Como usar as setas do carro corretamente? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como usar as setas do carro corretamente?

Aprender a Dirigir | Por: | 7 Comentários

Bom Dia....estou fazendo aulas e já me trocaram de instrutor 3 vezes.Cada um me ensina as setas de obstáculos de um modo diferente.O primeiro me disse que mesmo estando na minha via, eu só preciso dar seta para obstáculos se eu tiver que desviar deles, se eu continuar em linha reta não precisa, já o outro disse que não, tenho que dar seta só do obstáculo estar lá....aí pirei....então vou passar o percurso todo dando seta? porque sempre tem um carro, uma moto, um cachorro, uma pessoa....

Kelly - Anápolis / GO

Olá Kelly, tudo bem? Para sanar esta dúvida a gente precisa entender um pouco sobre o exame de direção que você irá fazer. Então vamos lá.

No exame de direção lhe será cobrado várias coisas dentro disso estará a regra de circulação, conhecimento de sinalização, direção defensiva. Isso tudo na prática. Vale ressaltar que os examinadores são muito exigentes. Na verdade são é corretos demais. Isso é até compreensível pois o trânsito precisa de pessoas realmente habilitadas.

Bom, então vamos na regra de circulação. Todo veículo deve circular pelo lado direito da via. Não é no meio ou na esquerda e sim na direita. Se for uma via com mais de uma faixa você deverá circular na faixa da direita, ok?

Então se você tem de circular pela direita e se depara com um obstáculo será necessário desviar do mesmo. Como isso é feito? Em primeiro lugar é preciso sinalizar para os demais motoristas a sua intenção. Após isso é preciso observar os retrovisores para ter certeza de uma manobra com segurança e só então depois realizar o deslocamento.

É melhor você dar seta o tempo todo do que deixar de dar em algum momento. O examinador não lhe chamará a atenção por sinalizar e sim por não dar a seta. Então diante de qualquer obstáculo você deve sinalizar sim. Pense comigo. O exame não passa de 10 minutos e nesse tempo você precisa passar uma boa impressão. Se você sinaliza pontualmente com certeza passará uma boa imagem para os examinadores.

No dia a dia é interessante fazer isso também, apesar de não ser adotado pelos outros motoristas. O objetivo da seta é informar os demais motoristas da sua intenção e isso proporciona maior segurança no trânsito.

Procure sinalizar sempre que for necessário. Vai valer mais a pena.

Grande abraço.

Instrutor Fabiano.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Adilson
    30 de junho de 2015 às 11:22

    Os vídeos do Instrutor Fabiano, publicados no youtube, me ajudaram a passar de primeira no teste de rua. Meu instrutor não era muito bom de explicação e não passava segurança. Com esses vídeos memorizei exatamente o que tinha que fazer no dia da prova e assim foi. Deu tudo certo.
    Tenho agora dois anos de habilitado e estou voltado a estudar as regras, sinalizações e direção defensiva pois começarei a dirigir em breve.

  2. aline
    21 de janeiro de 2013 às 15:50

    Para completar minha pergunta de cima. Eu tenho uma dúvida. Se estou em uma via de mão única e pretendo continuar em linha reta e tem carro estacionado dos 2 lados, é necessário eu dar seta?

  3. aline
    21 de janeiro de 2013 às 15:48

    Eu tenho uma dúvida. Se estou em uma via de mão única e tem carro estacionado dos 2 lados, é necessário eu dar seta?

  4. MAURICIO ANDRADE
    15 de outubro de 2012 às 11:40

    Só queria deixar claro se eu entendi bem a dúvida da nossa amiga Kelly.
    Entendi que sua duvida é a seguinte:
    ["O primeiro me disse que mesmo estando na minha via, eu só preciso dar seta para obstáculos se eu tiver que desviar dele, se eu continuar em linha reta não precisa, já o outro disse que não, tenho que dar seta só do obstáculo estar lá"]
    ela quer saber se precisa sinalizar mesmo que não vá deslocar, ou seja, o obstáculo está adiante, porém não será necessário deslocar-se pois o obstáculo não se encontra na sua trajetória apesar de estar na sua mão de direção. Se entedi corretamente penso o seguinte:
    Quando sinalizamos com a seta estamos chamando a atenção dos outros para uma possível conversão, deslocamento ou mudança de direção. No caso de um obstáculo a frente que esteja na via próximo ao passeio por exemplo, um cachorro ou algo que possa se movimentar, penso que a seta se faz necessário mesmo que não haja o deslocamento mas pelo risco que o obstáculo, no caso o cachorro, oferece de movimentar-se e entrar na rota de colizão com o veículo. Nesse caso não haveria tempo de sinalizar com antecedencia. Ou seja a seta nesse caso seria necessário pois diante do risco oferecido pelo obstáculo de se mover pratica-se a direção defensiva usando a seta já prevendo uma possível necessidade de se deslocar mesmo que o deslocamento não seja necessário. Me parece que essa é uma situação particular onde é preciso entender que além de conhecer as regras deve devemos praticar o bom senso. Penso que por esse motivo ficou parecendo que os instrutores estavam ensinando diferente.
    MAURICIO ANDRDE/DIVINOPOLIS/MG

    • Instrutor Fabiano
      15 de outubro de 2012 às 13:50

      Olá Maurício! Procurei dar um parecer dentro da visão de exame uma vez que a Kelly está fazendo auto escola. Para não ter problemas orientei a sinalizar todas as vezes e também sempre permanecer a direita da via, obrigando sua sinalização sempre que se deparar com um obstáculo, ok?

      • MAURICIO ANDRADE
        15 de outubro de 2012 às 15:10

        Ok Fabiano, só queria contribuir.
        Espero não ter confundido mais.
        Parabéns pelo site.
        Obrigado pelo retorno. Mauricio Andrade

        • Instrutor Fabiano
          15 de outubro de 2012 às 15:12

          Ok Maurício. Sua opinião é muito bem vinda!

Deixe o seu comentário