Como sair com o carro na hora da meia embreagem de ré?

Como sair com o carro na hora da meia embreagem de ré? Eu soltei de vez o pe da embreagem me ajude meu exame é dia 16/11/09,e como é  feita a sinalizaçao do mesmo?


Necivania.

Olá Necivania, Como vai? Obrigado pela sua participação aqui no site. Como você, muitos participantes estão com o exame de direção marcado. O segredo é manter a calma e seguir as dicas aqui do site. Com certeza você chegará ao seu objetivo.

A sua dúvida é a de muitos. Como soltar o pé da embreagem? Na sua pergunta você relatou que soltou o pé de uma vez não foi? Esse procedimento não é o correto. Se fizer assim o carro vai morrer sempre. O que então deve ser feito. O pedal de embreagem serve para ligar ou desligar a embreagem no motor. O motor
passa a sua força para a embreagem e a embreagem passa essa força para as rodas. Se você solta a embreagem de uma vez, a força será passada muito forte e aí o carro dará um arranco e não conseguirá se movimentar.

Quando você for fazer a manobra de ré,  com o pé no freio você deve pisar na embreagem, colocar em seguida a marcha ré. Neste momento você irá soltar a embreagem do carro devagar até você sentir uma trepidação no veículo. Quando isso
acontecer você para o pé da embreagem nesta posição. Tire o pé do freio e acelere de leve. O carro deve ficar  parado sem o uso do freio. Acelerando o veículo, solte a embreagem suavemente. O carro começará a andar de ré.

É bem simples! Você só precisa fazer o processo dessa forma que dará tudo certo. Espero ter lhe ajudado e continue  participando. Divulgue também para os seus amigos, ok?

Um abraço,

Instrutor Fabiano.

Sobre Fabiano Silva

Fabiano Silva já ajudou a milhares de pessoas do Brasil e de outros países a dirigir melhor, saber o que fazer no exame de direção, ter uma aula mais produtiva na auto escola e dirigir com coragem no trânsito.

28 Comentários

  1. DayAne

    Oi Fabiano vc me mando um recado no twitter, gostaria de saber c vc da aula particular ?

    Grata Dayane

    Responder
  2. lucimara

    quero saber como fazer antes de começar a fazer a baliza precisa ajeitar o banco etc?espero q vc me responda ainda hoje pois tenho exame amanha dia 16-12-09 bjos

    Responder
  3. Lúcia Maria

    Parabéns! Adorei este site instrutor Fabiano.

    Tenho habilitação mas tenho dificuldade em colocar o carro na garagem. Será que você pode ajudar? A garagem tem 2 metros e meio de largura.

    Agradece,
    Lúcia

    Responder
  4. Francisco Antonio de Oliveira

    boa tarde Fabiano

    quando estou dirigindo em transito rápido,
    tenho medo de reduzir da 5ª marcha para 4ª marcha e cair na marcha ré
    ou 2ª marcha

    agradeço a sua ajuda

    Responder
  5. Andréa

    Olá instrutor Fabiano!
    Estou tenho auloas de direção em um celta, inejeção eletrônica. Já fiz 11 aulas e ainda estou tendo dificuldades em fazer o controle de embreagem em descidas e também, nas hora das conversões, fico nervosa e não consigo realizar devidamente os procedimentos. O que devo fazer? Espero que possa me ajudar! Desde já agradeço!

    Responder
  6. francisco lima

    estava desesperado pois o meu esame estava marcado e não tinha segurança em muitas manobras,foi quando um amigo me falou deste seti,fiquei louco quando abri e vi a resposta para todas as minhas dúvidas pois tinha como treinar eu ja tinho carro e com suas dicas fantasticas hoje suo habilitado B. OBG,VCS AJUDAM MUITA GENTE.

    Responder
  7. Cristopher Dubbois

    Bom Dia instrutor Fabiano!
    Gostaria de saber como fazer baliza entre carros, quais referências devo usar, pois aprendi a fazer entre cones, nunca fiz uma baliza entre carros.
    No mais seu site é muito bom sempre atualizado e o principal no que observei vc responde todas dúvidas que lhe são enviadas , valeuuu…

    Responder
  8. Rosemary

    Boa tarde Fabiano tirei minha CNH a pouco tempo acho que dirijo bem pois ja saio com ocarro mas gostaria de saber sobre o que de fato aconteceu comigo neste fim semana. Eu estava saindo de ré quando derepente percebi que uns dos retrovisores encostou de leve no portão e continuei achando que não iria encostar novamente foi então que sai arrancando a maçaneta do portão, arranhando o retrovisor e quebrando o espelho mas depois vi que foi falta de atenção pois quando havia encostado de leve eu deveria ter seguido p/ frente p/ ajeitar o carro mas isso tbm aconteceu por eu ter virado um pouco o volante onde deveria ter saído reto mas tbm me desconcentrei nas viradas do volante pois estando de ré ao direcionar o volante p/ a direita a traseira se inclina p/ a esquerda correto? foi onde ocorreu o erro. Se puder me orientar sobre esse assunto ou em algo novo eu te agradeço e quem se interessar tbm. Att…

    Responder

    1. Olá Rosemary,
      A explicação é que isso acontece com qualquer motorista. Quem nunca esbarrou o carro alguma vez atire a primeira pedra. Fique tranquila. Com a prática você ganhará mais confiança e noçao de espaço.

      Responder

  9. olá professor, nunca mais conseguifalarcom o senhor,como faço para passar as marchas rapidamentee continuar em movimento com o carro, me atrapalho muito,pois tem que ser muito rápido.tem algum segredo.um abraço.

    Responder

  10. tudo bem professor? DEUS ti abençoe pelas dicas que vc nos da eu ja fui reprovada uma vez e fiquei muito chatiada mas que eu queria saber e se pode fazer o re com as duas maos eu tenho dificuldade de fazer so com uma mao me responde por favor……..

    Responder

  11. instrutor fabiano eu peço para o senhor JESUS abençoar o senhor e toda sua familia com bençaos sem medidas .obrigado pela resposta eu nao vou mais amolar o senhor tem algum um segredo para alinhar o carro n meio fio pois sempre fica torto……..

    Responder
  12. Eunice

    Tudo bem professor, estou finalizando as minhas aulas práticas, o site está me ajudando muito, alguns instrutores ensinam a fazer as manobras mas nem todos dizem o porque do fazer, estava desesperada dai encontrei este site que está me ajudando muito.
    Parabéns.

    Responder
  13. bruna saynara

    gostei muito dessas aulas instrutor fabiano você é muito bom, espero que o meu instrutor possa me ensinar como vc de maneira que eu aprenda rapido.

    Responder
  14. Valderio Carlos de Oliveira

    Gostaria de saber do Instrutor Fabiano como devo fazer para colocar o carro na garagem de ré, eu devo alinhar o carro olhando para o retrovisor para ver se os bancos trazeiros do carro estão no meio?

    Responder
  15. marina

    Olá, Fabiano
    Uma amiga minha indicou se site, nossa estou amando!!! Eu fiza 21 aulas e estou com algumas duvidas quanto a hora de mudar de marcha e a bendita baliza, mas tudo ao seu tempo, sou de Bh, vc dá aulas em que regiao, me interessei muito.
    Até breve.

    Responder
  16. Olenka

    Saber dirigir é uma coisa e saber ENSINAR A DIRIGIR é outra.
    Parabéns,vc é um excelente instrutor. Tem sensibilidade em compreender as dificuldades dos alunos.

    Penso que TODO MOTORISTA, novo ou antigo (meu caso), deve de vez em qdo, dar uma relida nas regras e principalmente nas aulas de DIREÇÃO DEFENSIVA.

    Eu, de vez em quando, passo pelas dicas, principalmente para relembrar das dificuldades dos novos motoristas pois todo motorista costuma achar que o outro tem a mesma experiência que ele.

    Assim, sempre mantenho-me alerta de que o carro que está próximo ao meu, pode ser de um motorista iniciante.

    Não se esqueçam de suas dificuldades de hoje para que respeitem os novatos de amanhã.
    Felicidades a todos.

    Responder
  17. iara mattos

    olá bom dia .gostqria de saber de vc o segunte:ao estacionar o carro de ré, fico confusa para q lado girar o volante.obrigada

    Responder
  18. vilma Ramos

    Oi Fabiano, estou prestes a fazer o exame de carro e confesso fiz as 20 aulas e ainda ñ me sinto segura , a principio tive um instrutor de 21 anos fiz 16 aulas , ele no falta ñ falta, mais arrisquei
    confiando ñ mudei de instrutor conclusão , ele veio a se acidentar e quebrou o pé tive outro q pouco se interessou me deu umas aulas muito mal dadas to desesperada pois achei melhor marcar com outro mais umas 4 aulas , o que vc pode me aconcelhar to certa em ter optado por mais aulas extras ou devo reclamar na aut esc , de-me um LUZZZZZZ

    Responder
  19. vania

    ola fabiano tudo bem com vc?

    Por favor me ajude,como faço para alinhar o carro junto ao meio fio?
    eu nunca consigo sempre fica torto. Me de dicas…

    Grata: Vania

    Responder
  20. Viviane

    Bom ja estou tendo aulas praticas a um tempinho , mais ainda tenho dificuldade em controlar a embreagem nas saidas , ladeiras e descidas . Poxa ja estou até chateada com isso e pensando ate em desistir .
    O que eu posso fazer para melhorar .?

    Obrigada pelas dicas , são Ótimas .

    Beijoo’

    Responder
  21. Juliana

    Boa Tarde Fabiano. Adorei o seu blog está me ajudando muito.Bom eu tenho habilitação a três anos mas só agora estou perdendo o medo de dirigir.Tenho uma dúvida quanto a reduzir muito a velocidade do carro e não conseguir passar a marcha corretamente o carrom pode morrer.

    Responder
  22. Natanael

    Olá Fabiano
    Tenho uma dúvida. Ao entrar e ao sair da baliza em que retrovisor devo olhar para saber se o carro está alinhado?
    Grato,
    Natanael

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>