Como não deixar o carro morrer na hora de parar e arrancar?

Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Como não deixar o carro morrer na hora de parar e arrancar?

Aprender a Dirigir | Por: | 2 abr 2013 | 13 Comentários

Bom dia Fabiano, gostaria que me mandasse algumas dicas de como não deixar o carro morrer pois já vou para o meu 3º exame do detran , sendo que no 1º fiquei por seta e já o 2º fiquei porque deixei o carro morrer (estancar) 3 vezes... não estou conseguindo parar e seguir o carro sem deixar o carro (estancar). Gostaria de algumas dicas!

Antônia - Codo / MA

Olá Antônia! Tudo bem? Realmente essa é das situações que mais reprovam candidatos no exame do detran. Nesta matéria vou lhe mostrar algumas dicas que poderão lhe ajudar a resolver isso, ok?

Para parar o carro sem deixá-lo que ele morra você precisa entender o funcionamento do motor, freio e embreagem. O motor tem a finalizada de gerar uma força para que seja transportada para as rodas. Quem faz esse transporte é a embreagem. E o freio tem a finalidade de diminuir ou parar o veículo.

Então se você deseja parar o carro sem deixá-lo morrer você precisa saber que não pode fazer isso sem que a força que é transportada do motor pela embreagem continue chegando nas rodas. É preciso interromper esse transporte antes da imobilização total do veículo. Se você para o carro mas o transporte da força do motor continue sendo transportado pela embreagem certamente o carro vai morrer mesmo.

Leia também

Como Fazer Uma Baliza Perfeita e Sem Segredos

Como é isso na prática? Quando for parar o carro primeiro diminua a velocidade com o freio. Deixe a velocidade cair bem. Quando o carro estiver quase parando pise na embreagem para anular o transporte da força do motor para as rodas. Feito isso acabe de frear suavemente usando o freio e com o pé ainda na embreagem.

Agora para arrancar sem deixá-lo morrer você precisa fazer o ponto da embreagem. Com o pé no freio e na embreagem, vá soltando o pedal da embreagem levemente até sentir uma trepidação no carro. Quando sentir pare de soltar o pedal da embreagem e deixe-o na posição sem mexer. Agora solte o freio e acelere um pouco para dar força ao carro e em seguida vá soltando a embreagem levemente para o carro começar a andar.

Treine isso bastante pois em pouco tempo já não será mais problema para você.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 


Aprendizado Acelerado Aplicado ao Trânsito

Coloque seu email ao lado e participe

Sobre o Autor


Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Carlos Amorim
    17 de abril de 2013 às 0:50

    Olá Instrutor Fabiano, tudo bem?

    Eu estou desorientado, dirigo bem, mais tenho muito foco na direção e acabo não prestando atenção em pequenos detalhes do exame(marcha de conversão, controle de pedais esqueço e faço errado, etc...), especialmente quando fico numa situação difíciel, o que me tira a concentração. E para variar, tenho medo em exame, pois quero passar e o examinador cobra muito, não e igual dirigir com o instrutor, pelo menos no meu psicológico. Já vou pro 3º exame prático e presciso passar, poism inha mãe está ficando sem dinheiro para pagar. Li suas dicas, mais é mais fácil ler e entender do que fazer. Me ajuda com dicas melhores?

  2. mariana
    18 de abril de 2013 às 15:33

    OLA, GOSTARIA DE SABER COMO PERDER O MEDO DE DIRIGIR NO TRANSITO...OBRIGADO SE PUDER ME AJUDAR..... PRECISO PERDER ESSE MEDO..

  3. Antonio
    18 de abril de 2013 às 21:43

    Fabiano,
    Estou acreditando que o maior fantásima para dirigir é o sistema nervoro ou o chamado medo, principalmente quando a pessoa nunca setou no assento de motorista em um automóvel. Para quem tem experiência tudo é muito fácil, mas para quem quer tirar sua primeira habilitação, a coisa é bem diferente. Eu por exemplo, pretendo tirar a minha carteira por necessidade. E apesar das dificuldades encontradas ou vou conseguir se Deus quiser. Já estou na 11ª aula prática, mas como eu não estava me adaptando ao instrutor´, pois não concordava com a sua metodologia de ensino, resolvi mudar de instrutor. Já ouvi vários relatos de pessoas que estão na mesma situação que eu, a maioria dos futuros condutores falam de terrorismo por parte dos condutores, ou se acham que são melhores que todo motorista.
    Fabiano, tenho 64 anos e não tenho nenhum conhecimento de direção ou coisa do gênero, mas depois que mudei de instrutor, por ser uma pessoa mais madura e experiente, bem como com a sua ajuda, não vou desistir. Realmente eu estava pensando em desistir; eu não tenho medo de sair com o carro, mas tinha medo de errar porque o instrutor gritava e falava palavões , coisas que eu não admito, até porque não sou moleque, muito menos irresponsável.
    ASsim sendo, o meu muito obrigado. Valeu mesmo.
    Abraço
    Antonio

  4. Seneyde
    19 de abril de 2013 às 10:32

    Muito bom.gostei.

  5. ana
    20 de abril de 2013 às 10:19

    Um bom truke é quando se torna evidente que o carro está quase a ir a abaixo....é carregar a fundo na embraiagem... ao fazer isso o carro recupera...nao convem e deixar o pé mto tempo...porque é a embraiagem do carro queima rapidamente...assim o truke é carregar cm se fosse um sos pro carro e dps tirar devagar enqto se acelerar tb de devagar progressivo...

  6. Antonia
    25 de abril de 2013 às 9:39

    Bom dia!!!!!

    Passando aqui para compartilhar a minha felicidade!!!! gente passei no exame do detran ontem , não errei nada! quero agradecer ao instrutor Fabiano pelo site, pois foi de grande ajuda peguei algumas dicas que foram muito boa para meu desempenho!!! aconselho a quem quer aprender a dirigir e tirar sua habilitação a visitar o esse site que é excelente!!!

    Obrigada instrutor por compartilhar conosco a sua sabedoria e sua experiência no transito!!!!

    • Adrini Oliveira
      1 de maio de 2013 às 14:30

      Parabéns Antonia!!! É amiga eu fiz o meu ontem e não passei,mas espero ter sucesso no próximo.

  7. lidiane
    26 de junho de 2013 às 13:09

    oi..estou começando a dirigir,tenho que praticar mas.Como faço pra passarcem um quebra mola sem deixar o carro morrer?

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:56

      Olá Lidiane,

      Você tem que diminuir a velocidade e reduzir a marcha para a velocidade correspondente. Assim o carro não morre.

      Abraços.

  8. josy
    8 de julho de 2013 às 19:51

    Não sei como sair com o carro numa subida suavemente,sempre fico tensa e saiu rasgando pneus.oque estou fazendo errado acelero até 20 km depois vou tirando o pé da embreagem devagar mais sempre saiu com muita força.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:18

      Olá Josy,

      isso ocorre pois você solta a embreagem de uma vez no final. Tem que soltar devagar por completo até o final do pedal.

      abraços.

  9. Juliana Mendonça de Lazarone Ludgero
    9 de julho de 2013 às 8:59

    A aula de 09/07/2013,Câmbio de marchas, foi muito proveitosa.Espero está continuando a ter obtenção de resultados satisfatórios em todo o curso.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:15

      Olá Juliana,

      Muito obrigado. Fico feliz que gostou.

      Abraços.

Deixe o seu comentário


Inscreva-se e saiba como participar

Quase Pronto!
Clique no Botão Abaixo Para A Próxima Etapa
Clique Aqui Para Mais Informações