O que fazer para não ficar nervoso no exame de direção?

O que fazer para não ficar tão nervoso(a) no dia do exame de direção?

Aprender a Dirigir , Exame de direção | Por: | 8 Comentários

Se você realmente quer passar no exame de carro, recomendamos que você veja o essa estratégia para passar na prova do detran". [SAIBA MAIS!].

Olá instrutor Fabiano. O que fazer para não ficar tao nervosa no dia do exame de direção. Já fiz o segundo e não me sinto nada confortável. Me dá um branco e esqueço tudo. E fora da auto escola eu consigo dirigir normalmente. Depois que fui reprovada 2 vezes perdi toda a vontade de fazer novo o exame e estou totalmente apavorada. Não consigo nem dormir. Tenho sonhos horríveis. Preciso da minha carteira. Por favor me dê uma dica. Ou devo realmente desistir de tudo como todos dizem.

Débora - Juiz de Fora / MG

Olá Débora, tudo bem? Em primeiro lugar já vou lhe dizendo que o mundo não acabou. Nada de desistir. Vamos conversar um pouco aqui para que você perceba que você está mais próxima da sua carteira do que você imagina.

Ser reprovada no exame de direção não é o fim de tudo. Na verdade acontece com a maioria dos candidatos e você precisa olhar dessa forma. Sei que é muito frustrante pois a gente faz planos para passar de primeira. Normalmente a gente conhece um amigo ou parente que conseguiu passar de primeira e achamos que tem que ser assim com a gente também. Mas cada pessoa tem a sua história e o seu ritmo.

Procure avaliar como foram os seus exames. O que você errou? Foi só o nervosismo mesmo? Ou teve algum esquecimento? Faltou concentração? São vários fatores e você precisa ter uma auto crítica do que realmente aconteceu para que você possa melhorar isso nas suas aulas.

[Nota:] Vai fazer a prova do Detran? Clique e veja a estratégia perfeita para passar no exame de direção!


Agora uma dica que lhe dou para não ficar nervosa é pensar da seguinte maneira. O exame é curto, não passa de 10 minutos. Então sua concentração deve estar nas manobras que você tem que fazer. São elas: Controle de embreagem, conversões, paradas regulamentares, etc.

Você precisa ter em mente que no exame terão estas manobras, as mesmas treinadas na auto escola. O examinador não irá lhe pedir nada além disso. Então você deve se concentrar nestas manobras. Procure antecipá-las antes mesmo que o examinador lhe peça para fazer. Quando ele lhe dar a ordem para executar você já está preparada pois antecipou o que poderia ser pedido naquela situação.

Normalmente quando uma pessoa é reprovada a chance dela passar no próximo exame aumenta. Isso mesmo! Por isso você não pode desistir agora. Se não o seu investimento de tempo e de dinheiro vai para o ralo. Então levante sua cabeça, leia as dicas aqui do blog e conquiste a sua habilitação.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como passar no exame de direção!!!

Recomendamos Para Você

O exame de direção e a estratégia certa para passar. Leia agora

O exame de direção e a estratégia certa para passar. Leia agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a passar no exame do detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a passar no exame do detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. zoraide
    3 de julho de 2013 às 20:24

    qual o valor do kit?

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:38

      Olá Zoraide,

      para mais detalhes veja em Kit Vença o Medo de Dirigir

  2. MARCOS CORREIA
    19 de março de 2013 às 8:17

    olá Fabiano estou gostando de receber dicas para perder o medo de dirigir pois tenho noções de direção uma vez outra utilizo o nosso veiculo com minha esposa ao lado mas não tenho pratica e fico com medo de acontecer algum tipo de acidente o que devo fazer para me sentir seguro quando estiver dirigindo.

  3. Vivian
    18 de março de 2013 às 10:28

    Olá querida, siga os conselhos do instrutor Fabiano e nada de desistir, como ele mesmo disse, cada um tem o seu ritmo! Eu fui reprovada várias vezes e na ultima vez, minha perna tremia tanto que não sei como consegui controlar a embreagem sem deixar o carro apagar. Mas foquei nas manobras e acabei passando. O mais importante é a concentração, porque o nervosismo é inevitável, mas tente controlar e pense que está passeando. Quando eu ficava tensa demais, imaginava que estava passeando com o meu filho, e isso ajudava bastante. Boa sorte.

  4. L.
    17 de março de 2013 às 21:17

    Olá Instrutor Fabiano. minha dúvida é a seguinte. estou habilitada há quatro meses, mas o carro que está disponível para que eu possa dirigir tem o câmbio automático. o que tem câmbio manual quase não fica disponível para que eu use, e como moro longe da minha faculdade, tenho que usar este. agora que me acostumei com o automático, sinto muita dificuldade em dirigir o carro de câmbio manual. arrumo uma bagunça, meu controle não está muito bom... queria algumas dicas de como ficar boa também na direção do manual, porque no automático eu já estou craque, afinal é bem fácil, o carro quase que anda sozinho rsrs. obrigada 🙂

  5. REGINA FARIA
    16 de março de 2013 às 10:46

    OI FABIANO SUA DICAR STA SENDO ,MUITO IMPORTANTE PARA MIM STOU MUITO ANSIOSA,E ACHO QUE NAO VOU PASSA DE PRIMEIRA,ACREDITO QUE LEVAREI UM TEMPO PARA PEGAR CONFIANÇA EM MIM MESMA,MAIS VOU FAZER O POSSIVEL PARA NAO MIM ATRAPALHAR NA HORA DO EXAME OBRIGADO POR STA DEDICANDO ESSE TEMPO,COM NOS APRENDIZ BJIM FIQUE COM DEUS

  6. José
    15 de março de 2013 às 10:09

    No começo agente acha, que é dificil, mais depois acaba sendo facil, se não fosse ninguém aprenderia dirigir. tenha em mente uma coisa se os outros conseguiram você também, consegue, não importa se na primeira ou terceira. O importante é você conseguir. Relaxa antes respira fundo, tente ser fria o maximo que puder para assim, você conseguir, tente fazer da maneira mais natural possivel, não fique se cobrando pois isto só vai lhe atrapalhar na hora. Tenha calma e tranquilidade...Faça tudo de forma natural como se estivesse fazendo sozinha esqueça que tem alguém ali do lado, ele não vai lhe cobrar nada só lhe observar lembre-se disso, quem está se cobrando é você mesma.

  7. vanessa
    14 de março de 2013 às 14:08

    Adorei as dicas, reprovei uma vez também,meu carro está na garagem mas não vou deistir!
    Bjo

Deixe o seu comentário