Como sair com o carro numa subida? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Como sair com o carro numa subida?

Aprender a Dirigir | Por: | 17 set 2012 | 3 Comentários

Olá Fabiano, eu estou pra tirar minha carta de direção mas estou totalmente insegura, acho que não vou conseguir passar no exame, primeiramente eu não consigo sair em aclives me atrapalho toda, o carro morre ou dá trancos, ou o pneu "canta" e segundo sou muito esquecida toda vez que paro o carro esqueço que pra sair novamente precisa colocar a 1ª marcha e fico tentando sair de segunda. Como faço pra conseguir vencer este obstáculo que vai me atrapalhar e muito no dia do exame?

Cristiane - Guarulhos /SP

Olá Cristiane, tudo bem? Em primeiro lugar o que tenho para lhe dizer é para não desistir do seu objetivo. Você já está quase lá e precisa só um pouco de perseverança. Vou procurar  dar algumas dicas que irão lhe ajudar neste seu problema.

Essa dificuldade é muito comum e não é só você que passa por isso. Recebo muitos emails com esta dúvida e creio que estas dicas irão responder as outras pessoas também.

Bom, para sair com o carro em uma subida você precisa fazer um bom controle de embreagem. O controle de embreagem é a manobra onde você mantém o carro parado em um aclive ou declive sem o uso do freio. Você usa somente os pedais do acelerador e embreagem.

Para fazer o controle de embreagem você precisa saber fazer o ponto da embreagem. Para  o ponto você tem que fazer o seguinte: Quando parar em uma subida e for sair você já estará com os pés no freio e embreagem. Coloque a primeira marcha e então você irá soltar a embreagem devagar até sentir uma trepidação no carro. Quando perceber essa trepidação pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Em seguida, solte o freio devagar e verifique se o carro irá ficar parado. Se descer, pise no freio novamente e solte um pouco a embreagem. Se ficar parado, acelere um pouco para dar força ao motor do carro.

Feito isso, comece a soltar a embreagem devagar para ter uma saída suave. Se soltar rápido o carro pode cantar o pneu, sair engasgando ou até apagar.

Treine bastante isso nas suas aulas de auto escola e você verá que não é difícil fazer isso. Vale lembrar que essa dica serve também quando estiver em uma descida, só que você irá fazer com a marcha ré.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Euza De Jesus Oliveira
    24 de setembro de 2012 às 11:09

    Quero saber se você da aula de direção particular. E qual a possibilidade de fazer aulas com você. Estou para marcar a prova de legislação.Obrigado abraços Euza

  2. Renato
    16 de novembro de 2012 às 14:20

    Sou do rio Grande do sul.E pelo que percebi o professor fabiano é muito bom e paciente.E é isso que precisamos,de instrutores pacientes e calmos que não deixem a gente nervoso.Já é uma pressão estar em um volante aí com um mal instrutor ai sim estamos perdidos.

    • Instrutor Fabiano
      20 de novembro de 2012 às 13:11

      Obrigado Renato. Sucesso!

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações