Como vencer o nervosismo no exame de direção? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Baixe Agora o Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigir

Coloque seu email no formulário e tenha acesso liberado


Suas informações estão seguras conosco.

Como vencer o nervosismo no exame de direção?

Aprender a Dirigir | Por: | 20 mai 2012 | 2 Comentários

Boa noite Instrutor Fabiano. Gostaria de parabenizar o seu trabalho. Tenho lidas as dicas e tem sido muito importante no meu crescimento como motorista. Bem, estou na 28º aula, fiz dois exames e fui reprovada. Não sei o que aconteceu na 2ª vez. Fui 10 vezes pior do que na primeira, fiquei muito nervosa e o carro nem entrou na baliza. Já fui reprovada, e olha que os examinadores eram gente boa. O meu instrutor é muito agradável e me ensina muito bem. Estou muito bem nas aulas mas  sei que preciso treinar mais. Porém, as aulas são bem caras e a taxa de reprovação também. Gostaria de saber o que fazer para na hora do nervosismo ficar mais calma, pra não deixar o carro morrer, nas paradas, na baliza...coisas do tipo. Obrigada Instrutor Fabiano. Precisamos muito da sua ajuda, pra conquistarmos nossa tão sonhada carteira de habilitação.

Laurinete - Petrópolis / RJ

Olá Laurinete! Fico muito feliz em saber que está acompanhando o meu trabalho e minha satisfação é ainda maior quando você disse que tem sido ajudada pelas dicas do blog. O meu objetivo é esse: Lhe ajudar a ser uma motorista cada vez melhor! E pode ter certeza disso que vamos conseguir.

Essa situação que você descreveu é muito comum e não acontece só com você. As pessoas tem uma visão sobre a prova do Detran muito negativa e isso fortalece o nervosismo na hora do exame.

Como você falou, os examinadores tem sido mais humanos. Eles estão ali somente para avaliar o candidato e não para colocar medo ou outra coisa parecida. Então a primeira coisa que você pode fazer é saber que os examinadores não estão ali para prejudicar ninguém mas apenas para avaliar se você sabe ou não o que será cobrado no exame.

Não se intimide se porventura o examinador tiver uma cara fechada ou nem mesmo lhe cumprimentar. Seu foco e concentração deve estar focado no que você aprendeu nas aulas. Você terá apenas que repetir o que vem fazendo junto ao seu instrutor. Nada mais e nada menos. Com esta visão a coisa vai ficando mais fácil.

Treinar mais é sempre bom. Muitos dizem como você que as aulas são caras demais na auto escola. Mas vale lembrar que tudo isso é um investimento para a sua vida inteira. O ideal é você ir para o exame com 35 a 40 aulas no mínimo. Isso porque você irá com muito mais segurança e a chance de você passar será muito maior.

Para não deixar o carro morrer você precisa aprender a fazer o ponto da embreagem. Para isso, quando for arrancar com o carro, vá soltando a embreagem devagar até sentir uma trepidação no veículo. Quando isso acontecer solte o freio e acelere devagar para dar força ao motor. Feito isso é só soltar a embreagem gradativamente e devagar. Se soltar de uma vez o carro morrerá.

Vá para o exame somente quando estiver segura e seu instrutor de auto escola estiver de acordo. Assim suas chances aumentarão e você conquistará sua tão sonhada CNH.

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano.


Baixe Agora o Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigir

Coloque seu email no formulário e tenha acesso liberado

Suas informações estão seguras conosco.

Paginação entre posts

Comentários


  1. werica fernandes
    8 de julho de 2013 às 16:18

    oi tudo bem? eu quero saber o que eu faco para esquecer que alem do examinador me olhando tem muita gente em volta me observando tambem

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:19

      Olá Werica,

      concentre-se nas manobras que tem que executar treinadas na auto escola. Pense só nisso.

      Abraços.

Deixe o seu comentário