Como não deixar o carro morrer na hora de parar e arrancar?

Baixar Agora Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigr

Coloque seu email ao lado e tenha acesso liberado.

Como não deixar o carro morrer na hora de parar e arrancar?

Aprender a Dirigir | Por: | 2 abr 2013 | 14 Comentários

Bom dia Fabiano, gostaria que me mandasse algumas dicas de como não deixar o carro morrer pois já vou para o meu 3º exame do detran , sendo que no 1º fiquei por seta e já o 2º fiquei porque deixei o carro morrer (estancar) 3 vezes... não estou conseguindo parar e seguir o carro sem deixar o carro (estancar). Gostaria de algumas dicas!

Antônia - Codo / MA

Olá Antônia! Tudo bem? Realmente essa é das situações que mais reprovam candidatos no exame do detran. Nesta matéria vou lhe mostrar algumas dicas que poderão lhe ajudar a resolver isso, ok?

Para parar o carro sem deixá-lo que ele morra você precisa entender o funcionamento do motor, freio e embreagem. O motor tem a finalizada de gerar uma força para que seja transportada para as rodas. Quem faz esse transporte é a embreagem. E o freio tem a finalidade de diminuir ou parar o veículo.

Então se você deseja parar o carro sem deixá-lo morrer você precisa saber que não pode fazer isso sem que a força que é transportada do motor pela embreagem continue chegando nas rodas. É preciso interromper esse transporte antes da imobilização total do veículo. Se você para o carro mas o transporte da força do motor continue sendo transportado pela embreagem certamente o carro vai morrer mesmo.

[NOTA:] Baixe agora o guia gratuito disponibilizado por tempo limitado.


Como é isso na prática? Quando for parar o carro primeiro diminua a velocidade com o freio. Deixe a velocidade cair bem. Quando o carro estiver quase parando pise na embreagem para anular o transporte da força do motor para as rodas. Feito isso acabe de frear suavemente usando o freio e com o pé ainda na embreagem.

Agora para arrancar sem deixá-lo morrer você precisa fazer o ponto da embreagem. Com o pé no freio e na embreagem, vá soltando o pedal da embreagem levemente até sentir uma trepidação no carro. Quando sentir pare de soltar o pedal da embreagem e deixe-o na posição sem mexer. Agora solte o freio e acelere um pouco para dar força ao carro e em seguida vá soltando a embreagem levemente para o carro começar a andar.

Treine isso bastante pois em pouco tempo já não será mais problema para você.

Um grande abraço.

Instrutor Fabiano.

 


Baixar Agora Manual Grátis Com 20 Dicas Eficazes Para Dirigr

Coloque seu email ao lado e tenha acesso imediato

Sobre o Autor


...

Instrutor Fabiano é o criador do euquerodirigir.com. Por quase uma década ajudou milhares de pessoas que já dirigem a dirigir melhor e também a passar no exame de direção do Detran. Sua missão é ajudar o Brasil a ter o melhor trânsito do mundo. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Comentários


  1. Carlos Amorim
    17 de abril de 2013 às 0:50

    Olá Instrutor Fabiano, tudo bem?

    Eu estou desorientado, dirigo bem, mais tenho muito foco na direção e acabo não prestando atenção em pequenos detalhes do exame(marcha de conversão, controle de pedais esqueço e faço errado, etc...), especialmente quando fico numa situação difíciel, o que me tira a concentração. E para variar, tenho medo em exame, pois quero passar e o examinador cobra muito, não e igual dirigir com o instrutor, pelo menos no meu psicológico. Já vou pro 3º exame prático e presciso passar, poism inha mãe está ficando sem dinheiro para pagar. Li suas dicas, mais é mais fácil ler e entender do que fazer. Me ajuda com dicas melhores?

  2. mariana
    18 de abril de 2013 às 15:33

    OLA, GOSTARIA DE SABER COMO PERDER O MEDO DE DIRIGIR NO TRANSITO...OBRIGADO SE PUDER ME AJUDAR..... PRECISO PERDER ESSE MEDO..

  3. Antonio
    18 de abril de 2013 às 21:43

    Fabiano,
    Estou acreditando que o maior fantásima para dirigir é o sistema nervoro ou o chamado medo, principalmente quando a pessoa nunca setou no assento de motorista em um automóvel. Para quem tem experiência tudo é muito fácil, mas para quem quer tirar sua primeira habilitação, a coisa é bem diferente. Eu por exemplo, pretendo tirar a minha carteira por necessidade. E apesar das dificuldades encontradas ou vou conseguir se Deus quiser. Já estou na 11ª aula prática, mas como eu não estava me adaptando ao instrutor´, pois não concordava com a sua metodologia de ensino, resolvi mudar de instrutor. Já ouvi vários relatos de pessoas que estão na mesma situação que eu, a maioria dos futuros condutores falam de terrorismo por parte dos condutores, ou se acham que são melhores que todo motorista.
    Fabiano, tenho 64 anos e não tenho nenhum conhecimento de direção ou coisa do gênero, mas depois que mudei de instrutor, por ser uma pessoa mais madura e experiente, bem como com a sua ajuda, não vou desistir. Realmente eu estava pensando em desistir; eu não tenho medo de sair com o carro, mas tinha medo de errar porque o instrutor gritava e falava palavões , coisas que eu não admito, até porque não sou moleque, muito menos irresponsável.
    ASsim sendo, o meu muito obrigado. Valeu mesmo.
    Abraço
    Antonio

  4. Seneyde
    19 de abril de 2013 às 10:32

    Muito bom.gostei.

  5. ana
    20 de abril de 2013 às 10:19

    Um bom truke é quando se torna evidente que o carro está quase a ir a abaixo....é carregar a fundo na embraiagem... ao fazer isso o carro recupera...nao convem e deixar o pé mto tempo...porque é a embraiagem do carro queima rapidamente...assim o truke é carregar cm se fosse um sos pro carro e dps tirar devagar enqto se acelerar tb de devagar progressivo...

  6. Antonia
    25 de abril de 2013 às 9:39

    Bom dia!!!!!

    Passando aqui para compartilhar a minha felicidade!!!! gente passei no exame do detran ontem , não errei nada! quero agradecer ao instrutor Fabiano pelo site, pois foi de grande ajuda peguei algumas dicas que foram muito boa para meu desempenho!!! aconselho a quem quer aprender a dirigir e tirar sua habilitação a visitar o esse site que é excelente!!!

    Obrigada instrutor por compartilhar conosco a sua sabedoria e sua experiência no transito!!!!

    • Adrini Oliveira
      1 de maio de 2013 às 14:30

      Parabéns Antonia!!! É amiga eu fiz o meu ontem e não passei,mas espero ter sucesso no próximo.

  7. lidiane
    26 de junho de 2013 às 13:09

    oi..estou começando a dirigir,tenho que praticar mas.Como faço pra passarcem um quebra mola sem deixar o carro morrer?

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:56

      Olá Lidiane,

      Você tem que diminuir a velocidade e reduzir a marcha para a velocidade correspondente. Assim o carro não morre.

      Abraços.

  8. josy
    8 de julho de 2013 às 19:51

    Não sei como sair com o carro numa subida suavemente,sempre fico tensa e saiu rasgando pneus.oque estou fazendo errado acelero até 20 km depois vou tirando o pé da embreagem devagar mais sempre saiu com muita força.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:18

      Olá Josy,

      isso ocorre pois você solta a embreagem de uma vez no final. Tem que soltar devagar por completo até o final do pedal.

      abraços.

  9. Juliana Mendonça de Lazarone Ludgero
    9 de julho de 2013 às 8:59

    A aula de 09/07/2013,Câmbio de marchas, foi muito proveitosa.Espero está continuando a ter obtenção de resultados satisfatórios em todo o curso.

    • Instrutor Fabiano
      10 de julho de 2013 às 10:15

      Olá Juliana,

      Muito obrigado. Fico feliz que gostou.

      Abraços.

  10. Elias Paulino
    9 de junho de 2015 às 10:45

    Pessoas queridas, minha esposa está na mesma situação que muitos de vocês. Eu passei no exame há alguns anos atrás e minha esposa resolveu fazer aulas de direção neste ano. Infelizmente, ela tem pavor ao pegar no volante. Já expliquei para ela que o medo é seu pior inimigo, que o carro está no controle do instrutor, que ela não precisa ter medo de acelerar etc. Tudo isso tem feito com que ela deixe o carro morrer, não desenvolve velocidade e muitas outras coisas. Disse para ela que aprendi a dirigir, não com meu instrutor, mas com o professor Fabiano, isso literalmente, sem querer ser bajulador. Faltam 4 aulas para que ela termine, e eu acredito que com as dicas do professor será muito mais fácil dela passar. Abraços a todos e confiem em vocês mesmos, não tenham medo de dirigir e acalmem-se nas aulas práticas que tudo dará certo.

Deixe o seu comentário