Perder o medo de dirigir.

Melhores cumprimentos;

Chamo-me Kiako sou de Angola /Luanda. Adorei o vosso site, pois estou aprendendo bastante com os videos Instrutor Fabiano tenho imensas duvidas aqui vai: Tenho carta de condução a um ano mas só comecei a conduzir no mes de Outubro de 2009 a minha dificuldade é que não consigo dirigir sozinha sem a companhia do meu marido isto é por medo. Como faço para perder este medo? Tenho dificuldades em olhar nos retrovissores. Tenho problemas em acionar a 3ª mudança só ando com a 1º e  2º o que devo fazer para melhorar, tenho dificuldades em estacionar porque o meu carro é Carina E e acho ele muito comprido. Me ajude por favor Obrigado.

Kiaku – Angola

Olá Kiaku! Como vai você?

Fico extremamente realizado pois tenho visto que este trabalho tem alcançado vários países de língua portuguesa, como Angola. Isso me motiva muito a continuar trabalhando  para ajudar a aqueles que estão aprendendo a dirigir.

Pelo que entendi, o que mais lhe atrapalha é o medo e a ansiedade. Esses sentimentos  atrapalham o motorista em vários aspectos como concentração, atenção, observação, etc.

O que você precisa fazer é praticar. Como? Comece fazendo pequenas distâncias, como ir  na padaria, no supermercado ou até mesmo dar uma voltinha perto de casa. Aos poucos você verá que irá se soltar e quando menos esperar já estará dirigindo com mais confiança.

Uma coisa que você pode fazer também é pegar umas aulas com um instrutor em seu país. Um instrutor é uma pessoa ideal para lhe levar em situações mais complexas do trânsito. Com certeza isso lhe ajudará bastante.

No mais é como lhe disse. Pratique bastante. O tempo será seu amigo. Continue vendo as novidades dos site.

Espero ter lhe ajudado.

Aproveito para deixar um abraço para você e todos os angolanos,

Instrutor Fabiano.

Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

30 Comments

  • anna paula aranda

    Reply Reply 23 de dezembro de 2009

    passei no exame de direção do detran, com um carro 1.0, só que o do meu marido é um idea 1.4, acho ele muito potente e fico com medo de dirigir, quero ser independente nesse processo, investi muito tempo e dinheiro para aprender a dirigir. como consegui controlar um carro tão diferente do que aprendi na auto escola. obrigado , anna paula.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 24 de dezembro de 2009

      Anna Paula, você tem que praticar. Comece com pequenas distâncias próximo de sua residência. Ande com seu marido do lado ou contrate um instrutor para lhe dar aula no seu próprio carro. Um abraço. Instrutor Fabiano

  • Roberth Carvalho

    Reply Reply 12 de janeiro de 2010

    Olá Fabiano tudu bem?

    Eu so candidato a CNH mas não consigo passar no exame por que não acerto a baliza!! Ja fui reprovado duas vezes é meu proximo exame é sexta agora ( 15/01/2010). Eu tenhu muiita dificuldade pra exacuta a manobra! Eu andei olhando um video seu nu you tube vc esplicando como se faz baliza e vc diz nu video que si pegar o sinal do vidro raseiro comu referencia em ciam du meiu fui e jogar a direção toda pra minha direita eu vo executa a manobra com perfeição funciona mesmo? Pq meu unico problema esta sendo pq tenhu pouca noção de espaço e só dirijo a 4 meses! Será q vc pode me ajudar?

    Grande abraço….

    Roberth Carvalho

  • analice custodio

    Reply Reply 27 de janeiro de 2010

    estou com a provisoria desde 2009 comprei um fusca e mandei pintar ele de rosa equipei do mei jeito mais ate hoje não consigo sair com ele por medo de cometer erros e perder minha carteira e so consigo andar com ele na 2 macha fico endignada quando tenho que sair e pressiso pegar onibus e deixa-lo na garagem as vezes me arrependo de ter comprado por eu ter aprendido a dirigir em um fat uno tem diferencia de um carro e outro.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 28 de janeiro de 2010

      Olá Analice. Você precisa praticar. Se não tem segurança para andar no seu carro, peça ao seu antigo instrutor para lhe dar algumas aulas de reforço. Isso lhe ajudará a lhe dar mais confiança. Um abraço. Instrutor Fabiano.

  • Valdenice

    Reply Reply 5 de fevereiro de 2010

    Gostei da sua dica pretendo praticar. um abraço.

  • Luciene

    Reply Reply 14 de fevereiro de 2010

    Olá instrutor Fabiano e todos os companheiros de “batalha”rsrsr. Encontrei este site em dezembro d 2009, qd recebi minha permissão e compreendi q nao estou totalmente preparada p/ enfrentar o transito caotico da minha cidade. Já se passaram 2 meses e ainda não saio no carro com segurança. Ao ler o depoimento acma, da Analice, achei q as palavras podiam ser minhas… O site tem mtas dicas úteis e reúne pessoas q passam pelo mesmo problema. Espero daqui a alguns meses dar novo depoimento agradecendo a todos por ter vencido o q para mim, no momento, parece uma barreira intransponível. Que a força esteja conosco!

  • Maria do Carmo

    Reply Reply 15 de fevereiro de 2010

    O que devo fazer para tirar a ansiedade e o nervosismo no dia anterior e no dia do exame ?

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 16 de fevereiro de 2010

      Olá Maria do Carmo,
      Você deve focar o que você aprendeu e não o que pode errar no exame.

  • anna paula aranda

    Reply Reply 23 de fevereiro de 2010

    Instrutor Fabiano segui os seu conselhos e comecei a pegar o carro do meu marido em ruas tranquilas e largas aqui no meu bairro, fiz isso durante o periodo de ferias das minhas filhas e agora já estou levando elas para a escola,”eu disse para mim mesma esse carro não vai me dominar eu e que vou dominar ele”. É lógico que eu ainda fico um pouco ansiosa e nervosa mas vou devagar em 3 marcha mas chego ao meu objetivo. Estou aqui tambem para agradecer as suas dicas e incentivo que são valorozas para a ” para a gente que esta começando a dirigir” obrigada pela a sua ajuda ,você tem o dom de ensinar a distancia , Que Deus te ilumine sempre obrigada . Anna Paula.

  • Vera regina

    Reply Reply 15 de maio de 2010

    Já tenho carteira há 25 anos.Nunca renovei,Eu me saia muito bem drigindo, tendo algumas dificuldades como todo iniciante, porém bateram em meu carro, minhas filhas estavam no banco de trás e vieram parar na frente.Eu estava descendo uma ladeira e na hora fiquei nervosa e a única coisa que fiz foi desligar o carro, achando que assim ele iria parar.Me apavorei.Meu marido me desestimulou muito, disse que eu era burra demais,e me colocou muito medo.Cada vez que eu tentava dirigir novamente minhas pernas tremiam tanto que meu joelho quase batia no queixo..Bem já se passaram muitos anos.Eu preciso obter essa independência e provar a mim mesma que sou capaz.Ainda tenho muito medo ,do que possa ocorrer, mas sei que preciso vencer isso.Mas depois de tanto tempo,com o transito bem diferente do que era e muitas mudanças na lei, o que devo fazer?Minha carteira ainda é válida?Terei que prestar outra vez exame de trânsito????? Desde já sou grata.Vera.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 18 de maio de 2010

      Sua carteira ainda é válida sim! Talvez o que precisa ser feito é você procurar uma auto escola e realizar a renovação da habilitação. Para perder o medo, lhe aconselho a fazer algumas aulas de direção para relembrar alguns conceitos.

      abraços

  • sheila

    Reply Reply 23 de maio de 2010

    Ola, tirei minha carteira em agosto do ano passado como presente do meu marido, acontece que não consegui pegar o carro aqui nenhuma vez, acho o transito daqui louco e morro de medo, preciso de ajuda pois ele fica falando que tirei a carteira e gastou um dinheirão pra eu nem tentar pegar no carro, mais não sei o que fazer, pois so de me imaginar num volante me da tremedeira, suor frio, medo muito medo meu coração dispara. Por favor me ajude. Obrigado.

  • anna paula aranda

    Reply Reply 24 de maio de 2010

    Sempre que possivel eu entro no seu site instrutor fabiano, gostaria de informar a todas as pessoas que estão com dificuldades para diriguir principalmente a Vera Regina, acho que você deve pegar seu carro em dias de domingo, feriados e fazer trajetos bem simples como ir na esquina e voltar. Quando eu começei a pegar o carro para levar minhas filhas no colegio dava um medÃO tremendo, com medo de tudo isso que aconteceu e pode acontecer com qualquer uma de nós. Nao desamine nunca, começe tudo novamente e devagar sem querer provar nada para ninguem somente para voce mesma que eu consigo . um beijão Vera Regina.

  • Jacqueline

    Reply Reply 22 de junho de 2010

    Eu tirei a minha cateirade motorista a 3 anos, comecei a pegar o carro a quatro dias deixei morrer no primeiro dia, quase nao sair do lugar de tanto nervoso,por enquato so ando perto de casa, mais vendo as dicas deste site mim ajudou bastante, com certeza vou ter mais confiança em mim mesma, e não vou desisti

    obrigada

  • Mario yoshinaga

    Reply Reply 2 de julho de 2010

    Recentimente eu voltei do japao,naquele pais os volante e do lado direito,a educacao de transito e muito respeitado e obedecido,as sinalizacao e bem visual dificilmente o condutor do veiculo erra as auto escola sao bem rigoroso, e os exames e como vestibular,quem passa e muito festejado, quem dirige naquele pais ,os motorista tem diciplina,educacao e obediente quando e dirigido, pois bem, quando voltei para o brasil, as coisas sao bem diferente,tive uma imensa dificuldade de dirigir, o desespeito e muito grande,ao contrario do pais que retornei,outro dia,estava dirigindo na casa do amigo meu,entrou um carro na contra mao e o pior ele achou ruim buzinando como ele estivese com toda razao do mundo fiquei indignado,o brasil e um pais tem muito a melhorar principalmente na educacao qualquer discursao e motivo de briga ou ate levar a morte,por essa razao vivo com medo de dirigir nas estrada brasileira,hoje vivo andando a pe ou de trem o carro vive guardado na garage.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 5 de julho de 2010

      Infelizmente esta é a nossa realidade. Mas eu creio que isso vai mudar com os novos motoristas.

  • sandra cubatão

    Reply Reply 7 de julho de 2010

    tenho medode tudo sei o que um iniciante sabe mas morro de medo me ajude

  • Cleby

    Reply Reply 13 de outubro de 2010

    Oi, Sandra

    Também estou fazendo aula, e percebi que seus medos também são os meus,até pouco tempo atras eu tinha tanto medo de dirigir,medo de tudo(de bater, de atropelar alguém ,de perder o controle do veículo)eu sempre ficava muito tensa e isso estava interferindo na minha aprendizagem, por causa disso , eu nem se quer passava de 20 km h , com o tempo fui perdendo o medo e agora já me sinto mais segura.

  • Jacilene

    Reply Reply 19 de outubro de 2010

    Olá Professor Fabiano, descobri o seu site e adorei,tirei minha carta nô mês de julho,mas ainda não estou pegando no meu carro sozinha,por falta de segurança,estou tendo aula com meu instrutor e ele fala que sei dirigir,mas o medo toma conta de mim,estou na 10 aula,só agora estou sentindo mais segurança.Tenho mais insegurança nas curvas de ruas,a minha cidade é no interior de Pernambuco,com mais ou menos 80 mil habitantes, mais tem muito carro.Ainda não andei sozinha nem perto da minha casa,tem subida e descida. Mas com fé em Deus eu vou dirigir o meu carro. O meu carro é um celta.Que conselho você mim daria.

  • cleby

    Reply Reply 23 de outubro de 2010

    Gente, não foi fácil, mas passei na prova prática,eu me sentia muito insegura nas aulas e tinha medo de tudo, só depois de muitas aulas é que fui percebendo que não havia motivos para eu sentir medo, percebi que era psicológico, to feliz da vida, esperando minha carteira de motorista chegar.
    Não desistam, dirigir não é tão difícil assim, tenham fé e esperança que mais cedo ou mais tarde, tudo vai dar certo, eu sou um exemplo disso.

  • Leila

    Reply Reply 3 de novembro de 2010

    Olá Fabiano ,tudo bem?
    Adorei o seu site ,tem me ajudado bastante ,minha dificuldade é essa dou seta mais nem sempre eu olho ,não sei se é nervosismo ,minha instrutora sempre me chama atenção dizendo q esqueci,o q fazer para não esquece-la? ja estou me preparando para meu 4 exame ,não foi por isso q fiquei reprovada pois ainda não consegui sair da baliza ,tenho aprendido com meus próprios erros,apesar de ter sido reprovada na baliza ,minha grande preocupação é na hora do percurso de dar seta e não olhar!
    Um grande abraço

  • Elaine

    Reply Reply 4 de novembro de 2010

    Oi Fabiano quero parabenizar pelo site.Quero por experiencia propria que digo a vc tinha tirado carteira ha 4 anos e parei de dirigir por muitos motivos mas o que me mais eu tinha era medo mesmo.E assim agora tomei coragem fiz mais dez aulas fui para o transito pesado para me familiarizar.E gracas a Deus hoje estou dirigindo e espero agora poder dizer :Hoje sou uma motorista !

  • Eliana

    Reply Reply 9 de fevereiro de 2011

    Caro Senhor Fabiano,

    sou Eliana, vivo em luanda(Angola), stava mesmo procurando aulas pela net e cai nessa vi tantos comentários gostei tanto mas a minha qstão é o seguinte: ja me inscrevi na escola de condução mas tenho tempo de ir a escola p’ra ter aulas teoricas e pedi p’ra fazer só praticas e as teorias vou lendo em casa. será q só com as praticas vou conseguir enfrentar o transito? por favor dê-me uma ideia como posso fazer. Que Deus te Abençoe!

  • Josi

    Reply Reply 19 de abril de 2011

    Olá,Quantas aulas são necessaria para comesar a acertar a baliza ?
    eu fiz praticamente uma e meia, pois o meu intrutor me passou a baliza na 16 aula,ele disse que não me passou antes por que tive dificuldade, só não entendi muito ele ,por que ele me elôgiava e dizia que a aula tinha rendido..??
    Agora estou mais anciosa que o normal, pois sei que estou atrazada, e o pior vou ter que trocar de instrutor…AIAIA.
    Conclusão, não consegui relaizar a baliza sozinha ainda!!!

  • ROMILDA

    Reply Reply 9 de setembro de 2011

    OLA FABIANO SEU SITE ME AJUDOU MUITO CONSIGUI PASSAR NO EXAME DO DETRAN MAIS TENHO MEDO DE DIRIGIR NAO CONSIGO PASSAR AS MARCHAS RAPIDO NAO DIRIJO ACHO Q VOU ATRAPALHAR O TRANSITO POIS DEMORO PARA FAZER AS MANOBRAS NECESSARIAS TENHO MEDO DO CARRO VOLTAR MORRER TO EM PANICO… SERA Q NAO VOU CONSEGUIR DIRIGIR? …

  • Priscilla

    Reply Reply 27 de novembro de 2011

    Olá, instrutor Fabiano. Achei seu site muito bom pra todos nós que estamos querendo começar a dirigir. Amanhã faço o meu 3o treino, mas tenho andado tão tensa que tenho sentido muitas dores no corpo… No primeiro dia quase morri de tanta dor(no ombro, no braço, na lombar, na perna direita e até no pé!)… Só em pensar que vou pra aula já começa a me doer todo o lado direito do corpo( dor que sinto sempre em situações de extrema tensão). Ah, um a dúvida que gostaria de tirar: o meu instrutor diz que estou com a mão muito pesada no volante, que deixo o volante “duro” e, por mais que ele explique o que isso significa, ainda não entendi. Pode me ajudar?…

  • Estela Santos

    Reply Reply 18 de novembro de 2012

    Olá, Fabiano.
    Sou candidata e quero muito dirigir o meu “BB 207″ rsrsr, comprei tem 1 ano e este é o tempo que tento tirar a minha carta por enrolação da auto escola mesmo! Tenho dificuldade em sair com o carro na subida, aff tenho a impressão que ele me odeia. Sem contar que faltam 9 aulas e nem fiz qualquer manobra de ré ou balisa. Vi algumas dicas no seu site e tentei ajuda do meu esposo que falta me matar quando estou no volante….uma vez fiquei tão desesperada por tantos gritos e chingamentos que soltei o volante e levantei os pés…isto por que eu estava a 30 km por hr em uma rua sem saida! Preciso de ajuda, me passa alguns links de videos de balisa e saida na subida!? Obrigada

Leave A Response

* Denotes Required Field