Mesmo sendo habilitada, tenho muito medo de dirigir. Como acabar com isso?

Mesmo sendo habilitada, tenho muito medo de dirigir. Como acabar com isso?

Aprender a Dirigir | Por: | 8 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Boa tarde Fabiano. Tirei a minha CNH a um mês mas tenho medo de dirigir. Já entro no carro com medo pensando que não sou capaz. No controle de embreagem fico com medo de soltar o freio e o carro sair andando. Minhas pernas ficam bambas e saio do carro tremendo. O que devo fazer?

Luciene - Belo Horizonte / MG

Olá Luciene, tudo bem? Olha, para o seu consolo eu também já passei por isso. Logo quando tirei minha habilitação eu fiquei impossibilitado de dirigir pois não tinha carro. Fiquei uns dois anos sem dirigir até que comprei meu primeiro carrinho, bem velhinho por sinal mas na época me serviu muito.

Mas na hora de dirigir o carro foi um sufoco. Eu suava todo e ficava muito nervoso. E o que eu vou lhe falar agora foi o que eu fiz nesta situação.

Primeiro você tem que se ver capaz. O mais difícil você conseguiu. Passar no Detran não é fácil e você foi vitoriosa. Agora é outra etapa que você irá vencer também.

Você precisa também praticar. Você só irá perder o medo se praticar. Então procure dirigir em locais mais tranquilos. Evite neste primeiro momento locais movimentados com muito trânsito. Você vai ficar perdida e não saberá o que fazer. Então procure locais mais calmos neste instante.

Vá até a padaria, ao açougue e até se o seu trabalho for perto da sua casa se arrisque a ir uma vez ou outra de carro. Cada vez que você vivenciar situações mais tranquilas você irá ganhar confiança para se permitir mais um pouco.

Não tenha vergonha de cometer erros. Eu tinha vergonha mas quando percebi que isso me atrapalhava eu parei de me cobrar diante das pessoas e se cometia um erro levantava minha cabeça e continuava normal. Hoje eu percebo que até motorista experiente erra também. Então não se intimide com os erros diante das pessoas.

Muitas pessoas podem até rir de você mas se perceber muitas delas nem habilitação tem. Então deixa isso prá lá e bola pra frente.

Quando adquirir mais confiança vá aos poucos pegar um trânsito mais cheio. Procure dirigir só uns 10 minutos no começo. Pequenos trajetos que possuam um trânsito mais intenso. Você vai perceber que aos poucos sua habilidade aumentará e quando menos esperar estará dirigindo onde jamais imaginou.

Siga estas dicas e tenho certeza que você passará por cima de tudo isso.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Rosa Reis
    10 de janeiro de 2013 às 18:57

    Estou exatamente nesta situação..

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 11:46

      Olá Rosa,

      não desista! Coloque as dicas em prática pois farão você vencer esse gigante.

      Abraços.

  2. CRISTIANE
    5 de janeiro de 2013 às 10:45

    Eu passei pelo mesmo problema , so que com mais gravidade,eu tinha dores horríveis e inesplicáveis de ouvido e sentia muita nausea, saia do carro pronta para por literalmente o estomago pra fora, foram os 3 primeiros meses mais terriveis da minha vida, além da insonia e crise de ansiedade que sofria, como venci, SÓ POR MUITA INSISTENCIA, tive que enfrentar o medo como se estivesse numa guerra, eu tinha crises de choro denro do carro, falta de ar...era terrível....mas resolvi enfrentar , partir prá guerra e hoje estou dirigindo já a quase um ano e nao sei mais viver sem meu carro. Aconselho a fazer do que carro algo bem familiar como extensão do comodo da sua casa q vc mais gosta, no meu caso extendi meu quarto para o carro, então tenho brinquedos, almofadas travesseiros, sandálias, maquiagem, enfim tudo aquilo que faz parecer mais proxima de um ambiente familiar. Ah e não se esqueça perca a pose e o salto e reconheça sua dificuldade, peça ajuda sempre, fique certa que quando alguem percebe que vc tem dificuldade sempre se mostra solidaria, no meu caso até hj tenho diciuldade com a ré e estacionar, mas eu sempre grito rsrsrs e alguem acode, Fica a dica. Um abração, boa sorte e NÃO DESISTA , ENCARE O MEDO SE AMOLECER NUNCA SAIRÁ DE CASA.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 11:45

      Olá Cristiane,

      Muito legal a sua dica.

      Abraços.

  3. Val
    4 de janeiro de 2013 às 18:13

    Estou no final das minhas aulas práticas e acompanho as suas orientações. Essa realmente me fez me ver, pois tenho carro e tenho um pouco de medo. Mas se eu fizer desse jeito,acho que vai dar certo. Um abraço, Fabiano!

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 11:44

      Olá Val,

      Não desista! Siga essas dicas pois irão lhe ajudar muito.

      Abraços.

      Instrutor Fabiano

  4. Valéria Cristina
    4 de janeiro de 2013 às 17:16

    Fico muito feliz com seu site, pois essas palavras nos dão forças para continuar! Desde que comecei minhas aulas venho aqui te visitar e muito tem me ajudado! Graças a Deus consegui tirar minha carteira em Dezembro, depois de duas tentativas! Mas tenho que ter coragem para prosseguir, e sei que irei vencer essa barreira da insegurança! Muito obrigada pelo seu testemunho, vou tentar fazer o que você disse, ir pegando aos poucos! Abraços..

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 11:43

      Olá Valéria,

      fico muito feliz em saber disso.

      Tenho certeza que você como todos que estão aqui irão vencer!

      Contem comigo.

      Abraços

Deixe o seu comentário