É certo usar a marcha ré somente com a embreagem? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

É certo usar a marcha ré somente com a embreagem?

Aprender a Dirigir | Por: | 2 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá! Gostaria de saber se quando eu engatar a marcha ré, eu posso usar só a embreagem para controlar a velocidade? Porque eu geralmente não uso o acelerador. Isso é correto? Força o motor? Porque vou tirar a minha carteira de habilitação e tenho medo de ser incorreto nessa pratica. Grato.

Gregori - Curitiba / PR

Olá Gregori! Essa é uma dúvida muito comum dos alunos que estão se preparando para o exame do Detran. Na auto escola surge situações como essa e os candidatos sofrem com essa dúvida.

Na marcha ré você terá normalmente 3 casos. Ré em aclive, ré em plano e ré em declive.

Sobre a ré em aclive, você terá que fazer o controle de embreagem primeiro para depois fazer uma ré. Nesse caso você terá que usar o acelerador pois o carro não terá força suficiente para executar a manobra. Tem que ser uma aceleração constante, não muito forte, somente o suficiente para dar uma rotação ao motor.

Na ré em declive é comum você usar somente o freio. As marchas podem ficar no ponto neutro, fazendo com que o uso da embreagem seja descartado. Você pode também manter a marcha engatada na ré  e permanecer com o pé no fundo da  embreagem, utilizando somente o freio deixando o carro descer conforme solicitado pelo examinador.

Já a ré no plano, você fará o ponto da embreagem e soltará o freio gradativamente. Neste caso não é preciso acelerar pois a própria marcha lenta do motor será suficiente para movimentar o carro.

Vale lembrar que a marcha ré é usada apenas para pequenas manobras e sobre forçar o motor ou não você deve entender qual das três situações terá que agir.

Acho interessante você conversar com o seu instrutor sobre isso pois ele sabe como os examinadores cobram esta manobra em sua região. Infelizmente existe um problema em relação com os critérios de avaliação dos examinadores pois cada um avalia de um jeito e quando comparamos isso com diferentes regiões o problema aumenta e muito.

Siga estas dicas pois creio que irão lhe ajudar na manobra de marcha ré.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. maria cristina
    6 de março de 2012 às 13:57

    Estou tirando habilitação agora e estou com dificuldades aacredito que neste site vou vence-las.

  2. ione
    15 de fevereiro de 2012 às 15:26

    Olá Fabiano, em primeiro lugar quero parabenizá-lo por essa ajuda que você da as pessoas que estão aprendendo a dirigir,eu sou ione e deixei para tirar minha carteira de motorista agora depois de aposentada e já estou na qinta aula e com suas dicas e as perguntas das pessoas estou entendendo melhor as aulas e o processo de dirigir que antes p/ mim era tudo muito difícil e causava muito medo só de pensar. muito obrigada tchau.

Deixe o seu comentário