O modo de passar as marchas é o mesmo em todos os carros? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

O modo de passar as marchas é o mesmo em todos os carros?

Aprender a Dirigir | Por: | 11 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Como eu devo trocar as marchas? Porque cada carro tem uma diferença da onde o carro sai, por exemplo os carros mais novos soltam a embreagem lá no fundo mas os carros mais velhos soltam a embreagem lá em cima. Eu gostaria de saber como eu faço pra saber se o carro que estou dirigindo solta a embreagem lá em cima ou lá em baixo?

Marlon - Rio de Janeiro / RJ

Olá Marlon, tudo bem? Já tive essa dúvida também quando estava aprendendo a dirigir. Vou lhe explicar como isso funciona e tentar tirar a sua dúvida, ok?

Primeiro é preciso saber como a embreagem funciona. A embreagem é um disco que é ligado a um outro disco no motor. O disco do motor passa para a embreagem toda a força que o motor produz. Essa força que o disco da embreagem recebe  é repassado para as rodas do carro que consequentemente faz o veículo andar.

O pedal da embreagem é o responsável por ligar e desligar os dois discos. Quando você aperta o pedal da embreagem você desliga e quando solta você liga. Com o passar do tempo e uso o disco da embreagem se desgasta e o pedal da embreagem começa a subir ficando mais alto. Isso indica que a embreagem está acabando.

Mas como dirigir carros diferentes e passar marchas nessa situação? No primeiro momento você precisará conhecer até onde vai o ponto da embreagem. Para fazer o ponto você precisa estar de primeira marcha com o carro parado e o pé no freio. Vá então soltando a embreagem devagar até sentir uma trepidação diferente no veículo. Quando isso acontecer pare o pedal da embreagem nesta posição.

Isso irá variar de acordo com o estado do disco da embreagem. Se for nova vai ficar mais embaixo. Se já estiver muito gasta vai ficar mais alta. Isso também depende da regulagem que o mecânico pode fazer no seu carro pois mesmo que a embreagem esteja acabando você pode ter um pedal mais embaixo.

Um forma de entender melhor essa situação é você adquirir o Kit Vença o Medo de DirigirNo Kit eu explico como esse processo de passagem de marchas acontece e como você pode fazer o ponto da embreagem de forma mais fácil. Para saber o que é o Kit você pode conhecer aqui.

Fica a dica.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Rejane
    1 de março de 2013 às 10:18

    ok! tudo bem ,mas quando o carro é novo não tripida o que fazer? qual é o ponto da embreagem? para as lombas..

  2. M.IRACELIA DE FARIAS DIAS
    1 de março de 2013 às 0:27

    MUITO BOM FABIANO, QUERO TE DÁ OS MEUS AGRADECIMENTOS.P0r este belo trabalho que vc faz, para nós, nos ajudando,naquilo que precisamos, muito, que é aprender a dirigir, espero que vc poste no yotub, um video, como mudar de faixa com tranquilidade . um abraço,

    ass. iracelia.

    BELÉM pA.

  3. Odete Gomes Garajau
    6 de janeiro de 2013 às 16:14

    Eu tenho dificuldade na hora de parar o carro sem pisar no freio.
    Oque devo fazer?Acabo esquecendo,fico nervosa sóde pensar!!!

    • jefferson
      28 de fevereiro de 2013 às 12:05

      Pois não esqueça, pise no freio e quando o carro estiver quase parando pise na embreagem, se pisar só no freio o carro apaga!

  4. Gizelda O. Amorim
    2 de dezembro de 2012 às 13:44

    Instrutor Fabiano,
    Boa tarde! Td bem? Parabéns pelo excelente serviços e conselhos prestados a tds que necessitam, assim como eu: tirei minha 1a. habilitação em 1992, porém fui proibida de dirigir pela médica devido a uma gestação problemática. Depois que minha filha nasceu, meu marido tinha mt cuidado conosco, e eu fiquei acomodada e o medo de dirigir foi consequência e meu marido nao me deixa pegar o carro pois sempre me desmotiva e eu perco cada vez mais a coragem. e ele nao me ensina e nem tem paciência, apesar de minha carteira estar em ordem, pois nunca deixei de renová-la. Dê-me um conselho, por favor.Agradeço,mt obrigada a você! Abraços!!!

    • Valeria
      28 de fevereiro de 2013 às 15:36

      Sua carteira está em dia,isso é ótimo! Vc é habilitada. Eu faria aula de reciclagem para condutor habilitado, depois de cinco aulas, chamaria o maridão para conversar, e exporia que vc QUER dirigir! Começaria pedindo para dar uma volta, começaria com 20 minutos, aumentaria percurso e tempo.
      Se o maridão não quer ceder o carro, então vc fala que parte do orçamento ficará comprometido com a compra de outro carro.
      Não se iluda princesa, homem não confia em nós na direção, confie em vc e siga em frente.
      Pronto me meti! rsrsrrs

  5. Joseane
    14 de novembro de 2012 às 9:18

    O link está errado, eu cliquei para ver como fazer baliza e cai na matéria das marchas dos carros.

    • Instrutor Fabiano
      20 de novembro de 2012 às 13:14

      Qual link?

  6. Cristina silva de araujo
    12 de novembro de 2012 às 22:13

    Ola professor Fabiano,eu não sei nen como começar à falar.estou indo para minha quarta prova e quando penso na prova já me cinto, reprovada eu não sei o que vou fazer.sei fazer tudo mais quando chego perto dos avaliadores eu tremo.muitos ainda não mudou nada. continua grossos como sempre.Eu estava muito tranquila.até que no dia da munha segunda prova peguei um cavalo, de instrutor. De lá para ca eu não consegui, mais sair desta droga de prova. todos os meus colegas que entrou comigo já foram embora só eu que fiquei.Que faço professor?

    • Instrutor Fabiano
      20 de novembro de 2012 às 13:18

      Cristina, seu erro é se preocupar com os examinadores e esquecer de fazer o seu papel. Você tem que focar no que aprender independente da reação do examinador. Muitos fazem de propósito só para ver a reação do candidato diante de situação de pressão. Se forem grosso com você, continue normal concentrada no que aprendeu nas aulas e pronto. Sucesso.

  7. caio
    8 de novembro de 2012 às 22:00

    Mais instrutor, quando a embreagem ja estiver lá encima, isso simboliza que está na hora de trocar? pois como vc descreveu, ela ja está gasta..oq pode vir a trazer problemas né?

Deixe o seu comentário