Como usar a embreagem corretamente? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como usar a embreagem corretamente?

Sem categoria | Por: | 16 Comentários

Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, obrigada por nos ajudar. Estou tirando carteira e tenho dúvidas sobre a ultilização da embreagem, já tive dois professores e cada um me explicou uma coisa.Preciso saber quando exatamente uso a embreagem? Sempre que freiar tem que usar a embreagem? Por favor me fale sobre a embreagem. Obrigada Professor.

Maryana - Brasília / DF

Olá Maryana! Fico muito feliz em saber que o blog está lhe ajudando. Meu principal desejo é esse e é muito bom saber quando estou alcançando este objetivo. Sobre a sua dúvida irei lhe dar algumas dicas.

A embreagem é um recurso usado nos automóveis que faz parte do sistema de transmissão. Este sistema é responsável para transmitir a força do motor para as rodas do veículo. Este sistema de transmissão possui engrenagens que são usadas de acordo com a velocidade que o carro está no momento. Então saber usar a embreagem de forma correta é fundamental para dirigir bem um automóvel.

Na auto escola aprendemos a usá-la mas mesmo assim podem surgir dúvidas. Então, vamos entender algumas coisas.

Dentro do carro nos temos o pedal da embreagem. Este pedal não é a embreagem propriamente dita, mas sim um pedal que irá acioná-la.

Quando você pisa no pedal da embreagem você está desligando-a do motor. Neste momento é possível passar as marchas ou parar o veículo sem deixá-lo apagar. Então você irá usá-la nestas situações. Por exemplo. Você irá parar em um cruzamento. Neste caso você irá reduzir colocando a marcha compatível com a velocidade e quando estiver quase parando você irá pisar no pedal da embreagem até o fundo e logo depois irá parar o veículo.

Sempre quando estiver passando as marchas você deverá soltar o pedal da embreagem de forma suave para não causar trancos no carro. Esses trancos ocorrem quando a pessoa solta o pedal da embreagem de uma vez. Logo a ligação da embreagem junto ao motor irá ocorrer de forma brusca, causando este tranco característico. Soltando o pedal devagar você permite que ligação seja feita suave sem causar esta situação.

Entendeu?

Espero ter lhe ajudado.

Um grande Abraço.

Instrutor Fabiano

Paginação entre posts