QUER SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR? CADASTRE-SE E BAIXE NOSSO EBOOK EXCLUSIVO

20 DICAS PARAR DIRIGIR SEM MEDO



Obrigado. Sou excelente motorista.

Como o que fazer na hora de aprender a dirigir? - Eu Quero Dirigir com o Fabiano Silva

Como o que fazer na hora de aprender a dirigir?

Aprender a Dirigir | Por: | 7 Comentários

Se você realmente quer DIRIGIR COM CONFIANÇA, veja isso antes de iniciar a leitura [VER AGORA].

Ola Instrutor Fabiano... Estou com dificuldades nas minhas aulas praticas,fico ansiosa não consigo dormir tenho ânsia de vomito desde que eu comecei minhas aulas.A minha instrutora ate que é legal mais é apavorada. Estou indo para a 12º e toda vez que eu erro ela diz:"Olha o que você ta fazendo!!!E ainda fica dizendo que eu sou lerda,que eu não posso pensar tanto e agir.As vezes vejo ela fazendo caretas. Tenho dificuldades em fazer tudo ao mesmo tempo, olhar os espelhos, prestar atenção nos pedestres, sinalizações e pedais. Meu pé é pesado e não tenho muito controle, as vezes piso demais no freio e se solto a embreagem devagar esqueço de acelerar e se solto rápido o carro morre. Também tenho dificuldade de achar a meia embreagem. Por favor me ajuda, preciso do seu conselho!!! Aproveito também para lhe parabenizar pelo site... Desde já agradeço....

Larissa - Curitiba / PR

Olá Larissa, tudo bem? Olha, o primeiro conselho que lhe dou é para trocar de instrutor. Eu respeito muito o trabalho dos meus colegas mas respeito muito mais os alunos.

Esse comportamento não é o ideal e por isso acho que você já está demorando para trocar de profissional. Peça indicação de parentes ou amigos de um bom instrutor. Aí você vê a diferença. Tem de lhe passar confiança e lhe dar tranquilidade para aprender a até mesmo errar. Se não for assim fica difícil mesmo. Então como você pode ver a culpa não é sua.

Essa dificuldade de fazer tudo ao mesmo tempo é normal. Você está adquirindo os automatismos e com a prática isso se tornará comum para você. Uma dica que lhe dou é quando não estiver fazendo aula tente mentalizar os procedimentos. Por exemplo, quando estiver no ônibus pense na aula. Pense que o instrutor está lhe pedindo uma manobra e então você realiza todos os procedimentos que é olhar no retrovisor, deslocar mais para a direita, alinhar o carro junto ao meio fio e só depois realizar a manobra.

Fazendo esse exercício você treina sua mente para fazer exatamente na hora da aula na auto escola. Procure também antecipar as situações. Não deixe chegar em cima da hora de realizar as manobras, se prepare antes. Por exemplo. Se está em um aclive espere o instrutor lhe pedir um controle ali. Fique preparada pois quando ele lhe pedir você já estará pronta para fazer o controle e a chance de acertar aumenta. Depois é só levar isso para o exame de direção.

Sobre a meia embreagem procure ler alguns textos aqui no blog que falam disso de forma específica. Tem muita coisa para lhe ajudar. A dica que lhe dou é soltar a embreagem até começar uma trepidação. Sentiu isso pare de soltar a embreagem e fique com o pé parado. Dê força ao carro com a aceleração e depois solte a embreagem suavemente.

Com seu novo instrutor procure ir para um local mais tranquilo para colocar essas dicas em prática e depois vá para o trânsito. Tenho certeza que você irá superar todas essas dificuldades.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

VOCÊ QUER DIRIGIR O SEU CARRO SEM RECEIO? ENTÃO PEGUE NOSSO MATERIAL GRATUITO

Coloque o seu email abaixo para cadastrar

QQUER DIRIGIR COM MAIS CONFIANÇA CLIQUE E BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO

Recomendamos Para Você

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

Com essas dicas você vai dirigir com mais confiança. Veja agora

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

As etapas para você aplicar que podem te ajudar a dirigir tranquila. Veja agora.

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Fabiano Silva

Fabiano Silva é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Comentários


  1. Fernanda
    8 de novembro de 2012 às 12:58

    Larissa,
    Acredite no Fabiano. Passei pela mesma situação que vc e só resolveu trocando de instrutor.

    Não tem jeito, se vc persistir com essa instrutora as coisas só vão piorar. Eu troquei na décima aula e me arrependi, pois poderia ter aproveitado melhor com o instrutor novo, que era calmo, paciente, e me ajudou com todo respaldo para passar no exame...

    E se puder, tome bastante chá de erva doce, camomila, para ajudar a se acalmar.

    Boa sorte, tenho certeza que logo logo você verá a delícia que é passar no exame.

  2. Leandro
    4 de novembro de 2012 às 13:46

    Larissa,
    Tudo o que falam nos comentarios é verdade. Eu sempre tive pavor de pegar um carro pra dirigir, tentei vencer o medo, pois achei que na auto escola os professores seriam preparados pra lidar com alunos como eu, sem nenhuma nocao e cheio de medos. Nao foi nada disso... na primeira aula, tudo ocorreu tranquilo, ate me senti mais confiante, de cara ja andei ate no transito, mas no segundo dia, o prof estava com problemas pessoais e acabou descontando em mim, gritava, ficou nervoso com todo erro meu, e quanto mais eu errava mais ele gritava, e claro, tudo foi dando errado. Eu sai de la totalmente desanimado, mas resolvi tentar mais uma aula. Ele maneirou comigo, pois falei pra ele ser paciente, ensinar que eu aprenderia, que precisava treinar e entender o que ele queria. E que com gritos nao conseguia ficar assimilar as coisas. Resultado, passei na primeira prova. Agora estou treinando com calma e paciencia do meu jeito pra começar a ter confiança de andar sozinho

  3. rosangela
    22 de outubro de 2012 às 7:07

    ola instrutor conheci esse site agora e vou falar to começando agora tirar a cnh e to gostando d+ dessas dicas espero que deus me ajude que de certo presto atençao em tudo ja dirijo a um bom tempo mais to corrigino muitas coisas esta sendo de grande ajuda

  4. Marina Fernandes
    16 de outubro de 2012 às 17:46

    olá instrutor Fabiano,será que você tem idéia do tamanho do seu trabalho,da importância do seu site na nossa vida,meu Deus como é dificil pra algumas pessoas apreender dirigir e não são poucas eu sou uma delas estou terminando minhas aulas e tenho muitas duvidas e dificuldades,mas não vou desistir graças ao seu trabalho e incentivo,muito obrigado mesmo, tenho aprendido mais aqui do que nas aulas praticas,vc passa muita segurança leiu aqui e quando pego o carro vou fazendo da forma como vc diz,tá ajudando muito espero que eu consiga passar no meu exame que sera dia 23 e não só isso que eu consiga pegar no carro com segurança e sabe o que fazer certo e na hora certa...Valeu continue com esse trabalho por favor e espero poder postar aqui que eu consegui,abraços sou sua fã rsrs

    • Instrutor Fabiano
      17 de outubro de 2012 às 9:59

      Olá Marina! Fico feliz que o meu trabalho está lhe ajudando. Sucesso na sua prova!

  5. Vanessa
    16 de outubro de 2012 às 16:01

    Oi Larissa, quando estava começando a aprender a dirigir, tive o mesmo problema que você! Até cheguei a começar a procurar auto-escolas especiais para quem estava aprendendo, mas só encontrei para pessoas já habilitadas.

    Meu ex instrutor era muito bom em termos técnicos, mas era nervoso, afobado e extremamente exigente! Fui para auto escola sem saber nada e estava tendo altas crises de ansiedade na aula e antes dela.
    Fazia uma aula em um dia e ficava 15 sem aparecer. Depois de muito enrolar (e sofrer) comecei a pedir indicações de amigos até que consegui encontrar um outro instrutor (o meu atual) que é super calmo e tranquilo; daqueles que mal você ouve o que ele está dizendo! Tive que mudar de auto-escola, mas valeu muito a pena!

    Ele me deixava livre para dirigir e desde a primeira aula, vi a diferença. Já fiz umas 20 aulas ou pouco mais com ele, fora as 9 que fiz com o outro instrutor e não conseguia nem sair com carro sem deixar morrer. Estou marcando já minha prova e estou super tranquila, porque não tenho mais aquele sentimento de pânico relacionado com minhas aulas.

    As vezes o instrutor tem uma boa técnica e domina tudo, mas humanamente falando, é impaciente, grosso (como o meu ex-instrutor) e afobado, não entendendo que cada pessoa tem seu tempo para amadurecer o conhecimento. Meu ex instrutor, com menos de 9 aulas chegou a me dizer que eu NUNCA aprenderia a dirigir. Hoje com quase 30 aulas ao todo estou praticamente pronta para o exame.

    Não deixe que ninguém lhe faça sentir incompetente. Mude suas extratégias (no caso a instrutora) e deslanche como eu!

    E se puder(sem querer fazer propaganda, mas já fazendo) compre o kit de aulas do instrutor Fabiano. Eu comprei e está me ajudando muito. É bem baratinho e o que você reverteria em aulas (se der no máximo é duas) não paga o conhecimento que pode extrair dele!

    Boa sorte!

    Vanessa

    • Instrutor Fabiano
      17 de outubro de 2012 às 10:01

      Olá Vanessa! Obrigado pela sua opinião sobre o Kit! Fico feliz em saber que está lhe ajudando!

Deixe o seu comentário