Como usar o freio de mão nos aclives sem deixar o carro descer ??

Como usar o freio de mão nos aclives sem deixar o carro descer ??

Daniela – Minas Gerais

Olá Daniela,

Obrigado pela sua participação aqui no www.euquerodirigir.com. Gente, um pouco de paciência comigo pois não estou conseguindo responder a todos, mas devagarinho irei respondendo a cada um, ok?

Sobre o uso do freio de mão em aclives sem deixar o carro descer, o que tenho para lhe dizer é o seguinte: Se você aprender a fazer corretamente o controle de embreagem, esta técnica não será necessária. Arrancar o carro em um aclive sem deixá-lo descer é muito fácil (por favor não me xinguem!!!). Já expliquei em algumas matérias aqui no site como executar esta manobra. Se você fizer certinho o ponto da embreagem, acelerar levemente o carro e soltar o freio depois, você sairá com o carro tranquilamente sem problemas.

Mas é correto ou necessário usar o freio de mão para arrancar o veículo em um aclive? Não é errado não. Na verdade você pode usar esta técnica quando tiver que sair de algum lugar e não dispõe de espaço na parte traseira ou dianteira. Como fazer? Você fará o ponto da embreagem conforme explicado acima, mas com o freio de mão acionado. Quando estiver no controle e acelerando, vá soltando o freio de mão juntamente com a embreagem para o carro sair sem voltar para trás.

Mas volto a dizer. Se você aprender a fazer o controle de embreagem corretamente, dificilmente usará esta técnica do freio de mão, embora não seja errado.

No mais, um grande abraço,

Instrutor Fabiano.

Sobre Fabiano Silva

Fabiano Silva já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e dirigir com coragem no trânsito.

14 Comentários

  1. Dani

    Olá Fabiano, excelente dicas!!!
    tenho uma duvida quanto ao aclive, posso passar para a 2ª marcha, ou continuo só com a 1º marcha? em um aclive pequeno de garagem.

    Obrigada pelas dicas.

    Responder
  2. Dani

    Olá Fabiano, excelente dicas!!!
    tenho uma duvida quanto ao aclive, posso passar para a 2ª marcha, ou continuo só com a 1º marcha? em um aclive pequeno de garagem.

    Obrigada pelas dicas.

    RJ-RJ

    Responder
  3. Dani

    Obrigada Fabiano, essa era minha dúvida em pequenos aclives de garagem.
    RJ.

    Responder
  4. VANDA

    Fabiano
    eu já havia visto esta dica no seu site anteriormente
    e usava muito o freio de mão , depois que aprendi a usar o ponto da embreagem acabaram meus problemas !!!! :]
    é uma ótima dica , usar o ponto da embreagem , o carro n~so desce mesmo !!!!

    Responder
  5. Mariana

    Ah, tá, entendi mal, já que tava falando que a técnica do freio de mão não era necessária, achei que depois estava ensinando aquela técnica quando chega no ponto da embreagem que o carro trepida, solta o pé do freio e ele fica parado, aí acelera soltando a embreagem para sair no aclive. Depois que eu vi o título do post.

    Responder
  6. mary

    È preciso ter força para baixar o freio de mão? Nas minhas aulas de direção não estou conseguindo baixar o freio de mão. Por isso, posso ser eliminada no exame de primeira?

    Responder
  7. Will

    Resposta pra questão acima ^^
    Não é necessario força para baixar o freio de mão.
    Quando for baicar faça o seguinte:
    Pressione o botão do freio de mão e de uma puxada para cima, para que o botão destrave e voce consiga a apertar ele todo. Depois é só baixar o freio de mão !!!

    Responder
  8. kelly cristina

    gostaria de saber qual marcha devo usar para descer e subir uma ladeira

    Responder
  9. BETHANIA

    POSSO SAIR DA GARAGEM E DO MEU PRÉDIO USANDO SOMENTE O FREIO E A EMBREAGEM? USAR A EMBREAGEM EM ACLIVES PODE DANIFICÁ-LA?

    Responder
  10. Mª da Graça

    Boa tarde instrutor Fabiano parabéns por ajudar muitas pessoas assim como eu q acabei de pegar minha carteira porem moro em ladeira preciso sempre usar o freio de mão tenho feito assim gostaria de saber se dessa forma esta correto, pucho o freio de mão engato a primeira marcha ai solto a embrenharem ate o carro trepidar depois acelero devagar e solto o freio de mão.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>