Como superar o medo de dirigir? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como superar o medo de dirigir?

Aprender a Dirigir | Por: | 5 Comentários

Bom dia,instrutor Fabiano. Consegui minha CNH no início de 2009, já na 5ª tentativa. Na época eu não tinha muito receio com a direção, porém ficava muito nervosa durante os exames. Só voltei a dirigir novamente quase 2 anos e meio depois. Assim que meu marido e eu adquirimos um carro, eu logo quis testar minhas habilidades, mas como
ele é muito impaciente, logo de primeira já conseguiu me desanimar. Cheguei a fazer 10 aulas em uma auto escola pra treinar. Certo dia resolvi ir com meu marido a um supermercado, mas logo que tentei estacionar surgiram as dificuldades e pedi a ele que apenas me explicasse as manobras pra ajeitar o carro na vaga e ele começou com
as grosserias, eu simplesmente desliguei o carro onde estava e saí, deixando pra ele estacioná-lo adequadamente. Trocamos de carro recentemente e o que era pra ser uma felicidade pra mim, comprar um carro 0 km, foi como comprar bala, não tive motivação alguma. Já estamos com esse outro veículo há quase 10 meses e ainda não dirigi ele. Resumindo, além do medo que tenho de dirigir, minha maior dificuldade é com as manobras, se fico nervosa então, me perco e fico sem saber pra que lado devo girar o volante, além do fato de que a pessoa que deveria me apoiar só me põe pra baixo. Como posso me superar e voltar a dirigir? Ah, já ia me esquecendo, em abril/2013 tenho que renovar minha CNH e mal mal a usei. Desde já agradeço pela atenção!

Claudiane - Lagoa Santa  / MG

Olá Claudiane, tudo bem? Vou trazer algumas dicas para você e tentar lhe ajudar,  ok?

A maioria das pessoas que tiram carteira de motorista passam por isso. Eu mesmo vivi essa situação mas superei meus medos e hoje estou aqui ajudando muitas pessoas.

A primeira coisa que vou lhe orientar é que não dirija com seu marido por perto, pelo menos por enquanto. Você precisa de espaço para aprender a dirigir de verdade e isso só acontece com a prática e tranquilidade. Desconsidere o que seu marido lhe falou e perdoe-o. Isso já vai ser um grande primeiro passo.

Você disse que já fez algumas aulas a mais não é? Eu lhe aconselho a fazer mais algumas aulas com um bom instrutor. Só que essas aulas precisam ser focadas nas suas dificuldades. Não serão aulas como na auto escola e sim aulas específicas para você. Nestas aulas o instrutor pode lhe levar para um shopping e lhe ajudar a estacionar entre os carros, lhe explicando como fazer de forma detalhada e tranquila.

Seu desempenho irá melhorar muito e em pouco tempo seu problema já não mais existirá. Você só precisa voltar a dirigir e com um instrutor isso pode ser possível. Não fique presa às palavras que você recebeu. Levante sua cabeça  e vá em frente. Fale com seu marido que fará as aulas mas não comente nada com ele, a não ser que ele pergunte.

Depois de fazer aulas aulas comece a dirigir sozinha. Os erros irão acontecer no começo mas é assim mesmo. Logo logo você terá mais confiança e tudo ficará normal.

Uma outra alternativa que você tem é conhecer o Kit Vença o Medo de Dirigir. Este material contém vídeo aulas que explicam como fazer as principais manobras que um motorista precisa saber no dia a dia. Vale muito a pena.

Quando estiver segura do que fazer no trânsito aí sim chame seu marido para estar com você no carro enquanto dirigi. Se ele falar alguma coisa desagradável procure não levar em conta. Continue e não desista! Só assim você vencerá.

Tenho certeza que se seguir estes conselhos seu marido irá acabar lhe elogiando. É muito difícil para alguém que já dirigi estar de carona com alguém que não está seguro. Então procure resolver isso com você mesma fazendo as aulas de forma específica conforme lhe falei acima.

Lhe desejo toda a sorte nesse processo.

Abraços,

Instrutor Fabiano.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. corporation offshore
    20 de novembro de 2012 às 14:45

    não existe uma estatística exata, mas sabe-se que diariamente milhares de pessoas que deixaram a dirigir a muito tempo decidem voltar a dirigir. Provavelmente, essa pessoa que deixou de dirigir passou por um alguma experiência ou vivência que lhe tirou a vontade, a motivação, seja o medo de dirigir, a ansiedade, a cobrança de amigos e parentes, talvez um acidente ou alguém que tenha minado e destruído a sua autoconfiança e estabilidade emocional. Mas não basta decidir que vai sair por aí dirigindo e pronto: nesses casos, se o condutor não tiver um motorista próximo que seja calmo, tranquilo, paciente, que não domine as técnicas certas para ensinar, os problemas podem ser ainda maiores e mais graves, principalmente se a pessoa que vai ajudar a voltar a dirigir fica incentivando que vá aprender no trânsito de vez. Pelo amor de Deus e de tudo que é mais sagrado prá vocês: não façam isso, pois estarão colocando suas vidas e as vidas das outras pessoas em risco. Então, vamos às dicas para que a sua reabilitação para voltar a dirigir seja consciente e segura.

  2. deise maria barbiero
    20 de novembro de 2012 às 12:49

    oi instrutor Fabiano estou muito triste por que não consegui tirar minha carta ainda consigo dirirgir porém não consigo passar no teste prático.O que eu faço pra peder o medo na hora de fazer o teste.Por favor me ajude.Sou fã das suas dicas.

    • Instrutor Fabiano
      20 de novembro de 2012 às 12:58

      Deise, levante sua cabeça e continue. Muitas pessoas desistem quando estão perto do objetivo. Continue tentando e colocando as dicas do blog em prática. Sucesso.

  3. sandra
    19 de novembro de 2012 às 23:16

    ola estrutor fabiano meu nome e sandra , estou com a minha permissao de dirigir a 5 meses e so a duas semanas estou dirigindo ja fui para o shoping de itaquera
    na radial leste mais estou deixando o carro morrer toda hora me de alguma dica por favor .

    • Instrutor Fabiano
      20 de novembro de 2012 às 13:01

      Sandra, isso é normal no começo. Procure fazer o ponto da embreagem. Abraços.

Deixe o seu comentário