Minha instrutora só me faz circular em vias sem movimento. Isso é correto? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Minha instrutora só me faz circular em vias sem movimento. Isso é correto?

Aprender a Dirigir | Por: | 0 Comentário

Meu nome é Karina moro na cidade de Santo André, em São Paulo. Estou na minha 8ª aula de direção e estou com algumas duvidas sobre meus direitos como aluna, nas aulas pratica. O que acontece é que até agora, mesmo estando na 8ª aula, o percurso de aula é feito somente em uma rua sem movimento e ao questionar a minha instrutora, ela me disse que ficaríamos naquela rua até o final das aulas, pois o carro não tinha seguro e se batesse o prejuízo seria dela e que só sai em ruas mais movimentadas com alunos que já são habilitados e que a auto escola só tem a obrigação de ensinar a sair com o carro a subir ruas e estacionar. Mas dessa forma estou muito apreensiva ao dirigir. Você pode me ajudar por favor? Muito obrigada.

Karina - Santo André / SP

Olá Karina! Já recebi alguns emails com esta mesma dúvida e por isso resolvi escrever algo que posso trazer uma orientação para você e para outras pessoas sobre esta questão.

Não faço comparação sobre didática ou métodos que meus colegas instrutores utilizam com os seus alunos. Colocarei a minha opinião e depois tire suas próprias conclusões.

Todo aluno tem de ter o foco em aprender a dirigir e o instrutor tem o dever de ensinar e promover a segurança do aluno, do veículo, a de si próprio e de todos ao redor. É bem verdade que na auto escola o aluno não é colocado em situações reais de trânsito como principais avenidas das cidades em pleno horário de pico. Normalmente é comum o aluno fazer aulas nos bairros, tanto em vias locais (residênciais) como também em vias coletoras (principais dos bairros).

O ideal é você fazer aulas em ruas que são parecidas com a área de exame que você irá fazer a prova. Com isso poderá treinar no mesmo nível que lhe será cobrado na prova.

Se você percebe que não está sentido confiança em sua instrutora, lhe sugiro conversar com ela e expor sua insatisfação. Afinal ela não está lhe fazendo um fazer. Você é uma cliente e merece o melhor atendimento possível. Se não resolver, vá a auto escola e coloque a situação. Pode ser que lhe coloque com outro instrutor que lhe passe mais confiança. Você pode também pedir a amigos que lhe indique um bom instrutor que de fato lhe ensinará a dirigir.

É ideal que o aluno, a medida que evolua nas aulas práticas, pegue situações mais difíceis no trânsito parecidas com o exame. Você está na 8ª aula e o correto é você ser cobrada em situações mais difíceis. Mas se sua instrutora lhe falou que será assim até o final acho melhor você reavaliar  a continuar com ela.

Converse com outros alunos da auto escola que fazem aula com outros instrutores e pergunte se também passam pela mesma situação. Se você entender que é um problema somente de sua instrutora você terá mais um motivo para mudar para outro instrutor.

Aprender a dirigir é um momento onde a pessoa precisa ter o máximo de confiança possível por meio do seu instrutor e se isso não está acontecendo com você saiba que pode estar jogando o seu dinheiro fora.

É a minha opinião.

Sucesso.

Instrutor Fabiano.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


Deixe o seu comentário