O que fazer quando o examinador pressiona o canditado na hora do exame de direção? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

O que fazer quando o examinador pressiona o canditado na hora do exame de direção?

Aprender a Dirigir | Por: | 20 set 2011 | 15 Comentários

Fui reprovada duas vezes no exame de direçao. A primeira foi por descuido meu, já a segunda o examinador me mandava andar rápido quando eu fazia a baliza  e eu fiquei nervosa. Minha perna esquerda tremia e eu nao conseguia me controlar. Quando conclui a baliza e fui fazer as outras coisas que ele mandava deixei o carro apagar por duas vezes. Me apavorei demais. Tenho medo da próxima pois nao sei qual será o examinador. Queria saber como controlar esse medo pois quero conseguir da proxima.

Fernanda - Itabira / MG

Olá Fernanda, tudo bem? Muito obrigado por sua dúvida enviada. Quero mandar um abraço para todos de Minas Gerais, principalmente para todos de Itabira.

Ser reprovado no exame de direção é muito desagradável, pois a gente cria toda uma expectativa para conseguir a tão sonhada CNH e por um motivo ou outro tudo é perdido em fração de minutos.

Saiba que muitos passam por isso e você não é a única. Então não fique se sentindo incapaz de conseguir sua CNH. Vou lhe dar algumas dicas para lhe ajudar, ok?

Primeiro, examinador do Detran não é um bicho ou um mostro. É um ser humano que avalia outro ser humano. Alguns podem ser sérios demais. Outros podem ter cara feia (Aí não tem muito o que fazer, né). Outros podem ser mais humanos, conversar com o caditado e tudo o mais. Só que você não sabe que tipo de pessoa irá lhe avaliar. Então não fique pensando como será o examinador, se será legal ou não, se é magro ou gordo, alto ou baixo. Isso não vai lhe ajudar em nada no seu exame. O seu foco deve estar no que é cobrado no exame. E o que é cobrado. Tudo o que você aprendeu na auto escola. As manobras, observar retrovisor, desenvolver o veículo, etc. É nisso que deve ficar sua concentração e nada mais. Quando o examinador lhe pedir alguma manobra você estará tão concentrada que realizará a mesma sem problemas. Agora se preocupar com o examinador...

O examinador poderá lhe pressionar lhe mandando ir mais rápido. Isso serve para ver como você reage diante de situações de pressão. No trânsito você estará sob pressão em várias ocasiões. Por isso o examinador pode lhe dar uma "pressãosinha". Dica: Não fique preocupada no que o examinador está lhe falando de negativo. Tenha o foco no que você deve fazer e dará tudo certo.

Vá para o outro exame com esse pensamento. Com certeza será diferente. Aí você volta aqui para nos contar sua vitória.

Abraços,

Instrutor Fabiano

Vamos fazer do Brasil o país com o melhor trânsito do mundo!


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. tatiane
    29 de setembro de 2011 às 10:33

    É mesmo eu também estou no mesmo barco fui reprovada duas vezes , tenho exame marcado agora para o dia 01/10/11 , vou tentar seguir suas dicas , tenho fé que vou conseguir . Só estou com uma duvida ? porque os carros com direção hidraulica tem menos um volta no volante na hora da baliza estou meio confusa ?? rsrs!

  2. Lucas
    16 de outubro de 2011 às 11:10

    Quero aprender a dirigir só que não tenho com quem aprender vejo videos e tudo , to tendo um poco de noção , meu pai não mim ensina o que eu faço ?

  3. Bruna
    29 de outubro de 2011 às 19:59

    É assim mesmo hehhe, o meu examinador tbm fez uma pressãozinha na hora da prova, mas eu não dei bola, só cumpri o que ele falou! mas cuidado pq a gente não pode passar da velocidade permitida. É só se concentrar e mostrar pra ele que você sabe dirigir!!

  4. Elaine
    30 de novembro de 2011 às 8:18

    Amanha é meu exame vou me concentrar nesta dicas obrigado Fabio!

  5. Elisa Almeida
    30 de dezembro de 2011 às 19:08

    vou fazer exame de direção agora em janeiro,estou confiante com fé em Deus eu vou conseguir.

  6. Laila Cristina
    10 de janeiro de 2012 às 16:56

    Eu farei o meu 3° Exame Prático em janeiro e estou com fé que vou passar;gostaria de saber se a baliza termina quando o carro "vai para frente e alinha as rodas dianteiras ou se eu tenho que sair da vaga após e ir até na frente da faixa e voltar de ré e parar a linha "de trás"(NORMALMENTE VERDE)?

  7. Laila Cristina
    26 de fevereiro de 2012 às 20:01

    Já que não houve resposta eu respondo

  8. Laila Cristina
    26 de fevereiro de 2012 às 20:06

    Já que não houve resposta eu respondo que passei no exame citado acima e que é necessário o carro estar no meio da vaga,para ter distância do carros da frente e de trás.
    Mas um vídeo o instrutor narrou que se o carro estiver alinhado na vaga "é só sair",sem ter que alinhar o carro no meio da vaga.

  9. mercedes
    28 de fevereiro de 2012 às 18:49

    já estou décima aula e não consigo aprender eu lembro de tudo mais na hora de fazer me dá um branco me ajude por favor.

  10. mercedes
    28 de fevereiro de 2012 às 18:58

    não estou conseguindo fazer a curva fechada quando estou fazendo a curva da a imprenssão que eu vou relar o pneu na guia ai então em vez de fazer a curva fechada eu faço a curva aberta quando não eu ralo o pneu na calçada ,o que eu faço quanto mais eu erro mais nervosa eu fico.

  11. evelin
    3 de março de 2012 às 15:37

    eu tbm fui reprovada no teste pratico por uma pressão do examinador só q no meu caso ele foi extremamente grosseiro sera q nesse caso eu deveria denuncia-lo ao detran ?

  12. Fabii
    26 de outubro de 2012 às 14:43

    Olá pessoal, fiz minha segunda prova ontem, primeira vez que fui para a parte de rua..
    Então, um avaliador muuuito conversador entrou no meu carro, conversou comigo desde a meia embreagem atéééé voltar pro galpão do detran aqui em Salvador, gente, eu não sei se ele queria me tranquilizar, acredito que sim, mas este cara conversava, eu dei sinal pra ir pra pista da esquerda, um cara passou, n me deu passagem e o avaliador: -Não faça o que esse rapaz fez quando vc tiver no trânsito n, ok??
    Velho, eu to esperando meu resultado.
    Se eu passar, esse cara foi um anjoo do céu.
    Se não, ele é muuuito maquiavélico.
    Então, cometi uns errinhos bobos, coisa de nervosismo mesmo. Agora é esperar.

    Até!

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:52

      Olá Fabii, Vamos aguardar! Boa Sorte!

  13. jonatas
    21 de março de 2013 às 16:21

    ola fabiano gueria saber o gue fazer na hora de parar o carro

  14. Nelson Francisco
    24 de setembro de 2014 às 22:18

    Boa noite Fabiano,fiz uma prova pratica hoje dia 24/09/2014 Rio de Janeiro.
    Vou dissertar o ocorrido.
    Fiz a baliza de forma correta ,e no percurso que estava fazendo não passei a segunda marcha depois da saída da parada obrigatória perdi dois pontos e fui informado sobre isso até ai tudo bem,então dei continuidade ao percurso e cheguei até o final parando o carro e desligando de forma correta.
    Mas....... ai vem a questão eu já achando que estava aprovado por ter feito um excelente percurso a examinadora comenta com a outra de trás ainda dentro do carro, que achou que eu tinha feito uma conversão meio aberta, mas até então pela conversa achei uma suposição pois parecia que ela não estava com certeza disso e por esse motivo perguntou para a examinadora de trás e também achou,eu questionei mas vocês tem certeza? porque eu não tenho eu não queimei a faixa amarela,então elas siaram do carro e logo em seguida eu perguntei se eu tinha sido aprovado ,mas ela só respondeu o seguinte você pega seu resultado na banca,então achei estranho pois geralmente se eu fiz a conversão errada o que completaria meus 4 pontos ela já deveria ter pedido para eu descer do carro e ela tomava a posse até o final,mas não foi isso que aconteceu pois eu cheguei até o final do percurso e muito bem,sinceramente eu tenho certeza que fiz a prova de forma a ser aprovado,ainda mais quando elas "acham" depois que terminei o percurso esse suposto erro.

    O que eu faço,pois quero que seja revisto a filmagem,quero ter acesso e mostrar a um especialista,pois esse "achometro" delas não me convenceu de meu suposto erro."
    O que devo fazer para que seja aberto um procedimento administrativo?

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações