Como vencer a ansiedade na hora do exame de direção?

Fabiano, Boa tarde!

Parabéns pelo trabalho, este site é simplesmente um ponto de apoio para quem como eu, sonha em tirar habilitação e se tonar um bom motorista.

Fabiano, eu já fiz 40 aulas práticas, fiz o exame de direção e infelizmente não passei, na verdade quando olhei minha ficha estava marcada praticamente em todos os ítens, nem eu sabia que tinha errado tanto… Confesso à você que realmente eu não estava preparada, só que o meu instrutor só me falou isso no momento que eu ia fazer o exame…Porém, eu acho que o que mais me prejudicou foi a ansiedade, por favor me dê uma dica para controlar-me, pois fico ansiosa e suando frio só de me imaginar naquele exame novamente e estou correndo contra o tempo, pois meu processo vence daqui um mês…

Um abraço e novamente parabéns e muito obrigada.

Gisele

Olá Gisele,

Muito obrigado pela sua participação aqui no site. Fico muito feliz em saber que o nosso trabalho está sendo útil para você. Esse é o nosso objetivo. Estou trabalhando para melhorar o conteúdo. Pode aguardar por novidades.

Sobre o seu questionamento, quero que fique tranquila pois não é só você que passa por esta situação. A grande maioria enfrenta a ansiedade como dificuldade, se é que isso lhe serve como consolo.

Mas, como é que podemos controlar a ansiedade na hora do exame de direção?

Bom, resolvi consultar o significado da palavra ansiedade no dicionário:

ansiedade
an.si.e.da.de
sf (lat anxietate) 1 Aflição, angústia, ânsia. 2 Psicol Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos. 3 Desejo ardente ou veemente. 4 Impaciência, insofrimento, sofreguidão.



Muito interessante o significado deste sentimento. Como você pode ver é uma atitude emotiva em relação ao futuro causada pelo medo.

Mas porque ter medo do exame de direção?

Creio que é por aí que devemos começar. Medo porque? O máximo que pode acontecer é não ser aprovado. Causar o acidente durante o exame não é comum, uma vez que você está na direção e ainda tem um examinador do lado que pode controlar o veículo.

Diante disso, chego a conclusão que não há motivos para ter medo ou ansiedade na hora do exame. Aí você pode me dizer que falar sobre isso é fácil. Na hora do vamos ver é que a coisa fica complicada.

A primeira coisa a ser fazer é ter consiência que você não precisa ter medo de nada. Depois é preciso ter consciência que você treinou e se preparou para aquele momento e por isso está apta para fazer o exame. Se sente que não chegou a hora é só treinar mais um pouco na auto escola.

Já no exame, a dica é focar no que você aprendeu nas aulas. Esquece o que pode acontecer de errado. Concentre nas manobras e nos procedimentos para executá-las. Antecipe o que o examinador pode lhe pedir. Desse modo você não é pego de surpresa.

Por último, tomar um suquinho de maracujá não faz mal a ninguém, não é mesmo?

É mais ou menos por aí,

Abraços,

Instrutor Fabiano.

Leia estas outras matérias!

  • Como ficar calmo no exame de direção.
  • Como ficar calmo no exame de direção – parte II
  • O que é cobrado no exame de direção
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    Sobre Instrutor Fabiano

    Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    118 Comentários

    1. Felipe

      Valeu Fabiano muito boa essa dika ainda não havia visto por esse angulo.

      Responder
    2. Edina

      MUITO BOA ESSAS DICAS,ESTE TBEM É MEU MAIOR PROBLEMA , MAS JÁ ESTOU CONSEGUINDO SUPERAR ,TENDO MAIS CONFIANÇA EM MIM, POIS A INSEGURANÇA,NOS CAUSA AFLIÇÃO,O MEDO DE ERRAR POR ISSO A ANSIEDADE VEM, UMA DICA QUE EU DOU É CONFIAR EM VC MESMA E DEIXAR CORRER.

      Responder
    3. Ediléia

      Eu passei pela identica situaçao da Gisele e graças as dicas do instrutor Fabiano estou superando a ansia do exame de direçao. Eu acho que auto-confiança e segurança em se ajuda muito. Estou provando…mas mesmo assim é dificil pensar no que pedirà o examinador, eles sao muito variaveis. Mas devemos por em pratica tudo que aprendemos na auto-escola e quem sabe ter um pouquinho de sorte!!!Boa sorte a todos.

      Responder
    4. Marjory

      E concerteza isso é a base de tudo, Deus, se Deus esta contigo. E so nos fazermos o de melhor que apreendermos =D

      Responder

    5. bom dia a todos,tenho 50 anos e pensava q não iria aprender a dirigir estou com 15 aulas e estou muito feliz com a obra q deus tem feito em mim,porque estou com muita facilidade,aprendo e não esqueço,estou segura e fazendo tudo que o meu instrutor vai me orientando,aprender depende de nossa necessidade e querer.abraços Rose

      Responder

    6. Bom dia Fabiano! quero dizer pra quem tem mêdo de dirigir,antes de ir para as aula diga ao Senhor Jesus…Senhor vá e comande minha mente e minhas mãos e meus pés seja a minha direção, abençõe- me porque sem ti nada sei e nada sou,ore e peça ao senhor a habilidade e segurança necessária .E com certeza absoluta só ele têm para nos dá e o que o filho pede que o pai não dá? Rose de Sete Lagoas- MG

      Responder

    7. Olá Fabiano tudo bem ?
      estou aprendendo a dirigir , estou indo para a 40 aulas e estou com mum pouco de medo de dirigir , ah detalhe eu já ate mudei de instrutor apesar dele me dar toda a segurança , agora essa minha anisedade e q está atrapalhando muito , e principalmente no dia do meu exame q será realizado no final desse mês .
      o q devo fazer para eu controlar essa anisedade tanto nas aulas qto no dia da prova ?
      Angela Carvalho Mastrogiacomo Santos – sp

      Responder
    8. Fernanda cintia

      Boa Noite

      Tenho muita dificuldade na hora de parar sem usar o freio ao lado de um carro estando de terceira marcha e tendo que reduzir até a primeira.. E também nunca lembro de fazer sinal de braço. Me dê algumas dicas.
      Abraços!

      Responder
    9. Vanda

      Rose
      Muito legal esta dica : Deus dá uma força incrivel mesmo !!!!
      e tb aconselho a ler e seguir os conselhos do instrutor Fabiano ,
      eu começei a acessar este site estava iniciando minhas aulas praticas e hoje passados mais de 9 meses , graças a Deus, tenho aprendido muito e já estou com a minha habilitação e tenho saido com o carro , só preciso sair sozinha agora !!!pq até então tenho sempre o meu marido ao lado …vamos ver se tenho coragem !!!!
      bjussss
      Fabiano ….vc é dezzzzzzz
      bjusssss

      Responder

    10. EU gosto muito desse site porque me tira muitas duvidas que tenho em relação saber dirigir.vc estrutor fabiano deve ser um otimó professor.pois ensina tudo direitinho gosto muito.mas eu estou entrando em parafusos não sei mas o que fazer estou pensando em disistir pois já fiz 12 aulas e praticamente ñ sei nada eu esqueço muito as coisas acho que estou tirando o atestado de burrice pois ñ sei mas o que fazer,será que passou da hora de aprende tenho 32 anos.E acabo de fazer aulas e já me esqueço do que acabei de fazer.pelo amor de deus me ajude me dá uma luz.as vezes tenho vontade de chorar porque ñ sou tão burra assim ou será que sou.por favor fabiano me responde.ou que ler isto que acabei de escrever ñ sei mas o que fazer pelo amor de deussssssssssssssssssssssssss me ajude.bjs

      Responder

      1. A dica que lhe dou é tentar antecipar o que você tem que fazer. Dessa forma você não é pega de surpresa. Saiba que no começo é assim mesmo. São muitos comandos que temos que executar. No decorrer de suas aulas você verá que o seu desepenho irá melhorar. Abraços.

        Responder
      2. Aline

        Oi Josefina, tb passei por isso, eu sou uma pessoa bem controlada, mas na hora de fazer as aulas entrava em panico, chorava toda vez que tinha aula e pensava em desistir, porém tudo mudou quando o meu instrutor entrou em férias e tive aula com outros, então descobri o problema, nem sempre um profissional está bem preparado para dar aula, pois desde o primeiro dia ele reclamou que eu não tinha nenhuma noção de direção, então respondi como teria se não sou habilitada para dirigir? Essa foi a 1² de muitas estupidezas, desde gritos até “vc nunca vai tirar carteira assim” tenta ver se não é isso que te deixa nervosa, se for, recomendo trocar logo, não fique com vergonha pq é um direito seu, Bjs e boa sorte!

        Responder

    11. Eu adoro seus comentarios fabiano me ajuda muito.mas eu não sei mas o que fazer pois já fiz 12 aulas e esqueço tudo que eu aprendo ñ sei parece que eu estou tiranto o atestado de burrice por favor me responde pq me da esse tipo de branco ñ lembro de nada tenho até vergonha pois quando o estrutor encontra com seus colegas tenho a imprensão que ele está falando que eu sou burra de mais.isso me deixa muito mal.as vezes penso em desistir porque ñ sei se vou conseguir sair dessa meu exame já é dia 8/7 e já marquei tbm mas 6 aulas extras será que vou sair dessa me responde por favorrrrrr as vezes tenho vontade de chorar ñ me conformo de tanto esquecimento me ajude qualquer um que ler esse pedido por socorrrrrro.desde já agradeço.bjss

      Responder
      1. lucilia

        óla josefina, ñ sei se isso te conssola mai ñ é so vc que tem esse problema , tenho até a msm imprensão que vc , de o estrutor estar falando do mim pros colegas, e as vezes tenho vontade de chorar e pensso até em desistir.mais o que estou tentado colocar na minha cabeça é que eu tenho o direito de errar quantas vezes precisar, e ele tem a obrigação de ter paciêcia com migo. penssando assim estou mim livrando do penssamenta de desistencia.estou tentando carta de moto,aos poucos estou superando o mêdo de errar.pensse nisso e boa sorte.

        Responder

    12. eu fiz o meu exame hoje e reprovei no percurso… pq na verdade eu nem conseguir sair com o carro ele morreu 2 vezes, porém eu estava na subida e que subida.. então não conseguir controlar a embreagem… por favor me ajuda o meu proximo exame é no dia 29/07 e eu estou com muito medo de reprovar na mesma subida…

      kellane

      Obrigadaa…

      Responder

    13. estrutor fabiano pq ñ respondeu minhas duvidas.estou chateada pois presciso tanto dessa resposta .memo assim obrigada.

      Responder
    14. Ediléia

      Oi Josefina, eu tb sofro desses esquecimentos cronicos, o famoso “Deu Branco”, o pior de tudo é que isto aconteceu no dia da prova de direçao…nao fique desanimada nao!!! Voce ainda tem muito tempo para fazer algumas aulas e quem sabe alguém te pode ajudar….o teu problema é pouca pratica…o meu é medo mesmoooo!!! Faça muitas aulas e aprenda uma coisa por vez, assim nao mistura tudo em confusao…dirigir é uma sintonia de comandos e muita atençao!!! Beijos. Ediléia.

      Responder

    15. OI Ediléia muito obrigada pois me ajudou muito.as vezes ninguém acredita mas tenho um marido que dirigi a 45 anos otimó motorista.e tenho tbm um enteado estrutor mas ninguém tem vontade de me ajudar .meu marido ñ ajuda mesmo pois ñ queria que eu tirasse a carta.mas com fé eu chegarei lá hoje eu fiz aulas e já fui melhor estou mas calma é que as vezes agente pensa que somos incapaz de alguma coisa mas sou uma pessoa muito persistente ñ será um volante que irá me intimidar.farei quantas aulas for presciso mas vou chegar lá.muito obrigada mesmo fique com deus.bjssssssssss.

      Responder
    16. angela carvalho

      E até engraçado como as duvidas e tudo que envolve nós futuros condutores sâo iguais. Deus como eu sofrir nas minhas primeiras aulas de rua, meu instrutor deixava muito a desejar, eu fiquei tão nervosa que to sendo medica com relaxante muscular rsrsrsrs, esse site mim ajudou a esclarecer muitas duvidas, eu mim achava a pessoa mas burra da terra, pensava em desistir, agora ta chegando o dia do meu teste e eu não vejo a hora de conseguir minha carteira, mas foi dureza, boa sorte a todos que assim como eu ta na luta.

      Responder
    17. Vanda

      PARA A JOSEFINA=> Josefina,
      não desista !!!!
      NA AUTO ESCOLA QUE TIREI MINHA HABILITAÇÃO EXISTIA A MARIA…
      ELA FEZ 120 AULAS !!!! COM O MESMO INSTRUTOR Q EU !!!!
      ADIVINHA ???? NO TESTE PRÁTICO PASSOU DE PRIMEIRA E HOJE ESTÁ TODA FELIZ DIRIGINDO SEU PROPRIO CARRO !!!!
      Bjusssssss

      Responder
    18. Elizabeth

      Para Josefina

      Tirei a carta (habilitação) aos 36 anos. Não tinha carro. O carro do meu marido (ex), nunca pude usar. Hoje tenho 50 anos e tenho meu carrinho, mas tanto tempo sem dirigir esqueci tudo. Fiz algumas aulas práticas e ando, às vezes, com alguma filha do meu lado. Meu carro fica com meus filhos. Tenho medo e fico insegura qd dirijo. NO entanto, e isso é o mais importante, sei que isso vai passar. Afinal, venci tantas coisas nessa vida, pq não venceria meu medo e insegurança ao volante? Tudo é questão de tempo, prática e confiança.

      Siga e não desista. Daqui a pouco, Josefina, vc será a melhor condutora de veículos desse país (assim como eu, rs).

      abraços

      Responder

    19. Adorei a dica :D
      é veerdade confiar em você
      e afinal você terá um instrutor ao seu lado lógico que não é o que está acostumada e terá uma pressãozinha por consequencia de ser aquela chance de fazer tudo corretamente errar o minimo possivel, mas confiando em vc tudo dará certo.
      Não vejo a hora de fazer o exame e passar de primeira :D

      Responder

    20. oi vanda e elizabeth muito obrigada por ter me respondindo.hoje eu estou mas comfiante de mim mesma.eu coloque na cabeça que irei fazer quantas aulas for presciso para aprender de verdade pois como vcs virão eu estou sozinha nessa sou eu mas eu. não posso contar com ninguém.e farei se deus quizer tudo muito bem pois só ele está comigo.vcs me ajudarão muito já não me sinto tão sozinha mas.muito obrigada mesmo de coração.BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

      Responder
    21. Renato

      também estou tirando a minha CNH e tenho sim um pouco de medo. E digo mais o motorista que dirige sem medo é um irresponsável, se vc conhecer alguém que dirige e diz que “não tem medo” não pegue carona com ele!
      Em relação a ansiedade é normal, afinal sempre que vamos fazer algo novo dá um pouco de ansiedade o importante é manter a calma, é como diz no livro da auto-escola, temos que dirigir com calma, tranquilidade e responsabilidade.

      Abraços RenaTo…

      Responder
    22. odete

      ADOREI ESTE SITE,POIS ESTA ME AJUDANDO MUITO JA FIZ AS 20 AULAS MAS AINDA NAO ESTOU MUITO BEM JA MARQUEI MAIS 5 AULAS E MEU EXAME VAI SER DIA 30 DESTE MES MEU INSTRUTOR E MUITO 10, MAIS A MEU PROBLEMA E O ESQUECIMENTO,SOU UMA PESSOA INTELIGENTE ESDUDIOSA ,MAS DENTRO DO CARRO ME DA UM BRANCO ,TAMBEM NAO TENHO AJUDA DO MEU MARIDO, MAIS E MEU MAIOR SONHO E DIRIGIR ,E CREIO EM DEUS QUE VOU CONSEGUIR… ABRAÇOS BOA SORTE A TODOS ..

      Responder
    23. Rosilaine

      Frei o exame amanhã, e hoje me deparei com este site, ossa fico muito triste pensando no que pode acontecer mas seja feita a vontade de DEUS. Já fui reprovada uma vez, mas agora já fiz mais 10 aulas……. eu sei tudo……. meu instrutor é um bom professor, mas na hora fico ansiosa e esqueço de coisas banais como a seta…… tenho 99% de chance de esquecer da seta amanhã……. enfim e ai ja vou me preprando pra outro exame.
      Queria te dar os parabéns Fabiano pelo belissimo site. Nossa todas explicações ricas em detalhes….. Parabéns. Que DEUS te ilumine vocÊ continue tenha muito sucesso na vida.

      Responder
    24. ninha

      No exame prático fui reprovada, estava muito nervosa, aliás em toda a minha vida, nunca fiquei tão nervosa e com medo de fazer algo, não consegui fazer nem 1/3 do percurso. Já estava pensando em desistir de tirar minha habilitação, mas não posso fazer isso comigo, não posso deixar o medo e a insegurança tomar conta de mim, sei que um dia eu vou dirigir. Então agora estou começando a tomar coragem novamente, vou marcar pelo menos mais umas 10 aulas, sei que é um gasto a mais, que não estava nos meus planos e nem no meu orçamento, mas preciso ser persistente. Tenho que criar coragem e superar este obstáculo que é a insegurança. Ainda quero voltar aqui pra contar que consegui passar no exame. Força, coragem e determinação á todos, que assim como eu foram reprovados.

      Responder
    25. Patrícia

      Ótimo site, Fabiano. Vou fazer pela segunda vez o exame prático, e essa será mh última chance, depois o processo vencerá. Estou perdendo o sono já, não sei o que faço para controlar meu nervosismo. Tenho certeza que reprovei por pura falta de controle emocional, pois fiz muitas aulas e minha instrutora sempre disse que estava muito bem.

      Se puder, preciso de algumas dicas.
      Obrigada

      Responder
    26. Fábio

      Não é fácil, já reprovei 3 vezes, e confesso que na hora bate um desanimo, meu instrutor não sabe como nao passei ainda, já que dirijo super bem, mas na hora do exame dá tudo errado, é triste ver todos quer foram com vc passando e vc sendo reprovado, dá vontade de desistir, meu processo vence em janeiro, to em duvida se continuo ou paro com isso, só to me stressando .

      Responder

      1. Desiste não Fábio. Continue na sua jornada. Cada pessoa tem a sua hora. Tente focar no que você tem que fazer durante o exame e não no que pode errar.

        Responder
    27. Jordana

      Será que vou ter que fazer o exame um trilhão de vezes?
      Decidi tirar carta porque estou grávida e gostaria de ter a segurança de poder levar meu filhinho ao médico sem ficar dependendo do meu marido, numa emergência por exemplo. Foi tudo bem até a 20ª aula… e eu e a instrutora estávamos confiantes… No dia anterior a prova fiz a última aula e já comecei a sentir um nervoso absurdo, emfim… no diz seguinte reprovei: fiz a baliza certinha e não consegui mais sair com o carro dali… Saindo da área de exame já remarquei o exame para 15 dias depois e comprei mais duas aulas… Acabei de chegar da última dessas aulas e estou aqui chorando… meu queixo tremia na aula e decidi desistir de fazer a prova que seria amanhã, no que fui apoiada pela minha instrutora, que concordou que estou muito ansiosa e que fazer o exame só pode me prejudicar… estou no 6º mês… será que a gravidez tem a ver com essa ansiedade toda? Eu nunca tive problemas com provas… Alguém me ajude…

      Responder
    28. NALVA ROSA DE ARAÚJO

      È bem complicado! O tal exame de rua.Já fui reprovada três vezes.Mas não quero desistir , já q cheguei até aqui, vamos até o fim.

      Responder

    29. tbm estou fazendo exame de direçao,e as vezes fico muito nervosa,ja terminei as vinte ,comprei mais cinco,sera se preciso comprar mais?..ja estou querendo marcar a prova..o que me aconselha??

      Responder

    30. para NALVA ROSA..eu concordo com vc,isso mesmo nao desista,Deus vai te abençoar,da proxima vc passa..boa sorte!!

      Responder
    31. amanda

      Este site e incrivel!!!!!!!!!!!!!!antes eu estava me achando uma fracassada no transito hoje vejo que as minhas duvidas são duvidas de outras pessoas.

      Responder
    32. Ellen

      Ola instrutor Fabiano, meu exame de direção é agora dia 20/09/2010 e pra ser sincera só de pensar fico muito nervosa. Faz um tempinho que eu nao pego em carro, nao sei se no dia eu vou me sair bem, tenho um grande problema, estancar o carro. tenho medo de na hora nao lembrar dos pontos e me dar mal.

      Responder
    33. Ellen

      Instrutor me ajudaa, amanha será a minha prova tenho mtu medo, na verdade morro de medooo de errar tudo e nao passar, essa é minha primeira prova, passei tudo de primeira, nao quero reprovar nas finais…

      Responder
    34. milene

      vou fazer meu terceiro exame e ja estou ficando nervoza só de pensar nos examinadores,meu problema é que afogo o carro de tão nervoza pago aulas e nao afogo uma vez.como posso ficar tranquila me ajuda

      Responder
    35. Fabiane

      Gostaria de parabenizar o instrutor Fabiano pelo excelente site, meu exame veicular é amanhã, e depois de ler alguns artigos aqui publicados sinto me mais confiante em relação a situação independente do resultado. Muito Obrigada!

      Responder
    36. Ana

      Milene, ore ou reze e peça a Deus que lhe dê a tranquilidade para voce fazer essa prova, procure pensar positivo.
      Nas aulas eu sempre esquecia alguma coisa, comecei a ficar desesperada, aí resolvi orar todos os dias e pedir a Deus que tirasse todas as barreiras no dia da prova.
      No dia da prova eu estava muito tranquila ,nem parecia eu, não errei nada.
      Nao se entregue a derrota, lute, persevere que voce vai vencer esse medo, assim como eu venci.

      Responder
    37. noeli

      Este site esta me ajudando muito ,sou muito ansiosa,fui reprovada no 1 exame mas nao vou desistir,no começo das aulas direçao achava que nao iria aprender, mas fui persistente sei que posso,devemos pensar assim e confiar em Deus,pedir a ele sabedoria e tranquilidade na hora do exame,e tenho certeza que no proximo vou estar mais tranquila pois confio em Deus e na minha capacidade.

      Responder
    38. luciana

      hoje foi meu segundo exame, fui reprovada novamente!!!! motivo super anciosa, minha perna até tremia de tão nervosa que estava na hora,o pior é que não consegui fazer o que faço de melhor controle de embreagem no declive!!!! sabe de uma coisa estou quase desistindo, eu não consigo ficar calma na hora!!!!! me ajudem se alguem tem o caso parecido comigo entre em contato pra trocarmos ideias ok!!! lucianasgomes76@hotmail.com

      Responder
    39. luciana

      instruor fabiano vc nunca responde minhas dúvidas!!!!!!!!!me ajude por favor tenho que vencer minha anciedade na hora do exame, sei tudo, minha instrutora é otima estava confiante que iria conseguir mas não deu pela segunda vez, vc aconselha remedio, psiquiatra rsrsrsr o quê faço é muito facil a área de exame deve ser uns tres minutinhos, fica perto da toca 2 em bh, e eu dando essa manota!!!! deixando a anciedade comer meu dinheiro rsrsrsr…vlw….

      Responder
    40. rosaria

      bom dia fabiano.
      bom moro na franca europa e quarta feira dia 22 1é 2010 sera a 2 vez que vou passar o meu exame teorico.eu estava super anciosa.mais pensei que nao vai mm levar a nad.a primeira que eu tentei nao deu certo pois eu estava super anciosa devido aqui tudo tem que ser super perfeito.
      e demais a lingua e um pouco dificil a entender quando estamos nervosos,
      agora com a sua dica sendo um proficional espero que irei ficar tranquila e vou conseguir.muio obrigado te mandarei noticias depois;

      Responder
    41. leandro

      Nossa eu já fui reprovado por três vezes , na 1° mal consegui arrancar com o carro , já na segunda fui bem .. mais o examinador disse que teria que treinar mais a embreagem e olha que ele me pediu 5 controles e conclui todos.. e até a vaga eu fiz em frente todos o outros candidatos da banca, no morro heim…
      Já o terceiro vacilei fiquei com muito medo pois fui avaliado pelo mesmo examinador , já entrei no carro em pÂnico.Porém fiz os controles e na hora da ré esqueci de engatar a marcha , acabei colocando a 1° e eu estava descendo o morro. Perdi o controle do carro e o exame de bobeira.
      Daqui 15 dias tento novamento só que estou tomando o remédio chamado CALMAN. espero que me ajude Cansei de ser REPROVADO.

      Responder
    42. Bruna

      nossa vou seguir essa dita ela me deixou ate mais tranquila…….
      obrigada pela dica…..

      Responder
    43. B

      nossa fiquei tao nervosa no 1° exame que acabei cometendo um erro que nunca tinha cometido nas minhas aulas……Vou seguir essa dica e se Deus quiser vai da certo….obrigada

      Responder
    44. Luciana Oliveira Soares

      Bom, vou fazer o exame pela quinta vez, eu fico tao nervosa que eu nao consigo nem ligar o carro, minhas pernas nao param de tremer nem um minuto, isso é frustante. E o pior que agora meu emprego esta por um fio, pois ainda nao tenho carteira e aqui no meu trabalho é fundamental, estou com medo de nao passar e de perder meu emprego. Que situação delicada. Vou fazer exame no dia 09/05/11.
      Me da uma dica para eu ficar mais calma…
      Obrigada.

      Responder
    45. Eliss

      Adoro esse site, me ajudou muito, principalmente a aprender balisa, estava ótima. Mas quando fui fazer o exame,não consegui chegar a fazer a balisa,já sai errado e isso me deixou muito nervosa inclusive com a falta de paciência da examinadora que estava em treinamento.

      mas não fiquei desanimada voltarei e conseguirei da próxima, o erro faz parte. Perdi uma batalha, mas a guerra ainda não terminou.
      Parabéns aos responsáveis pelo site.
      Beijos a todos participantes.

      Responder
    46. eliana de souza freitas

      è incrivel como todas a histórias se parecem. Eu também não passei no primeiro exame. Já estou com 35 aulas e meu instrutor disse que para passar no exame eu ainda não estou boa. Será porque ele não me disse isso antes de eu marcar o primeiro exame? Estou meio triste e depressiva. Vou fazer o exame novamente e estou muito preocupada porque já não sou tão nova como a maioria dos candidatos e estou muito nervosa. E uma loucura né minha gente…..

      Responder
    47. elaine

      vou para segunda vez . fui reprovada, simplesmente me deu branco, uma coisa que eu fazia tão bem a tal baliza. fui entrar na garagem e derrepente me deu branco. agora dia 28/5 vou tentar de novo. Meu nervosismo acaba com tudo. estou desanimada.

      Responder
    48. Bruna

      Minha gente que frio na barriga e esse? rsrs
      Segunda vai ser meu primeiro exame, to um pouco anciosa mais confiante, por ser o primeiro e normal essa confiança neh kk “eu acho???” depois desse resultado eu volto pra falar como foi…

      Bjim

      Responder
    49. grendh@

      amanha é meu 2ºexame, dessa vez me sinto mais confiante, mas ainda sinto aquela maldita ansiedade, o mesmo maldito nervosismo…. preciso superar tudo isso para poder realizar meu grande sonho de ter a minha carta de habilitaçao!!! BOA SORTE PRA MIM , BOA SORTE PRA TODOS!!! DEUS É BOM

      Responder
    50. leninha

      Oi Fabiano quero ti agradecer por me acalmar todos os dias com suas dicas ,continue assim ajudando as pessoas e DEus vai ti abençoar grandemente!sou de Brasilia e tenho 40 anos e só agora estou realizando esse sonho de dirigir pelas ruas do DF,eu ñ podia aprender antes porq eu ñ tinha visão suficiente para passar nos exames ,só agora o meu medico me autorizou ,depois de longos anos fazendo tratamentos e varias cirurgias ,inclusive transplante de cornea (agradesço muito a familia q me cedeu a cornea)enfim agora estou fazendo as aulas e ñ tenho apoio do meu marido é só eu e DEUS.Chego em cs e ñ tenho com quem desabafar é triste + vou em frente pois eu quero eu posso eu vou conseguir!!!!!!beijos em todos que sofrem igual eu,este esta sendo o maior desafio da minha vida.

      Responder
    51. julia

      OI PESSOAL DO BRASIL, BEM, QUERO INFORMAR QUE EU JA TENHO HABILITACAO BRASILEIRA, REPROVEI UMA VEZ E CONSEGUI PASSAR NO SEGUNDO EXAME COM MAXIMA PONTUACAO FUI OTIMA,MAS AGORA ESTOU FAZENDO OUTRA CARTEIRA DE MOTORISTA NA HOLANDA VCS NAO IMAGINAM COMO É COMPLICADO,AQUI VC APRENDE A DIRIGIR NA AUTO ESTRADA A 120 KM/HORA POR QUE O EXAME E FEITO NAS AUTO-ESTRADA E NOS LUGARES MOVIMENTADOS ONDE TEM QUE DAR PASSAGEM E PREFERENCIA AOS PEDESTRES E CICLISTAS.E VC TEM QUE SABER TODAS AS PLACAS PORQUE VC VAI USA-LAS NO EXAME OFICIAL. MORAL DA HISTORIA AQUI É O LUGAR MAIS DIFICIL DO MUNDO PARA SE TIRAR CARTEIRA DE MOTORISTA, HOJE EU SEI QUE NO BRASIL É MUITO MAIS FACIL E MENOS EXIGENTE E O EXAME E CURTO TEMPO AQUI O EXAME DURA 50 MINUTOS A UMA HORA.
      EU TIVE 40 AULAS E AMANHA VOU FAZER O PRÉ EXAME E VER ONDE TENHO QUE MELHORAR SE CORRER TUDO BEM ,MARCO O EXAME OFICIAL PRA PROXIMA SEMANA, ESTOU MUITO CONFIANTE E SEGURA COM UM POUCO DE ATRENALINA É CLARO MAS TENHO CERTEZA QUE VOU PASSAR DEPOIS VOLTO PRA DIZER COMO FOI,
      UM GRANDE ABRACO E BOA SORTE PRA QUEM VAI FAZER O EXAME.

      Responder
    52. celia passos

      fui reprovada duas vezes
      num tenho segurança
      da um medinho rsrsr

      Responder
    53. celia passos

      se vcs puderem me ajudar com palavras de incentivo
      agradeço vou fazer um novo exame
      so DEUS sabe como me sinto na hora da prova
      da um branco dessa ultima vez num conseguir sair da baliza
      num lembri de tirar da ré
      o veiculo ia para tras ainda sim o nervosismo era tanto
      nâo lembrei
      a mente da gente é muito traiçoeira

      Responder
    54. alessandra

      Ola pessoal. fiz meu primeiro exame de rua dia 29/08/11.
      nem dormi direito a noite. estava marcado para as 08:00, qdo estava indo pro exame, parecia um boi indo pro matadouro.rsrsrs (me senti assim). qdo cheguei na area de exame, vi akele monte de carro em fila andiana, senti o sangue sumir no rosto. (Que sensação horivel). De repende chegaram os examinadores, pareciam o pessoal co CQC. Todos de oculos escuros mascarados, iam chegando de dois em dois perto dos carros e os carros ias saindo pro exame. Meu colega foi primeiro, voltou rapidinho, fez so o controle de re, um carro o fechou e antes dele agir, o examinador pisou no freio.Deram uma voltinha no quarterão e ele voltou “muxinho”. Era a minha vez. Qdo entrei no carro senti somente o corpo, minha alma foi trasnportada para outra galaxia, os carras do “CQC”, ate que foram educados e tentaram me deixar a vontade, mais não consegui. Não consegui fazer nada, ao sair nao dei seta nem coloquei a cabeça pro lado de fora. ela disse: Nao colocou a cabeça pro lado de fora, qdo lembrei que so nesse erro sao 02 pontos que perdi a vaca foi pro brejo de vez. foi uma sicessaõ de erros, tava doida pra sair dakele carro, ate a parada obrigatoria avancei. dei uma volta no quarteirao nao me pediram mais nada, desci do carro arrasada, fiquei mal, (ainda estou ate agora). Pensar que fiz aulas a semana toda, acertava tudo, ate as balizas. tava preparada, mais na hora o nervoso atrapalhou tudo. fico so pensando no que aconteceu. fiquei e ainda to mal. Hje to um pouco melhor. vou mudar de auto escola , fazer mais umas aulas e tentar denovo. mais antes vou orar mto e pedir a Deus que me ilumine e tire esse maldito nervosismo que atrapalha tudo.

      Responder
      1. julio

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK rsrs achei esse comentario o melhor do brasil……

        Responder
        1. Débora

          Alessandra,

          Não sei quando foi que vccomentou isso … mas foi exatamnete isso que eu senti … Como pode? Eles temtam nos deixar mias calmas …. mas só conseguem nos deixar mais nervosas …. rsrs !!! estou me preparando para ir para o matadouro novamente … espero que desta vez de certo !!!

          Responder
    55. celia passos

      oi pessoal venci o medo a ansiedade e passei na prova pratica de direçâo no dia 01/09/2011 faltando 23 dias pro meu aniversario acho mesmo que foi um presente de DEUS para mim .Estou feliz da vida obrigadoooooooooooooooooo DEUS VCS TAMBEM VÂO CONSEGUIR TENHAM FÉ .

      Responder

    56. Olá pessoal!!! Já tentei a carteira por quatro(4) vezes, amanhã será a quinta vez e não desistirei,meu problema é o mesmo de todos a maldita ANCIEDADE, vou sequir os conselhos que li do instrutor Fabiano e dessa vez eu vou, e irei consequir. Não desistem existe tantos problemas na vida piores que superamos, temos de ter em mente que isso é o mínimo.Desejo sorte a todos que como eu estão tentando e por favor NÃO DESISTEM somos capazes.ABRAÇO!!! ANA MARIA

      Responder
    57. Lucirene

      Fiz meu primeiro exame no dia 29/08, perdi no estacionamento, toquei num cone. Dia 19/09 fiz o meu segundo exame de carro, e… PASSEI.
      bEM, VOU DEIXAR AQUI O QUE FIZ PARA ME ACALMAR E TENTAR CONCENTRAR NA HORA QUE ENTREI NO CARRO.
      1º TODOS OS DIAS ORAVA E PEDIA A DEUS PARA TIRAR MEU NERVOSISMO E ME ACALMAR.
      2º NO DIA DO EXAME NÃO TOMEI CAFÉ PURO PELA MANHÃ, TOMEI UM COPO DE LEITE COM CAFE E LEVEI UMA MAÇA CORTADA EM CUBINHOS NA BOLSA E UM CHÁ BEM FORTE DE ERVA CIDREIRA NUMA GARRAFINHA, QUANDO SENTI QUE O NERVOSISMO ESTAVA AUMENTANDO ENQUANTO ESPERAVA MINHA VEZ TOMAVA UNS GOLINHOS DO CHÁ E COMIA UMA FATIA DA MAÇÃ. E CONSEGUI FAZER O ESTACIONAMENTO PERFEITO E O PERCURSO FOI ÓTIMO PORQUE O QUE ERRAVA NOS TREINOS ACERTEI TUDO PROCUREI CONVERSAR COM O EXAMINADOR FALANDO DO ESTRESSE DO SEU TRABALHO E DE SUA RESPONSABILIDADE.
      TALVEZ ESSA DICAS POSSAM AJUDAR ALGUEM.
      OBS: SE NÃO QUISER LEVAR O CHÁ PODE SER UM SUCO MUITO FORTE DE MARACUJÁ( BATA UM MARACUJÁ INTEIRO SO COM UM COPO COM ÁGUA)

      Responder

    58. ola,gostei muito de ler os comentarios, pois, quase todos nos temos esse mesmo sentimento de medo…farei meu 1° exame dia 27/09, 3°feira;eestou muito confiante apesar deste medinhoq insistir vir, na terça contarei como foi, abraços.sete lagoas mg.

      Responder

    59. no dia 08/10/2011 fui fazer meu 4 exame ,tomei 2 comprimidos e come 2 chocolates,na hora eu fiquei dopada e senti a minha veia ate pulando de tanto nervo.Não consegui fazer nada foi meu pior exame que realizei na minha vida.Na proxima vou pegar mais com Deus.

      Responder
    60. Andréa

      Primeiramente, parabéns pelo site,eu tentei tirar minha carteira quando estava grávida da minha filha e estando neste estado eu sendo ansiosa, me tornei mais ansiosa ainda, mas na minha primeira tentativa, passei de primeira em todos os exames e principalmente na ” Bendita” da Baliza, só que na hora da rampa de ré, fiz feio, pois não fiz muita aula tb, por estar com barrigão, mas no dia o examinador, me pediu, o que eu achei um horror, pois estava quase 6 mêses de gestação e pra piorar, na cidade em que fiz, não tinha esta de como passou na baliza só fará o trânsito, tive que no outro exame, passar por tudo novamente, dito e feito, acabei reprovando na “Bendita” não só esta como por mais 3 vezes, meu processo acabou e ai eu não insisti mais, comecei a pegar meu carro e a andar no bairro mesmo, onde adquiri mais prática ao volante, mesmo sem a CNH, agora moro em outra cidade ( Ribeirão Preto ) E apesar de ser maior, pois morava na região ( Serrana ), me parece que aqui se é mais fácil para tirar a CNH,Estou fazendo aulas numa Auto Escola, horrível, cada hora me arrumam um instrutor diferente, mas pretendo mesmo assim a fazer o exame agora dia 29/11/2011 e seja o que Deus quiser, tenho muito medo da baliza, mas me sinto mais preparada do que antes, pois pego o meu carro sozinha já faz quase dois anos, vamos ver agora como será meu quinto e tomara a Deus último exame! Conto pra vcs ok, beijos e boa sorte pra nós.

      Responder
    61. Andréa

      Ah! E não esqueçam de tomar um suquinho de maracujá, pois no meu primeiro exame eu tomei e passei de prima na tal baliza que tanto temia, pois estava muito calma, só reprovei na rampa de ré, por que foi sacanagem do examinador, já que o meu instrutor só tinha me dado umas duas aulas da Rampa, pois como eu estava de barrigão, talvez o examinador nem me pediria ai deu no que deu, por mais que estivesse calma não estava preparada, lembre-sem calmos e preparados, se não não tem suco de maracujá que dê resultado viu?

      Responder
    62. leila

      boa tarde estou indo para o meu 4 exame, passo mal na vespera nao consigo comer tenho vomitos e diarreias. teve exame de marcar e eu nao ir de tanto mal que estava. o que faço me ajuda vou no medico amanha e vou fazer o exame sexta feira.bjos

      Responder
    63. Fatima

      Olá fabiano tudo bem!
      Parabéns pelo site,gostaria de saber se devo comprar mais 10 aulas mesmo? que o instrutor pediu,pq reprovei pela segunda vez na baliza sendo que tinha feito mais 5 aulas?remarquei o reteste pro próximo mês…um abraco
      fatima

      Responder

    64. Olá Fabiano! Só agora que leio este site, é que me sinto um pouco normal. Estou super ansiosa para conseguir a CNH.Já fiz 5 exames. Faço aulas e mais aulas. O instrutor disse que estou preparada. Chega no dia do exame, eu me sinto menor do que um grão de poeira. Desse jeito vou conseguir tirar carteira? Me sinto a pessoa mais burra e incapaz do mundo. Olho para o meu carro e me pergunto: de que adianta ter um carro se eu não tenho o principal, que é a carteira?

      Responder
    65. Daniela

      Boa tarde Pessoal, hoje vou fazer meu 4 exame de direção, to super assarada pois trocaram minha moto e ela e muito grande, quaze não consigo alcançar o pé no chão..aff….mais vamos la com paciencia e não pode desanimar.. DEUS vai me ajudar… nem fico mais anciosa, sabe porque? Porque não adianta em nada, só atrapalha… se não passar a gente tenta de novo, o que não pode e desistir….o problema que aqui na minha cidade é muito dificil passar.. são 20 fiscais na pista não passa nenhum erro… mais BOA SORTE A TODOS que irão tirar sua carteira!

      Responder
    66. edilça

      olá já fiz 6 exames e nao consigo passar me da branco nao vejo nada que faço,acho que nunca vou conseguir me sinto muito mal,fico arrazada o que devo fazer.nao sei mais como voltar pra casa com mais uma derrota.

      Responder

      1. eu tbm me senti assim , ponha DEUS na frente , e nao confie no homem pois ele e falho , se nao consiguimos ainda nao estamos pronta , ou nao caimos na mao das pessoas certas , amem , ansiedade atrapalha me muito talvez seja seu poblema tbm procure tomar um suco de maracuja ou xupar bala , pra mim relaxa mais nao controlei ainda ,faça um proposito ,e nao conte pra ninguem o dia do proximo exame
        so vc e e DEUS amemmmmmm

        Responder
    67. NANE

      Boa Noite Fabiano e a todos!Vou para exame na quarta (11-01)no dia em que volto das férias do meu trabalho,mais relax impossível.Gostaria de deixar aqui o comentário de frustração quando reprovei no meu 1° exame.
      Foi tudo tão rápido e me senti incapaz depois também.Nem tava nervosa,tenho 30 anos e o que me deixou com raiva foi além dos mais novos passarem e eu não (isso me arrasou)a pilha que o examinador põe é o que faz vc se sentir pior.Logo que eu coloquei o sinto,num tava nem na embreagem ele já tava lá me cobrando a seta.Parei e falei:
      _ o Sr tá com pressa? eu nem liguei o carro ainda.
      Depois me pediu para desligar a setaa (mas a por=&*%$ da seta num desliga sozinha?)
      Foi horrivel.Mas deixo a dica nunca discutam com ELES,escostei o carro sem ao menos dar uma volta no quarteirão,nem baliza eu fiz.
      E olha que a confianç era tanat que meu instrutor me deixava sozinha na baliza,sozinha mesmo ia para a arua lateral ver as aulas de moto.
      DIRIGIR NUM EXAME É BEM DIFERENTE DO QUE O TRANSITO POR QUE A PILHA QUE TE PÕE VEM DE FORA NÃO DE DENTRO DO SEU PRÓPRIO CARRO.
      Acho que foi mais um desabafo.Volto as aulas amanhã,com essas serão 23 aulas.Quinta eu volto e conto se passei ou não.Obrigada

      Responder
    68. ivone

      Gente,
      Hoje , sexta-feira 13, vou pro meu terceiro exame.
      Tentando manter a confiança e a calma.
      Fiz 50 aulas , estou preparada , sei tudo que tenho que fazer, só me falta ter tranquilidade e nao sentir medo, pq os examinadores são como lobos… farejam o medo…rs
      Já to tomando mto suco de maracujá.
      Boa Sorte a todos.

      Ivone

      Responder

    69. olá !boa tarde. Ja estou indo pro meu terceiro exame.hoje as 15:30 hs mas posso dizer q hoje estou mas confiante,pois é incrivel a gente sabe o que tem q fazer e mesmo assim deixa o medo tomar conta da gente é normal.bom desejem boa sorte pra mim e boa sorte pra quem vai fazer tambm.

      Responder
    70. andréia lainy

      oi, vou pro meu 3 exame, nas aulas dirijo como se nascesse sabendo ,mas n ah. até olho pro câmbio, que sensação horrível, de impotência, preciso muito saber como controlar a ansiedade? o que me irrita profundamente é que eu sei o que estou fazendo (palavras do instrutor), mas na hora, parece que nunca entrei num carro na minha vida

      Responder

    71. olá fabiano tudo bem.
      meu nome é aurinete eu já fiz o exame de direcão 5 vezes e reprovei por causa da ansiedade eu não consigo me controlar por isso já pensei em desistir. preciso da sua opinião obrigado. aurinete planaltina goiás.

      Responder
    72. Flávinha

      Oi pessoal, fiz minha 1º prova pratica em Dezembro e reprovei pelo mesmo motivo que todos vcs estão descrevendo”ansiedade e nervosismo”. Amanha será minha segunda e ultima tentativa, pois, se Deus quiser vou conseguir.
      Estava pesquisando sobre tecnicas para me alcamar p/ prova e encontrei este site. Adorei as dicas e me senti bem mais leve lendo todos esse depoimentos. Percebi que eu não sou a unica e o quanto é bobeira nossa ficar nervosos por algo tão simples e que sabemos que estamos preparados. Meu motivo maior de estar tirando a carteira é que estou me preparando para o concurso da PF(exige carteira B), então quero pensar q esta prova de amanha é apenas um detalhe para meu objetivo maior: Ser Agente Federal.
      Depois da prova faço questão de entrar aqui e dar meu testemunho. Boa Sorte a todos vcs.
      Flávinha

      Responder
    73. caca

      boa noite, hoje foi meu 3º exame mas não tive coragem de fazer fiquei tão nervosa q passei ate mal então não fiz, sinceramente não sei como superar esse panico que me da porque nas aulas sempre faço tudo direitinho e meu instrutor disse que to mais q pronta. a verdade e que esse critério de avaliação que eles usam é muito ruim, ter que dirigir com alguém que nunca viu mais gordo do teu lado já e horrível fora todo o resto. boa sorte p todos!!!

      Responder

    74. Eu fiquei tão nervoso no dia do exame,que não consegui tirar o carro do lugar,o examinador mandou eu sair e me reprovou,o meu negocio eo inicio,se eu consehuir sair com o carro o resto vai facil,agora o problema ea maldita partida,na auto ecola eu sou 10,no exame sou -10,preciso venser o nervosismo porfavor me ajudem,me indiquem calmantes,chá qualquer coisa.

      Responder

    75. Eu fiquei tão nervoso no dia do exame,que não consegui tirar o carro do lugar,o examinador mandou eu sair e me reprovou,o meu negocio eo inicio,se eu conseguir sair com o carro o resto vai facil,agora o problema ea maldita partida,na auto ecola eu sou 10,no exame sou -10,preciso venser o nervosismo porfavor me ajudem,me indiquem calmantes,chá qualquer coisa.

      Responder
    76. eliana

      js reprovei cinco vezes sei faxer tudo certo dirijo bem mais na hora da prova fico tao nervoza que esqueso dos os procedimentos pressizo de ajuda so em pençar na prova passo mal

      Responder
    77. Ana Paula

      Ola pessoal! Estava navegando na net e procurando algo que me alcamasse para a minha prova de direcao e entao me encontrei aqui. Li o comentario de muitas pessoas e me inclui em todos. Bom meu caso e um pouquinho diferente, eu tenho 26 anos, tirei minha carteira no Brasil aos 18 e foi bem tranquilo, passei na primeira, acho que a vontade era tanta, sei la. Hoje moro nos Estados Unidos ha um ano, tirei a carteira internacional, mas e valida por um ano, estou tirando a carteira daqui agora. A prova daqui e bem mais tranquila que no Brasil, nem balisa tem, so tem que fazer uma garagem de re, eu nem fui no auto escola, mas nao deu muito certo, ja fiz a prova duas vezes, na primeira vez, ate que nao estava tao nervosa, mas na segunda acho que por ter reprovado na primeira, estava apavorada. E o instrutor nao ajuda sabe, muito grosso. Demorei um mes para remarcar o test, hje que consegui remarcar, ai fiquei assim mal :/. Ja nao e facil estar longe do pais da gente, e ainda lidar com esta situacao..pior ainda, mas vamos la, resolvi marcar uma aula no auto escola e depois que li as dicas do Fabiano tbm me acalmou bastante. Deus ha de me ajudar e ajudar a todos que se encontram na mesma situacao, e muito bom poder compartilhar o que estou sentindo com voces. Faco minha prova semana que vem. Deus me ajudara a passar. Um beijo e uma semana abecoada a todos!

      Responder
    78. duda19

      eu passei na teorica de primeira,so que estou com muito medo de fazer a pratica e principalmente a prova na hora, sera que posso tomar calmante quero ficar bem calma leve e solta,nada de tremedeira e nem suor frio.mas com ajuda de Deus eu vou passar.

      Responder
    79. geise

      Boa tarde pessoal,hoje fiz meu 2 exame de direção e fui reprovada.O pior de tudo é que eu não estava nervosa e fiz uma burrada de engrenar a 3 marcha na hora do controle ,quando fui sair o carro morreu e eu nen me toquei que estava de 3.Quando percebi o carro já tinha morrido 2 vezes,e o examinador não me deu chance.estou magoada comigo mesma de ter dado essa mancada,meu instrutor um amor de pessoa (alexandre) .também ficou triste.agora é encarar a realidade e parti pra proxima.que deus nós abençoe na nossa luta de cada dia. dou noticias do proximo exame, Fabiano obrigado pelas dicas e palavras de apoio,adorei o site. 16/10/2012

      Responder
        1. Cris

          Geise, também fui reprovada no segundo exame…me dá frio na barriga só de pensar que terei que fazer o terceiro rs…mas vá com fé, vai dar tudo certo! Abraço…….

          Responder
    80. Pedro

      não fiquem assim eu já fui reprovado 8 vezes e não é por falta de saber dirigir, pois isto faço muito bem, até entrar um (examinador e falar quando você estiver preparado podemos inicial o exame) minha pernas tremem e meus braços ficam duro, efeito de pressão alta. Da ultima vez fiquei 3 horas com a pressão alta e seu apetite nem um gostaria de saber como controlar esta ansiedade? tem algum remédio para isto.
      Abraços a Tod@s…
      Pedro

      Responder
    81. Joselito

      Procedimento: Balisa
      Obs.: Aqui considera-se que o veículo está estacionado no ponto dentro
      da área dos cones.
      1 – Entrar no veículo;
      2 – Fechar a porta;
      3 – Ajustar assento – distância de um braço esticado do volante;
      4 – Ajustar retrovisores (esquerdo, central e direito) – sempre;
      5 – Colocar cinto de segurança;
      6 – Inserir chave – não girar ainda;
      7 – Pisar na embreagem e desengrenar o veículo – deixar no neutro;
      8 – Girar chave para acendimento de controles – aguardar luz de injeção;
      9 – Dar partida sem acelerar;
      10 – Pisar no freio;
      11 – Pisar na embreagem;
      12 – Engrenar primeira marcha no veículo;
      13 – Soltar freio de mão – ainda com pé no freio;
      14 – Ligar seta para esquerda;
      15 – Olhar retrovisor;
      16 – Olhar janela antes de sair e acelerar;
      17 – Girar volante totalmente para esquerda e avançar lentamente olhando pela janela;
      18 – Aguardar até que o caminho esteja livre de veículos, pessoas, etc – só saia qdo n houver nada/ninguém;
      19 – Sair lentamente olhando retrovisor esquerdo – sem acelerar somente soltando a embreagem;
      20 – Quando a barra lateral dianteira direita (pára brisa) estiver alinhada com o cone, girar volante lentamente para direita;
      21 – Avançando devagar vá alinhando o veículo girando o volante para direita;
      22 – Frear lentamente após o veículo alinhado – não avançar demais pois a área do exame é limitada, geralmente a parte traseira final do carro alinhado com o cone;
      23 – Antes de engrenar marcha ré – Liguar seta direita;
      24 – Engatar marcha ré;
      25 – Olhar pra trás com as duas mãos no volante;
      26 – Iniciar ré lentamente – nunca acelerando somente soltando embreagem;
      27 – Quando o ponto de referência – geralmente o banco do passageiro de trás alinhado ao cone;
      28 – Girar todo volante para direita até travar – avançando lentamente;
      29 – Com o volante totalmente girado pra direita, movendo veículo lentamente até a seta que está mais à direta do vidro traseiro ficar sobre o meio fio;
      30 – Parar – mantenha a calma;
      30 – Verificar retrovisor central se o cone está à vista – discretamente alguns examinadores reclamam disto, aqui é um ponto importante, pois se o cone não estiver à vista no retrovisor central você deve reiniciar o procedimento ao passo 10;
      31 – Avançando ainda mais lentamente girar todo volante para esquerda até travar – alguns reclamam de girar o volante com veículo parado, então tente movimentar muito lentamente o veículo enquanto faz o giro do volante pra esquerda;
      32 – Mover veículo lentamente até seta central no vidro traseiro ficar sobre o meio fio – antes disso se você pressentir que vai bater no meio fio volte ao passo 10;
      33 – Frear parando veículo antes de encontar no cone traseiro – tem que treinar a noção de distância;
      34 – Pisar na embreagem – com o pé no freio ainda;
      35 – Engatar primeira marcha;
      36 – Soltar embreagem lentamente para o avanço;
      37 – Alinhar veículo;
      38 -Frear e parar lentamente;
      39 – Aguardar avaliação.

      Responder
    82. neide

      e so manter a calma reprovei 2 vezes na terceira vez passei estava tranquila melhor do que esperava voce tem que pensar que estar ali nao e o esaminador mas sim o itrutror foi o que fiz passei tranquila boa sorte bejos

      Responder
    83. Valdirene

      Olá Fabiano estou muito nervosa, amanhã vou pra balisa de moto a de carro é mais fácil, me arrempendi de mexer com a habilitação, mas como está tudo pago e não tenho como voltar atrás, seja o que Deus quizer, tenho o mais preciosos é a fé em Deus, e a fé remove montanhas, se todos consegue eu não sou melhor nem pior mas tbm posso conseguir. Vejo pessoas mais nova do que eu pilotando porque eu tbm não posso conseguir, vou tomar calmante.antes de dormi e na hora de ir pra autoi escola, nunca tive tão nervosa na minha vida…. Amanhã eu volto e falo como foi vai dar tudo certo em nome de Jesus…. Amém

      Responder
    84. Carla

      Fui fazer meu exame de direção dia 17/12/2012 e a auto escola simplesmente mandou o carro fora do horário.Resultado: nenhum dos alunos fizeram o exame,inclusive eu, só podendo remarcar ano que vem.Quero saber que providências posso tomar já que fui prejudicada.

      Responder
    85. Ana Sarah

      Boa tarde! Hoje fiz meu primeiro exame e tomei pau. Eu tinha feito 30 aulas de direção, mas DEUS irá me ajudar e no segundo exame passarei. Vamos acreditar em nós e deixar essa tal ansiedade de lado. Beijos

      Responder
    86. cristina

      Pessoal,
      Ontem fiz meu primeiro exame, fiquei muito nervosa na hora, e o pior de tudo que o examinador que estava do meu lado foi muito legal!!! Me deu três chances para acertar no controle de embreagem e parar em fila dupla, errei de bobeira mesmo! Estava de terceira qdo ele falou para do lado daquele carro, esqueci de colocar a 2ª e me atrapalhei toda!!Tenho dificuldade nisto!! Agora é treinar mais e prestar bastante atenção qdo o examinador pedir. A questão é que,o examinador pede os controles muito rápido tem que ter muita atenção!! Vou treinar mais e no segundo vou passar se DEUS quiser e ELE quer!! Boa sorte a todos!!!

      Responder

    87. Oi fabiano ,afradeço por essas dicas pois estou precisando muito ja repeti 3vezes o exame de moto ,e espero que suas dicas me ajudem no dia dobexame.dia 6 de março tenho exame novamente espero passar valeu pela foça.fifica com Deus….

      Responder
    88. Juliana

      Bom dia Fabiano!
      Adorei as dicas, estou na mesma situação, fico muito nervosa na hora do exame, já é o 4º exame mas vou tentar manter a calma no próximo e tudo vai dar certo se Deus quiser.

      Responder
    89. lorena

      Eu tenho dificulade de alinhar o carro na baliza, isso foi o motivo da minha reprovação. Por favor Fabiano me dê algumas dicas para consegui deixar o carro retinho…preciso muito de sua ajuda.

      Responder

      1. Olá Lorena,

        há uma referencia que você usa para deixar o carro alinhando junto ao meio fio. Use isso pois pode lhe ajudar na baliza. Outra dica é você olhar o retrovisor da direita se o carro está alinhado junto ao meio fio. Isso pode ajudar também.

        Abraços.

        Responder
    90. Sabrina

      Boa Noite!
      Instrutor Fabiano, adorei suas dicas,parabéns!
      Meu esposo, esta tirando carteira desde o começo do ano passado, já foi reprovado 6 vezes, pois na hora ele do exame não consegue, firmar as pernas fica super nervoso, daqui uns 15 dias ele ira para o proximo exame. Sera que você tem uma dica para ele solucionar esse problema.Temos carro e não podemos sair esta triste esse situação :/

      Responder
    91. SOLANGE

      ola Fabiano eu estou com muita dificuldade pois eu faço baliza com o professor e faço com a pessoa de milha família e consigo colocar mas quando vou fazer com os instrutor do Detran não colo o que eu faço a minha já vai se vencer.

      Responder

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>