Mais Dicas Sobre Dirigir!

Este post é contribuição do visitante Gerson. Está na íntegra! Confira e fique a vontade para comentar e tirar as suas dúvidas.

Instrutor Fabiano.

estou aki pra mostra o que eu sei sobre aprender a dirigir vcs me ajudam e eu ajudo aos outro flw aew ate a proxima

Passo a passo para aprender a dirigir.

Primeiramente sempre sinalizar antecipadamente suas intenções no transito e observa sempre ao redor de seu veiculo e usuários da via.

Ao sair com o carro regular os bancos retrovisores e colocar o sinto de segurança ,voltar para o ponto 0° morto e depois ligar o carro girando a chave no sentido horário e depois afundar o pé na embreagem e colocar 1° primeira. Em seguida olhar para fora manter a aceleração e colocar 2° segunda , para arrancar o carro toda vez q parar sempre colocar 1°primeira e em quebra molas nunca para o carro somente deixa- lo na 2° segunda marcha e em conversões também deixar o carro de 2° segunda , para fazer o controle de embreagem na descida colocar em marcha RÈ e controla a embreagem soltando a levemente sem tira o pé dela e usando o acelerador para manter a aceleração caso tenha um obstáculo na via que não deixe o carro morre .

Esquerda quando descendo uma via sempre andamos a esquerda da nossa mão de direção , e sempre fazer um L . quando em conversão desloca o carro mais para a esquerda e convergir o carro e sempre sinalizar antecipadamente e sempre observa o que esta em sua volta .

Direita quando subindo uma via sempre andamos a direita da nossa mão de direção, e sempre ao convergir , convergir sempre se deslocando ao bordo da via e sempre sinalizando antecipadamente e sempre observa tudo ao seu redor .

Para parar o carro . Usar sempre em uma para obrigatória Freio e Embreagem e para sair dela usar sempre a 1° primeira marcha faça um giro ao redor do carro para ver sem naum esta esquecendo de nada e preste atenção não tenha pressa vc apenas estar aprendendo tenha calma o tempo esta do seu lado em caso de descida ,ou morro tirar o pé do freio e embreagem ao mesmo tempo e em todo o caso que o carro começar a anda podemos de imediato retirar o pé da embreagem , menos em caso de controle de embreagem. Em caso de subida em morro utilizar o método controle de embreagem assim que o carro começar a tremer podemos retirar o pé do freio e manter a aceleração e assim saindo sempre observando e sinalizando sempre e com a cabeça para fora assim não tendo nenhum obstáculo podemos sair soltando a embreagem ate o carro entra em movimento sempre sair usando a 1° marcha.

SINALIZAÇÃO

Sempre sinalizar antecipadamente e sempre observa a via e os obstáculos assim quando atrapalhando a via … sempre regular bancos e retrovisores e nunca se esquecer do sinto de segurança … Sinalizar sempre as conversões saídas e deslocamentos do veiculo , ao desviar de obstáculos e nunca se esquecer q sinalizar e muito importante para que outros veículos vejam o que esta fazendo .

Observar

Sempre o que esta ao redor do veiculo sendo pedestres , animais e outros veículos
Sempre quando for convergir se deslocar ou fazer parada intermediaria ou estacionamento a direita sinalizar olhar sempre o espelho central do carro e o retrovisor da Direita.

E quando for pela esquerda sinalizar e olhar sempre o espelho central e o retrovisor da esquerda e a frente do carro para não colidir com o meio fio ou veículos na frente ou que venham atrás do seu veiculo e sempre sinalizar suas intenções no transito para que os outros condutores ou ate pedestres e usuários da via vejam suas decisões no transito.

Marchas e embreagem

As marchas são

1° 2° 3° 4° 5° e marcha Ré

Para usar as marchas temos q antes de acionar a troca de uma para outra, temos que sempre usar a embreagem de modo correto de usar elas e para usar a 1° primeira e segunda com a mão a direita do cambio e antes de acionar elas fazemos um L e jogamos a primeira e segunda e em alguns casos a ré mas nesses casos a ré e um L mais cumprido e jogamos pra lá da 1° primeira , para acionar a 3° e 4° mão em cima do cambio e 5° mão a esquerda do cambio.

Controle de embreagem

Para fazer um controle em uma descida e preciso acionar a marcha ré
Para que o carro não desça totalmente e seguramos com o freio ate o carro tremer um pouco e depois soltamos o freio e mantemos a aceleração retirando o pé da embreagem ate chegar num ponto que o carro não tenha mais movimentos de acordo no meio a meio do acelerador e embreagem.

Para fazer o controle de embreagem na subida sem usar os freios e preciso passa o carro para a 1° marcha e em seguida ao em vez de retirar o pé para que o carro ande solte a embreagem ate um ponto em que o carro não se locomova e assim mantendo a aceleração ate 15 km , se você quiser que o carro volte para traz pisa na embreagem para que ele c locomova alivie um pouco menos do meio da embreagem e mantenha a aceleração sempre e sempre sinalizando suas intenções no transito antecipadamente e sempre observa a via e retrovisores e espelho central .

Quando o carro estiver voltando tirar o pé um pouco da embreagem menos do meio mantendo a aceleração menos do meio tambem que ele volta a ficar parado no mesmo local .

E é assim que o carro vai parando de acordo com o controle de embreagem .
Para usarmos o controle de embreagem sempre iremos usar 1° primeira em subidas, e marcha ré em descidas usando marcha ré e embreagem e acelerador.

Parada intermediaria

Para fazermos uma parada intermediaria temos sempre que sinalizar e observa antecipadamente minhas decisões .

E depois de sinalizar e observa deslocamos o carro para onde queremos, parar alinhando o carro sempre olhando para a frente, e para os retrovisores,
Sempre reto ou virando pra alinhar o carro, depois de alinhado encostando no meio fio paramos com, freio levemente e acionando a embreagem toda assim parando o carro e para sair sempre de 1° primeira olhando com a cabeça para fora do carro e sinalizando a saída serve também este método em parada obrigatória e semáforo. E sempre de um giro rápido no carro para ver se não esta esquecendo nada.

Sinalizar observa e da um giro rápido no carro para ver se não esqueceu nada sempre sair de 1 ° em todos os casos . sempre ficar atento as marchas que esta e passar de marcha sempre que o carro pedir
.

Usando a marcha Ré

Acionado a marcha ré em todos os casos para que os outros condutores possam ver suas decisões e assim você acionando a ré o outro condutor ira ver ki você esta fazendo uma manobra de marcha ré, e Olhando para traz sempre e os retrovisores,em casos o carro no morro e você precisar da ré acionar também ela e não precisa usar a embreagem e só soltar o freio levemente e vira pra lá e pra cá , em caso de piso plano usar embreagem e manter a aceleração caso tenha uma pedra e um obstáculo usando acelerador e a embreagem você não corre risco de deixar o carro morre .

Obs ; NÃO DEIXAR O CARRO MORRE NUNCA

ESTACIONAMENTO

PARA ESTACIONAR O CARRO OS PRIMEIROS PASSOS SÃO
ALINHAR O CARRO JUNTO AO MEIO FIO E DEPOIS DE TER FEITO ISSO USAR FREIO LEVEMENTE E ACIONAR EMBREAGEM TODA.

METODO

FREIO

E

EMBREAGEM

DEPOIS DISSO COLOCAR O CARRO EM PONTO MORTO
TODA VEZ QUE COLOCARMOS O CARRO EM PONTO MORTO, NEUTRO OU DESENGRENADO, DEVEMOS RETIRAR O PÉ DA EMBREAGEM ASSIM QUANDO TROCAMOS DE MARCHA E QUANDO O CARRO SE LOCOMOVE , E DEPOIS DESLIGAMOS O CARRO E ACIONAMOS O FREIO DE ESTACIONAMENTO O FREIO DE MÃO E DEPOIS RETORNAMOS A MARCHA PARA A 1° E O CARRO PARA POR COMPLETO . OK

Parar em fila dupla

Para parar em fila dupla retrovisores com retrovisores ou frente com a traseira de outro veiculo os primeiros passos são sinalizar sua intenção fazendo sinais de braços indicando o que vai fazer e depois de ver que o carro esta parado retrovisores com retrovisores ou frente com a traseira do outro veiculo parar o carro com Freio e Embreagem e depois de parado sinalizar novamente para sair da parada colocando primeira e fazendo o controle de embreagem.

Baliza

Para fazer uma baliza e preciso ir mais pra frente para deixa a traseira do carro no 1° ponto e se no caso você estiver na direita jogar o volante pra lah da direita e depois colocar em marcha ré e, e depois de ter feito isso e o carro estiver no 2° segundo ponto desfazer o volante para a esquerda e depois dele ficar alinhado de duas voltas para a direita e espere uma ordem do perito .

Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

50 Comments

  • gerson

    Reply Reply 3 de novembro de 2009

    para complementar um pouco mais o que faltava ;;;;

    Passo a passo de como aprender a dirigir.

    Primeiramente antes de tudo regular banco retrovisores laterais e central, verificar se o seu pé esta acionando bem a embreagem e depois de ter regulado tudo coloque o cinto de segurança . na próxima etapa coloque o carro em ponto morto, tire o pé da embreagem sempre que acionar o ponto morto , e ligue o carro depois de ter ligado o carro aciona a1° primeira marcha e abaixe o freio de mão nunca se esqueça do freio de mão, depois de tudo isso feito vamos sair, liga a seta para esquerda olha para fora do carro e vê se não vem nenhum veiculo ou pedestre. E faça o controle de embreagem tenha calma faça tudo com clareza apenas esta aprendendo, depois de ter feito o controle saia com o carro olhando para traz e prestando sempre atenção aos retrovisores em seguida coloque a 2° segunda marcha e dependendo da via desenvolva o carro sempre observando e acionando a setas antecipadamente.

    Parada intermediaria

    Uma parada intermediaria sempre eles iram pedir então quando pedirem para fazer aciona a seta antecipadamente olhe bem o retrovisor da direita e vai acionando o freio e alinhando o carro rente ao meio fio. Ok

    Controle de embreagem

    O controle eles sempre iram pedir num aclive ( subida) num declive (descida) ele funciona assim temos que deixa a embreagem num ponto que o carro esteja trepidando e deixamos meio a meio embreagem e acelerador se o carro desce irei subir o pé caso queira deixar o carro descer afunde o pé na embreagem.
    num aclive ( subida) sempre paramos o carro com a 1° primeira marcha se estiver na 3 ° coloque a 2° e depois acione a primeira ok

    declive (descida) sempre usaremos a marcha ré.

    Parada obrigatória

    Numa parada obrigatória sempre acionamos o freio e depois a embreagem quando sabemos que já chegamos ao ponto de para freio e embreagem este método e usado em todo caso pra parar o carro. sempre paramos numa parada olhando o retrovisor central e dando seta antecipadamente caso queira virar, Sempre ao sair de uma parada sempre usamos a 1° marcha caso seja uma parada em uma descida soltamos o freio junto a embreagem e caso seja no aclive subida fazemos o controle de embreagem.

    Semáforo

    Para parar no semáforo paramos sempre com freio e embreagem , depois colocamos o carro no 0° ponto morto.

    • sara

      Reply Reply 19 de janeiro de 2013

      quero saber ? se posso virar a esquerda de um carro q ta parado no semafaro

  • Marcelo

    Reply Reply 6 de novembro de 2009

    Suas explicações são ótimas, muito didáticas, mas, com todo o respeito, professor… “sinto” de segurança não dá, né????

  • Cléa

    Reply Reply 26 de novembro de 2009

    Eu achei o máximo esse site, as explicações são bem claras e objetivas.
    Parabéns, concerteza ajuda muitos alunos.

  • Pryscilla

    Reply Reply 14 de dezembro de 2009

    Nossa senhora, nunca vi uma explicacao tao ruim!!

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 14 de dezembro de 2009

      Olá Pryscilla, obrigado pelo seu comentário. Se for possível, descreva com detalhes o que não gostou para que possamos melhorar. Um abraço. Instrutor Fabiano.

  • sendi

    Reply Reply 18 de dezembro de 2009

    ”Ola instrutor fabiano” eu quero dizer muito obrigada pela sua dica pra mim servirão e muito, por q eu comprei um carro faz un 5 meses tenho 19 anos mais ainda não, tinha pegado o jeito… acho q um pouco medo! e tbm por q não sabia muito o q fazer logo depois… das pausas das explicações do meu instrutor… eu me sentia perdida e com medo de errar… por não saber o q fazer em cada situação!!! mais depois dessas dicas eu imprimi estudei decorei o q fazer… passo a passo estou mais confiante em mim…agora e já sei pelo menos o basico!!! pra mim já é uma grande evolução e vitoria!!! *Obrigado* Sendi

  • carol

    Reply Reply 18 de dezembro de 2009

    oi obrigada…

  • Francisco Antonio de Oliveira

    Reply Reply 18 de dezembro de 2009

    obrigado Fábiano valeu
    que Deus te abençoe!

  • Francisco Antonio de Oliveira

    Reply Reply 21 de dezembro de 2009

    boa noite Fabiano

    este site é nobre como ajuda, eu quero saber, quando vou estacionar
    entre dois veículos exite alguma referencia do meu veículo com a
    traseira do veiculo da frente de forma que posso aproximar sem encostar
    e a traseira do meu veiculo com o carro de tras para que posso sair com liberdade.

    obrigado

  • Pedro

    Reply Reply 27 de dezembro de 2009

    Olá, para ligar o carro, eu devo pisar na embreagem e colocar no ponto morto, ou coloco no ponto antes de pisar na embreagem, para só depois ligar o carro e colocar a 1ª?

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 27 de dezembro de 2009

      Sempre ao ligar o carro deve-se colocar no ponto neutro, pisar no freio e então dar a partida na ignição (chave).

  • Christina Aguilera

    Reply Reply 2 de janeiro de 2010

    Minha prova teórica ta chegando, estou com medo, se eu repetir nem tenho dinheiro pra pagar :(

  • Rosana

    Reply Reply 2 de fevereiro de 2010

    Shalon, Fabiano, mais uma vez, mostrate t,eu espírito autruísta e sendo bastante respeitoso à contribuição de todos aqui, (Gerson). Fabiano, já é de nosso conhecimento teu talento como instrutor,tua didática perfeita e agora,tu nos surpreendeste com “tua grandiosidade humana”.

    abraços de Belém do Pará.

    p.s- Por gentileza, Fabiano, responde a essa pergunta interessante postada aqui pelo colega “Francisco Antônio de Oliveira, datada no dia “21 de dezembro de 2009″.

  • Leandro

    Reply Reply 22 de fevereiro de 2010

    Muito boa a explicação. Mas atenção às regras de ortografia (pontuação!!!), senão as frases se misturam e a gente não sabe onde começa e onde termina. Fica tudo sem sentido!

    Mas em suma, está excelente!!!

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 23 de fevereiro de 2010

      Obrigado pela observação. Pode deixar que terei mais cuidado quanto à ortografia. Abraços. Instrutor Fabiano.

  • Netinho de Carvalho

    Reply Reply 26 de março de 2010

    Parabéns instrutor Fabiano,com esse site so não aprende quem não quer.sou abilitado , mais ja faz uns 5 anos que não dirijo, pois estou sem carro , mais com fé em Jesus vou comprar um. com isso estou tirando todas as mninhas dúvidas aqui. parabéns e fica com Jesus.

  • ALESSANDRA

    Reply Reply 13 de abril de 2010

    olá fabiano,sou recém visitante do seu site,estou fazendo baliza,e estou com dificuldade em ladeiras,o controle da embragem com acelerador,mais fuxicando suas aulas e vídeos na net,acredito q minhas próximas aulas serão bem melhores,acredito q estava errando em soltar muito a embreagem na ladeira,pelo q entendi devemos manter o pé na embreagem até o meio e e acelerar ao poucos,assim o carro não irá descer,se estou errada me corrige,estou na quinta aula,ainda tenho muito o q treinar,o q aprender nesse site pra mim é lucro,muito bom esse site,parabéns,vlw.

  • igor

    Reply Reply 18 de abril de 2010

    Professor Fabiano, quero saber se é possivel parar o carro numa subida usando o freio do pé e a embreagem, porque aprendi isso na auto-escola, posso fazer assim ou é errado e porque?

  • deyde lima

    Reply Reply 23 de abril de 2010

    olá,olha eu sou uma pessoa nervosa ,meu marido esta mim dando umas aulas,to perdida ,naum sei quando se deve mudar de macha,fico com medo quando piso no acelerador e vejo que esta veloz fico toda nervosa,eu gostaria de detalhes ,tenho dificuldade desde a saida com o carro até a parada,eu vou tirar minha habilitação e já queria está por dentro ,por favor mim ajude.

    • Instrutor Fabiano

      Reply Reply 24 de abril de 2010

      Você já é habilitada ou ainda não tirou carteira de motorista? Em ambos os casos, lhe aconselho a pegar umas aulas com um instrutor. Ele é um profissional qualificado que poderá lhe ajudar. Veja também as dicas do site, ok?

  • Duda

    Reply Reply 6 de maio de 2010

    Ola professor Fabiano, meus medos sao os mesmos desta mulher ai de cima a Deyde Lima. Encontrei seu site por que tenho aula amanha para perder o medo, pois ja fazem 8 anos que tenho habilitacao e assim que a peguei nunca mais dirigi, minha mente esta bloqueada.
    Muito obrigada estas dicas serao valiosas para mim, e que Deus me ajude pois estou com muito medo!!! srsrsr

  • tassia

    Reply Reply 20 de maio de 2010

    amei o site,tenho que aprender a dirigir e meu irmao nao quer me ensinar ele ja tem carteira,tenho 20 anos e pretendo tirar a carteira no final do ano,tento sozinha a uma semana,so a ligar,me diz uma coisa,ao ligar eu faço assim,ponho o carro no neltro depois ponho o pe na embreagen e no freio[nao sei por que]e ligo o carro,depois,desligo tiro o pé da enbreagen e ponho na primeira,meu irmao quer saber se apreendi e preciso mostrar que sei pelo menos isso,me ajuda,corrigi se tem algo de arrado,+ corrigi na explicaçao que te dei,ou nao vou sentir segurança,obg

  • Claudia M. Veloso

    Reply Reply 24 de maio de 2010

    Olá, Professor Fabiano

    Gostaria de uma dica se possível…como faço para me sentir mais segura e perder o nervosismo???

    Muito Obrigada

  • ieda m fernandes

    Reply Reply 1 de junho de 2010

    adorei as esplicaçoes espero fue me ajude bastante estou em aulas de direçao estou tendo muitas deficuldades mas nao vou desistir vou seguir suas otimas esplicaçoes e vou superar ok abraços

  • ana antao

    Reply Reply 25 de junho de 2010

    Boa tarde,e um muito obrigado pela ajuda que tem dado.
    Aqui vai a minha duvida è estacionar entre dois carros, mas com a parte da frente,e não sei que fazer com os pedais para o carro não ir abaixo.
    Agradeço muito a sua ajuda
    Ana Antão

  • hilda

    Reply Reply 29 de junho de 2010

    como poderei fazer para não entrar em rua contra mão , e saber quando a preferencia é minha

  • ana paula

    Reply Reply 3 de julho de 2010

    muito bom olha parabens viuuuuuuuuuuu

  • mary

    Reply Reply 28 de julho de 2010

    Oi fabiano tudo bem ? Por favor tirei carta em 2006, estou aprendendo a dirigir de novo pois tenho muito medo o que eu faço , pra perder esse medo adoro suas explicações sinto muita segurança bjs

  • Adriana

    Reply Reply 4 de agosto de 2010

    Ola, Fabiano. Ja tenho muitas aulas de direção ja etou no meu terceiro exane e estou muito nervosa, errando muito nas aulas que tenho feito na area de exame, não durmo, não me alimento direito, enfim estou vivendo um pesadelo. O que vc me sugere fazer pois meu exame já é dia 06/08?

  • rafaela

    Reply Reply 8 de agosto de 2010

    eu adorei porque minha tia não perdeu o medo de dirigir mais de acordo com estas dicas vao mudar muitas coisas

  • edilane

    Reply Reply 11 de agosto de 2010

    oi estou fazendo aula de direção achei que iria aprender rapido porque eu necessito dirigir mais vi que não é bem assim, preciso aprender para levar meu filho diariamente ao medico.

  • Suzy

    Reply Reply 30 de agosto de 2010

    Obrigada, pelas dicas!!! Parabéns

  • valdinete

    Reply Reply 14 de outubro de 2010

    Ola,Fabiano.para parar o carro no semáforo paramos sempre com freio embreagem e ponto morto.depois de colocar em ponto morto podemos tira o pé do freio e embreagem?

  • juranice gomes

    Reply Reply 31 de outubro de 2010

    OI FABIANO! AMEI SUAS DICAS, PARA MIM SEM DÚVIDAS FICOU BEM EXPLICADO, ESSA SEMANA IREI FAZER MINHA PROVA DE DIREÇÃO, TENHO FÉ EM DEUS DE CONSEGUIR.

  • alcione cristina

    Reply Reply 22 de abril de 2011

    OLA FABIANO!!
    SUAS EXPLICAÇÃOS SÃO MUITO VALIDAS
    EU SOU HABILITADA RECENTE E GOSTARIA QUE VC TIRACER UMA DUVIDA MINHA
    ESTOU NA 5 MARCHA POSSO COLOCAR EM PONTO MORTO E PASSAR PARA 3 MARCHAR
    FQ COM DEUS

  • ana

    Reply Reply 9 de maio de 2011

    Suas dicas foram perfeitas, vc só esqueceu de pedir para soltar o freio de mão… é normal esqucer, vc é um ser humano como outro
    Valeu muio pelas dicas!!

  • Silvana

    Reply Reply 14 de outubro de 2011

    Adoreiiiiiii. a primeira vez que tentei carteira tinha 18 anos e perdi a pauta… agora vou começar dinovo, tenho 27 anos agora e em Nome de Jesus, vou conseguir… e suas explicações tb adoroooo….obrigada

  • Benedita

    Reply Reply 23 de novembro de 2011

    PASSO A PASSO
    Prova prática Direção

    —Entre no carro
    —Feche a porta com cuidado
    —Ajeite o banco
    —Regule o espelho de fora
    —Depois o de dentro
    —Coloque o cinto de segurança
    —Observe o cinto do carona
    —Antes de ligar o carro cheque o câmbio(ponto neutro)
    —Pode ligar o carro
    —Ligue a seta pra esquerda
    —Pise na embreagem até o fundo
    —Engate a primeira
    — Olhe para o examinador, se já pode sair
    —Olhe para o trafego (Retrovisores)
    —Solte um pouquinho da embreagem
    —Solte o freio de mão
    —Acelere um pouco e comece a andar
    —Endireite o carro
    —Pise fundo na embreagem
    —Passe a segunda marcha
    —Solte a embreagem devagarinho
    E BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • silvana

    Reply Reply 1 de fevereiro de 2012

    ola,fabiano! Gostei muito desse site,pois to aprendendo a dirigir e gostaria q vc falasse nmais um pouco da baliza ,quando o instrutor pede pra eu dar 2 giros pra esquerda pra que??? Alinhar,colocar o carro pra dentro?Tenho vergonha de perguntar e ñao decoro pra fazer sozinha,só se ele ficar me orientando.Agradeço

  • silvana

    Reply Reply 1 de fevereiro de 2012

    Também queria umas dicas de como fazer uma curva segura,principalmente pra esquerda,pois ele disse q giro demais o volante.às vezes dá certo,outras não.Queria saber a maneira certa de girar o volante numas conversões

  • Merielene

    Reply Reply 8 de janeiro de 2013

    Oi Fabiano,olha estou tentanso tirar a cnh pela segunsa vez pous já perdi uma pauta. esperei quase cinco anos e agora estou tentando outra vez. já fiz oito aulas de direção e não estou conceuindo alinhar o carro, quando não fica longe no meio fio fica muito perto, o instrutor tem que pisar no freio para não encostar. Já estou sem saber o que fazer me orienta por favor!

    • Lucas

      Reply Reply 27 de fevereiro de 2013

      Não sei se esse pergunta é antiga mas vou responder, para alinhar vc entra com o carro devagar com o volante virado para a direita >> e observa o meio do para-brisa (vidro da frente) tem estar um pouco acima do meio fio e vira o jogo e deixa reto.. seu carro vai entrar super alinhado :D ! Obs: Se n der pra tirar referencia no para-brisa peça seu estrutor para colocar um adesivo no carro, bem no meiozinho do para-brisa isso é permitido se for um numero por exemplo bem pequeno pois o estrutor pode dizer que é a numeração do carro para que os alunos saibam que o carro que treinaram sera o mesmo que faram o exame ;) converse com o seu estrutor e poderam fazer o exame usando o adesivo pra te dar referencia!

  • Daniele

    Reply Reply 22 de fevereiro de 2013

    Hoje é meu 5 dia de aula e estava super nervosa pois estou errando muito em tirar o pé da embreagem devagar e como sair com o carro também . Mas as suas explicações me deram uma luz. Posso entra no seu site toda vez que estiver dúvida .obrigada Daniele de São João del rei

  • Rosa Giarola

    Reply Reply 2 de maio de 2013

    Ola! Estou nas minhas aulas praticas, e sempre entro nesse site p tirar minhas duvidas.Otimo site! Volta Redonda

  • Daiane godooy

    Reply Reply 17 de setembro de 2013

    gostaria muito de aprender a dirigir mas tenho muito medo de bater o carro me ajudem

  • Daiane godooy

    Reply Reply 17 de setembro de 2013

    me de dicas como que eu faço para mim aprender facil por favor

  • Zuleica

    Reply Reply 14 de outubro de 2013

    Bom dia! Tenho carteira pouco tempo, sem experiência, meu marido insiste em dizer que em bombadas tenho que passar com o carro no ponto morto,
    esta certo este procedimento?

Leave A Response

* Denotes Required Field