POLÊMICA: Porque Autoescolas NÃO PREPARAM Novos Motoristas Para Dirigir? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

POLÊMICA: Porque Autoescolas NÃO PREPARAM Novos Motoristas Para Dirigir?

Coragem para Dirigir | Por: | 3 Comentários

Porque não aprendemos a dirigir na autoescola

Se você realmente quer PASSAR NA PROVA DO DETRAN, faça agora um teste especial online. [FAZER O TESTE].

Porque Autoescolas Não Prepara Novos Motoristas Para Dirigir?

Olá, tudo bem? Confesso que relutei muito para escrever sobre esse assunto pois sei que vou mexer na ferida do sistema de ensino de auto-escolas. Não é nada pessoal. Muito pelo contrário. Eu tenho um carinho muito grande por todos os profissionais da área e eles não tem nenhuma culpa por não preparar novos motoristas para dirigir.

Ao trabalhar durante quase 10 anos lecionando para futuros motoristas concluí que auto-escolas preparam as pessoas para a prova do DETRAN,  e não necessariamente para dirigir no dia a dia.

Porque Isso Acontece?

Isso ocorre porque as auto-escolas recebem um cronograma de aulas estipuladas pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Este cronograma determina a quantidade de aulas mínimas que cada pessoa deve fazer.

Não concordo com isso porque acredito que cada aluno tem o seu perfil e isso precisa ser levado em conta. Não é surpresa o Brasil ser um dos campeões de acidentes de trânsito. Sem falar que muitas pessoas não tem coragem de dirigir mesmo depois de habilitadas. Diante disso é fácil chegar a um diagnóstico que os motoristas não estão sendo preparados da maneira correta.

E Quais São As Sugestões Para Resolver Esse Problema?

Temos que considerar o ser motorista como uma profissão como qualquer outra. Em todas as profissões o futuro profissional passa por um período de estágio para só depois poder exercer sua função. O estágio dá mais segurança para o profissional fazer suas atribuições e sem isso certamente o levaria a não ter coragem para realizar suas tarefas.

Imagine um médico que depois de formado, sem passar por um estágio, já lhe é atribuído uma cirurgia de risco de um paciente que está a beira da morte. Com toda certeza esse médico não teria coragem de operar o paciente e isso é compreensível. Da mesma forma novos motoristas são formados sem necessariamente ter um tempo de estágio e acompanhamento. Isso com certeza contribui para a insegurança na hora de dirigir e também com o aumento de acidentes.

Conclusão

Autoescolas não preparam motoristas. Elas preparam alunos para uma prova e ponto. Não há hoje nenhum incentivo do governo para ajudar pessoas a dirigir com coragem pois elas não recebem formação para isso. Somente recebem um preparo para uma avaliação e nada mais.

Se você quer aprender a dirigir com coragem você precisa de acompanhamento como um profissional  de qualquer outra área. Te garanto que se tiver esse tipo de acompanhamento você irá dirigir com mais confiança e coragem.

Só assim poderemos fazer do Brasil o país com o melhor trânsito do mundo.

Um grande abraço.

Fabiano Silva

Personal Driver

Se você gostou desse artigo e quer PASSAR NA PROVA DO DETRAN, clique aqui e faça um teste especial online.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


  1. Jonas
    8 de junho de 2015 às 0:16

    Grande verdade pois tirei minha carteira mas não tenho coragem de dirigir

  2. Patricia
    1 de junho de 2015 às 22:04

    Concordo plenamente com vc as autoescola só querem que vc passe na prova, o resto não importa se vc tem medo, ou se está apavorado.
    Temos que aprender na marra para eles não importa. só queremos um pouco de
    atenção e confiança.

  3. camila rodrigues
    24 de abril de 2015 às 0:56

    Isso é verdade. Meu professor teórico disse exatamente a mesma coisa a turma.

Deixe o seu comentário