Nervosismo na hora do exame do detran. O que fazer? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Nervosismo na hora do exame do detran. O que fazer?

Aprender a Dirigir | Por: | 19 abr 2012 | 20 Comentários

Primeiro quero agradecer por esclarecer nossas dúvidas! Vi seu site e gostei muito. Instrutor Fabiano, hoje foi meu 2°exame de direção e fui reprovada, Tô deprimida. No meu primeiro exame cheguei a tomar calmante e fiquei bem calma mas mesmo assim dei umas manotas. Hoje não tomei nada mas sabe o que me deixou mais chateada? O examinador foi super legal e tranquilo comigo. Ele falou comigo que se eu tivesse alguns erros que não fossem tão graves  ele iria relevar. Eu fiquei EXTREMAMENTE nervosa! Ele me deu varias chances me avisou dos erros e as duas moças que foram comigo passaram. Ele até  relevou os erros delas mas eu só fiz burrada. Como me acalmar???  Tô até com medo de marcar outro exame.

Poliane - Belo Horizonte / MG

Olá Poliane! Fico muito feliz em saber que gostou do blog. Ele foi feito para ajudar pessoas como você que estão na busca da carteira de habilitação ou até mesmo na perda do medo de dirigir.

Sobre o seu exame quero lhe falar o seguinte: Não fique assim pois isso acontece com muitas pessoas. O que você tem que fazer é não desistir e tentar novamente.

Tem sido muito comum encontrarmos examinadores com este perfil. Aquela imagem do examinador carrasco está ficando cada vez mais rara. Isso é bom pois os alunos estão vendo que os examinadores são seres humanos normais e não estão ali para prejudicar a ninguém.

Agora você pode fazer algumas coisas para não ficar tão nervosa no dia do seu exame. A primeira coisa é tentar antecipar o que o examinador irá lhe pedir. Por exemplo, se no seu exame você estiver em uma subida (aclive) provavelmente lhe será pedido uma manobra de controle de embreagem. Então você já espera isso dele e se prepara mentalmente para realizar todos os procedimentos antes de realizar a manobra propriamente dita. Dessa forma você não é pega de surpresa.

Procure também se concentrar no que você tem que executar e não nos possíveis erros que podem ser cometidos. Se você pensa somente nas manobras que deve fazer junto com os seus procedimentos sua concentração será direcionada de forma correta.

Não fique com medo de cometer erros no seu exame. Muitas pessoas erram durante o exame e no final acabam passando. Então quando cometer um erro continue seu exame normalmente, como se nada tivesse acontecido. O examinador irá olhar o seu conjunto e não um erro isolado. É claro que você não pode cometer faltas eliminatórias como avanço de sinal ou parada obrigatória, ok?

Outra coisa, procure conhecer as nomeclaturas que os examinadores solicitam em cada manobra. Por exemplo, o controle de embreagem pode ser pedido de várias formas: "Faça um controle de embreagem", "Faça uma parada no controle", "Pare na melhor marcha", "Pare o carro sem o uso dos freios". Tudo isso é a mesma coisa de controle de embreagem e conhecer estas diferentes formas lhe ajudará a não ficar com um nó na cabeça na hora do seu exame.

E finalmente, não desista! Não passar no exame não é o fim e sim um "ainda não". Continue fazendo suas aulas na auto escola e siga estas dicas. Depois passe aqui e nos avise quando alcançar sua conquista.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Daniane
    10 de outubro de 2012 às 20:54

    Ola.Boa noite a todos.Eu sou mt timida e quando sei q estou sendo testado fico mt nervosa.Ja fiz o exame de direçao categoria b 4 vezes minha pauta venceu.Agora renovei e to na espectativa to mais confiante e com mt esperança de dar td certo.E lendo esse site to ficando mais tranquila ao lembrar do exame.Torçam por mim.Deus abençoe a todos vcs.

    • Instrutor Fabiano
      11 de outubro de 2012 às 8:24

      Olá Daniane. Estou torcendo por você! Pode ter certeza que você vai conseguir. Continue aqui conosco. Abraços.

  2. Fernanda
    11 de outubro de 2012 às 10:17

    Olá Pessoal!

    Primeiramente, muito obrigada ao instrutor Fabiano pois suas dicas me ajudaram d+ no processo de habilitação. Passei em setembro e estou super feliz.

    Dirigir sempre foi meu sonho, quando entrei na auto escola me colocaram um instrutor que era super ignorante. Gritava quando eu deixava o carro morrer, coisas assim. Eu era mto dedicada, tentei conversar com ele mas só resolvi o problema trocando de instrutor mesmo. Aí foi uma maravilha: escolhi o melhor instrutor, ele era paciente, calmo, e até deixava menos tensa pois levava na esportiva quando eu errava. Ele dizia, dirija como se eu não estivesse aqui, qualquer problema eu tenho dois pedais pra te ajudar!

    Só que aí eu já tinha criado um grande problema em minha mente: me sentia insegura, e comecei a ter medo de dirigir. Irônico, não?

    Com o tempo esse medo foi passando, e no dia da prova fui acompanhada de uma pessoa querida, cheguei às 7h e fiquei esperando até 12h pelo meu exame. Debaixo de Sol, sem banheiro, sem nada para comer, nem água. Imagine o nervoso?

    FOi bastante tenso, tinha muita gente tentando apavorar os outros candidatos, e eu procurava me afastar de quem falava besteiras sobre o exame. Vi gente reprovar por bobeira, por simplesmente achar q o carro nao ia sair da vaga. Vi pessoas subindo na calçada com o carro e dps sendo aprovadas (deram um "jeitinho").

    Chegou a minha vez.. dei bom dia, fui cordial com o delegado. Ele sorriu e disse: quando estiver pronta, podemos ir. Parti, fiz o trajeto certinho e esqueci uma seta, perdi 3 pts e fui pra baliza. Fiz a baliza - modéstia a parte ficou perfeita e gastei menos de um minuto - e saí feliz da vida. Pronto, mais uma meta atingida!

    Passei muito tempo lendo os depoimentos aqui e não podia economizar palavras ao relatar minha experiência. Portanto o que deixo de conselho pra quem tá tirando a tão sonhada habilitação é: relaxe, é mais uma fase da sua vida e você vai sentir saudades quando terminar.

    BOA SORTE PESSOAL!!!

    Bjs

    • Instrutor Fabiano
      11 de outubro de 2012 às 14:34

      Fernanda, parabéns pela sua conquista! Você mereceu.

    • Adrini Oliveira
      1 de maio de 2013 às 14:41

      Parabéns Fernanda, eu fiz meu exame ontem e meus examinadores eram bem simpáticos,mas ao sair para o percurso perdi 2 pontos, prossegui, mas ao avistar o ponto final do exame, pronto, mais 3 pontos. Mas não tem problema farei de novo e são histórias de sucesso como a sua e as dicas do Instrutor Fabiano que me dão aquele gás para não desistir.

    • marcia
      3 de junho de 2013 às 21:07

      Nossa Fernanda vou seguir seu conselho, ja é a 5ªvez que tento quarta feira vou de novo dessa vez acho que estou tranquila e parabens

  3. Regina
    21 de outubro de 2012 às 16:36

    Sabe de uma coisa Fabiano. Tem alguns instrutores que não ensinam direito, não sei se combinado com a auto escola e DETRAN, para que alunos paguem mais aulas e mais taxas ao detran. E na hora do exame no DETRAN tem alguns supervisores que fazem de tudo para deixar os alunos nervosos para que eles venham fazer algo errado e reprová-los. Pelo que vi em muitos comentários, há alunos que reprovaram mais de 05 vezes, isso está virando um cartel.

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 10:01

      Olá Regina. Realmente algumas pessoas passam por esta situação. Mas a minha dica é não desistir. No final não fará diferença se passar de primeira ou de sexta. O que fará diferença é a sua habilitação na mão.

  4. katia
    23 de outubro de 2012 às 5:37

    Obrigada por ter criado esse site ajuda bastante; Parabens Deus t Abençoe por esse dom

  5. maria das graças
    1 de novembro de 2012 às 12:40

    ola estou tentando tirar minha abilitaçao so q não estou conseguido na hora eu fico muita nervosa me ajuda o q eu devo faser

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:39

      Olá Maria da Graças! Procure se preocupar em aprender a dirigir e deixe a segurança por conta do instrutor. Não tenha medo de errar pois isso faz parte do aprendizado.

  6. juliana magalhaes
    8 de novembro de 2012 às 19:32

    ola instrutor fabiano estou tirando minha habilitação vou confeSar estou sofrendo um poco para apreder a estacionar pra dizer a verdade tenho medo de subir com o carro na calçada bate na guia, fazer ranpa de re então nem mi fale o q devo fazer pra perder esse medo?MAS TB ESTOU CONTENTE PQ MINHA VAI FAZER O EXAME DELA AMANHÃ SE DEUS QUISER VAI DAR TUDO CERTO. ADOREI O SEU SITE.XAU XAU

  7. cleusa
    16 de novembro de 2012 às 14:56

    sou muito insegura,ja tenho habilitação mas não dirijo,tenho muito medo de errar.como posso vencer este medo?

  8. Mundo Alpha
    10 de dezembro de 2012 às 13:34

    Muito boas estas dicas, ajudarão bastante quem está tentando tirar a carteira de habilitação.

  9. Elisangela
    14 de dezembro de 2012 às 19:53

    oi Fabiano oque faço , hoje foi meu dia da prova mais fui reprovada na baliza, mais meu estrutor disse naõ sabe porque eu pendir porque eu tava indo muito bem , mais chagado lá fique muito nervosa, agora estou com muito medo e insegura de fazer outro exame, me ajunde por favor.

  10. taty
    17 de dezembro de 2012 às 17:32

    olá instrutor fabiano, meu nome é Tatiana, sou de minas gerais jatentei o exame de rua do detran 10 vezes e não consigo passar porque eu sou muito destraida e esquecida,o que eu posso fazer me oriente por favor.

  11. Ana Maria
    5 de janeiro de 2013 às 21:42

    Já fiz várias tentativas e saí reprovada. Busco não desistir, mas agoras estou muito preocupada. Por que sou assim? será que só acontece isso comigo? na prova teórica e acerto todas as questões, ams na hora da baliza... me ajudem...

  12. juliana
    26 de abril de 2013 às 13:48

    ola,,,bom dia,,acabei de fazer o meu exame,pois q exame tao nervosa q fiquei nem sai do lugar com o carro,,,estou pensando seriamente m tomar um calmante da proxiam vez....fiquei tao nervosa q nao estava consegundo sentir as minhas pernas....

  13. eva
    14 de outubro de 2013 às 19:07

    oi fabiano vou fase o teste pela quarta ves nao fico nervosa nao tremo a primeira esqueci o cinto a outra pasei muito rente com um carro que tava estasionado outra apanhei o carro mais nao deichei apaga mesmo asim nao passei oque fasso nao entendo oque ta acontencendo comigo se voce ou alguem
    puder me da um concelho agradeço

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações