Por que o carro dá um tranco ao passar para a terceira marcha? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Por que o carro dá um tranco ao passar para a terceira marcha?

Aprender a Dirigir | Por: | 9 mai 2011 | 5 Comentários

A questão é a seguinte, últimamente não estou conseguindo passar a 3° marcha no meu carro. Só tirei minha habilitação a pouco tempo e estou enfrentando algumas dificuldade quanto as marchas. Não sei se estou passando marcha errada mais quando passo meu carro da um forte tranco. O que pode ser?

Fabiane - Santa Rita / MG

Olá Fabiane, tudo bem? Obrigado por sua participação no Eu Quero Dirigir! Vou tentar lhe explicar o que está lhe acontencendo e dar algumas dicas, ok?

O que está ocorrendo é algo muito comum com quem está no começo da vida no trânsito. Eu mesmo já passei por isso muitas vezes. Esse tranco é na verdade a primeira marcha. Quando você vai colocar a terceira, você provavelmente passa a marcha com um pouco de força e aí ela cai na primeira e ao soltar a embreagem o carro dá um tremendo solavanco.

Bom, o que você pode fazer? Primeiro, tente passar para a primeira sem forçar o câmbio. Quando estiver na segunda, apenas empurre o câmbio levemente para a frente que cairá na terceira. Tente fazer isso algumas vezes até adquirir confiança.

Outra coisa que muita gente NÃO faz,  logo depois de tirar a carteira, é fazer mais algumas aulas com o seu instrutor. Fazendo assim, você corrige esse e outros erros mais comuns.

É bem por aí.

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano.


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Renata
    13 de maio de 2011 às 8:59

    isto tambem acontecia comigo,e era sempre na mesma rua,a 3° marcha não entrava e o carro dava arranco achei que era problema no carro,até que um dia com o carro parado passei a marcha varias vezes e descobrir que ao passar a marcha rapido ela voltava p 1° ,agora jogo no ponto morto e p 3°ai fica certinho.

  2. wera
    19 de junho de 2011 às 13:23

    instrutor fabiano eu tenho pouco tempo d habilitaçao e o q devo fazer p ultrapassar com segurança

  3. Paty
    27 de outubro de 2011 às 13:12

    Tirei a carteira faz um mes, tenho um celta, mas ainda tenho medo de engatar a 4ª marcha, a 5ª entao, nunca engatei. O q

  4. Paty
    27 de outubro de 2011 às 13:14

    O que faço pra perder o medo, pois preciso passar pela BR pra poder trabalhar de carro... e BR em 3ª marcha nao da né?!

  5. Daniel
    12 de novembro de 2011 às 13:54

    Nossa! É exatamente isso! Essa TAL baita freada inesperada que tem acontecido várias vezes comigo TAMBÉM. Sou recém habilitado e faz 4 dias que estou dirigindo sozinho pela cidade de São Paulo (me sinto num mundo totalmente desconhecido qdo to no trânsito) e qdo acontece esse tranco, tenho a sensação que vão bater na minha traseira! Horrível!
    Antes de ler esses esclarecimentos, não pensei nem em procurar novamente meu ex-instrutor de auto-escola para me queixar. Iria ligar logo na concessionária onde tinha acabado de tirar meu carro e reclamar que o problema estava no câmbio e que o carro precisaria de um conserto.
    MAS, agora, notei que não é esse o problema.
    Blz Fabiano, vou atrás de meu instrutor, contar essa minha dúvida para ele, e treinar com ele do meu lado, assim acho que pegarei confiança. Abraço.

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações