Há Dificuldades para quem vai começar? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Há Dificuldades para quem vai começar?

Sem categoria | Por: | 13 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá, eu nao comçei ainda a aula pratica e nao tenho nenhuma esperiência em direção.  Será  que a minha maior dificuldade vai ser a troca de marchas e na hora de sair com o carro?

Felipe

Prezado Felipe, obrigado pela sua participação. Bom, para quem nunca dirigiu e vai começar a aula prática, eu tenho boas notícias.

Dirigir não é difícil, é simples como andar de bicicleta, guardando as devidas proporções. Mas é verdade que dificuldades podem surgir no decorrer do aprendizado. Realmente a troca de marchas e a arrancada pode parecer difícil no início, só que com o decorrer das aulas, todas essas manobras irão se tornar normais e automáticas. É preciso entender que cada pessoa tem o seu tempo e rítmo, mas no final com certeza o objetivo de aprender a dirigir será alcançado.

Aproveite bastante o site  e sigas as dicas que estarei escrevendo. Divulgue para os seus amigos e familiares.

Espero ter lhe ajudado,

Instrutor Fabiano.

VOCÊ QUER PASSAR AGORA? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Marla Renata
    28 de fevereiro de 2012 às 1:29

    Ola instrutor Fabiano, quero lhe agradecer por ter criado este site que nos ajuda tanto!Estava pensando em desistir das aulas práticas, mas dai encontrei o site e quando comecei a ler as dúvidas e relatos do pessoal e as suas explicações, que são excelentes, me motivei a continuar.Muito obrigada mesmo, e que continues com este maravilhoso trabalho!
    Um abraço

  2. patricia
    7 de fevereiro de 2012 às 21:00

    suas explicações são exelentes,ecomo me ajuda a tirar as muitas dúvidas q tenho. obg. vc instrutor fabiano é nota 1000.
    um abração.

  3. luana
    18 de abril de 2011 às 15:41

    Olá instrutor... tô pesando até em desistir da minha carteira, tô na minha 10 aula e não sei fazer controle nem no aclive e nem declive, tenho treinado no carro do meu marido e mesmo assim não consigo achar esse tal ponto de embreagem, nunca esqueço das setas, olhar o ponto cego, alinhar o carro etc... mas esse ponto eu não sei.....Me dê uma dica

    • admin
      18 de abril de 2011 às 20:21

      A dica que lhe dou é parar de treinar no carro do seu marido. Tenha calma e treine só na auto escola. É o jeito certo de aprender. Abraços.

  4. Denise
    18 de novembro de 2010 às 14:53

    Oi Fabiano.

    Estou tendo muita dúvida, fiz 2 aulas práticas aqui na minha cidade com uma instrutora. Nunca tinha dirigido, a primeira aula foi assustadora, só que minha instrutora nao me dá muita atenção e me cobra muito. Não sei o que faço, parece que nao tenho noção nenhuma do volante...será que vou melhorar com o tempo e as aulas? Me ajude por favor......

  5. leila maria de oliveira
    9 de junho de 2010 às 18:32

    Instrutor fabiano ja estava desistindo de fezer as aulas de direçao estava achando que nao iria conseguir começei a ler o seus depoimentos e as aulas ,adquiri coragem e vou recomeçar opois sei que voce vai me ajudar muito obrigado e continue ajudando as pessoas que tem a dificuldade a vencer o medo de dirigir ...um beijao professor

  6. MARGARETE VIEIRA
    10 de abril de 2010 às 16:01

    Olá instrutor Fabiano!
    Descobri o seu site a pouco tempo, através de um vídeo no youtube. Estou adorando, porque está me ajudando muito. Tenho uma dúvida, estou fazendo aula de direção, e o instrutor me ensinou a parar no semáforo em 1ª marcha. Para entrar na via de transito rápido, tem uma placa de PARE, e ele não me deicha parar, porque ele diz que dá para fazer a conversão( no caso á direita) bem no canto com cuidado, mesmo estando em horário de pico, e com miutos carros pasando neste horário eu fico com muito medo. Percebo que ele não tem muita paciência. Eu me sinto ainda muito perdida no trânsito, tenho muitas dúvidas em que momendo devo dar a preferencia e quando devo passar direto e pra que lado devo olhar. Ele diz que quando acabar as aulas "O que será de você heim?". Me ajude preciso de um conselho.

  7. Franklin Breno
    6 de abril de 2010 às 23:33

    Olá Instrutor Fabiano!!!
    tudo bom?
    Des de já agradeço por suas informações que são demais, e tem me ajudado muito.Apesar de não ter começado a tirar minha CNH ainda, procuro estar sempre ligado em suas explicações, para que no futuro possa usa las quando estiver tirando a minha carteira.
    Neste ano pretendo tirar minha carteira, e estou com algumas duvidas.

    1ª: Nunca tive a oportunidade de dirigir qualquer tipo de veiculo, isso seria um ponto ruim ou bom ?

    2ª: Quero muito tirar minha carteira de carro, mas também pretendo tirar a carteira de moto, seria mais viável eu tirar as duas juntas, ou isso complicaria mais ainda meu aprendizado ?

    Des de já agradeço sua atenção, e que o Sr. possa nos ajudar cada dia mais e mais. Obrigado!

  8. Nilma
    7 de dezembro de 2009 às 8:27

    Tenho habilitação mas fiquei 10 anos sem dirigir agora voltei para auto escola e uma amiga me indicou esse site, que tem me ajudado muito minha maior dificuldade e pavor é parar na subida e sair sem deixar o carro voltar para trás. Parabéns! pelo site.

  9. Léia
    6 de novembro de 2009 às 18:33

    Legal!!!!
    Estou fazendo aulas práticas de direção, já fiz 04 aulas. Por mais que o instrutor fale e explique é ótimo, encontrar tudo assim escrito explicadinho, reforça a memória. Estou gostando, agora ficou melhor com todas estas dicas. Espero passar no teste.

  10. Gerson
    24 de outubro de 2009 às 10:45

    estou aki pra mostra o que eu sei sobre aprender a dirigir vcs me ajudam e eu ajudo aos outro flw aew ate a proxima

    Passo a passo para aprender a dirigir.

    Primeiramente sempre sinalizar antecipadamente suas intenções no transito e observa sempre ao redor de seu veiculo e usuários da via.

    Ao sair com o carro regular os bancos retrovisores e colocar o sinto de segurança ,voltar para o ponto 0° morto e depois ligar o carro girando a chave no sentido horário e depois afundar o pé na embreagem e colocar 1° primeira. Em seguida olhar para fora manter a aceleração e colocar 2° segunda , para arrancar o carro toda vez q parar sempre colocar 1°primeira e em quebra molas nunca para o carro somente deixa- lo na 2° segunda marcha e em conversões também deixar o carro de 2° segunda , para fazer o controle de embreagem na descida colocar em marcha RÈ e controla a embreagem soltando a levemente sem tira o pé dela e usando o acelerador para manter a aceleração caso tenha um obstáculo na via que não deixe o carro morre .

    Esquerda quando descendo uma via sempre andamos a esquerda da nossa mão de direção , e sempre fazer um L . quando em conversão desloca o carro mais para a esquerda e convergir o carro e sempre sinalizar antecipadamente e sempre observa o que esta em sua volta .

    Direita quando subindo uma via sempre andamos a direita da nossa mão de direção, e sempre ao convergir , convergir sempre se deslocando ao bordo da via e sempre sinalizando antecipadamente e sempre observa tudo ao seu redor .

    Para parar o carro . Usar sempre em uma para obrigatória Freio e Embreagem e para sair dela usar sempre a 1° primeira marcha faça um giro ao redor do carro para ver sem naum esta esquecendo de nada e preste atenção não tenha pressa vc apenas estar aprendendo tenha calma o tempo esta do seu lado em caso de descida ,ou morro tirar o pé do freio e embreagem ao mesmo tempo e em todo o caso que o carro começar a anda podemos de imediato retirar o pé da embreagem , menos em caso de controle de embreagem. Em caso de subida em morro utilizar o método controle de embreagem assim que o carro começar a tremer podemos retirar o pé do freio e manter a aceleração e assim saindo sempre observando e sinalizando sempre e com a cabeça para fora assim não tendo nenhum obstáculo podemos sair soltando a embreagem ate o carro entra em movimento sempre sair usando a 1° marcha.

    SINALIZAÇÃO

    Sempre sinalizar antecipadamente e sempre observa a via e os obstáculos assim quando atrapalhando a via ... sempre regular bancos e retrovisores e nunca se esquecer do sinto de segurança ... Sinalizar sempre as conversões saídas e deslocamentos do veiculo , ao desviar de obstáculos e nunca se esquecer q sinalizar e muito importante para que outros veículos vejam o que esta fazendo .

    Observar

    Sempre o que esta ao redor do veiculo sendo pedestres , animais e outros veículos
    Sempre quando for convergir se deslocar ou fazer parada intermediaria ou estacionamento a direita sinalizar olhar sempre o espelho central do carro e o retrovisor da Direita.

    E quando for pela esquerda sinalizar e olhar sempre o espelho central e o retrovisor da esquerda e a frente do carro para não colidir com o meio fio ou veículos na frente ou que venham atrás do seu veiculo e sempre sinalizar suas intenções no transito para que os outros condutores ou ate pedestres e usuários da via vejam suas decisões no transito.

    Marchas e embreagem

    As marchas são

    1° 2° 3° 4° 5° e marcha Ré

    Para usar as marchas temos q antes de acionar a troca de uma para outra, temos que sempre usar a embreagem de modo correto de usar elas e para usar a 1° primeira e segunda com a mão a direita do cambio e antes de acionar elas fazemos um L e jogamos a primeira e segunda e em alguns casos a ré mas nesses casos a ré e um L mais cumprido e jogamos pra lá da 1° primeira , para acionar a 3° e 4° mão em cima do cambio e 5° mão a esquerda do cambio.

    Controle de embreagem

    Para fazer um controle em uma descida e preciso acionar a marcha ré
    Para que o carro não desça totalmente e seguramos com o freio ate o carro tremer um pouco e depois soltamos o freio e mantemos a aceleração retirando o pé da embreagem ate chegar num ponto que o carro não tenha mais movimentos de acordo no meio a meio do acelerador e embreagem.

    Para fazer o controle de embreagem na subida sem usar os freios e preciso passa o carro para a 1° marcha e em seguida ao em vez de retirar o pé para que o carro ande solte a embreagem ate um ponto em que o carro não se locomova e assim mantendo a aceleração ate 15 km , se você quiser que o carro volte para traz pisa na embreagem para que ele c locomova alivie um pouco menos do meio da embreagem e mantenha a aceleração sempre e sempre sinalizando suas intenções no transito antecipadamente e sempre observa a via e retrovisores e espelho central .

    Quando o carro estiver voltando tirar o pé um pouco da embreagem menos do meio mantendo a aceleração menos do meio tambem que ele volta a ficar parado no mesmo local .

    E é assim que o carro vai parando de acordo com o controle de embreagem .
    Para usarmos o controle de embreagem sempre iremos usar 1° primeira em subidas, e marcha ré em descidas usando marcha ré e embreagem e acelerador.

    Parada intermediaria

    Para fazermos uma parada intermediaria temos sempre que sinalizar e observa antecipadamente minhas decisões .

    E depois de sinalizar e observa deslocamos o carro para onde queremos, parar alinhando o carro sempre olhando para a frente, e para os retrovisores,
    Sempre reto ou virando pra alinhar o carro, depois de alinhado encostando no meio fio paramos com, freio levemente e acionando a embreagem toda assim parando o carro e para sair sempre de 1° primeira olhando com a cabeça para fora do carro e sinalizando a saída serve também este método em parada obrigatória e semáforo. E sempre de um giro rápido no carro para ver se não esta esquecendo nada.

    Sinalizar observa e da um giro rápido no carro para ver se não esqueceu nada sempre sair de 1 ° em todos os casos . sempre ficar atento as marchas que esta e passar de marcha sempre que o carro pedir
    .

    Usando a marcha Ré

    Acionado a marcha ré em todos os casos para que os outros condutores possam ver suas decisões e assim você acionando a ré o outro condutor ira ver ki você esta fazendo uma manobra de marcha ré, e Olhando para traz sempre e os retrovisores,em casos o carro no morro e você precisar da ré acionar também ela e não precisa usar a embreagem e só soltar o freio levemente e vira pra lá e pra cá , em caso de piso plano usar embreagem e manter a aceleração caso tenha uma pedra e um obstáculo usando acelerador e a embreagem você não corre risco de deixar o carro morre .

    Obs ; NÃO DEIXAR O CARRO MORRE NUNCA

    ESTACIONAMENTO

    PARA ESTACIONAR O CARRO OS PRIMEIROS PASSOS SÃO
    ALINHAR O CARRO JUNTO AO MEIO FIO E DEPOIS DE TER FEITO ISSO USAR FREIO LEVEMENTE E ACIONAR EMBREAGEM TODA.

    METODO

    FREIO

    E

    EMBREAGEM

    DEPOIS DISSO COLOCAR O CARRO EM PONTO MORTO
    TODA VEZ QUE COLOCARMOS O CARRO EM PONTO MORTO, NEUTRO OU DESENGRENADO, DEVEMOS RETIRAR O PÉ DA EMBREAGEM ASSIM QUANDO TROCAMOS DE MARCHA E QUANDO O CARRO SE LOCOMOVE , E DEPOIS DESLIGAMOS O CARRO E ACIONAMOS O FREIO DE ESTACIONAMENTO O FREIO DE MÃO E DEPOIS RETORNAMOS A MARCHA PARA A 1° E O CARRO PARA POR COMPLETO . OK

    Parar em fila dupla

    Para parar em fila dupla retrovisores com retrovisores ou frente com a traseira de outro veiculo os primeiros passos são sinalizar sua intenção fazendo sinais de braços indicando o que vai fazer e depois de ver que o carro esta parado retrovisores com retrovisores ou frente com a traseira do outro veiculo parar o carro com Freio e Embreagem e depois de parado sinalizar novamente para sair da parada colocando primeira e fazendo o controle de embreagem.

    Baliza

    Para fazer uma baliza e preciso ir mais pra frente para deixa a traseira do carro no 1° ponto e se no caso você estiver na direita jogar o volante pra lah da direita e depois colocar em marcha ré e, e depois de ter feito isso e o carro estiver no 2° segundo ponto desfazer o volante para a esquerda e depois dele ficar alinhado de duas voltas para a direita e espere uma ordem do perito .

  11. leandro
    23 de outubro de 2009 às 13:10

    esse site é excelente, fabiano vc ta de parabéns, tenho 18 anos e vou me matricular numa auto escola, esse site me deu incentivo, pois tenho dúvidas,afinal nunca dirigi...

  12. Gerson
    23 de outubro de 2009 às 8:11

    Estou na minha 15° aula e ja seii muita coisa soh que na hora parece ki as coisas que eu seii nao consigo executa-las soh lembro depois ki ja errei que eu sabia o que tinha que fazer ... acho ki isso pode ser pq eu seii algoo e fico focado soh na quilo ...

    me de uma ajuda pra como ajir nessa situação ...

    Vlw esse videos e cmt ajudao muiito vlw

Deixe o seu comentário