orientaçao estou falando pra todo mundo que eu conheço sobre seu site. um abraço e fica com deus.

  27. A na Cristina
    22 de abril de 2010 às 9:53

    Olá professor Fabiano primeiro quero agradecer por ter respondido minha pergunta anterior.
    sou de goiania, e semana passada estava fazendo aula um caminhao bateu na traseira do carro da auto escola eu estava fazendo uma rotatoria e tive que parar porque estava vindo um carro com muita velocidade, quando estava iniciando a saida o caminhao pegou nossa traseira.Fiquei muito assustada e sem graça pois nao sabia se culpa era mnha ou do caminhao
    e agora estou desanimada de pegar aula com o mesmo instrutor de novo.
    gostaria que vc me desse alguma opiniao.

    • Instrutor Fabiano
      22 de abril de 2010 às 15:22

      A culpa não é sua e nem do seu instrutor. A culpa é do motorista do caminhão que não deu a distância de segurança, entendeu? Já bateram 4 vezes na traseira do meu carro. Isso é normal do motorista que não se preocupa com a distância de segurança. Não desanime e nem troque de instrutor por causa disso.

Deixe o seu comentário