QUER SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR? CADASTRE-SE E BAIXE NOSSO EBOOK EXCLUSIVO

20 DICAS PARAR DIRIGIR SEM MEDO



Obrigado. Sou excelente motorista.

O que fazer para perder o medo de dirigir e ganhar mais confiança?

O que fazer para perder o medo de dirigir e ganhar mais confiança?

Aprender a Dirigir | Por: | 7 Comentários

Se você realmente quer DIRIGIR COM CONFIANÇA, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Oi instrutor Fabiano. Tirei minha cnh recentemente mas ainda não peguei o transito. Fico bastante nervosa! Confundo tudo e não sei quando o carro pede marcha. Quando passo a macha e tiro o pé da embreagem o carro da aquela arrancada. Me diz o que posso fazer para melhorar? Fico pior ainda quando quando meu esposo está do meu lado. O que eu faço para perder esse medo e ter mais confiança? Me ajude!

Silene - Brasília / DF

Olá Silene, tudo bem? Vou lhe dar algumas dicas para você vencer o medo e o nervosismo e começar a dirigir em pouco tempo.

Vamos falar primeiro da passagem de marchas. Saber a hora certa de passar as marchas é fundamental para conduzir um veículo com segurança nas vias de trânsito. Então você precisa entender que cada marcha corresponde a uma velocidade específica. Exemplo: A primeira marcha corresponde aproximadamente a uma velocidade de zero a 18 km/h. Se você quiser aumentar a velocidade do carro terá que colocar a segunda marcha, e assim por diante.

Se você quiser passar a segunda, terá que aumentar a velocidade um pouco mais que 20 km/h através da aceleração chegando até uns 25 km/h. Nesse momento você poderá colocar a segunda marcha. Agora se quiser aumentar a velocidade terá que fazer com que o carro atinja uns 30 km/h e então colocar a terceira. Perceba que as marchas correspondem a uma determinada velocidade média que pode variar de carro para carro.

O mesmo acontece quando você quer diminuir a velocidade. Se isso acontece você também tem que reduzir a marcha. Por exemplo: Se você vai fazer uma conversão e está de terceira marcha, primeiro você terá que diminuir a velocidade um pouco abaixo de 20 km/h e depois disso colocar a segunda marcha. O processo é sempre assim.

Você perceberá que quando a aceleração ficar muito forte é por que o carro está solicitando a troca de uma marcha maior. Quando o carro fica com a aceleração fraca está solicitando uma troca de marcha menor, ou seja, a redução.

Sobre a embreagem o segredo é soltá-la sempre devagar. Se soltar de uma vez ocorrerá uma ligação forte da embreagem com o motor provocando movimentos fortes no carro.

Com relação ao seu marido, procure nos primeiros momentos dirigir sem a presença dele até ganhar mais confiança. Se ele lhe criticar procure filtrar o que é bom e o que pode melhorar. Se ele lhe apoia aproveite para até mesmo pegar algumas dicas com ele. Se não lhe apoia, procure entendê-lo pois não é todo mundo que tem paciência com quem está aprendendo a dirigir e isso é algo normal. Por isso existem os instrutores.

Bom, vejo que se aplicar essas dicas você irá melhorar muito.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

 

 

VOCÊ QUER DIRIGIR O SEU CARRO SEM RECEIO? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

QQUER DIRIGIR COM MAIS CONFIANÇA CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Rosana da Silva
    27 de fevereiro de 2013 às 2:41

    Olá, professor Fabiano.
    Eu me chamo Rosana, sou de BH - MG, me resido no Bairro Paquetá proxímo da Pampulha.
    Gosto muito de suas dicas, sobre como perder o medo de dirigir.
    Com essas dicas me sinto bem melhor na direção do meu carro (FOX).
    Porém ainda fico um pouco insegura, nos momento de pico e principalmente em ter atenção ao semáfaro.
    Peço que me oriente quanto devo ter atanção ao semáfaro.
    Que o bom "DEUS te abençõe, sempre em sua trajetoria de vida, muita paz,amor e muito sucesso.

    Um abraço da amiga Rosana

  2. glades
    26 de fevereiro de 2013 às 20:11

    ola,fabiano,olha esse site esta me ajudando muito,tenho tirado muitas duvidas aqui,muito obrigada.

  3. alessandra celia pajau
    26 de fevereiro de 2013 às 14:16

    adoro suas dicas.

  4. alessandra celia pajau
    26 de fevereiro de 2013 às 14:15

    Fabiano adoro suas dicas.

  5. Julian Warren
    3 de fevereiro de 2013 às 7:26

    tem sim. Entretanto vários fatores influem para a troca de marcha. Com a prática vc. vai perceber melhor. Vc. vai conhecendo o carro e vai sentir quando ele pede para trocar a marcha. No meu caso tenho um Escort 1987....1.6. Para sair primeiro é a primeira....rsrsrs Logo em seguida passo para a segunda. A partir dos 40/ 50 km estou em terceira . E se passar disso coloca a quarta e depois a quinta. Agora meu marido entrou aqui e disse que pelo conta giro vc. controla. Olha no seu manual,porque dirijo a moda antiga...rsrsrs há mais de 40 anos. rsrsrs boa sorte.

  6. Joanne Petersen
    19 de janeiro de 2013 às 13:47

    Se você mover a alavanca seletora para uma marcha mais baixa, a caixa irá efetuar a redução, a não ser que o carro esteja muito rápido para aquela marcha. Quando é assim, ela aguarda até que o carro diminua a velocidade e então troca a marcha.

  7. Rosa Reis
    10 de janeiro de 2013 às 18:49

    Obrigado Fabiano pelas dicas, porém tirei minha carta em um palio 2012 e agora comprei um corsa 99 e estou com medo, não sei se vou conseguir dirigir porém não tem direção e e mais diferente por gentileza me dê algumas dicas já que não posso contar com meu marido porque ele acha que tirei a carta tenho que saber dirigir bem e não posso ter duvida de nada. Me ajude.

Deixe o seu comentário