É certo fazer o ponto da embreagem no sinal ou deixo as marchas no neutro?

É certo fazer o ponto da embreagem no sinal ou deixo as marchas no neutro?

Aprender a Dirigir | Por: | 6 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Professor, tirei a CNH há 2 anos, mas apenas agora comecei a dirigir. Comprei um carro e infelizmente ele passa mais tempo na garagem do que nas ruas. Me sinto insegura para enfrentar o trânsito, pois quando paro em um sinal na hora de arrancar deixo o carro morrer com frequência. Meu irmão me recomendou aguardar a abertura do sinal com a primeira marcha engatada e fazer o ponto da embreagem, pois eu erraria menos. Já meu pai disse que devo deixar o carro neutro, pois a alternativa anterior desgasta muito a embreagem. Quem tem razão? A meia embreagem é recomendada apenas em subidas ou posso fazê-la em terrenos planos? Em terrenos planos é melhor usar apenas a embreagem e o acelerador para sair??? Aguardo resposta! Seu blog tem me ajudado muito! Abraço!

Antõnia - Teresina / PI

Olá Antônia, tudo bem? O problema que você enfrenta é enfrentado por muitas pessoas. Grande parte delas deixam os seus carros na garagem mesmo habilitadas por sentirem medo. Outras estão aprendendo a dirigir mas mesmo assim tem uma certa insegurança que acaba atrapalhando o processo de aprendizado.

A solução para esta situação é aprender a dominar o carro. E esse domínio começa pela embreagem. Se você domina o carro acabará ficando mais tranquila e confiante.

Sobre o seu pai e seu irmão quero dizer que a orientação deles é muito válida. Você pode usar as duas sem problemas pois se você já deixa o carro de primeira no sinal ganhará tempo e não terá que fazer o ponto de embreagem correndo. O seu pai também diz a verdade que se você fica fazendo o ponto da embreagem muito tempo estará gastando o disco da embreagem.

A minha dica é você no início usar a dica do seu irmão. Com o tempo você terá mais segurança para usar a dica do seu pai. Deixar o carro no neutro no sinal é melhor para você que descansará o pé e também para carro pois não gasta a embreagem se você fica fazendo o ponto direto. Você pode também deixar o carro no neutro e antes do sinal abrir você faz o ponto rápido a arranca em seguida.

O ponto da embreagem deve ser usado em todas as situações, seja em subidas, planos, descida. Quando for plano e descida você faz o ponto e o carro já começa a andar bastando apenas você soltar a embreagem e acelerar aos poucos em seguida. Já na subida você faz o ponto e acelera o carro para fortalecê-lo e em seguida solte a embreagem enquanto acelera.

Fico muito feliz que o blog tem lhe ajudado. Vou continuar nesse rítmo para sempre trazer mais dicas.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Piracetam
    12 de fevereiro de 2013 às 7:37

    Para fazer um controle em uma descida e preciso acionar a marcha ré Para que o carro não desça totalmente e seguramos com o freio ate o carro tremer um pouco e depois soltamos o freio e mantemos a aceleração retirando o pé da embreagem ate chegar num ponto que o carro não tenha mais movimentos de acordo no meio a meio do acelerador e embreagem.

  2. Celeide
    5 de fevereiro de 2013 às 19:56

    Aprendi muito com as dicas de vocês, estão de parabéns.

  3. Rosana da Silva
    5 de fevereiro de 2013 às 0:38

    Instrutor Fabiano, fico muito feliz com as suas dicas.
    Estão muito grata, pois sinto que a cada explicação minhas duvidas estão sendo exclarecidas.
    Obrigada, obrigada pelas suas dicas OK?

    Rosana - Minas Gerais

  4. sandra
    4 de fevereiro de 2013 às 20:37

    Boa noite Fabiano!
    Meu nome é Sandra,moro em Itapecerica da Serra.

    Estou muito interessada a tirar a minha habilitação,após ter aprendido muito c/as suas dicas preciosas e motivantes.

    Como devo proceder nesse caso p/iniciante?

    Desde de já agradeço.

  5. Cris
    4 de fevereiro de 2013 às 20:25

    Suas dicas são sempre muito úteis... Tenho CNH há mais ou menos um ano e aprendi muito com o site na época da autoescola e sigo melhorando! No inicio a gente desanima mas depois vai progredindo, o importante é não desistir! Obrigada e sempre recomendo!

  6. Elizabeth
    4 de fevereiro de 2013 às 20:24

    Gostei. Sou leitora assídua dos seus blogs. Estou mais confiante e venci o medo. A minha gratidão à você.

Deixe o seu comentário