Como usar os pedais de freio e acelerador corretamente? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Como usar os pedais de freio e acelerador corretamente?

Aprender a Dirigir | Por: | 11 abr 2012 | 3 Comentários

Oi Fabiano! Saiba que adorei este seu site!, Está me ajudando muito nas minhas aulas de direção. Graças a Deus tenho um instrutor ótimo e muito paciente. O meu problema é o seguinte: gostaria de saber se vc tem alguma técnica para pisar levemente no freio e acelerador. Estou com dificuldade nisso e acho o meu pé muito "pesado". Desde já agradeço sua atenção !!!!!!!

Estela - Uberaba / MG

Olá Estela! Fico muito feliz em saber que o blog tem lhe ajudado. O objetivo e este e com a contribuição e sugestão de pessoas como você é que fará o trabalho ficar cada vez melhor.

Muitas pessoas tem esta dificuldade com os pedais. Tanto o acelerador quanto o freio são extremamente sensíveis e jamais devem ser acionados com muita força. Deve ser dosado na medida certa para que o carro não perca o controle.

Sobre a aceleração tente pisar suave e escute o barulho do motor do carro. Não é necessário fazer muito barulho mas sim somente o suficiente para o carro andar no momento. Se estiver em um plano, sua aceleração deverá ser a mínima possível, devendo aumentar quando for preparar para passar uma marcha superior, exemplo da primeira para a segunda, da segunda para a terceira e assim por diante.

No morro você deverá acelerar mais que o normal mas só o suficiente para o caso acima. Uma vez no aclive o carro precisará de mais força e você deve acelerar um pouco mais do que o normal. Novamente procure escutar o carro.

Já sobre o freio, procure frear gradativamente sem muita força. Sinta o carro diminuir a velocidade a medida que aciona o freio. Jamais pise de uma vez a não ser em caso de uma emergência. Ao diminuir a velocidade procure frear o carro e aliviar o freio se perceber que já se encontra na velocidade ideal desejada. Se for parar, freie suavemente para o carro diminuir a velocidade, depois pise no fundo da embreagem e em seguida acabe de frear o carro completamente de forma bem suave.

Com a prática você terá mais sensibilidade nos pedais. Em pouco tempo isso não será mais problema para você.

Um grande abraço,

Instrutor Fabiano.


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. flavio
    11 de outubro de 2012 às 16:18

    ola fabiano tenho 15 anos mas já dirijo para meu pai só a cidade
    mas eu queria saber como se deve ligar o carro corretamente eu já
    li varias vezes como se deve mas eles escrevem demais no final nao
    da nem pra entender se mi responder estarei grato fabiano

    brigado valeu

  2. Fernanda
    3 de janeiro de 2013 às 16:23

    oi fábio e a primeira vez que faço uma pergunta. Quero saber se a uma maneira de decorar os comandos quaque eu posso fazer e o que nao posso. Minha maior diculdade e saber quando devo ossusss nao devo usar o freio,quando posso usar a embrenhagen, e que alguns momentos nao podemos desdeja obrigada

  3. helaine soares muniz
    5 de janeiro de 2013 às 0:01

    ola fabiano!gosto do site voce tem dicas maravilhosas.estou com dificudades com a embreagem as vezes deixo o carro morrer, por soltar ela muito rapido e ao fazer uma reduçao ate que momento devo ficar pisadando no pedal? as vezes acho q piso nela por muito tempo e nao e necessario. helaine soares /brasilia

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações