QUER SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR? CADASTRE-SE E BAIXE NOSSO EBOOK EXCLUSIVO

20 DICAS PARAR DIRIGIR SEM MEDO



Obrigado. Sou excelente motorista.

Já reprovei seis vezes por causa do nervosismo. O que fazer para vencer isso? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Já reprovei seis vezes por causa do nervosismo. O que fazer para vencer isso?

Aprender a Dirigir | Por: | 14 Comentários

Se você realmente quer DIRIGIR COM CONFIANÇA, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Ola Fabiano, adorei o site suas dicas e sugestões, mas eu queria muito um conselho seu! To tentando tirar a minha habilitação Categoria "B" já tem quase 2 anos. Já tive 6 reprovações e dirijo muito bem pelo ponto de vista do meu instrutor e pelo que eu vejo. Só que o problema e outro. Essas reprovações todas são consequências do nervosismo que eu não consigo controlar na hora dos exames. Então eu já nem sei mais o que fazer. Já tomei calmante e tudo mais nem isso adiantou. O que você me aconselha?? Desde já obrigado!

Verônica - Belo Horizonte /MG

 

Olá Verônica, tudo bem? Essa situação é muito comum. O nervosismo acaba sendo um fator decisivo na hora exame e muitas pessoas acabam perdendo o exame por isso.

Então o que fazer para não deixar o nervosismo determinar o resultado do exame negativamente? Bom a resposta está no foco. Isso mesmo, o foco é que determina se o nervosismo fará que a pessoa perca o exame ou não.

Ficar nervoso é normal. Agora deixar que o nervosismo determine o seu destino certamente a coisa fica complicada. Então na hora do exame o seu foco deve estar no que você deve fazer, nas manobras, nas regras de circulação, etc. Sua concentração deve focar nisso. Se você fica preocupada com o examinador, com os possíveis erros ou com outras coisas que não devem ter sua atenção no momento certamente você não terá êxito no exame.

Você precisa entender que você treinou e se preparou bem para a prova. Você só precisa se concentrar no que tem de fazer e é só isso. Mesmo que você fique nervosa no final conseguirá executar todas as manobras sem problemas pois o seu foco está em fazer as coisas certas.

Quando tiver esta postura você verá que as coisas serão diferentes. Se você procura fazer tudo certo  e demonstra que está focada nisso o examinador acaba percebendo e lhe dá um voto de confiança.

Outra coisa também é preciso ter ousadia. Mesmo nervosa encare a coisa com coragem! Sempre aconselho aos meus alunos a não se intimidar com o perfil do examinador. Muitas vezes os avaliadores são marrentos, tem cara fechada e tudo mais. Nesse momento você deve tirar o foco disso e não deixar se influenciar. Muitas vezes eles fazem isso para ver a reação do candidato e saber se ele dará conta de lhe dar com o trânsito cheio de gente nervosa.

Veja a coisa dessa forma e o resultado será diferente. Você conseguirá passar pois focará no alvo certo: Executar as manobras que você já sabe e é só isso.

Sucesso e um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

VOCÊ QUER DIRIGIR O SEU CARRO SEM RECEIO? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

QQUER DIRIGIR COM MAIS CONFIANÇA CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. fabiana
    10 de janeiro de 2013 às 20:26

    Gostaria de parabenizá-lo pelo cuidado e zelo p com as pessoas q se sentem inseguras ou até mesmo n se acham capazes de alcançar um objetivo. Parabéns mesmo!

  2. edvania paz
    27 de novembro de 2012 às 8:44

    Fabiano como vai? Estou anciosa pois em 2006 tentei tirar cnh e nao consegui ai desisti.criei coragem hoje e fui a uma auto escola para recomecar.o instrutor nao conseguiu emitir a guia p pgto.precisarei ir a delegacia em cidade vizinha a minha para conseguir resolver e marcar exame medico.chato isso.mas vamos em frente.

  3. Evanilde
    14 de novembro de 2012 às 9:33

    Fabiano quero lhe parabenizar por este blog o mesmo tem me ajudado muito e tirado muitas dúvidas

    Deus te abençõe

    • Instrutor Fabiano
      20 de novembro de 2012 às 13:13

      Obrigado Evanilde. Fico feliz em saber que está lhe ajudando.

  4. LEKA
    7 de novembro de 2012 às 19:04

    Ola Fabiano!
    Fiz minha prova de direção ontem, no início fiquei muito confiante fiz garagem baliza tudo certinho, porém no percurso de rua estava tudo certo também, já na volta no retorno próximo a entrada da area de exame para entrar na fila de carros eu tinha que reduzir a marcha pra segunda eu vinha de terceira marcha, eu me confunde e acabei passando para a quarta e o carro começo a trepida fiqueimuito nervosa e acabei deixando o carro estancar, o resultado só sai sexta feira, estou muito apriensiva.(...). Instrutor! Com a sua experiencia você acha que eu reprovei???
    Por favor me diga alguma coisa.
    Abraços,
    Leka.

  5. Paula
    7 de novembro de 2012 às 13:54

    Realizei hoje o meu primeiro exame de carro e fui aprovada! Gostaria de relatar aqui a minha gratidão pelas dicas do site! Todas são ótimas, e me ajudaram muito nessa conquista tão sonhada! E pra quem ainda irá enfrentar essa etapa, mantenha a calma e a atenção, que tudo dará certo! Obrigada instrutor Fabiano, pelas dicas aqui postadas e o empenho em ajudar tantas pessoas a aprender a dirigir.

  6. stefane
    6 de novembro de 2012 às 14:46

    Ola estrutor Fabiano, gostaria que voce tirasse uma duvida, recentemente estava fazendo a prova, estava tudo bem mas ,quando ele pediu para converter a esquerda la tinha uma subida . O que fazer? e meu carro morreu, a pergunta e: sera que quando acontecer essa situaçao de novo posso parar o carro pisando na embreagem para ele nao morrer ou sou obrigada a passar para primeira marcha , quando estava subindo meu carro foi perdendo as forças que na hora nem sei que eu fiz!! obrigada espero que me ajude!!

  7. ninonrose
    24 de outubro de 2012 às 12:54

    estou com dificuldades na baliza

  8. Adriana Neukäufer
    24 de outubro de 2012 às 6:14

    Oi Fabiano gosto muito do seu site , ja vi deversas situacoes que ja passei e ainda passo, mas essa luta ainda é pior quando estamos em outro país , vivo na Alemanha e algumas coisas aqui sao diferentes , mas sempre encontro uma saida junta a seu site.
    Aqui encontrei pessoas com coragem de expor suas dificuldades e tambem sua dedicacao em responder a cada uma delas.PARABENS!

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:56

      Obrigado Adriana! Depois me manda um email explicando os detalhes do trânsito da Alemanha. Abraços.

  9. L.
    23 de outubro de 2012 às 19:56

    Depois de muito tempo afastada, treinando muito, errando, acertando, faço minha prova daqui duas semanas. Estou morrendo de medo, mas estou confiante, minha maior preocupação é não olhar o suficiente nos retrovisores e passar marchas de maneira errada. O Detran deu um vacilo enorme colocando balizas em cones. Achei muito mais difícil, mas vou torcer para passar, seria meu maior orgulho! =]

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:58

      Olá L. Tenho certeza que vai conseguir. Sobre a baliza no cone pode ter certeza que foi a melhor coisa que fizeram nos últimos anos.

  10. Evandro
    23 de outubro de 2012 às 11:04

    O blog eh otimo, foi de grande valia quando fazia as aulas, tanto que passei no primeiro exame pratico. Agora sempre estou acompanhando os posts e tentando pegar confiança nos meus treinos sozinho ja sem o instrutor, que é uma nova etapa. parabens

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:58

      Parabéns Evandro.

Deixe o seu comentário