Como visualizar os retrovisores corretamente? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como visualizar os retrovisores corretamente?

Sem categoria | Por: | 2 Comentários

Não sei se esse problema acontece só comigo, mas pra mim, ele é gigantesco. Nunca gostei de direção. Sempre vi muitos acidentes, muita falta de educação no transito, e por estes motivos, nunca me senti motivada. Hoje, com 20 anos vi que preciso aprender a dirigir, que é uma necessidade devido a faculdade e trabalho. Quando estou com conhecidos em carro ou moto, não consigo entender como eles conseguem visualizar o que está acontecendo la atras num espelho tão pequeno e distorcido. Fico imaginando como conseguem deduzir que hora um carro ou moto está vindo pra poder passar de faixa. Não consigo ter noção de velocidade e de distancia. Como saber se eles estão perto ou longe?  Até hoje não consigo entender, e tenho medo de causar acidentes devido a isto. Me ajuda?

Helen - Barueri / SP

Olá Helen, tudo bem? Essa questão dos retrovisores é muito importante pois é com eles que podemos dirigir com segurança no trânsito de hoje. Sem falar que é extremamente cobrado no exame de direção do detran. Por isso é muito importante você saber como observar os retrovisores na auto escola e também no dia a dia.

Bom, você tem dois tipos de retrovisores (no caso de automóvel) que são o retrovisor interno e os dois externos. É necessário a observação deles na condução do carro e principalmente no deslocamento de um lado para outro, mudança de faixa, conversões, etc.

Mas como observar de forma correta? Na auto escola você precisa olhar virando a cabeça e não apenas com os olhos. É necessário mostrar que está olhando. Dessa forma você ganha ponto com os examinadores. Então quando sinalizar para a direita, olhe para o retrovisor da direita no mínimo duas vezes virando a cabeça e depois faça a conversão. Se for para a esquerda faça a mesma coisa, só que olhando para o retrovisor da esquerda.

Sempre oriento aos meus alunos a olhar o retrovisor interno sempre quando estão passando marchas, diminuindo a velocidade ou na hora de uma parada. É uma técnica interessante pois faz você olhar para o retrovisor com frequência.

Sobre a noção de espaço para saber a distância permitida para mudar de faixa quando vem algum carro lhe aconselho a sempre fazer a mudança quando perceber que o outro veículo está bem distante e com uma velocidade igual ou menor que a sua. Se você percebe que ele se aproxima rápido, espere outra oportunidade e continue na faixa. Faça assim por enquanto e com o tempo você irá ganhar mais confiança para mudar de faixa em outras situações.

Observar o retrovisor é fundamental e sem eles não é possível dirigir com segurança. Siga estas dicas pois irão lhe ajudar muito.

Outra coisa que quero comunicar a todos é que o Kit Vença o Medo de Dirigir está com vídeo aulas novas e atualizadas. O material está muito bom e tenho recebido muitos emails de pessoas agradecendo e dizendo que o material foi fundamental na conquista da carteira de motorista e também na perda do medo de dirigir. Então se não garantiu o seu este é o momento. Conheça o Kit Vença o Medo de Dirigir e conquiste o seu sonho.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano

Paginação entre posts