Como superar as principais dificuldades nas aulas de direção? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como superar as principais dificuldades nas aulas de direção?

Aprender a Dirigir | Por: | 9 Comentários

Se você realmente quer PASSAR NO DETRAN, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano. Estava lendo as dúvidas e resolvir lhe escrever. Me ajude por favor. Olha estou fazendo auto escola e nunca tinha colocado as maos em um volante. O meu instrutor é muito competente só que eu encontro dificuldade em tudo. Já fiz 25 aulas e vou comprar mais. Eu preciso comprar mais pois não consigo executar nada que ele me fala. Acelero demais quando não precisa e quando precisa, ah só Jesus, não sai nada. Baliza nem se fala. E os controles sem freios, confundo tudo. A ré, se nao vou pra rua, vou para cima do passeio. As vezes penso em desistir mas é uma coisa que eu quero muito sabe. Eu estava indo bem nas primeiras aulas, agora estamos na area de exames. Meu Deus é muito complicado até de escrever. Você pode me ajudar? Olha, muito obrigada e espero um retorno.

Santa - Santa Luzia / MG

Olá Santa, tudo bem? Obrigado pela sua confiança em escrever para o nosso blog. Vou tentar lhe dar algumas orientações para lhe ajudar na sua conquista da habilitação.

Em primeiro lugar, todos que estão aprendendo a dirigir precisam de um bom instrutor. Uma pessoa que seja paciente e saiba passar o que precisa ser aprendido. Isso você já tem pois disse que seu instrutor é muito competente.

Você descreveu algumas dificuldades como acelerar demais. Os pedais de acelerador e também o freio são extremamente sensíveis. Você deve usá-los dosando bem a força aplicada neles com o seu pé. Ao acelerar e até mesmo frear, tente sentir o carro e interagir de acordo com que o mesmo for lhe pedindo. Em aclives você precisará acelerar mais. Já em planos a aceleração é mais dosada e em declives você quase não precisará acelerar. Tente se perceber nestas situações.

Sobre a ré, procure manter o volante mais firme ao fazer esta manobra e só inicie a mesma quando você olhar para trás e conseguir mirar a referência do vidro de traz na calçada. Se você fizer a manobra de ré sem esta referência vai sair tudo errado mesmo. Procure observar este detalhe.

Sobre a quantidade de aulas lhe oriento a não se preocupar com isso. Sua atenção dever ser em aprender a dirigir, independente do número de aulas a serem feitas. Quando pensar assim você verá que fará até um número menor de aulas no total. Veja a habilitação como um investimento para a sua vida, ok?

Por último o que tenho para lhe dizer é não desistir. Você está quase lá. Converse com o seu instrutor e passe para ele as suas dificuldades. Ele irá focar onde você precisa melhorar. Continue firme pois tenho certeza que você irá conseguir.

Lhe desejo toda sorte.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano

Precisa Passar na Prova do Detran? SIGA ESSA PASSO A PASSO GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir com confiança na hora da prova do Detran. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. claudia
    27 de novembro de 2012 às 22:15

    olá instrutor estou fazendo as aulas praticas fiz 4 aulas me sinto muito insegura meu instrutor é muito bacana me ensina bem tem paciencia mais o problema é que eu erro muito pois nunca dirigi e nem conheço nada hoje ele me levou no transito e cheguei em casa com vontade de desisti pois fiquei muito nervosa o que fazer para controlar esse nervosismo

  2. Raquel
    21 de novembro de 2012 às 21:26

    Olá instrutor Fabiano, conheci seu blog e resolvi enviar minhas dúvidas. Já reprovei 6 vezes no exame prático, e não sei mais o que fazer. Minhas maiores dificuldades são a embreagem e a facilidade com que me desconcentro, perdendo o foco do que estou fazendo. Mantive o mesmo carro, instrutor e autoescola desde o início. O que fazer para melhorar minha concentração e a habilidade de agir no trânsito?

  3. rosa maria
    7 de novembro de 2012 às 0:27

    olá instrutor Fabiano tudo bem? hoje completei minhas 20 aulas ,já comprei mais 10 aulas ,meu instrutor ,falou que talvez ainda não seja o suficiente ,estou dirigindo bem ,claro cometo alguns erros ,mas tenho tentado me superar ,pois nunca havia dirigido, meu instrutor é muito rigido muito exigente tudo tem que ser perfeito ,ai fico meia aflita porque ele se mostra nervoso quando erro ,a primeira coisa que ele fala é ,vc já fex isso e nao errou? por que errou agora será que temos que começar lá do principio? ai fico um pouco chatiada ,ele nunca me elogio ,é só critica quando acerto ele fala não fez mas que sua obrigaçao ,poxa to me sentindo mal com isso as veses volto pra casa triste e querendo desistir . minha maior dificuldade é nas rotatorias aqui na minha cidade tem muitas me ajuda ! um abraço..

  4. FABIO
    3 de novembro de 2012 às 19:59

    Olá Fabiano. Minha dúvida também é na hora de arrancar com o carro. O meu instrutor disse que eu devo soltar a embreagem devagar para depois acelerar. Outros dizem que preciso acelerar um pouco e ir soltando a embreagem de forma sincronizada. Como saber o correto, porque o carro fica fazendo aqueles movimentos irregulares?

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:31

      Olá Fábio! Você deve fazer o ponto da embreagem. Depois acelerar um pouco e soltar a embreagem devagar, isso se for em um aclive (subida). Se for em reta ou declive (descida) basta fazer o ponto e soltar o freio em seguida que o carro começa a andar.

  5. jason
    3 de novembro de 2012 às 13:19

    Como faco pra. me lhorar a minha intimidade com os contrles do carro principalmente o volante

    • Instrutor Fabiano
      5 de novembro de 2012 às 9:32

      Olá Jason! Você precisa praticar e praticar. Com o volante procure fazer as curvas devagar e acompanhando com o volante o movimento das curvas, sem dar golpes no volante.

  6. Patricia R
    17 de outubro de 2012 às 10:44

    Olá Fabiano. Estou aprendendo a dirigir e estou com algumas dificuldades.Nunca tinha dirigido antes, não sabia nada mesmo.
    Ontem completei as 20 aulas obrigatórias, mas vendo as minhas dificuldades e insegurança, resolvi marcar mais 10.
    As primeiras aulas foram até legais (as 05, 06 primeiras). De um tempo para cá, percebi que o instrutor vem perdendo a paciência. Vejo que ele dá uma "bufada" quando erro. Eu sou muito calma, mas venho percebendo que erro mais quando ele fica nervoso.Gostaria de saber se tenho realmente que fazer as aulas só com ele ou se posso trocar de instrutor. Na verdade, gostaria de saber se posso fazer as aulas complementares em outra auto escola. Outra dúvida: se eu tiver aulas em outra auto escola (com um modelo de carro diferente) isso me atrapalharia muito???
    Muito obrigada,

    • Instrutor Fabiano
      17 de outubro de 2012 às 10:47

      O ideal é você fazer em um lugar só. Se não está tendo confiança com seu instrutor é melhor trocar por outro na mesma auto escola. Isso é comum de acontecer. Agora se não resolver aí troque de auto escola também.

Deixe o seu comentário