O que fazer para perder o medo de dirigir e ganhar mais confiança?

O que fazer para perder o medo de dirigir e ganhar mais confiança?

Aprender a Dirigir | Por: | 7 Comentários

Oi instrutor Fabiano. Tirei minha cnh recentemente mas ainda não peguei o transito. Fico bastante nervosa! Confundo tudo e não sei quando o carro pede marcha. Quando passo a macha e tiro o pé da embreagem o carro da aquela arrancada. Me diz o que posso fazer para melhorar? Fico pior ainda quando quando meu esposo está do meu lado. O que eu faço para perder esse medo e ter mais confiança? Me ajude!

Silene - Brasília / DF

Olá Silene, tudo bem? Vou lhe dar algumas dicas para você vencer o medo e o nervosismo e começar a dirigir em pouco tempo.

Vamos falar primeiro da passagem de marchas. Saber a hora certa de passar as marchas é fundamental para conduzir um veículo com segurança nas vias de trânsito. Então você precisa entender que cada marcha corresponde a uma velocidade específica. Exemplo: A primeira marcha corresponde aproximadamente a uma velocidade de zero a 18 km/h. Se você quiser aumentar a velocidade do carro terá que colocar a segunda marcha, e assim por diante.

Se você quiser passar a segunda, terá que aumentar a velocidade um pouco mais que 20 km/h através da aceleração chegando até uns 25 km/h. Nesse momento você poderá colocar a segunda marcha. Agora se quiser aumentar a velocidade terá que fazer com que o carro atinja uns 30 km/h e então colocar a terceira. Perceba que as marchas correspondem a uma determinada velocidade média que pode variar de carro para carro.

O mesmo acontece quando você quer diminuir a velocidade. Se isso acontece você também tem que reduzir a marcha. Por exemplo: Se você vai fazer uma conversão e está de terceira marcha, primeiro você terá que diminuir a velocidade um pouco abaixo de 20 km/h e depois disso colocar a segunda marcha. O processo é sempre assim.

Você perceberá que quando a aceleração ficar muito forte é por que o carro está solicitando a troca de uma marcha maior. Quando o carro fica com a aceleração fraca está solicitando uma troca de marcha menor, ou seja, a redução.

Sobre a embreagem o segredo é soltá-la sempre devagar. Se soltar de uma vez ocorrerá uma ligação forte da embreagem com o motor provocando movimentos fortes no carro.

Com relação ao seu marido, procure nos primeiros momentos dirigir sem a presença dele até ganhar mais confiança. Se ele lhe criticar procure filtrar o que é bom e o que pode melhorar. Se ele lhe apoia aproveite para até mesmo pegar algumas dicas com ele. Se não lhe apoia, procure entendê-lo pois não é todo mundo que tem paciência com quem está aprendendo a dirigir e isso é algo normal. Por isso existem os instrutores.

Bom, vejo que se aplicar essas dicas você irá melhorar muito.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

 

 

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Rosana da Silva
    27 de fevereiro de 2013 às 2:41

    Olá, professor Fabiano.
    Eu me chamo Rosana, sou de BH - MG, me resido no Bairro Paquetá proxímo da Pampulha.
    Gosto muito de suas dicas, sobre como perder o medo de dirigir.
    Com essas dicas me sinto bem melhor na direção do meu carro (FOX).
    Porém ainda fico um pouco insegura, nos momento de pico e principalmente em ter atenção ao semáfaro.
    Peço que me oriente quanto devo ter atanção ao semáfaro.
    Que o bom "DEUS te abençõe, sempre em sua trajetoria de vida, muita paz,amor e muito sucesso.

    Um abraço da amiga Rosana

  2. glades
    26 de fevereiro de 2013 às 20:11

    ola,fabiano,olha esse site esta me ajudando muito,tenho tirado muitas duvidas aqui,muito obrigada.

  3. alessandra celia pajau
    26 de fevereiro de 2013 às 14:16

    adoro suas dicas.

  4. alessandra celia pajau
    26 de fevereiro de 2013 às 14:15

    Fabiano adoro suas dicas.

  5. Julian Warren
    3 de fevereiro de 2013 às 7:26

    tem sim. Entretanto vários fatores influem para a troca de marcha. Com a prática vc. vai perceber melhor. Vc. vai conhecendo o carro e vai sentir quando ele pede para trocar a marcha. No meu caso tenho um Escort 1987....1.6. Para sair primeiro é a primeira....rsrsrs Logo em seguida passo para a segunda. A partir dos 40/ 50 km estou em terceira . E se passar disso coloca a quarta e depois a quinta. Agora meu marido entrou aqui e disse que pelo conta giro vc. controla. Olha no seu manual,porque dirijo a moda antiga...rsrsrs há mais de 40 anos. rsrsrs boa sorte.

  6. Joanne Petersen
    19 de janeiro de 2013 às 13:47

    Se você mover a alavanca seletora para uma marcha mais baixa, a caixa irá efetuar a redução, a não ser que o carro esteja muito rápido para aquela marcha. Quando é assim, ela aguarda até que o carro diminua a velocidade e então troca a marcha.

  7. Rosa Reis
    10 de janeiro de 2013 às 18:49

    Obrigado Fabiano pelas dicas, porém tirei minha carta em um palio 2012 e agora comprei um corsa 99 e estou com medo, não sei se vou conseguir dirigir porém não tem direção e e mais diferente por gentileza me dê algumas dicas já que não posso contar com meu marido porque ele acha que tirei a carta tenho que saber dirigir bem e não posso ter duvida de nada. Me ajude.

Deixe o seu comentário