QUER SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR? CADASTRE-SE E BAIXE NOSSO EBOOK EXCLUSIVO

20 DICAS PARAR DIRIGIR SEM MEDO



Obrigado. Sou excelente motorista.

Como saber qual a hora certa para trocar de instrutor?

Como saber qual a hora certa para trocar de instrutor?

Aprender a Dirigir | Por: | 4 Comentários

Se você realmente quer DIRIGIR COM CONFIANÇA, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Olá Fabiano, gostei muito de seu blog, as orientações são ótimas. Tenho 47 anos e aprendi a dirigir há muitos anos sozinha, mas obviamente de forma errada, pois morava no interior mudei para Bh e o trânsito me assustou bastante, não me sentia capaz de enfrentá-lo, em função disso não busquei tirar a carteira e sempre dependi de ônibus, táxi, carona, metrô. Mas ano passado, resolvi começar o processo de habilitação, fiz o primeiro exame de direção e não passei. Tive que  trocar de instrutor pois observei que ele não aprovou nenhuma das três alunas que levou no dia, sendo que umas delas já fez com ele setenta aulas, observei que ele não me corrigiu naquilo que eu precisava e ficava o tempo todo preocupado mais com o carro do que com as minhas aulas. Observei também que ele ficava muito irritado durante as aulas. Mas mesmo fazendo por enquanto somente vinte aulas, consegui dominar o carro, mas quanto às regras eu deixei muito a desejar. Remarquei meu exame, troquei de instrutor e vou fazer mais 10 aulas com um instrutor mais detalista, já que minha pauta vence no dia 08 de fevereiro de 2013, mas o carro dele não é automático  com o outro, você  acha  que errei em trocar de  instrutor?

Rita - Belo Horizonte / MG

Olá Rita, tudo bem? Achei muito interessante a sua pergunta. Vou tentar lhe dar algumas dicas e sei que também serão úteis para quem vive a mesma situação que você.

Grande parte do seu desempenho na prova de direção dependerá de você. Mas é verdade que uma parte dependerá do seu instrutor. Normalmente muitas pessoas começam suas aulas com grandes expectativas mas no decorrer das aulas vem a decepção pois descobre-se que não está tendo um bom instrutor.

O problema é que se você tiver um mau instrutor certamente não terá bons resultados no exame. Então vou pontuar alguns detalhes que lhe ajudará a identificar um bom instrutor e saber se de fato é necessário trocar de professor.

Se o instrutor lhe cobra muito, chama sua atenção e lhe corrige não há nada de errado nisso. Na verdade esse é o ideal. O problema é quando essas características são acompanhadas de desrespeito. Jamais permita ser chamada de burra, que você não nasceu para dirigir ou coisas do tipo. Se isso acontecer é sinal de que este instrutor não é a pessoa ideal para você.

Ocorre muito do instrutor ficar preocupado com o carro, principalmente se ele for o dono do veículo. É preciso saber separar as coisas pois em algum momento o instrutor está com uma atenção para não ocorrer acidentes e isso é normal. Ele está cuidando da segurança do aluno, dele e do veículo também. Agora quando ele reclama muito que você passa em buracos, que você vai estragar o carro dele, etc, é sinal que está mais preocupado com o carro do que com você. Neste caso é aconselhável avaliar a troca de instrutor.

Você disse que todas as pessoas que foram no exame com você foram reprovadas. Isso é muito relativo pois pode acontecer de em um dia um candidato que foi reprovado primeiro desestabilizar os demais candidatos. O que você tem que saber é se isso acontece sempre. Isso não pode ser algo que ocorre com frequência pois mostrará que há algo errado com o ensino do instrutor. Avalie isso também mas não faça um pré julgamento apenas pelo resultado de 1 dia.

Sobre um dos alunos fazer mais de 70 aulas também é um caso que pode ser isolado. Cada pessoa tem o seu tempo e ritmo. Não se baseie nisso. Agora se todos os alunos do seu instrutor fazer 120 aulas aí com certeza tem algo que precisa ser visto. O normal para um bom preparo para o exame de direção é em torno de 40 aulas. Pode ser mais ou menos e depende de cada pessoa.

Outra coisa que sempre oriento é que quando for fazer aulas de direção faça com um instrutor indicado por amigos ou parentes. Isso é importante pois o instrutor indicado é alguém já aprovado por seu ensino e tratamento pessoal. E ele irá dar o seu melhor para manter o seu bom nome pois isso lhe renderá mais alunos. Então se possível faça aulas com um instrutor por indicação.

Um bom instrutor(a) é respeitoso(a), profissional, pontual, sabe passar o conhecimento e não humilha o aluno mas sabe chamar a atenção com cuidado e polidez. Tem muito profissional com essas características e eu creio que são a maioria. Eu pelo menos tenho colegas que trabalham comigo que são assim. Infelizmente tem maus profissionais mas não é difícil de identificá-los. Se você encontrar um mau instrutor não tenha medo de solicitar a troca. Afinal você é cliente.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

VOCÊ QUER DIRIGIR O SEU CARRO SEM RECEIO? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

QQUER DIRIGIR COM MAIS CONFIANÇA CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. maria
    13 de maio de 2015 às 14:42

    to fazendo as aulas praticas mas eu to com bastante dificuldade com os pedais nao consigo acerta sempre esqueco na hora de ligar o carro ligo normal mas dai chego na empreagem eu n consigo sair do lugar pois deixo o carro morrer todo hora n consigo tirar o pe dela devagar sempre tiro rapido e o carro morre. E tAmbém to com dificuldade de direita esquerda e tambem de troca a marcha sem olhar quam a dica que vc pode dar pra mim pois!! Quandu troco a marcha eu tenho q olhar mas mesmo assim as veses eu cologa a errada!!! O q faze tem as dixas do passo a passo sobre embreagem e marcha e. Como achar o pi!to dela!! Tem algum conteúdo seu gratuido pra poder ver co,o funciona e co,o eh!!!
    Fico aguardando sua resposta Obrigadu

  2. selene
    28 de janeiro de 2013 às 23:00

    Fabiano graça as sua orientações tenho procurado desenvolver e melhorar o meu empenho durante as aulas de direção. Obrigado.

  3. carlosgota.oliveira
    23 de janeiro de 2013 às 14:18

    Outra coisa que precisamos rever e muito é com ´´´´RELAÇÃO AO VENCIMENTO DESTE PROCESSO´´´´ sei que o próposito do blog é preparar futuros alunos e passar confiança a quem está habilitado. e não a questões juridicas e burocráticas. a validade de 1ano se vencer terá que pagar honorários de novo é um ABSURDO DE TAMANHO SEM PROPORÇÃO OU SEJA UMA QUESTÃO JUDICIAL O EXAME CLINICO TEM VALIDADE DE 5 ANOS AS 45 HORAS X DE VALOR ENTÃO TEM ALGUMA COISA ERRADA AI. ´´´´ALUNOS´´´´ PRECISAMOS TOMAR UMA ATITUDE SE NÃO FICAREMOS NO PREJUIZO A PESSOA PAGA 1.500r$ e se reprovada terá que pagar o mesmo valor se o tal ´´´´´PROCESSO VENCER´´´´´.

  4. alice
    18 de janeiro de 2013 às 13:56

    Isso eu já sabia, profº Fabiano observando que um bom número de alunos 20 aulas não são suficientes para passar no exame, por isso eu marquei 10 aulas além das 20 aulas por direito e se pudesse financeiramente marcaria mais 10 aulas sem nenhum constrangimento ainda que sinta cobrança até mesmo da auto escola em fazer logo a prova.

Deixe o seu comentário