Dicas para se sair bem no exame do Detran!

Como devo proceder,para ir bem no meu exame?pois estou inseguro,por nunca ter pego
um carro.

Gilson
Diadema/SP

Olá Gilson, muito obrigado pela sua participação no Eu Quero Dirigir. Vou tentar lhe dar algumas dicas em relação ao exame de direção.

Muitas pessoas tem um certo medo do exame do Detran. Muitas histórias são contadas a respeito desta prova que causam arrepios em qualquer pessoa. Examinadores mal humorados e super exigentes, tempo do exame muito curto e muito mais. Algumas coisas são verdade, outras são fatos isolados que não podem ser generalizados.

Pois bem, o exame de direção é uma prova como qualquer outra e tem por objetivo avaliar se o candidato é apto ou não naquele momento para dirigir nas ruas. Na teoria é muito fácil, mas na prática a coisa pode parecer um pouco diferente. Isso porque os examinadores são realmente muito exigentes nesta questão.

Algumas dicas:
1) Observação de retrovisores. Você pode até dirigir bem mas se não observar os espelhos retrovisores é bomba na certa. Os examinadores não perdoam, pois não dá para dirigir no dia a dia sem esse recurso e por isso o aluno deve demostrar que sabe usar os retrovisores.

2)Conhecimento de regra de circulação. Tem que fazer conversões corretamente. Tem muita gente que esquece desse detalhe e faz uma coversão (virar em uma outra via) igual como se faz com uma carreta. Vai lá no outro lado da via, atigindo a contra mão. Aí não dá, né. Caneta Vermelha (Reprovação na certa!).

3)Controle Emocional. Essa é talvez o pior obstáculo que os candidatos enfrentam. Muita gente vai preparada tecnicamente para o exame mas o nervosismo toma conta e coisa desanda. A dica que eu dou é não deixar transparecer, mesmo que esteja nervoso. Tente se concentrar no que tem que fazer e não fique pensando no que o examinador vai achar ou no que você pode errar. Tenha o foco no que você terá que fazer no exame e concentre-se nisso. Certamente você ficará mais calmo e passará isso para o examinador.

Bom, existem muitas outras coisas para se sair bem no exame de direção, mas fica para uma próxima matéria.

Abraços,

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • Dicas para o exame de direção
  • Dá para aprender a dirigir com 1,55m de altura?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    20 Comments

    • aninharochaw

      Reply Reply 21 de abril de 2011

      Como manter a calma na hora do exame de direção?
      Então pessoal,estou tmb na mesma história de muitos,sempre quis obter minha CNH e em outubro do ano passado eu dei entrada no processo,fui muito bem na prova de legislação tive 28 acertos.
      E estou tirando para carro e moto,no entanto não sei andar nem de bicicleta,e foi duro pra mim aprender a andar de moto fiz exatamente 26 aulas,e o que eu mais temia seria a rampa,na de carro tmb tinha medo de deixar o carro apagar na rampa,e no dia 25 de março agora fiz meu primeiro exame e fui reprovada em ambas,na de moto quando o examinador me chamou colheu minha assinatura e disse para mim ir pra moto e eu fui,chegando la fiz tudo certinho quando sai o examinador mandou que eu voltasse,e eu não estava ouvindo o que ele dizia,então levantei a viseira para ouvi-lo,e ele me disse que só deveria sair quando ele autorizasse,então voltei e fiz tudo certinho,mais quando eu ja havia saido com a moto ele novamente mandou eu voltar e disse que eu estava eliminada pois havia esquecido a viseira aberta.E depois na mesma hora fui fazer a prova de carro,mais ja estava super nervosa,por não ter passado na de moto,quando sai deixei o carro apagar,dei todas as setas necessárias,estacionei na primeira tentativa,mais na hora de sair encostei o carro na baliza da frente,falta eliminatória.
      Gente fiquei super arrasada,chorei tanto,sabe?eu me dediquei tanto principalmente nas aulas de moto,e não passar pq deixei a viseira aberta,ainda se fosse na rampa seria o que eu tinha dificuldade.
      Mais confesso a vocês gente…eu não sentia as minhas pernas de tão nervosa que eu estava,cheguei la as 07:30 hs da manhã fui fazer os exames as 14:30 é uma tensão muito grande,e a gente vai vendo uns chorar pq passou outros pq bombou é uma loucura,é muito ruim você saber que tem alguém te avaliando e trocentos curiosos te olhando,ainda que fosse os candidatos,mais não aparece gente de todo lado pra ficar curiando a gente,quem não fica nervoso com isso?agora no dia 26/04 e 27/04 irei fazer mais 3 aulas de moto e 4 de carro e no dia:29/04 na sexta-feria que vem irei fazer novamente o exame.
      E espero que Deus possa esta me iluminando,guiando,orientando durante todo percurso por onde eu percorrer com o carro e tmb com a moto e que eu chegue ao final com um resultado positivo.
      E que eu possa ouvir a tão esperada palavra:”VOCÊ ESTA APROVADA”
      Boa sorte para todos que ainda vão passar por isoo,Abraços a todos.
      Fiquem com Deus!!!!

      Alguém pode me ajudar me dizendo como faço para manter a calma neste dia?

    • graziela

      Reply Reply 24 de abril de 2011

      parabens pelo site é otimo! vc esta me ajudando muito no meu processo de habilitação, pois tenho muitas duvidas, Mas com certeza com o meu empenho, minha dedicaçao com a ajuda do meu instrutor que é otimo e com suas dicas eu vou tirar a minha primeira habilitaçao com merito!!!

    • josetiago

      Reply Reply 4 de maio de 2011

      como da u premeiro paso pra thira a abilitasao

    • WILZA LINDOSO

      Reply Reply 10 de maio de 2011

      vou fazer prova pratica amanhã(11/05/2011) e queria algumas dicas pra não errar

    • Daniela

      Reply Reply 31 de maio de 2011

      Estou com trauma. fiz todas as aulas certinho no dia 12/04 fiz a prova prática e deixei o carro morrer na subida, depois disso travei e não consegui mais sair com o carro, fui reprovada e até agora não remarquei porque estou com medo.

    • Cleide

      Reply Reply 1 de junho de 2011

      Bom dia, Instrutor Fabiano

      Meu nome é Cleide, eu faço aulas a muito tempo, tenho +/- 70 aulas, troquei de instrutor depois das 20 primeiras, hoje o atual instrutor é ótimo , me dou muito bem com ele, mas, estou com um grande problema, sei todas as regras de sinalização, trânsito, confersão, trocas de marchas, controles no aclie e declive, porém, na hora de por em prática me atrapalho toda e acabo errando. Outro grande problema é na hora de achar o ponto do carro nos aclives, sei como fazer e como achar , mas no final muitas vezes deixo o carro morrer, acho que é porque não gosto de fazer essa manobra de achar o ponto. Gostaria que vc me ajudasse a entender melhor tudo isso que acantece comigo, por saber o que fazer e não saber fazer, outra coisa importante é os espelhos e retrovisor, sei que tem que olhar todo o tempo para eles, mas. não consigo, ou olho de maneira que parece que não estou olhando, desculpe esse tamanho de texto, mas são algumas das minhas dúvidas, se puder me ajudar seria muito bom, não estou tirando o crédito do meu instrutor, só quero uma outra avaliação.
      Desde já agradeço pela atenção. Cleide

      Belo Horizonte, 01 de junho de 2011

    • Juliana

      Reply Reply 10 de junho de 2011

      Olá. Adoro esse site, venho acompanhando ele desde as minhas aulas e me ajudou muito para eu passar na prova prática.

      Fiz todas as minhas aulas, terminei a ultima dia 30/05, e minha prova foi marcada nessa quarta feira, dia 08/06. posso garantir a todos que nesse tempo eu fiquei realmente com muito medo, nem dormi a noite mas na hora, eu pensei: se eu ficar com medo agora, nunca vou conseguir tirar minha habilitação. Chegou a minha vez, fui no carro, fiz a baliza, e subi a rua, o instrutor mandou eu estacionar e eu estacionei. Quando terminei de estacionar ele me avisou que eu esqueci da seta, ou seja, -3 pontos. Juro que eu gelei na hora, pois nem tinha ido na metade do percurso, maas pensei comigo que nao poderia errar mais nada, e consegui concluir todo o percurso sem mais nenhum erro.
      O que eu posso dizer pra vcs é: o medo é normal em todos, mas na hora é preciso manter a calma, pensar que é o seu instrutor da ato escola que está ali, ou até mesmo outra pessoa, que tudo dá certo. :D

      São Paulo, 10 de Junho de 2011

    • Nathy

      Reply Reply 12 de junho de 2011

      Estou tirando habilitação de carro e moto, e iniciei primeiro as aulas praticas de moto mas nem sei andar de bicicleta, fico muito nervosa, nao consigo me equilibrar com o guidão e tento medo de reprovar nessa prova. Alguém por favor me dê algumas dicas!

    • elineide alves

      Reply Reply 30 de outubro de 2011

      olá fabiano adoro vc, estou com muitas dificuldades não estou conseguindo passa a segunda macha não sei oque fazer estou muita nervosa um grande beijo me ajude por favor.

    • LAETE

      Reply Reply 11 de novembro de 2011

      ola fabiano boa noite,Amai Suas Orientaçoes ja fui reprova 2 vezes por nervosismo,qd sento ao lado do examinador dentro de mim descontrola eu puxo o freio de mao qd do partida ele fala seu carro ta pesado,tava tao tensa q o freio nao foi solto,parece q meu Coraçao vai pular fora d tao agitado. o q fazer nessa Situaçao? Que Jesus te Abençoe Hoje e Todos Os Dias Da Sua Vida. Abraços

    • jeffersom

      Reply Reply 20 de janeiro de 2012

      olá estou com uma duvida no teste pratico de moto , durante o percurso eu posso fazer uso da embreagem para manter o equilibrio !!! agradeço desde já

    • Yuri

      Reply Reply 11 de fevereiro de 2012

      Bom dia Instrutor Fabiano

      Ontem eu realizei meu exame de direção, tinha realizado 26 aulas praticas e no dia do exame fiz 2 horas de aula, fiz exatamente 18 balizas seguidas sem nem um erro. Depois fui a prova, cheguei la as 10:30 e fiz a prova as 14:00 horas, durante esse tempo esperando cada pessoa que passava por la chorando que tinha reprovado ou falando que tinha sido aprovado me deixava mais nervoso ainda, finalmente depois chegou minha prova um avaliador entrou dentro do carro e o outro la fora com a prancheta e cornomentro me avaliando, comecei a me preparar, mais tava muito nervoso ao ponto de na hora de botar o cinto de segurança ter dificuldade… Comecei a baliza certo era o que menos me preocupava meu instrutor me ensinou muito bem e o foco dele sempre foi a baliza, porem ele me ensinou a realizar a baliza somente com embreagem e freio, mais para meu azar a saída da baliza minha roda esquerda dianteira caiu em um buraco e só com a embreagem não consegui força suficiente do carro para tirala de la, nervoso e vendo a roda presa soltei demais a embreagem e o carro morreu. Dai já me custou 2 pontos. Não tive escolha usei o acelerador para dar mais força para o carro consigui tirar ele do buraco e da baliza mais o avaliador me tirou mais 1 ponto por manter o pe no embreagem e acelerar ao mesmo tempo, o que eu achei um absurdo ele viu o que tava com uma roda presa viu que o carro não consegui força suficiente para sair do buraco só na embreagem, quando o outro examinador entrou liguei a seta e tirei o carro para começar o percurso, ele me tirou mais 3 pontos alegando que entre o tempo de eu ligar a seta e avançar com o carro foi muito rápido e teria provocado um acidente por não deixar tempo para o veiculo de trais realizar uma manobra de emergência. E me mandou sair do carro e disse que eu estava eliminado ja paguei o duda e devo vou fazer outra prova dia 09/03 e cada vez que penso nisso vejo que me mesmo não estando mais “pro enquanto” sobre a pressão da avaliação ainda me vejo nervoso e com medo de ser reprovado de novo o que eu devo fazer?? Obrigado.

    • no meu caso passei na de moto , e fikei reprovada duas vezes no de carro , minha prova foi marcada p/ o próximo dia 20 .. e estou apavo rada ñ aguento mais essa pressão , essa é minha última chance , pois o meu processo esta p/ vencer deus me ajude

    • Sirley Bonfim

      Reply Reply 8 de dezembro de 2012

      Olá Fabiano e amigos também vou fazer meu exame daqui ha alguns dias, confesso q estou ansioso mas nervoso até q não! um problema q enfrento eh que antes do carro parar já tiro a mão do volante e vou engrenando a próxima marcha! tenho q fazer alguma coisa pra não esquecer! mas no mais estou tranquilo! tomara q continue assim kkkkkk vlw

    • Cristiane

      Reply Reply 21 de dezembro de 2012

      Olá gente…ontem 20/12/12 eu fiz a prova pratica de carro e moto,na hora da baliza do carro estava bem tranquila e confiante,fiz tdo certinho sem precisar de manobras,na hora da garagem tb,entrei de primeira,ai depois disso fui fazer a de moto,geeeeeeente…o que era aquilo???fiquei mto apreensiva,nervosa,tremia feito vara verde,mais subi na moto mesmo assim e fiz aquilo q tinha aprendido nas aulas,fiz de conta q nao tinha ninguem me olhando,e parece q deu certo,ai depois q terminou a moto é q começou o percurso do carro na rua,o percurso foi pequeno,mais estou com uma duvida,depois q o perito disso p eu estacionar,eu estacionei sinalizando tudo certinho,puxei o freio de mão,mais não desliguei o carro,será que reprovei por causa disso???bom se eu reprovei todos os outros alunos q estavam dentro do carro tambem reprovaram pq eles tb deixaram o carro ligado,estou aguardando o resultado,segundo a auto-escola até dia 24 esse bendito resultado sai,to mto apreensiva tanto ou mais de antes de fazer a prova,Deus q me ajude,eu preciso mto dessa habilitação!!!

      • Cristiane

        Reply Reply 30 de dezembro de 2012

        oi genteeeeeeeem olha eu denovo,passando por aqui p contar p vcs q eu paaaaaaaaaaaaaaassei tanto no carro qto na moto,to mto feliiiiiiz,boa sorte a todos!!!

    • letycia

      Reply Reply 15 de janeiro de 2013

      oi.. eu fiz o teste , fui muito bem na baliza, quando cheguei na meia embregm me dei mau.. sera q passo? grata pela resp.

    • Monalisa

      Reply Reply 17 de março de 2013

      Oi Fabiano!! Muito bom o seu site, tá me ajudando muito! Fui reprovada 2 vezes e meu tempo acabou, não consegui tirar minha carteira. Terei de começar tudo do zero. Essas reprovações me deixaram traumatizada e frustrada por ter morrido em +- 1.500,00 sem estar com minha CNH hoje… Só de lembrar da prova prática eu tremo e fico com medo de bloquear na hora.. Existe algum conselho diferente de calma que se dê aos alunos. Tô pensando em procurar um psicólogo antes de recomeçar. Bjos e obrigada!

    • Elis regina

      Reply Reply 17 de setembro de 2013

      Olá

      Muito bom o site..esta me ajudando muito..amanhã vou fazer a minha 1º prova. Minhas dificuldades são: Insegurança, ansiedade e a embreagem às vezes deixo o carro apagar por que solto ela muito rápido e quando para algum carro muito próximo do meu ai o pânico bate.
      Sei que sou capaz nas aulas tenho me saído super bem, cometo alguns erros mais sei que são erros tolos, falta de atenção.
      Tenho lido bastante suas dicas, imprimi e ando com elas na bolsa sempre que tenho um tempo dou uma lida.
      Bom mais chegou o dia, amanhã tenho prova e seja o que deus quiser.

      Valeu pela força.

    • Ludmila

      Reply Reply 7 de outubro de 2013

      Olá instrutor Fabiano! Parabéns pelo blog e sua iniciativa de ajudar quem está se preparando para obter a CNH. A cerca de quase 4 anos estou tentando tirar minha habilitação da categoria B,já fiz diversos exames, estou na minha 3° pauta… o que mais me atrapalha é o nervosismo durante o exame de direção, fico muito tensa, minhas pernas tremem, não consigo me concentrar. Dessa vez estou tentando me controlar, evitando de pensar nos meus processos malsucedidos do passado, mas não é nada fácil! com fé em Deus e com minhas atitudes, espero conquistar a minha tão sonhada carteira de habilitação, e relatar o meu testemunho para vocês. Obrigada

    Leave A Response

    * Denotes Required Field