Parei no pico do morro em um semáforo. E agora? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Parei no pico do morro em um semáforo. E agora?

Aprender a Dirigir | Por: | 10 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Ola Instrutor, tirei carta a um mês e meio, e estou com uma dificuldade. Em semáforos não consigo sair com o carro. Ontem estava em uma avenida a noite e cheguei no farol, mudei pra 1° marcha e nao consegui sair. Acelerava muito mais nao saia, os carros atrás buzinavam e meu namorado até perdeu a paciência e me fez sair do comando do volante, sempre tive problemas mais ontem creio que me deixou um pouco traumatizada, pode me dar algumas dicas? Obrigada.

Lillian - Santo André / SP

Olá Lillian! Tudo bem? Antes, como sempre faço, quero mandar um abraços para todos de São Paulo, especialmente para a cidade de Santo André! É muito bom ver os paulistas presentes aqui no blog.

Sobre a sua dúvida, vou lhe dizer o seguinte: Calma! Você tirou carteira recentemente  e é normal passar uns apertos no começo. Com certeza situações como a vivida por você causa um certo medo mas quero lhe incentivar a não desistir. Vou lhe dar algumas dicas e tentar lhe ajudar.

No começo, logo após a conquista da carteira, acho interessante você dirigir em local com menos trânsito. Aí muita gente pode dizer: "Mas pra que serve tirar carteira de motorista? Não é para dirigir em qualquer lugar?" A resposta é sim. É para dirigir em qualquer lugar mas no ínicio não temos muita experiência para lhe dar com o trânsito e os demais motoristas estressados. É importante treinar com tranquilidade e ir para o trânsito aos poucos.

É legal sempre sair com alguém mais vivido no volante. Mas é importante que esta pessoa seja paciente para lhe ajudar em momentos delicados como o vivido por você. Nâo fique brava com o seu namorado, pois a reação dele é normal para quem não é um instrutor. Quando sair com ele, vá para lugares onde o trânsito é mais tranquilo até ganhar confiança.

Mas quando acontecer de você parar no sinal e tiver que sair quando o sinal abrir, faça o seguinte: Com a primeira marcha engatada, vá soltando a embreagem devagar até sentir o carro começar a trepidar um pouco mais. Mantenha o pé direito no freio e ao perceber a trepidação pare de soltar a embreagem e matenha-o parado na posição em que se encontra. Solte o freio devagar e veja se o carro fica parado. Se descer, pise no freio de novo solte a embreagem um pouco mais mas não muito. Agora para novamente o pé da embreagem nesta posição e solte o freio devagar. O carro deverá ficar parado, sem descer. Se isso acontecer, acelere um pouco e em seguida solte a embreagem devagar que o carro começará a subir tranquilamente.

Tente fazer isso em um aclive leve e quando pegar o jeito passe para um mais acentuado.

É por aí.

abraços.

Instrutor Fabiano.

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. F.
    26 de outubro de 2012 às 16:35

    Tenho carteira há 5 meses, e morro de medo de ladeiras, a sorte é que na minha cidade não tem muitas, mas as que tem são terríveis. E as aulas de direção sempre são em lugares que o declive não é acentuado, aí é até fácil. Não costumo me apavorar, e tenho bom controle de embreagem, e se ocorrer do carro apagar, ligo tranquilamente e saio, mas uns dias atrás peguei meu marido no trabalho e ele quis que levasse para comprar um lanche, o caminho era novo pra mim, e numa das piores ladeiras da cidade, e com um sinal bem no meio. E tive o azar do sinal fechar, não deu passar. Quando parei o carro tentei controlar a embreagem, mas não teve jeito, o carro apagou, liguei e de novo deixei apagar. Sinal abriu, vários carros buzinando, meu marido buzinando no meu ouvido (e tentando ajudar com o freio de mão), uma mega caminhonete de mais de 100 mil atras de mim, não consegui sair, sinal fechou. Na confusão, tive que descer do carro e dar a direção pro meu marido. A sensação é de incompetência, fracasso. Foi terrível! Mas o jeito será treinar pois não vou largar de dirigir por conta desse episódio, apenas não tenho muita experiência.

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:51

      Olá F. O segredo é não desistir. Continue em sua jornada pois certamente você irá alcançar o seu objetivo.

  2. elza freitas de souza
    14 de fevereiro de 2012 às 12:11

    Oi Fabiano,em primeiro lugar agradeço a Deus por encontra-lo,e em segundo,te agradeço por nos ajudar a perdermos o medo de dirigir.Mais gostaria de saber,o que faço antes de ir para aula?pois quando entro no carro, começo a suar como se fosse um chafariz, e isso me tira toda concentração, ja estou na minha décima segunda aula e ainda não consigo parar o carro sem dar solavancos e isso me deixa envergonhada,e ai suo mais ainda.O que faço?

  3. RIVALDO
    9 de fevereiro de 2012 às 1:24

    OLA FABIANO, EU TENHO UMA DUVIDA...FICAR MUITO TEMPO COM A MEIA ENBREAGEM ACIONADA PREJUDICA ALGUMA COISA NO CARRO? ABRAÇO

  4. anderson
    4 de fevereiro de 2012 às 13:45

    rapaz vc esplicou muito bem eu acabei de passar um aperto parecido e parece q agora eu to até melhor vlw

  5. rosana
    18 de janeiro de 2012 às 10:22

    olá,tenho carta há 5 anos,mas tenho medo de dirigir,medo de acidentes e de bater o carro.meu marido tenta me ajudar,mas o medo é pior.preciso mto dirigir,pois a minha auto-estima está pra baixo,as vezes me julgo até como uma incompetente.

  6. Teunia
    29 de agosto de 2011 às 9:47

    Oi instrutor, parabéns pelo seu blogg e minhas duvidas to tirando aqui. Tenho feito aulas com 3 instrutores diferentes tenho pressa de terminar as aulas e fazer a prova antes de fazer uma cirurgia no qual vou ficar parada um bom tempo. O problema é que to fazendo em dois carros diferente um com direção hidráulica e outro duro pra caramba (no fim da aula meus braços então acabados) vc acha que isso vai me prejudicar muito na hora da prova? um forte abraço e muito obrigada. Teunia

  7. adriana almeida
    30 de junho de 2011 às 12:19

    olá, estou na minha terceira sexta aula de direcao e nao concigo fazer o controle de embreagem de jeito nenhum. meu instrutor fala que tenho dominio sobre o carro;isso é muito importante.

  8. cleia
    15 de junho de 2011 às 1:37

    boa noite, eu terei a minha CHN á 3 anos, só que nunca mas tinha pegado em uma direção,.agora estou começando a dirigir. hoje resolver dar uma volta aqui em meu bairro cheio de buracos e subidas, em uma subida quase ñ conseguia subir o carro desceu eu colocava a 1 macha e o carro só descia ate que consegui subir, a sensação de bater era tão grande, mas do meu lado tinha uma pessoa que me dava coragem e eu consegui. Mas quando eu cheguei em casa foi colocá-lo na garagem ai veio o problema eu em subida e ele sai dando uma encostada na parede coloque o freio de mão e o carro descia coloca em ponto morto e frei de mão e ele descia, o meu marido estressado ficava grito, berrando me chamando de burra e muitos os palavrãos cada vez eu ficava as nervosa eu tentava girar o volante para esquerda p/ tirar da parece e o carro so estancava e descia e ele berrando até que eu sai e ele fez o que eu estava tentando fazer mas com os grito não consegui. O que eu devo fazer nestas situação. Ele só mim coloca para baixa .

    • Marcos
      11 de janeiro de 2012 às 14:15

      Primeiro, antes de pegar no carro novamente, frequente um curso de língua portuguesa. Assim, você aprende a falar e a escrever. Depois que aprender isto, volte para a auot-escola. Como você coseguiu passar? Pagou?

Deixe o seu comentário