VOCÊ TEM MEDO DE DIRIGIR? ASSISTA UMA AULA GRATUITA E APRENDA COMO VENCER ESSE MEDO

Preencha o formulário abaixo para baixar o livro online

Obrigado. Sou excelente motorista.

Não consigo me acostumar com a embreagem. Me ajude?

Não consigo me acostumar com a embreagem. Me ajude?

Aprender a Dirigir , Embreagem | Por: | 1 Comentário

Se você realmente quer PERDER O MEDO DE DIRIGIR, recomendamos que você veja essa estratégia". [SAIBA MAIS!].

Olá Fabiano. Vi o seu site e gostei muito. Eu tenho carta há 3 anos, mas não dirijo. Estes dias fui fazer aulas com um instrutor mas odiei pois não consigo me acostumar com a embreagem. Até pensei em comprar um carro automático. Meu carro está parado na garagem de casa. Tenho um Ford Ká. Meu sonho é dirigir mas não sei mais o que faço. Me ajude?

Juliane.

Olá Juliane, tudo bem?

Essa situação é muito comum pois praticamente todas as pessoas que estão aprendendo a dirigir aprendem para o exame do detran e não para o dia a dia. Tem muita gente vivendo isso, tendo o carro na garagem e não conseguindo superar essa situação.

Mas vamos lá. Vou lhe dar algumas dicas para que você comece a dirigir logo. E você disse que seu problema é que "não consigo me acostumar com embreagem". Então vamos entender como a embreagem funciona, ok?

A embreagem é uma peça essencial no veículo. É ela que transmite a força do motor para as rodas. Basicamente é isso. Ela é um disco que encosta em outro disco (volante do motor) e toda força e giro que o motor faz ela recebe o mesmo movimento. Quando você pisa no pedal da embreagem você está desligando dos dois discos. Neste momento o motor pode estar ligado mas não passa a sua força para as rodas. Quando  solta a embreagem você volta a ligar os discos e então ela recebe a força do motor.

[Nota:] Vai fazer a prova do Detran? Clique e veja a estratégia perfeita para passar no exame de direção!


Diante disso jamais podemos soltar o pé da embreagem de uma vez. Se fizer isso a ligação entre o disco da embreagem e o disco do motor será muito bruta, forte. O carro vai dar solavancos. O que é necessário fazer neste momento é soltar a embreagem sempre devagar. Normalmente você faz isso na arrancada e na troca de marchas. Você deve soltar a embreagem devagar até o final pois é neste momento que a ligação ocorre.

Sempre quando passar marchas você deve pisar na embreagem antes. Na hora de pisar você deve tirar o pé do acelerador primeiro e aí sim você pisa na embreagem. Nesse momento você deve passar as marchas. Depois de passar as marchas você deve então soltar bem devagar. É como lhe expliquei acima.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Se você gostou desse artigo e quer perder o medo de dirigir, clique aqui e veja uma estratégia para superar essa dificuldade

Recomendamos Para Você

O exame de direção e a estratégia certa para passar. Leia agora

O exame de direção e a estratégia certa para passar. Leia agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a passar no exame do detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a passar no exame do detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Marilucia
    12 de janeiro de 2015 às 8:39

    Bom dia Fabiano;

    A minha garagem é uma subida e eu não consigo sair com o carro dela, pois começo a subir e o carro morre, tenho que recorrer ao freio de mão. Isso já aconteceu várias vezes, até que desisto e peço a alguém para tirar o carro pra mim.
    Por favor o que devo fazer?

Deixe o seu comentário