Não consigo me acostumar com a embreagem. Me ajude?

Não consigo me acostumar com a embreagem. Me ajude?

Aprender a Dirigir , Embreagem | Por: | 1 Comentário

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano. Vi o seu site e gostei muito. Eu tenho carta há 3 anos, mas não dirijo. Estes dias fui fazer aulas com um instrutor mas odiei pois não consigo me acostumar com a embreagem. Até pensei em comprar um carro automático. Meu carro está parado na garagem de casa. Tenho um Ford Ká. Meu sonho é dirigir mas não sei mais o que faço. Me ajude?

Juliane.

Olá Juliane, tudo bem?

Essa situação é muito comum pois praticamente todas as pessoas que estão aprendendo a dirigir aprendem para o exame do detran e não para o dia a dia. Tem muita gente vivendo isso, tendo o carro na garagem e não conseguindo superar essa situação.

Mas vamos lá. Vou lhe dar algumas dicas para que você comece a dirigir logo. E você disse que seu problema é que "não consigo me acostumar com embreagem". Então vamos entender como a embreagem funciona, ok?

A embreagem é uma peça essencial no veículo. É ela que transmite a força do motor para as rodas. Basicamente é isso. Ela é um disco que encosta em outro disco (volante do motor) e toda força e giro que o motor faz ela recebe o mesmo movimento. Quando você pisa no pedal da embreagem você está desligando dos dois discos. Neste momento o motor pode estar ligado mas não passa a sua força para as rodas. Quando  solta a embreagem você volta a ligar os discos e então ela recebe a força do motor.

Diante disso jamais podemos soltar o pé da embreagem de uma vez. Se fizer isso a ligação entre o disco da embreagem e o disco do motor será muito bruta, forte. O carro vai dar solavancos. O que é necessário fazer neste momento é soltar a embreagem sempre devagar. Normalmente você faz isso na arrancada e na troca de marchas. Você deve soltar a embreagem devagar até o final pois é neste momento que a ligação ocorre.

Sempre quando passar marchas você deve pisar na embreagem antes. Na hora de pisar você deve tirar o pé do acelerador primeiro e aí sim você pisa na embreagem. Nesse momento você deve passar as marchas. Depois de passar as marchas você deve então soltar bem devagar. É como lhe expliquei acima.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Marilucia
    12 de janeiro de 2015 às 8:39

    Bom dia Fabiano;

    A minha garagem é uma subida e eu não consigo sair com o carro dela, pois começo a subir e o carro morre, tenho que recorrer ao freio de mão. Isso já aconteceu várias vezes, até que desisto e peço a alguém para tirar o carro pra mim.
    Por favor o que devo fazer?

Deixe o seu comentário