Como vencer o desespero na prova de direção?

Como vencer o desespero na prova de direção?

Aprender a Dirigir | Por: | 8 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Oi Fabiano. Eu estou lhe pedindo ajuda. Não sei mais o que faço. Estou desesperada. Já fiz a quarta prova de direção e não consigo passar. Me ajude! Já perdi as contas de vezes que treinei. Esta última vez que fiz a prova eu passei muito mal. Minhas pernas tremiam muito minhas mãos suavam. Entrei em desespero e não consequi me controlar. Estou muito triste apesar de ainda dar tempo de fazer outra prova. Mas tenho medo de não conseguir passar. Você acha que devo procurar ajuda médica? Eu não sei mais o que fazer. Me ajude por favor! Um grande abraço e fique com Deus.

Fabiane - Nova Iguaçu / RJ

Olá Fabiane, tudo bem? Parece que não né. Mas vai ficar, pode ter certeza. Vou lhe dar algumas dicas para você vencer o desespero na prova de direção.

Bom  a primeira coisa é falar para você mesma o que te leva ter medo e desespero? Pergunte isso pra você. Você tem medo do examinador? De bater o carro? De errar durante a prova? etc. Isso é importante para você identificar o problema e ir direto ao ponto.

Isso ocorre com frequência: Os alunos durante as aulas são relativamente razoáveis. Mas durante a prova de direção a coisa complica. Uma coisa que gosto de ensinar é o seguinte: Conheça bem a prova de direção. Procure saber quais as manobras que são cobradas. Entre elas são o controle de embreagem no aclive e declive, baliza, conversões, observação de retrovisores e principalmente sua reação diante do trânsito.

Sabendo disso você precisa dominar cada uma das situações acima durante as suas aulas. Se você não faz um bom controle é melhor esperar um pouco e fazer a prova somente quando estiver cem por cento. O mesmo serve para as demais manobras. Se você domina cada uma das manobras a chance de ter mais confiança é maior.

Outra coisa é durante a prova procurar antecipar o que o examinador irá lhe pedir. Se estiver em um aclive certamente lhe pedirá um controle. Se houver um carro parado junto a calçada poderá lhe pedir uma parada em fila dupla, e assim por diante. Dessa forma você se antecipa e consegue se preparar melhor para fazer a manobra evitando de fazer as coisas muito em cima da hora.

Caso você cometa algum erro durante a prova, continue como se nada tivesse acontecido. Já vi alunos que deixaram o carro morrer logo no início mas seguiram esta dica e fizeram um restante de exame excelente. O resultado é que foram aprovados apesar do erro cometido.

Observe os RETROVISORES!!! Se você observa os retrovisores com frequência e corretamente os examinadores costumam dar um voto de confiança e liberar o aluno.

Então o que eu vejo é que você precisa conhecer a prova. Saber o que lhe espera. Dessa forma você fica mais tranquila. Seja ousada e não tenha medo de errar. Não desista e vá até o fim.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 

APRENDA COMO PASSAR NA PROVA DO DETRAN CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança na PROVA DO DETRAN Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Luciana
    23 de fevereiro de 2013 às 15:58

    Prezado instrutor Fabiano!!! Parabéns pela iniciativa!!! Seu blog é fantástico!!! Hoje, 23 de fevereiro, passei na prova de direção!!! Meu primeiro e único exame!!!! Estou muito feliz com a conquista!! Agradeço a Deus!!!! Agradeço ao meu querido instrutor Alessandro!!! E agradeço também a você, pois as suas dicas e o seu material contribuem bastante para o sucesso não somente no exame de direção, mas também, no dia a dia do trânsito. Obrigada!!! Parabéns!!!

    Atenciosamente,

    Luciana Mendes..
    Belo Horizonte.

  2. Shirley Andrade
    21 de fevereiro de 2013 às 13:40

    Fiz o exame hoje, e passei! Confesso que estava muito insegura... Antes se quer de fazer a baliza, já achei que ia reprovar por causa do meu nervosismo!
    Entrei no carro, respirei fundo e me acalmei... fiz tudo certinho. Graças a Deus!
    Também quero agradecer a você Fabiano, toda vez em que tive duvida entrei aqui e me ajudou demais.
    O segredo é ter calma e muita atenção!

  3. Maria Luiza
    16 de fevereiro de 2013 às 12:18

    Lí esse post antes de fazer minha prova pratica aqui no Detran/DF que foi hoje pela manhã Cheguei lá no horário regulamentado e aguardei juntamente com meu instrutor que me dava dicas e me apoiava,e permanecia comigo,fiquei calma e tranquila, passadas quase 3 horas de espera no pátio do Detran meu instrutor me mandou ir para o carro e aguardar os examinadores,eles apareceram e já vi que não eram gente boa,dois senhores de idade;que por sinal já começaram ignorantes,mandando ajustar o carro enquanto queriam que eu assinasse os papeis e prestasse atenção no que um deles falava falava,sai com o carro tudo tranquilo fiz o percusso corretamente,mas em um certo momento após fazer uma conversão o examinador pisou no freio sem nenhum motivo! e começou a mexer no volante e falando pra eu prestar atenção na via Dai já comecei a ficar com raiva,pois vi que não estava passando segurança pra ele,sendo que estava dirigindo bem e tranquila, ele me mandou ligar pisca alerta abri e fechar a pala de sol do carro e utilizar o para-brisa,fiz uma rotatória e voltei pra fazer a Garagem,só que o maldito do examinador não me deixou ajustar o carro direito na faixa pois falava que não necessitava ir mais adiante que o carro já tava alinhado,Resultado,Bati no Cone,ou seja ELIMINADA! fiquei muito chateada e perdi a noção de tudo,parei o carro de qualquer jeito,já tinha sido reprovada mesmo,Sai do carro aos prantos e fui auxiliada pelo meu instrutor,estou muito chateada pois fazia garagens perfeitas nas aulas práticas, e pelo que vi depois que sai do Detran todo mundo reclama desse mesmo Examinador e que foi reprovado quando fez prova com ele,Tô me sentindo um lixo por dentro por não ter passado, mas agora é esperar 15 dias para fazer o Reteste pegar mais aulas e rezar para não ser avaliada por esse mesmo examinador. e conseguir A minha sonhada PPD.

    Suas dicas foram muito uteis para mim que nunca havia dirigido um carro antes ganhei bastante confiança quando comecei a ler os posts enquanto fazia as aulas práticas, até recomendei para o pessoal da CFC 🙂
    Abraços.

  4. anelise leal
    29 de janeiro de 2013 às 18:01

    Ja fiz a prova prática e graças a deus passei de primeira .A dica que eu deixo é você treinar bastante na autoescola , se ainda estiver insegura ,faça mais aulas além do pacote da autoescola , tenha confiança em si mesmo e bastante tranquilidade no dia da prova.
    abraços

  5. Elizabeth
    24 de janeiro de 2013 às 11:40

    Ótimo,estou acompanhando tudo e lhe agradeço por isso. Um abraço.

  6. carlosgota.oliveira
    23 de janeiro de 2013 às 14:22

    OBRIGADO ´´´´BIANO´´´´ PELA TRANQUILIDADE É TUDO QUE PRECISAMOS NA HORA DESTA ´´´´BENDITA´´´´PROVA PRÁTICA.

  7. Luana
    23 de janeiro de 2013 às 9:47

    Não tem mágica! É sorte! Vai chegar o dia em que você estará bem. Eu fiz de tudo! A minha primeira prova foi tão desastrosa que só tive coragem de reiniciar depois de 5 anos. Não passei na primeira, na garagem onde eu estava mais confiante. Na terceira vez, que fiz logo em seguida, eu já tinha medo de errar duas coisas: a embreagem no aclive e a garagem que eu não tinha medo antes. Fiquei sem dormir, pois é dramático você lembrar que terá que refazer tudo. Mas foi super tranquilo, ultrapassei até um ônibus! Ele falou: essa pista é de 60 e você está a 40 por hora, agiliza. Perguntei se podia, então, ultrapassar o ônibus. ELe repsondeu que quem decidia era eu, pois era eu quem dirigia. Acelerei e mandei ver. Tremi toda na hora da garagem, mas acertei de primeira, pois por coincidência, foi até, onde eu havia feito o meu último treino, na mesma vaga de estacionamente. Então, penso que o importante também é você dar sorte no dia da prova. Outra coisa é que fiz no primeiro horário, o outro fora no último, o trãnsito estava violento. Na última vez as ruas estavam quase desertas e o rapaz que cobrava a prova, até me avisava da presença do radar rsrs... no aclive, quando eu ia quase parando, pois havia uma faixa de retenção, ele mandou eu seguir. Estava apressado o moço, mas foi para minha sorte mesmo. Quando sai do pátio, tinha certeza que havia passado. Bjo

  8. David
    23 de janeiro de 2013 às 9:15

    Olá, Fabiano.
    tenho uma dúvida sobre os retrovisores.
    Fui reprovado por, segundo o examinador, olhar pouco para os retrovisores... Você poderia definir para mim o que é olhar corretamente para os retrovisores. Em que situações olhar e como olhar.
    Agradeço

Deixe o seu comentário