O que é meia embreagem?

Passei na primeira prova prática. Só que agora, estou com problema. Essa semana vou receber a carteira definitiva, mas tenho dificuldade em usar a embreagem nas saídas. O carro estanca e eu não consigo sair do lugar. Meu problema não é medo de dirigir, mas eu não consigo sair com o carro depois de parar no sinal. Não estou acertando usar a embreagem na saída. Hoje eu saí com o carro da garagem tranquila, mas quando passei do portão e parei pra ir pra rua,não conseguí dar saída. Acabei entregando o carro pro meu esposo. Quando pego os sinais de transito verde, é uma beleza vou embora tranquila. Mas quando tenho que parar pra dar passagem a outro, o carro não sai mais do canto.Voce pode me dar umas dicas? o que é meia embreagem?

Betânia – Recife / PB

Olá Betânia, tudo bem? Vou lhe explicar o que é meia embreagem de uma forma simples que lhe ajudará a entender e resolver o seu problema.

Antes, é preciso entender o que é a embreagem. A embreagem é um disco que é ligado ao um outro disco diretamente no motor. O disco do motor roda de acordo com os movimentos provocados pelo funcionamento do carro. Este disco do motor é ligado ao disco da embreagem e então a toda a força que o motor faz é repassado e chega até as rodas.

Aí que entra a meia embreagem. Também chamado de ponto da embreagem, esta manobra é feita utilizando o pedal da embreagem. Em resumo, quando pisamos na embreagem estamos desligando o disco da embreagem do disco do motor. Quando soltamos o pedal da embreagem estamos ligando novamente os dois discos. Por isso que para passar as marchas devemos pisar no pedal da embreagem antes, justamente para fazer este desligamento.

Então todas as vezes em que vamos arrancar o carro nunca devemos soltar o pedal de embreagem de uma vez. Se fizermos isso a ligação entre os dois discos será muito forte e o carro irá estancar (morrer, etc). Neste momento é preciso fazer o ponto da embreagem.

Funciona da seguinte forma: Com o carro parado, você deve estar com o pé no freio e na embreagem. Coloque a primeira marcha. Agora comece a soltar o pedal da embreagem gradativamente, suavemente, devagar, até começar a sentir uma trepidação no carro. Quando isso acontecer pare de soltar o pedal da embreagem. Feito isso, tire o pé do freio e coloque levemente no acelerador. Depois de dar uma pequena e leve aceleração, solte o resto da embreagem gradativamente e devagar até o final para que o carro entre em movimento.

Dependendo da situação o carro já começa a andar sem você acelerar, então é só soltar levemente o resto da embreagem e começar a acelerar levemente. Vale lembrar que explico isso com detalhes no Kit Vença o Medo de Dirigir através de vídeo aula.

Espero ter lhe ajudado. Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • Como sair com o carro na hora da meia embreagem de ré?
  • Como soltar a embreagem corretamente?
  • Como usar a embreagem corretamente?
  • Devo pisar na embreagem sempre que for parar o carro?
  • Como arrancar com o veículo achando o ponto da embreagem?
  • É certo usar a marcha ré somente com a embreagem?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    7 Comments

    • maycon rodrigo

      Reply Reply 26 de setembro de 2012

      ola instrutor fabiano, estou achando seu site muito bom.

      Instrutor estou fazendo auto escola estou nas aulas praticas de direção,
      ja dominei a baliza e as paradas nas esquinas da rua e as curvas e setas.

      Minha dificuldade segundo meu instrutor e que eu não tenho controle do acelerador do carro hora acelero demais hora de menos,
      na auto escola que estou são 20 aulas ja fiz 13 e so faltam 7 para eles marcarem a prova do detran.

      Instrutor estou com muita dificuldade nessa parte e tambem em parada e subida de ladeiras, como faço para acertar a meia embreagem,
      meu instrutor fala que eu tenho o pe pesado.

      Pelo amor de deus instrutor me de uma luz.

      Meu instrutor disse que so falta eu dominar o acelerador para poder passar na prova do detran.

      Aguardo sua resposta.

      Desde agora obrigado e parabens pelo site.

    • sylvinharj@yahoo.com.br

      Reply Reply 26 de setembro de 2012

      Olá Fabiano!
      Eu estou já fiz autoescola e vou fazer a prova prática daqui a 15 dias, e estou bem ansiosa. Eu tenho algumas dúvidas sobre a embreagem, quando pisar até o fundo e quando só pisar um pouco, nas paradas, arranques e trocas de marchas.
      Desde já agradeço porque esse site tem me ajudado bastante com suas orientações e a troca de experiência das pessoas.

    • mariaelizabet

      Reply Reply 11 de outubro de 2012

      vou fazer o teste de direção hoje suas dicas são valiosas obrigada

    • Sarah

      Reply Reply 27 de novembro de 2012

      Boa noite Fabiano, adorei ter encontrado este site, pois esta me ajudando bastante..tirei carta de moto e carro a 06 anos, porem so ando de moto deixei o carro de lado, tanto pq nao tenho carro, mas ultimamente me deu um desejo incontrolavel de dirirgir, nunca tive muita pratica meu namorado esta me ajudando, mas ele e bem nervoso ele nao tem muita paciencia. Eu estou encontrando muita dificuldade com o ponto da embreagem e o acelerador principalmente em subidas.. nao consigo sair de jeito nenhum.. na auto escola eu aprendi a achar o ponto da embreagem que o carro começa a sair sem acelerar mesmo na subida, mas o carro do meu namorado nao tem esse ponto que aprendi.. por isso to tendo muita dificuldade.. me ajuda..

    • Rosana Aparecida da Rocha

      Reply Reply 14 de dezembro de 2012

      Gostaria de agradecer pelo apoio que o site nos porporciona esto tirando minha carta e tenho muitas duvidas tenho 37 anos e tive muitas dificuldades nas minhas aulas meu instrutor é muito calmo e me deu muita atençao mas minha difilcudades trocar as marchas curvas conhecer o carro agora tenho mais conhecimento lendo e vendo que muitas pessoas tem a mesmas dificuldades, minha prova ja é na proxima semana e tenho confiança que vou conseguir nao so fazer aprova como tambem ser uma boa motorista para conduzir minha familia.

    • sonia

      Reply Reply 12 de janeiro de 2013

      Eu também saí da auto escola sem saber fazer meia embreagem , só aprendi depois treinando muito no meu carro. É assim mesmo, não desistam!
      Parabéns Fabiano seu trabalho ajuda muita gente, estou sempre entrando no site para ver as novidades.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field