No semáforo ponho a primeira ou ponto neutro? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

No semáforo ponho a primeira ou ponto neutro?

Sem categoria | Por: | 17 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Apesar de já ter feito oito aulas, tenho uma dúvida básica. Ao parar o carro num semáforo, por exemplo, enquanto aguardo o verde, devo permanecer com a primeira engatada e pé na embreagem? Pé no freio tb? Já notei que o meu marido deixa o carro solto mas meu instrutor disse para eu deixar a marcha engatada...Aguardo sua dica.


Maria Cláudia.

Olá Maria Cláudia! Obrigado pela sua pergunta! Olha, as mulheres estão de parabéns! 90% dos meus alunos são mulheres. É isso mesmo, tem de tirar carteira sim! Ser independente, poder passear, trabalhar de carro. Coisa chique hein?

Com relação a sua dúvida, não existe certo ou errado quanto a isso. No exame de direção, se você ao chegar no semáforo com sinal vermelho e você deixar o carro já com a primeira engatada e pé o freio ou deixar no ponto neutro com o pé no freio, não fará diferença no seu resultado.

Quando estou dirigindo, prefiro parar e colocar no ponto neutro. Isso para descansar o pé esquerdo e a embreagem. Só que no exame, muitos alunos esquecem de voltar para a primeira no sinal verde e tentam arrancar de neutro. O carro acelera e não sai do lugar. O aluno fica nervoso e perde o exame.

Converse com o seu instrutor. Cada um tem uma metodologia uma didática. No exame eu lhe aconselho a ficar de primeira nessa situação. Isso porque o semáforo vai abrir rápido, e logo você vai arrancar. O exame também é muito rápido e você não pode perder a concentração por causa desse pequeno detalhe, ou seja, é menos uma coisa para você se preocupar.

Espero ter lhe ajudado. Continue participando e divulgue para os seus amigos (as).

Um abraço,

Instrutor Fabiano.

VOCÊ QUER PASSAR AGORA? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. siria tome da silva
    29 de setembro de 2013 às 8:50

    Olá instrutor FABIANO estou muito feliz por encontrar uma pessoa valiosa assim,mas encontrei! DEUS ABENÇOA MUITO EM TODAS SUAS CAMINHADAS.Um abraço até mais

  2. Viviane Martins
    1 de dezembro de 2012 às 13:31

    Olá Fabiano... faz 1 ano q tenho minnha CNH... passei de primeira nas provas do Detran mas até agora só tinha moto... Com o carro estou tendo dificuldade, não por medo... mas parece q nunca vou conseguir dirigir como as outras pessoas... achei a moto tão mais fácil... mas preciso do carro pq tenho 2 filhos pequenos... q bom saber q não sou a unica e q posso vence-los... parabéns pelo emprenho!!!

  3. Nonato
    21 de novembro de 2012 às 20:36

    Meus amigos o ponto morto no semáfaro e o pé no freio é mais uma segurança para com os pedestre.Imagine o sinal abre e você tá com a primeira engatilhada pronto para zarpar no momento em que um pedestre desligado do mundo tá cruzando à faixa. E ai como fica? Agora imagine o contrario e tire suas conclusões. Sou Instrutor e ensino para meus alunos parada no sinal, ponto morto e pé no freio, os apressadinhos que espere.Vamos educar os futuros motoristas.

  4. carlos
    30 de julho de 2011 às 20:49

    Deixar em ponto neutro (morto) ? O carro nunca pode ficar no ponto morto, isso é o básico que é ensinado na auto-escola. Aqui no RS se fazer isso na prova prática você é eliminado. Carro no neutro é carro sem controle, ou seja, você só tem ação do freio e nada mais. Carro engatado é carro que o motorista tem controle. Caso seja necessário você se distanciar ou fazer uma manobra de emergencia, fará como? com o carro em ponto "morto". Sem falar que em uma colisão, você com a primeira engatada suas rodas estão presa ao motor, agora em ponto morto estão totalmente livres e só com ação do freio. Pensando no extremo depois que vc desmaia e nao pisa mais no freio o que vai te segurar?

  5. Cida
    19 de junho de 2011 às 18:45

    Olá Fabiano!

    Parabéns pelo site, é muito bom! imagino como tem ajudado muita gente, tive o privilegio de conhece-lo hj na reportagem do dia 19/06, é um pouco do que estou vivendo. Tirei a carteira já faz 1 ano, estou pegando a definitiva esta semana, mas ainda ñ tinha carro ai então não tinha pego depois, agora estou c/ um pouco de receio mas já sair sozinha e também c/ meu marido.
    Mas uma das duvidas são: Tem alguma regra p/ estacionar o carro, pois fiz baliza nos cones, vi alguma coisa sobre a metade do vidro de outro carro + ou - assim? como sei q vai dar o espaço? me ajuda ai!!!

    Desde já muito obrigada.

    Cida- Belo Horizonte

  6. Verinha
    10 de dezembro de 2010 às 19:37

    Parabens Fabiano pela inicativa do site conheci por acaso já tenho a minha CNH há bastante tempo e acredito que dirijo muito bem, pena que na minha época ainda não existia, são dúvidas muito comuns a todos que encaram essa batalha de aprender a dirigir lembro que achava que nunca iria conseguir, sair só pela primeira vez então foi um medo geral é vc sozinha pra se virar sem ninguem do lado e nem sempre as pessoas tem paciencia de ouvir principalmente sendo mulher, suas dicas são valiosas.
    PARABÉNS !!!!!!!!!!!!

  7. kélia castro
    25 de novembro de 2010 às 16:12

    Olá Fabiano,estou no inicio das aulas práticas e sinto dificuldades no momento de parar o veiculo,gostaria de saber qual é o procedimento correto.
    PARABÉNS PELO SITE,AMEI!

  8. Joana Darc Pereira
    22 de setembro de 2010 às 15:23

    Ola Fabiano visito sempre seu site sou aquela do examinador estressado minha carteira ja chegou levo minha filha pra escola e ja busco estou muito feliz as vezes pago uns micos tipo assim fui parar atras dum carro estersei o volante subi na calçada na hora de parar o carro em vagas pequenas sofro eu tenho que vir devagarinho e alinhar e parar se eu ficar torcendo pra frente pra tras nao dou conta me ensine por favor e muito obrigada por tudo bjosss fique com Deus...

  9. Renata cordeiro
    2 de abril de 2010 às 9:50

    Olá Fabiano, estou com uma dúvida que me preocupa muito...
    gostaria de saber qual mecanismo usar após o sinal verde aparecer...
    suponho estar parada esperando... qual marcha usar para arrancar o carro?
    Desde já agradeço a atenção!!!
    ps*** O SITE É MUITOOOO BOM!!!!!

  10. diego
    25 de fevereiro de 2010 às 15:01

    Boa tarde, sempre acesso seu site, tem ele como favorito aqui já, pois ajuda esclarecer todas as duvidas, sobre como dirigir.

    Bom, mais minha duvida é a seguinte, eu tirei minha carteira passei de primeira, mais na auto escola me ensinaram ó a baliza de três cones, sendo 1 na frente, e 2 a traz, tendo que por o carro antre elas.

    mais minha duvida, e medo na hora que eu ´pegar um carro no dia a dia é, estacionar um carro de ré.

    exemplo: aqui onde trabalho os carros são estacionados todos de ré um ao lado do outro, e eu nao sei como agir nessa hora, tenho medo de tentar e acabar batendo em um carro do lado ao estacionar, poderia me dizer como eu devo proceder nesta situação, agurado respostas. Desde já agradeço.

  11. Inez
    24 de fevereiro de 2010 às 23:38

    Fabiano!!! Seu site eh uma maravilha para todos que estão aprendendo dirigir, tanto para tirar habilitação como para os que tem medo de dirigir ou para os que precisa tirar suas dúvidas. Seu site, sua orientação, para muitos, eu acredito tem sido muito importante. Parabéns pela sua boa vontade, pela sua delicadeza e paciência para com cada um.
    Para mim foi importante, tirei muitas duvidas. Tenho minha habilitação a bastante tempo, mas só agora estou tendo aulas com um instrutor para adquirir coragem de dirigir no transito. Como estou começando, certamente surgirão as dúvidas e estou certa que poderei contar com vc.
    Um grande abraço!!

  12. Andrea
    14 de dezembro de 2009 às 10:52

    Eu aprendi que o melhor e deixar em ponto neutro pois em caso de colisão e o carro não pegar muita velocidade e descançamos o pé e se e deixarmos com a primeira marcha engatada o carro pega mais velocidade e o impacto será maior podendo ocasionar fraturas graves devido o impacto e em caso de distração o carro pode andar o que poderia ocasionar um acidente também. Espero ter acrescentado algo. bjs e boa semana a todos.

  13. maria sousa
    14 de dezembro de 2009 às 7:50

    olá Fabio! parabens por suas dicas, cada dia aprendo mais vc é nota 1000. gostaria que me desse uma dica sobre dirigir a noite, que luz fica melhor (farol), alta, baixa. desde já obrigada . abraços.

  14. sirlene
    26 de novembro de 2009 às 21:15

    ja mim chamarão até de d maria no transito e eu mem ligo saio mes.e tudo de bom.

  15. sirlene
    26 de novembro de 2009 às 21:12

    GOSTARIA DE AGRADESCER PELO SAIT MIM AJUDOU MUITO ESTOU COM A MINHA CNH NA MÃO O E TUDO DE BOM . SOL DEPENDENTE E ISSO AI MULHERES FORÇA E MUITOOOOOOOOOOOO BOM. FABIANO BRIGADUUUUUU. APRENDI MUITO COM ,VC MIL BEIJOS SIRLENE CADE A LEGISLAÇÃO .

  16. cleber
    10 de novembro de 2009 às 14:07

    Gostaria de saber,quando estou dirigindo a 60 ou 80 km/h e derepente tenho que parar em um semáforo ou passa em uma lombada,o que devo fazer frear gradativamente e reduzir a marcha.qual o procedimento correto nessa situação.um abraço.

  17. Maria Claudia
    28 de outubro de 2009 às 22:44

    Obrigada, Fabiano!

Deixe o seu comentário