Como fazer um bom controle de embreagem e superar o nervosismo durante o exame do detran.

Olá Fabiano, já fiz as 20 aulas determinadas para marcar o exame e percebo que tenho dificuldades em duas situações certamente cobradas no exame de direção: o controle de embreagem e a marcha a ré. Quanto ao controle de embreagem tenho muita dificuldade quando o carro está em 2ª e tenho que reduzi-lo para 1ª. Normalmente nesse momento o carro perde muita velocidade e acaba morrendo. Teoricamente, já sei como fazer mas não consigo realizar perfeitamente essas manobras, acredito ser por causa do nervosismo. Gostaria de dicas para realizar essa manobra de acordo com o escrito acima e como controlar meu nervosismo. Abraços.

Diego – Viçosa / MG

Olá Diego! Tudo bem? O controle de embreagem é uma das manobras em que as pessoas tem mais dificuldades. Vou lhe passar algumas dicas para fazê-la de forma fácil e tranquila.

Primeiro você disse que o carro morre ao passar de segunda para a primeira. Isso acontece pois você deixa o carro quase parar. Na verdade você tem que diminuir bastante a velocidade e deixar o carro andando por volta de 15 km/h. Neste momento você coloca  a primeira. Depois de colocar a primeira, solte a embreagem devagar, termine de alinhar o carro e só então vá pisando na embreagem até achar o ponto. Se o carro descer, solte um pouco a embreagem. Se subir, pise um pouco também, até achar o ponto.

O processo é bem simples. Talvez você não consiga na primeira vez mas deve ir tentando pois a prática lhe dará mais segurança.

Você disse também que fica nervoso. Isso também atrapalha muito o seu desempenho. Para ficar mais tranquilo a dica que lhe dou é procurar conhecer o exame de direção. Este exame é curto não passando de 10 minutos. É neste tempo em que o examinador irá lhe cobrar as principais manobras que você aprendeu na auto escola com seu instrutor. Veja como  fazer as principais manobras com perfeição.

Você precisa se concentrar nestas manobras e somente nelas. Não pense em errar mas sim em fazê-las de forma correta como aprendeu. Se tiver este foco seu exame terá um resultado positivo. Não se intimide com a postura do examinador. Faça o seu dever de casa que no final será coroado com a carteira de motorista.

Outra coisa importante que muita gente acaba perdendo o exame é quando ocorre algum erro durante o percurso. Se isso acontecer procure continuar o exame normalmente. Já vi muitos alunos sendo aprovados mesmo cometendo um erro durante o exame mas que não se deixaram ser levados por isso. No final o examinador reconheceu a superação e aprovou o candidato. Já vi isso acontecer muito vezes e pode ser o mesmo com você.

Procure aplicar isso e terá sucesso.

Abraços.

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • Nervosismo na hora do exame do detran. O que fazer?
  • Como vencer o nervosismo no exame de direção?
  • Como fazer o controle de embreagem no aclive.
  • Como vencer o medo do exame prático do Detran?
  • Já reprovei seis vezes por causa do nervosismo. O que fazer para vencer isso?
  • Como controlar o desespero na hora do exame do Detran?
  • Examinador falando no celular durante o exame. Pode?
  • Estava fazendo auto escola e fiz o exame do Detran. Como saber se passei?
  • Dicas para o controle de embreagem!
  • Como superar o medo de dirigir?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    10 Comments

    • Débora

      Reply Reply 3 de dezembro de 2012

      Fabiano,

      Quero aqui deixar meu depoimento em forma de agradecimento. Já havia rodado 6 vezes na prova do Detran. Geralmente mal passava da baliza e errava alguma coisa que me fazia rodar. Quase desisti de fazer prova e ficava nervosa a manha inteira do dia que faria a prova (minha prova é à tarde). Lendo seus textos percebi o quanto isso era emocional e tentei fazer o que falavas, que era se concentrar nas manobras e não no medo. Fiquei nervosa hoje, mas me concentrei no que tinha que fazer e passei!! Obrigada pelas dicas, foram muito boas!
      abração,
      Débora

    • caio

      Reply Reply 4 de dezembro de 2012

      gente, o dificil nao está nas provas do detran..e sim no dia a dia, ponham isso na cabeça! a prova é somente algo que quer saber de vc oq vc sabe, e nao é nada de diferente daquilo que vc aprendeu!!! nervosismo rola sempre, porem, controle o!

    • Renata Cristina

      Reply Reply 6 de dezembro de 2012

      OIE GENTE É MUITO DIFICIL FAZER ESSA PROVA DO DETRAN.a GENTE FICA NERVOSA POR CAUSA DA DEMORA PARA SER CHAMA PARA FAZER A PROVA,É OS EXAMINADOR ,COM AS CARA DELE ,QUANDO ELE ENTRA NO CARRO TEM ALGUM QUE NELA FALA COM VC TIREI. VAI VC FICA MAIS NERVOSA AINDA,PORQUE VC ESTÁ CONSTUMADA COM SEU INSTRUDOR DO SEU LADO ENSINADO.QUE TINHA QUE AVALIAÇÃO ERA OS INSTRUDOR PORQUE VC JÁ ESTÁ CONSTUMADO COM ELE.EU FIZ A PROVA É REPROVA PELA SEGUNDA VEZES NÃO SEI MAIS O QUE FAZER PARA CONSEGUIR PASSAR NA PROVA.EU SEI DIRIGIR MAIS NA HORA DA PROVA FICOU MTO NERVOSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

    • Haissa

      Reply Reply 8 de dezembro de 2012

      Olá Fabiano,
      meu comentário aqui é somente para agradecer pela iniciativa na criação do site. Como eu, tenho certeza que muitas outras pessoas foram ajudadas pelas dicas dessa página.
      No meu primeiro exame prático de carro (21/11) não fui aprovada, fiquei nervosa e deixei o carro morrer duas vezes na ladeira. Hoje (08/12) foi meu segundo exame prático. Estava tranquila e, como você já recomendou, me concentrei nas manobras tentando esquecer o nervosismo.
      PAS-SEI. Graças a Deus.

      Novamente obrigada. Que Deus te ilumine e abençoe sempre

      Com carinho,

      Haissa Teixeira Cruz (Guarapari/ES)

    • jefferson

      Reply Reply 9 de dezembro de 2012

      OLA FABIANO VIM AQUI TE PEDIR UMA AJUDA ACABEI DE SER REPROVADO NA EXAME DE CARRO NO PERCUSO PORQUE SIMPLESMENTE NAO CONSIGO FAZER CURVA CORRETAMENTE POIS MEU INSTRUTOR ME ENSINO QUE NA CURVA DEVE PISAR NA EMBREAGEM E IR FREIANDO MAIS QUANDO EU TERMINO A CURVA O CARRO ESTA MUITO LENTO E AS VEZES ACABA MORRENDO EU QUERIA QUE VC ME DISSE COMO FAZER UMA CURVA CORRETAMENTE TANTO PARA ESQUERDA QUANTO PARA DIRETA

    • L.

      Reply Reply 11 de dezembro de 2012

      Gente, o exame não é nada difícil. Acho que as pessoas que vão fazendo a prova e são reprovadas ficam colocando coisas na nossa cabeça, inventando mil e uma desculpas… Quando fui reprovada na primeira vez, vi que foi pura e simplesmente por um erro grosseiro que cometi.. Estava indo tudo bem, mas não dei preferência para o veículo e acabei reprovada. Mas achei a prova tão tranquila, me senti bem mais calma da segunda vez, porque tinha visto que era fácil, que os examinadores casca grossa podem ser assim para te testar, que o jeito é você ser simpático(a) independente se eles te tratarem bem ou não. Se a gente demonstra confiança e calma, já é meio caminho andado, porque eles pensam que temos aptidão para lidar com o trânsito do dia a dia. Fiquem firmes, uma hora dá certo, pode ser que demore ou que seja rápido. O negócio é ficar firme mesmo, não desistir, errar e acertar quantas vezes for preciso. E calma, não é um bicho de sete cabeças e a recompensa vêm. E é uma delícia! =D

      • rogeria ines

        Reply Reply 20 de fevereiro de 2013

        Fiz o exame recentimente e infeslimente nao passei por erro meu os examinadores eram super tranquilos e me deixaram bem a vontade eu e que nao estava preparada mas daproxima se deus quiser vou passar

    • LIVIA

      Reply Reply 13 de dezembro de 2012

      Olá!
      Na auto-escola aprendemos a arrancar com o carro em aclive usando a meia-embreagem. Mas em carros automáticos quando tento fazer isso, o carro desliga. O que devo fazer?

    • Maria Marta José dos Santos Silva

      Reply Reply 7 de outubro de 2013

      Olá Fabiano!

      Parabéns pelas dicas que estão sendo muito úteis para mim. Vou fazer minha prova de trânsito dia 15 de outubro e já estou tensa, até porque não estou me sentindo segura ainda, mas mesmo assim resolvi marcar logo. Enquanto isso vou treinar um pouco as partes mais difíceis que são meia embreagem, baliza e as saídas após paradas obrigatórias, que quase sempre deixo o carro morrer.

      Mas suas orientações são muito boas e estão me ajudando bastante. Muito Obrigada e continue postando essas dicas. Deus te abençoe!

    • julio Viana

      Reply Reply 8 de outubro de 2013

      Prorrogação do processo já está valendo.

    Leave A Response

    * Denotes Required Field