Como vencer o medo do exame prático do Detran?

Olá Fabiano, boa noite! Parabéns pelo blog, confesso que depois que o encontrei fiquei um pouco mais tranquila com suas dicas! Sempre tive vontade de dirigir, mas o medo me atrapalha muito, até como carona eu fico nervosa quando o transito embaralha. Após vários anos tentando criar coragem, decidi comprar um carro e iniciar meu processo rumo a habilitação. Enquanto estava nas aulas de legislação, eu estava tranquila, mas semana passada quando iniciei minhas aulas de direção…a ansiedade tomou conta de mim, só de pensar no examinador já fico trêmula. Meu instrutor vive pedindo para trabalhar meu lado emocional, mas como???? Estou na oitava aula, mas não sinto que estou evoluindo. Sei que cetismo só atrapalha, mas não consigo pensar em mais nada a não ser neste tão temido exame. Como faço para conseguir? Não aguento ver meu carro na garagem. Um forte abraço!!!!

Erika Wendy – Belo Horizonte / MG

Olá Erika! O seu principal erro está sendo em preocupar com o exame, examinadores e não se preocupar com o principal que é aprender a dirigir. O seu foco está errado e se continuar assim você não chegará em lugar nenhum. Então está na hora de você tomar uma nova postura para conquistar a sua CNH.

Mas como mudar isso? Você tem de aproveitar cada aula para aprender as técnicas que um motorista precisa saber. Não fique com medo do trânsito pois o seu instrutor está do seu lado para se preocupar com isso. O seu objetivo e concentração deve ser no ensinamento do instrutor, execução das manobras e não ficar com medo do trânsito e do exame.

O exame de direção não é esse bicho todo que você está pensando. Veja bem. Suas aulas duram 50 minutos. Já o exame prático de direção não chega a 10 minutos. É muito rápido e você não deve ficar pensando no examinador. Você deve se concentrar nas manobras que são ensinadas nas suas aulas pois é isso que será cobrado no exame.

Foque em aprender a dirigir em sua auto escola. Passar no exame de direção é consequência disso. Mude o seu modo de ver as coisas e com certeza verá grandes resultados.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano

Leia estas outras matérias!

  • Como vencer o medo de dirigir mesmo sendo habilitada a mais de 10 anos?
  • Estava fazendo auto escola e fiz o exame do Detran. Como saber se passei?
  • Dicas para se sair bem no exame do Detran!
  • Como vencer a ansiedade na hora do exame de direção?
  • Como vencer a insegurança no trânsito?
  • Como vencer a insegurança ao dirigir?
  • Eu já fiz 5 exames no Detran e nada! Me ajude!
  • Como vencer de vez o medo de dirigir!
  • Tenho carteira ha 8 anos.mas tenho medo de dirigir. Como superar isso?
  • Fazer prova no Detran em um carro diferente do qual treinei me prejudica?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    4 Comments

    • KATIA

      Reply Reply 19 de outubro de 2012

      Olá Erika,

      também sempre tive muito medo de aprendir a dirigir, sei lá, achava que era algo muito complexo. Mas este ano resolvi aprender a dirigir e comecei a fazer as aulas, sendo que só peguei em um carro há 4 anos atrás quando meu esposo tentou me ensinar e eu me senti frustada e não quis mais dirigir…

      Fazendo as aulas do zero aprendi a conhecer e dominar o carro aos poucos, na primeira aula sai sem o carro morrer, o mais dificil era controlar o volante nas curvas. Mas agora meu instrutor está me elogiando e dizendo que estou muito bem, e na baliza estou bem mesmo, nunca derrubei nehuma delas…rsrs!!!

      Enfim estou terminando minhas aulas e aos poucos tenho me sentido mais segura. Meu exame será dia 31/10 por conta dos feriados o Detran fará exame numa quarta-feira.

      Estou procurando controlar a ansiedade e pensar que o que eu tinha que aprender eu já aprendi, e agora é chegar no dia manter a calma e atenção nos detalhes, e pensar que todos passam por isso…até o examinador já passou…rs…

      Espero em breve ter boas novas sobre a sua habilitação e também a minha!!!

      Abs…e Fabiano, parabéns pelas dicas e sensibilidade que tem ao ler os depoimentos e retornar com tanta atenção!!!

    • liliane

      Reply Reply 3 de fevereiro de 2013

      Vou fazer o exame dia 5 de fevereiro.
      essas dicas eatao me ajudando muito,sei que preciso termuita calma e dar o meu
      melhor.

    • Analice

      Reply Reply 12 de fevereiro de 2013

      É difícil mesmo! Mas quando estiver bem treinada, nisso o Fabiano tem toda razão, você conseguirá. Se cometer algum erro e reprovar, vai na fé. Nem todo mundo passa de primeira. Eu só passei na segunda. Aconteceu algo totalmente inusitado para mim, coloquei na cabeça que faria 10 vezes se precisasse. Quando passei a não me cobrar para passar, tive a tranquilidade necessária para fazer tudo certo. Se ficar se pressionando a si mesma, fica difícil. E não tenha medo do examinador, eles também aprenderam um dia e quem sabe como eles foram?

    • Deusania

      Reply Reply 13 de fevereiro de 2013

      Olá Fabiano,

      O seu site tem me ajudado bastante, quero lhe agradecer e que você continue firme perceverando nos seus objetivos e a cada dia peça a Deus para continuar abençoando a sua vida e que te dê muita sabedoria para os seus negócios cresça a cada dia mais.
      Indiquei o kit para minha colega que possui CNH mas tem muito medo de dirigir.
      Estou Somente aguardando recebe-lo para incentivar ela mais ainda para adquiri-lo.
      Que Deus te abençoe!

    Leave A Response

    * Denotes Required Field