Como soltar a embreagem corretamente?

Eu quero saber o momento certo de tirar o pé da embreage para acelerar o carro sem deixar ele dar aquele soco na saida?

Wellington de J. Pacheco – São Luiz/MA

Olá Wellington,
Muitas pessoas quando iniciam no aprendizado da direção veícular nas auto escolas passam por esta dúvida. Alguns ficam frustrados pois provocam solavancos na hora de arrancar o carro.

Antes de entender como soltar a embreagem é preciso saber o que acontece nesse momento. Ao soltar o pedal da embreagem ocorre a ligação do disco da embreagem com o disco do motor. Então se soltarmos o pedal da embreagem de uma vez, a ligação será forte provocando o movimento irregular. Para isso não acontecer é preciso fazer o ponto da embreagem. Com o pé no freio, pise na embreagem e coloque a primeira marcha. Solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar e então pare o pedal nesta posição. Solte o pé do freio e acelere um pouco apenas para dar força ao motor. Em seguida solte a embreagem suavemente para a ligação ser tranquila.

Agora tente colocar isso em prática e você irá perceber que é muito tranquilo arrancar com o carro sem provocar movimentos irregulares ou o famoso solavanco. Nas novas vídeo aulas isso é ensinado de uma forma muito clara e fácil.

Um abraço,

Instrutor Fabiano.


Leia estas outras matérias!

  • Duvidas no controle de embreagem
  • Como sair com o carro na hora da meia embreagem de ré?
  • Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    Sobre Instrutor Fabiano

    Instrutor Fabiano já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e perder o medo do trânsito.

    28 Comentários

    1. luciana

      ESTOU COMETENDO SEMPRE OS MESMOS ERROS NA HORA DE SOLTAR A EMBREAGEM,MEU INSTRUTOR DISSE QUE É NORMAL POIS ESTOU NO COMEÇO, HOJE FOI MINHA QUINTA AULA, O PIOR É QUE A AUTO ESTIMA FICA LÁ EM BAIXO MAS NÃO VOU DESISTIR !!!!

      Responder

    2. estou tendo muita dificuldades na hora de soltar a embreagem ,meu instrutor disse que nao sabe mais o que fazer comigo,ate me aconselhou atentar tirar de moto,nao estou nem querendo voltar mais.

      Responder
    3. milene

      esse é meu problema ja é meu terceiro exame e sempre reprovo por afogar o carro.sexta feira é meu exame, vou tentar contolar a embreagem ou a minha perna que treme de mais

      Responder
    4. thais

      ola !!!

      seu site tem me ajudado muito !
      tenho aulas so a noite ,isso no começo me deixou com mais medo mais agora estou confiante que dara tudo certo .
      ja aprendi parada regulamentar e ontem aprendi ” rampa de re ” ,essa me deixou um pouco encabulada , mas si eu colocar o pe no meio da embreagem acho que consigo controla-la mais ,o que voce acha ?
      tambem gostaria de perguntar se nao posso ficar olhando na rampa de re o retrovisor ,meu instrutor tampou ontem para eu nao ficar olhando ! ajudaria muito se pudesse ,isso tambem e cobrado na hora do exame ?
      devido eu ser baixinha as coisas ficam um pouco mais dificil .rsrsr ne?
      no mais è so ,desde ja agradeço .

      Responder
    5. Michelle Gomes

      Olá Fabiano,tirei carteira a um ano e acabei de pegar a definitiva esse mes. Fiquei um bom tempo sem dirigir pois,nao tinha carro agora que meu marido comprou tenho muiiiiiiiito medo de dirigir.E como ainda nao estou boa meu marido anda do meu lado o que me deixa mais nervosa. Na hora de fazer o controle de embreagem em uma subida e parar na esquina pra ve se vem algum carro morro de medo do carro voltar pra traz ou de deixálo morrer.Gostaria de pedir sua orientação como faço para parar mais facilmente nessas subidinhas e como ter maior controle do veículo pois, isto tambem está me prejudicando.Conto com sua ajuda,um grande abraço.

      Responder
    6. Tatiana

      oi fabiano, estou na minha quinta aula, e venho cometendo os mesmo erros, principalmente na hora de arrancar o carro, acabo deixando ele morrer, ai fico nervosa e sai tudo errado.O que fazer para conseguir fazer sem erros?

      Responder
    7. everton

      poxa fiz duas aulas e as duas deixer dar solavancos…..é muito xato pois~vc ñ sabe ond coloca a cara,mas essa dica é boa SEMP´RE FAZER O PONTO DA EMBREAGEM QUANDO FOR SAIR valeu em pessoal do site ………e vamos la

      Responder
    8. Lucia

      olá fabiano, estou na 6ªaula e athe agora me acho insegura no volante e na hora de mudar marchas e estou com dificuldades noção de espaço e nas entradas à direita, esquerda qdo entro não consigo fechar e alinhar o carro logo.

      Responder
    9. Cleyton Oliveira

      fique tranquila Lu, é só vc prestar bem atenção em que seu instrutor estar lhe explicando assim vc irá pegar as dicas com mais clareza,
      ou então peça a seu instrutor para que vc fique uns 20 minutinhos só treinando passagem de machas com o carro parado, fique treinando sem olhar para sua mão olhe somente pra frente na hora do treinamento.

      Responder
    10. neuza

      olá !fabiano seu site esta me tirando muitas dúvidas ,então,pergunto-lhe estou com dificuldades na hora das paradas obrigatórias e dixo o carro morrer o que faço ,meu instrutor disse-me que estou deixando o emocional tomar conta ,o quÊ vocÊ acha pois sou leiga em direção?

      Responder

    11. A todos que disseram está com dificuldades na hora de soltar a embreagem,não desistam ,pois eu passei também por esse processo.Isso vcs vam pegar com a prática,e a prática só vem treinando então ¨pés¨a obra e boa sorte,vcs vam conseguir!!!

      Responder
    12. Sabrina

      olá, estou na minha 3ª aula, e sempre cometendo os mesmos erros, não lembro de nada no dia seguinte, o meu Deus me de forças….

      Responder
    13. Laura Causs

      Muito legal esse site!! Meu instrutor vivia pegando no meu peh, pq eu tinha o costume de soltar da embreagem muito rapido.. mas eu nao consigo controlar mesmo.. na hora das aulas, ele sempre faz questao de me fazer parar numa subida..
      To comecando a pegar pratica agora.. quando voce for parar, da uma pisadinha no freio, e em seguida na embreagem… se nao apertar a embreagem em seguida, o carro morre.. ae pisou na embreagem, aperta o freio mais um pouquinho ate parar.. ae na hora de sair com o carro, vai tirando o pe devagar da embreagem (e com o pe ainda no freio), e quando sentir o carro “tremer” tira o pe do freio, da uma pequena aceleradinha, e continua tirando o pe do acelerador ate acabar tudo.. ae o carro vai sair suaaave

      Responder

    14. Fabiano, já estou fazendo as aulas de baliza,minha dúviva e´a seguinte: o instrutor posiciona os cones e manda que eu coloque o pneu traseiro do meu carro parelelo aos cones da frente e realize a manobra. Pergunto: Esses cones representam que parte do carro que está estacionado? O pneu traseiro ou o fundo do carro? Preciso saber, pois nas ruas não terei cones e sim outros carros. DEsde já agradeço.

      Responder
    15. Camila

      Fabiano, estou com dúvida na redução de marcha em aclive! Me ajude…

      Responder
    16. maisa

      ola tudo bem,tirei cnh faz poucos dia sabe nao to tendo controle da embreagem deixo o carro morre,gostaria de saber se a gente trepidar o carro se estraga a embreagem,meu esposo dis que sim.obrigada um grande abraço.

      Responder
    17. patricia

      hoje é o meu terceiro dia de aula meu deus do ceu aquele contole de embreagem nao da eu deixo o carro morre em cada parada q faço me ajuda fabiano porq só meu instrutor nao ta dando conta ums falam q tenho o pé muito pesado sera verdade?
      obrigada
      .

      Responder
    18. marleide sllva

      OLÁ FABIANO. UM FELIZ 2012…!!! ADOREI SUAS DICAS ME DERAM MUITA CONFIANÇA. PARA VOLTAR COM TUDO . TIREI MINHA HABILITAÇÃO HÁ CINCO ANOS USO COMO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO. MAS DEPOIS DE LER TANTOS RELATOS SENTI QUE MINHAS DÚVIDAS SÃO IGUAIS HÁ TANTAS. ESTOU CONFIANTE MARQUEI UMAS AULAS. ESTOU CONFIANTE E COM A CERTEZA QUE VOU CONSEGUIR. CONTINUE NOS ENCORAJANDO.

      Responder

    19. estou tendo mta dificuldade de sentir a hora de parar de acelerar e soltar freio… tem aquele lance de sentir o motor . me diga qual o som q ele faz… desde ja agradeço
      LUCIENE

      Responder
    20. cristiana

      olá fabiano estou fazendo a minha setima aula e estou com muita na hora de passar a marcha exata e com precisãoe o façoa pra memorizar sem perder tempo.
      Espero q me ajude. Obrigada

      Responder
    21. Jonelson

      o problema é que os carros da auto escola tem marcha lenta acelerada, ou seja, você pode sair só usando a embreagem iguais as motos da mesma.
      aí quando você pega um carro normal ou antigo a coisa muda.
      enfim poderia ensinar a passar as demais marchas 4ª e 5ª pois na auto escola só ensinam até a terceira marcha, com motos a mesma coisa, e também ensinar a fazer baliza do lado do motorista(esquerdo) pois a referência pra realizá-la é diferente do que a do lado direito
      abraços e obrigado

      Responder
    22. cristina

      gostaria de quando devo sair da baliza c pedal da embreagem e freio pois o carro ja e acelerado mim ajude

      Responder
    23. Caroline

      Boa tarde Professor!

      Tenho dificuldades de noção de espaço.
      Sempre quando vou estacionar , Bato na guia ou então estaciono muito longe.Outra coisa tb , não tenho noção se o carro ta alinhado ou nao pelos retrovisores.. gostaria de alguma dica..

      Responder
    24. jhonata

      fabiano estou com dificuldade controle de enbreagem na subida e decida O CARRO FICA SUBINDO E DECENDO AS VEZES DEIXO ELE MORRER,POR FAVOR FABIANO ME AJUDA QUANDO A MINHA ESTRUTORA ME PEDE CONTROLE FICO MUITA NERVOSA O QUE DEVO FAZER ME AJUDA IREI FICAR GRATA.

      Responder

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>