Como trocar e reduzir as marchas sem cometer erros?

Como trocar e reduzir as marchas sem cometer erros?

Aprender a Dirigir | Por: | 23 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Tirei minha habilitação faz 5 anos mas só agora comprei meu carro. Estou muito insegura para sair com ele no transito. Tenho medo de errar na hora da trocar de marcha e quando tenho que reduzir devido ao transito. Até saio para treinar com ele  mas sempre que vou trocar a marcha acabo errando. Aí fico nervosa e penso em desistir. Você tem alguma dica em que eu não erre na hora de trocar a marcha e reduza sem errar? E também gostaria se estes erros são comuns para quem ficou tanto tempo sem dirigir? Abraços.

Luciana - Vargem Grande Paulista / SP

Olá Luciana, tudo bem? Primeiramente parabéns pela aquisição do seu carro. Creio que depois de tirar a carteira de motorista o nosso alvo passar a ser comprar o nosso tão sonhado carro. E você conseguiu isso. Parabéns!

Vamos lá sobre a troca de marchas. É importante você perceber que a troca de marchas deve ser feita sempre com a velocidade compatível. Se você não passas as marchas com suas velocidades específicas acabará cometendo erros, deixando o carro dar solavancos ou até mesmo engatando uma marcha errada.

A primeira dica é você treinar com o carro desligado em sua garagem. Com o carro desligado, pise na embreagem e vá passando da primeira até a quinta de forma suave e leve, sem fazer muita força, somente o necessário. Treine isso olhando para o câmbio. Depois treine sem olhar, ok?

Já na rua tente passar as marchas de forma suave. Se colocar muita força você corre o risco de engatar marcha errada. Procure neste momento também preparar o carro com antecedência para colocar a marcha.

Como assim? Vou lhe explicar.

Eu disse acima que as marchas precisar ter a velocidade certa para serem engatadas. Se você estiver de segunda e quer colocar a terceira você precisar primeiro de aumentar a velocidade para só depois colocar a terceira. Dessa forma você colocar uma marcha correspondente com a velocidade.

Para reduzir o processo é o mesmo só que ao contrário. Se você está de terceira e precisa reduzir para segunda você não pode passar para a segunda com a velocidade de terceira. Você precisa primeiro diminuir a velocidade, de preferência abaixo de 20 km/h, e só então colocar a segunda.

É muito importante depois de passar a marcha você soltar a embreagem bem devagar para que a ligação com o motor seja suave. Se soltar rápido o carro dará solavancos.

Esse problema é comum para quem ficou muito tempo sem dirigir. Mas pode ter certeza que você irá melhorar em pouco tempo seguindo estas orientações.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Andrea
    22 de abril de 2015 às 10:52

    Fiz as minhas 20 aulas obrigatórias. Na metade delas, percebi que não estava conduzindo bem o carro. Cometia erros que no início fazia corretamente, como passar em lombadas, reduzir marcha etc. Também tenho grandes dificuldades de fazer uma conversão para direita e em paradas, além de acelerar muito. Quanto mais eu pensava em fazer certo, mais eu errava e ficava frustrada. Minha irmã disse que era assim mesmo, que era normal; mas eu percebia que havia algo errado, que não era normal cometer erros bobos e que eu sabia como executar as manobras. Por conta disso tive que fazer mais 10 aulas extras, o que para mim é bom, pois vai aperfeiçoar onde estou errando. Ainda não marquei o exame...vou marcar depois de fazer 5 aulas e quando eu estiver próximo do dia da aula, vou terminar elas. Tomara que eu consiga.

  2. Elione B Teixeira
    13 de outubro de 2013 às 1:49

    Quero expressar a minha alegria por ter passado em todos os testes do Detran-BA, e foi graças a sua ajuda com os seus ensinamentos. Mas, nessa explicação sobre o passar das marchas, quero que me tire uma duvida: caso a pessoa venha errar numa redução de terceira para segunda, quando a marcha cai numa quarta, como recuperar este erro? A pessoa joga o cambio no ponto morto e vai para 1ªmarcha? Ou retorna a terceira e depois reduz corretamente para segunda? Falo isso com o carro dando solavancos.

  3. Benedita
    12 de outubro de 2013 às 12:23

    Olá instrutor Fabiano,muito obrigada pela dicas pois foi muito significante para mim, isto facilitou bastante. um abraço, e que o Divino Pai Eterno lhes dê muita saúde,sabedoria,paz,alegria e muita Fé em Deus Amém!

  4. Márcia
    9 de outubro de 2013 às 22:19

    Estou começando a dirigir,após 6 anos de carta engavetada.Não pretendo usar muito o carro na cidade,pois moro no centro,gosto e posso fazer muitas coisas à pé.E não me incomodo em usar o ônibus para trabalhar.Mas viajo bastante para a cidade do meu namorado e,para isso utilizo 2 ônibus,pois não há uma linha direta.O primeiro leva 3 horas e meia e o segundo mais 3 horas.Isso sem contar o tempo que fico esperando pelo segundo ônibus na ida e na volta.Levo 7 horas para ir e 9 horas para voltar.Percurso que eu faria em,no máximo 3 horas de carro.Não consegui encontrar no site nenhuma dica para dirigir em rodovias.Poderia me ajudar?

  5. elisa
    30 de abril de 2013 às 11:20

    Bom dia,

    eu consegui tirar minha carteira na 1°vez...só que estou tendo medo de dirigir fico achando que vou bater e ferir alguém...
    na hora de reduzir para passar um quebra mola eu não diminuo a marcha somente a velocidade dando lever toques no freio e pisando na embreagem e em seguida no acelerador ...
    tenho um bloqueio pq perdi meu pai em um acidente de carro sendo que ele estava no carona e o motorista entrou embaixo de uma carreta.....enfim
    fico achando que poço machucar alguem ou alguem me machucar não sei como vou perder esse medo meu esposo fica brigando pq não dirijo ele me deu um gol completo 2013 tem ate sensor de re ...e eu sempre invento uma desculpa para não dirijir ....me de uma dica para eu poder trabalhar esse medo...
    desde ja agradeço ....
    meus parabéns pela sua iniciativa de poder orientar a tds da melhor maneira!!!

  6. SELINA
    29 de abril de 2013 às 17:58

    Estou muito feliz consegui passar no exame depois de quatro provas, mas graças a suas dicas consegui passar, obrigada

  7. raquel
    2 de janeiro de 2013 às 16:11

    ola fabiano estou na minha quinta aula de direção mais ainda não conseguir aprender a passar marcha meu instrutor disse que ta faltando coordenação motora e eu não sei o que fazer faço tudo errado e isso ta acabando comigo ainda mais quando o instrutor fala que ja era pra min ter aprendido fico arrasada!por favor me ajude! beijos.

  8. Elias Paulino
    26 de dezembro de 2012 às 15:23

    Olá, instrutor Fabiano. Seu site é excelente e foi através das suas dicas que pude conquistar minha CNH, mas tenho uma dúvida em relação às marchas. Como moro em um lugar que tem muitos quebra-molas, minha dúvida é: se estou de 4ª marcha, quando chegar no quebra-molas, como reduzir rápido para a 1ª marcha, sem deixar o carro morrer? Espero que me ajude, pois não tenho controle de embreagem nessas situação. Obrigado.

    • Suller
      10 de fevereiro de 2013 às 16:35

      Elias Paulino;
      Não sou instrutor, mas creio que posso te ajudar...
      Antes de chegar ao quebra-mola, você deve reduzir a velocidade do carro para 20km/h ou menos, e então engatar a segunda marcha. Não é necessário engatar a primeira marcha. Lembre-se de soltar a embreagem devagar ao acelerar o veículo.
      Espero ter ajudado.

  9. teresa da costa martins
    16 de dezembro de 2012 às 12:58

    GOSTEI MUITO DE SUAS AULAS ME AJUDOU MUITO....MINHA PROVA E DIA 20 12 2012.ESTOU OTIMISTA E SEI QUE TUDO VAI DA CERTO...COM FE EM DEUS.......

  10. beth
    14 de dezembro de 2012 às 11:25

    estou na decima aula, mas nao consigo assimilar quase nada...
    troquei de instrutor por sete vezes.
    será que isso contribuiu para meu atraso na aprendizagem?
    a turma que fez legislaçao comigo, ja completaram e ja vao a exame.
    como posso melhorar?

  11. silvia
    13 de dezembro de 2012 às 14:44

    Olá gostaria que você me dissesse, o que faço para não deixar o nervosismo tomar conta de mim; já fiz a segunda vez a prova e não passei pretendo tentar de novo,estou esperando passar o prazo de 15 dias, a última vez não consegui engatar a ré para começar a fazer a baliza e aí passou o tempo.Obrigado Silvia

  12. José
    12 de dezembro de 2012 às 17:11

    Eu tirei minha carteira a pouco tempo e como não tenho carro as vezes alugo para praticar viajar, porem percebi certo dia que ao passar de marcha o carro realmente dá aquele solavanco mesmo. Então pensei que se isso acontecer em alta velocidade pode ser perigoso pode causar acidente ??. Outra duvida é se tem como eu me controlar eu fico nervoso sei lá ando normal, mais na hora que eu paro para sair ai tá o problema, acabo deichando o carro, morrer e as vezes em sequencia, queria saber como faço para me manter calmo na hora de soltar a embreagem e para controlar o nervosismo ???

  13. teresa
    11 de dezembro de 2012 às 16:39

    parabens estou dirigindo cada ves melhor com suas dicas tirei minha abilitaçao a 3 meses e passei pelas mesmas dificuldades

  14. L.
    11 de dezembro de 2012 às 10:03

    Estou muito feliz! Consegui, de segunda, tirar a minha carteira! Está quase chegando, todo dia entro no site do Detran para verificar hahaha! Venho aqui agradecer a você pelas dicas! Vocês instrutores não tem noção do quanto o trabalho de vocês é importante! Serei eternamente grata ao meu instrutor, pela paciência enooorme, por ter me feito perder o medo de dirigir, por me dar confiança e fazer das aulas algo extremamente prazeroso, coisa que minha primeira instrutora não conseguiu me proporcionar! É uma pena, que talvez o meu instrutor não vá se lembrar de mim com o tempo, mas tenho certeza de que nunca vou esquecer dele, porque ele me ajudou e facilitou para que esse sonho de dirigir se tornasse possível! Vocês são pessoas especiais, trabalho louvável! Parabéns a vocês, que se expõem a riscos para nos ajudar! =]

    • Rosiane
      19 de dezembro de 2012 às 23:42

      Realmente L só temos que agradecer estas pessoas maravilhosas que nos ensinam a dar os primeiros passos com o volante de um carro. Lendo o seu comentário veio em mente também uma pessoa maravilhosa que conheci na auto-escola, meu queridíssimo instrutor que tenho o prazer de vê-lo quando passo na auto-escola e o chamo sempre de: pequeno-grande homem. Passei de primeira e foi uma experiência maravilhosa que levarei sim p/ a vida. Parabéns pela vitória e lhe digo: esteja sempre atente, confiante e ñ deixe de dirigir por nada, pois a cada dia temos uma aula no trânsito. Lembre-se: mulheres no volante charme constante.

  15. celia varela
    10 de dezembro de 2012 às 21:42

    Voltando, quero informar que quando tirei a minha primeira cnh, dirigi apenas 3 meses, sendo, ao fim desse periodo, envolvida num acidente de transito com ciclista. Ou seja, nao tive tempo de conhecer o transito realmente nem de me acostumar com ele. No entanto, desejo muito continuar dirigindo, principalmente por necessidade pessoal. Abraco.

    • Instrutor Fabiano
      11 de dezembro de 2012 às 8:10

      É como eu lhe disse. Continue firme em seu propósito. A prática irá lhe dar mais confiança. Abraços.

  16. celia varela
    10 de dezembro de 2012 às 21:15

    Boa noite! Prezado professor, estou fazendo um processo de reabilitacao por ter sido envolvida em acidente ha 18 anos.,recomecei do zero.,exames medicos, psicotecnicos, curso de reciclagem (com prova teorica), mais uma prova teorica, tudo via detran/brasilia, com exito e aptidao em todas essas fases. POREM, no momento estou fazendo a ultima fase que sao as aulas de volante, tendo jah tentado o exame pratico por duas vezes, sem exito nas duas. Estou muito triste e preocupada tambem porque jah gastei bastante dinheiro com isso., no entanto, nao quero desistir nem desanimar. Quero continuar aprendendo a dirigir, quero aprender a dirigir de verdade, apesar da minha idade de 60 anos. As vezes fico pensando q jah passou da hora de dirigir, me sinto sem paciencia e sem calma quando estou no volante. Gostaria que me enviasse uma opiniao ou uma sugestao que pudesse vir a me ajudar. Deus te abencoe, abraco.

    • Instrutor Fabiano
      11 de dezembro de 2012 às 8:09

      Célia, não desista. Você tem que ir até o fim. Quanto mais você tenta suas chances aumentam. Continue acompanhando as dicas aqui do blog pois irão lhe ajudar muito. Abraços.

      • celia varela
        12 de dezembro de 2012 às 18:21

        Prezado professor, estou muito agradecida pelo seu incentivo. Continuarei sim, em janeiro farei o meu terceiro exame de direcao, e tenho certeza que conseguirei, com a Forca de DEUS, amem! Te darei noticias. Abracos.

      • tomezinha
        8 de outubro de 2013 às 15:18

        CÉLIA NAO DESISTA EU TENHO 61 ANOS PARA MIM SERÁ UM DSAFIO APRENDER A DIRIGIR,OLHA VI EM UMA REPORTAGE NA TELEVISÃO A SENHORA TINHA 85 ANOS ,ME COLOQUEI NO LUGAR DELA.DESEJO É DE CADA UM.DEUS A INTELIGÊNCIA ARA TODSA ESCOLHA É SUA QUERIDA VAMOS QUE VAMOS.BOLA PRA FRENTE UM ABRAÇO OLHA! A ESTRADA TEM MUITO LUGAR PARA NÓS FORÇA AMIGA

  17. Benedito Carlos
    10 de dezembro de 2012 às 15:13

    Prezados Senhores,
    Estas dicas de vocês são excelentes!Parabéns, e continuem á me enviar
    mais dicas!Abraços!.
    Benedito Carlos

Deixe o seu comentário